Pular para o conteúdo principal

Pesquisadores israelenses imprimem o primeiro coração 3D vascularizado do mundo



Por Se Hyeon Oh

Não há dúvidas de que um dos maiores propósitos da evolução da tecnologia está na melhoria da qualidade de vida das pessoas e, principalmente, em entregar soluções para a área de saúde. Pelo visto, poderemos ter a chance de experimentar uma nova era da biomedicina, pois, nesta segunda (15), foi revelado que pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, de Israel, conseguiram criar o primeiro coração vascularizado do mundo em uma impressora 3D.

O Prof. Tal Dvir, da Escola de Biologia Molecular e Biotecnologia da TAU, que foi o principal pesquisador do estudo, explica que o coração foi feito a partir das células e do material biológico do próprio paciente, além de este ser o “primeiro projeto no mundo que resultou num coração inteiro repleto de células, vasos sanguíneos, ventrículos e câmaras”. Em adição, ainda diz que, nesse processo, os materiais servem como as chamadas bio-tintas, substâncias feitas de açúcares e proteínas que podem ser usadas para impressão 3D de modelos complexos de tecidos.


(Foto: AP Photo/Oded Balilty)

A doença cardíaca é a principal causa de morte entre homens e mulheres nos EUA, enquanto em Israel é a segunda maior causa de morte depois do câncer. Segundo o Ministério da Saúde do país, em 2013 as doenças cardíacas foram responsáveis ​​por cerca de 16% do número total de mortes, o que evidencia uma grande preocupação com esse tipo de problema no âmbito global.

Infelizmente, na maioria dos casos o transplante cardíaco é o único tratamento disponível para pacientes com insuficiência cardíaca terminal. Todavia, nos EUA, por exemplo, a lista de espera pode chegar a seis meses ou mais, fazendo com que muitas pessoas acabem falecendo no meio do processo de espera.

Dvir diz que, no passado, cientistas já haviam conseguido imprimir a estrutura 3D de um coração, mas em nenhuma oportunidade eles apresentavam células ou vasos sanguíneos. Dessa forma, ele afirma que os “resultados demonstram o potencial de nossa abordagem para a engenharia personalizada de tecido e substituição de órgãos no futuro". Até o momento, o coração 3D produzido no TAU foi dimensionado para um coelho, mas os pesquisadores disseram que corações maiores, do tamanho de órgãos humanos, podem ser produzidos usando a mesma tecnologia.


Coração em miniatura feito em impressora 3D é apresentador por cientistas — Foto: REUTERS/Amir Cohen

O próximo passo, de acordo com os envolvidos na pesquisa, é de ensinar os corações a se comportarem como corações humanos. Para isso, eles irão primeiramente transplantá-los em animais e, após testes e mais estudos, pretendem aplicá-los em pessoas. A expectativa, segundo o Dvir, é de que o procedimento se torne algo rotineiro na área da saúde e que haja impressoras de órgãos nos melhores hospitais do mundo dentro de 10 anos.


Cientista Tal Dvir exibe coração feito a partir de tecidos humanos em impressora 3D — Foto: REUTERS/Amir Cohen

FONTE: Business Insider via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s