Por Patrícia Gnipper
O Centro Espacial Mohammed Bin Rashid (MBR Space Centre), dos Emirados Árabes Unidos, já definiu quem será o primeiro astronauta da nação a viajar para a Estação Espacial Internacional (ISS), onde viverá durante sua missão. Hazzaa AlMansoori será enviado à estação por meio de uma nave russa Soyuz MS-15.
Como astronauta reserva, Sultan AlNeyadi foi escolhido. O voo de AlMansoori acontecerá no dia 15 de setembro, e o astronauta ficará na ISS por apenas oito dias, em uma missão inicial especial. O anúncio foi feito pelo Twitter do centro espacial:
@MBRSpaceCentre announces that it has selected Hazzaa AlMansoori as the prime astronaut and Sultan AlNeyadi as the backup astronaut for the International Space Station (ISS) mission. pic.twitter.com/Nupvp5pfuR
— MBR Space Centre (@MBRSpaceCentre) 12 de abril de 2019
Este voo, na verdade, deveria acontecer em abril. Contudo, a missão foi adiada por conta da falha que o veículo Soyuz sofreu em um lançamento tripulado em outubro do ano passado, o que acabou exigindo uma revisão do cronograma dos próximos lançamentos agendados, ainda que, em dezembro, a Rússia tenha conseguido enviar astronautas à ISS com segurança após a falha de dois meses antes.
Os astronautas árabes estão em treinamento para esta missão inédita do país desde setembro do ano passado, sendo que o acordo que viabilizaria a ida de astronautas árabes à ISS foi firmado em julho. Depois disso, os Emirados Árabes Unidos pretendem fazer mais um contrato com a Roscosmos (a agência espacial russa) para enviar dois astronautas domésticos à órbita — para isso, será preciso encomendar uma Soyuz adicional, uma que não faça parte do programa russo que envia cosmonautas e astronautas à ISS. A informação foi confirmada por Sergey Krikalev, diretor de voos espaciais da agência russa.
FONTE: Sputnik News via canaltech.com.br
Comentários
Postar um comentário