Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 1, 2013

Planeta que não deveria existir está deixando astrônomos perplexos

Astrônomos descobriram um planeta que desafia tudo o que sabemos sobre planetas.

De acordo com as teorias de formação planetária que conhecemos atualmente, ele sequer deveria existir. Ele tem 11 vezes a massa de Júpiter e orbita sua estrela mais de 20 vezes a distância entre o Sol e Netuno.

Nomeado de HD 106906 b, o planeta é diferente de tudo que existe no nosso sistema solar e não se encaixa em nenhuma teoria de formação de planetas, o que deixa os cientistas sem saber como encarar essa nova realidade.

Pensa-se que planetas próximos de suas estrelas, como a Terra, são criados a partir de pequenos corpos de asteroides nascidos em um disco primordial de gás e poeira que circunda uma estrela em formação. No entanto, este processo atua de modo muito lento com planetas gigantes que ficam afastados da estrela.

Outro mecanismo proposto é que planetas gigantescos podem se formar a partir de um colapso rápido, direto do material do disco. O problema é que discos primordiais raramente cont…

Buracos de minhoca podem unir dois buracos negros

A matemática dos buracos negros é praticamente a mesma da usada no entrelaçamento quântico, indicando que podem ser diferentes manifestações da mesma realidade física. [Imagem: Alan Stonebraker/American Physical Society]

Do quântico ao astrofísico

O entrelaçamento quântico - ou emaranhamento - é um fenômeno real, embora não totalmente compreendido, que interliga duas partículas instantaneamente, não importando se uma delas está aqui e a outra no outro extremo da galáxia.

Agora uma dupla de físicos garante que pode haver um entrelaçamento entre buracos negros.

Isso, segundo eles, equivaleria a criar um buraco de minhoca entre os dois buracos negros entrelaçados.

Buracos de minhoca são outra esquisitice, mas não da mecânica quântica, e sim da relatividade, no extremo oposto dimensional, no campo da astrofísica.

Segundo as teorias, os buracos de minhoca seriam atalhos entre pontos diferentes do espaço, em síntese permitindo viagens interestelares em velocidades muito superiores à veloci…

Vida extraterrestre em debate no Congresso Norte-Americano

A descoberta de vida alienígena deve ser em breve, conforme uma audiência no Congresso Norte-Americano deixou claro

Audiência pública do Comitê de Ciência, Espaço e Tecnologia ouviu cientistas a respeito da descoberta de alienígenas

Na quarta-feira, 04 de dezembro 2013, entre as 10h07 e 11h49, hora local, o Comitê de Ciência, Espaço e Tecnologia do Congresso dos Estados Unidos realizou uma audiência a fim de debater a questão da detecção de vida extraterrestre. Intitulada Astrobiologia: Busca por Bioassinaturas em Nosso Sistema Solar e Além, o debate presidido pelo presidente do comitê, o republicano Lamar Smith do Texas, teve o testemunho de três especialistas, membros da NASA, do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) e da Biblioteca do Congresso.

Pela NASA falou a Dra. Mary Voytek, da Divisão de Ciência Planetária da agência. A Dra. Sara Seager do MIT e o Dr. Steven Dick da Biblioteca do Congresso também apresentaram seus depoimentos. Todos os três criticaram os cortes orç…

Água nossa de cada dia: Solda a água dispensa cilindros de gás

Além de dispensar os cilindros de gás, a chama da solda a água é sempre visível, diminuindo o risco para os trabalhadores.[Imagem: SafeFlame]

Solda a água

O projeto europeu SafeFlame (chama segura) apresentou os resultados de sua "solda a água".

Apesar do ceticismo inicial, os resultados parecem ter agradado os inúmeros parceiros que se uniram na empreitada.

O aparelho de solda "a água" na verdade usa os gases hidrogênio e oxigênio, que são obtidos na hora por meio da eletrólise da água.

A queima pode ser feita em um maçarico comum, oferecendo uma alternativa aos processos de oxi-acetileno e oxi-propano.

O oxigênio e o hidrogênio são gerados separadamente, e a mistura é controlada para oferecer uma estequiometria precisa - a proporção ideal entre os dois gases, mesmo quando é necessário alterar o tamanho da chama durante o processo de soldagem.

O comprimento da chama e o fluxo de calor podem ser ajustados conforme a necessidade alterando a potência elétrica de ent…

Estudo analisa mais velho DNA mitocondrial de um humano antigo

Resultado surpreendeu cientistas, que esperavam relação entre espécie encontrada na Espanha e os neandertais

Cientistas divulgaram nesta quarta-feira o sequenciamento do DNA mitocondrial (aquele de origem apenas materna) de um hominídeo de cerca de 400 mil anos - o mais antigo já feito. O material genético pertencia a uma espécie de homem antigo que tem traços similares aos neandertais. Os cientistas esperavam que a análise indicasse que as duas espécies tinham um ancestral em comum. Contudo, o estudo, divulgado na revista especializada Nature, teve um resultado inesperado.

Segundo os cientistas, o hominídeo descoberto na Espanha, muitas vezes classificado como Homo heidelbergensis (uma classificação considerada muito "ampla" pelos pesquisadores), deve ter tido o mesmo ancestral que o homem-de-Denisova, um hominídeo que viveu na Sibéria e que é pouco conhecido pela ciência. A amostra de DNA, contudo, foi encontrada na Espanha, na caverna Sima de los Huesos.​

O material gené…

Teriam documentos Ovnis? Edward Snowden tem revelações que vão "chocar", diz jornalista

Glenn Greenwald, o jornalista responsável pelas revelações de Edward Snowden sobre o esquema norte-americano de ciberespionagem, disse nesta terça-feira (3) que o ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) ainda tem muitos documentos secretos para revelar e que, quando eles forem divulgados, vão "chocar" os usuários. Saiu na EXAME.
Os arquivos de Snowden serão divulgados em breve, segundo declaração de Greenwald à revista francesa Télérama. Na entrevista, feita no Rio de Janeiro – local onde ele mora hoje –, o jornalista afirma que é contactado por outros "jornalistas do mundo inteiro que querem trabalhar (com ele) nos documentos que dizem respeito a seus países. O processo de trocar de informações, de acordo com Greenwald, é "extremamente demorado".
"Legalmente, não posso me contentar em lhes dar o que lhes interessa, porque isso me transformaria em fonte, e a Justiça poderia me perseguir por receptação. Eu só posso ser um …

Cientistas acham sinais de água em cinco planetas distantes, diz Nasa

Ilustração da Nasa mostra a luz de uma estrela iluminando a atmosfera de um planeta. Nesse momento, telescópio pode captar sinais de água (Foto: NASA's Goddard Space Flight Center)

De acordo com agência espacial, é a primeira vez que sinais são comparados.
Hubble explorou exoplanetas a trilhões de quilômetros de distância.

Duas equipes de cientistas afirmam ter encontrado sinais sutis de presença de água em atmosferas de cinco planetas distantes, divulga nesta terça-feira (3) a agência espacial americana (Nasa). Segundo a agência, já havia sido reportada presença de água na atmosfera de alguns exoplanetas (como são chamados os planetas localizados fora do Sistema Solar), mas esta é a primeira vez que a forma e intensidade da presença de água são medidas e comparadas.
As descobertas foram feitas graças ao telescópio Hubble. Por meio de sua câmera, o Hubble explorou detalhes de absorção de luz nas atmosferas dos exoplanetas quando passam em frente de sua estrela hospedeira. Segundo…

Ecologista diz que seres humanos não são da Terra

Ecologista Dr. Ellis Silver escreveu um novo livro argumentando que a fisiologia humana mostra sinais de que não somos adequados para este planeta.

Silver diz seres humanos podem ter sido trazidos para cá por extraterrestres como uma espécie completamente desenvolvida.

Silver baseia seu argumento comparando seres humanos a outros animais. Ele observa, por exemplo, que a espécie humana parece ser particularmente sensível ao sol.

Por exemplo, somos afetados pela luz solar, enquanto que a maioria dos animais não são.

Ele também aponta que os seres humanos têm doenças mais crônicas do que outros animais. Um dos nossos grandes problemas está em nossas costas, ele diz que a dor pode indicar que nós evoluímos em um planeta com menor gravidade.

Outros problemas são as nossas grandes cabeças que representam um perigo durante o nascimento da criança. Todos os problemas ele observa que as outras espécies não têm.

"Estamos todos doentes crónicos", diz Silver. "De fato, você não po…

Ronnie Vannucci Jr. relembra encontro com OVNI

Baterista do The Killers tem relatado uma experiência com um OVNI durante uma entrevista à revista recente.

Vannucci, um dos integrantes de uma das maiores bandas de pop-rock do mundo, diz que já trabalhou como porta-voz de uma companhia aérea.

Em uma recente entrevista para a Q Magazine, ele revelou que, durante a sua passagem por esse trabalho, ele experimentou algo que ele nunca foi capaz de explicar.

Ele estava em uma viagem em Nevada, como parte do trabalho, quando viu algo estranho no céu.

"Eu estava dirigindo para o meio de Nevada quando vi este ponto vermelho no céu, algo como um laser vermelho, algo grande e que estava fazendo todo um movimentos incomum quando comparado com um voo normal e, em seguida, teria perdido altitude e caminhado rapidamente para fora de vista", disse ele.

Perplexo pelo espetáculo, Vannucci diz que assistiu o fenômeno por um tempo.

"Foi por trás de uma cadeia de montanhas. O sol estava quase sumindo quando surgiu este flash gigante de l…

Mais um caso de drone confundido com Ovni

Objeto luminoso causa pânico em Santa Quitéria - CE

27/11/2013 - Um objeto luminoso surgiu no céu de Santa Quitéria na noite de 26 de novembro. Muitas pessoas o viram. Cada um dava sua opinião sobre o fato. Eu estava em sala da aula na Escola Almerinda Jucá no bairro COHAB quando duas jovens deram o sinal para que eu fosse observar uma luz colorida que fazia piruetas sobre as luzes da cidade.

Nós que estudamos Ufologia temos um código de ética de sempre estudar casos dessa natureza com a RAZÃO e nunca com a EMOÇÃO. Ao primeiro sinal de um fenômeno de natureza estranha, o ideal é sempre observar e tentar registrar a qualquer custo, pois o flagrante em vídeos ou fotografias nos mostram o pontapé inicial de uma investigação científica. Embora haja outros elementos que se enquadrem numa pesquisa.

O “OVNI” visto em Santa Quitéria não passa de um aparelho que tem como objetivo fazer fotografias ou vídeos aéreos, denominado drone. O equipamento em questão pertence a AVA Produtora que inova …

China lança robô para explorar a Lua

Especula-se que o robô lunar chinês tenha "objetivos geológicos" muito claros, em busca de possíveis fontes de mineração, incluindo hélio-3. [Imagem: Xinhua]

Missão lunar

A agência espacial chinesa lançou na tarde deste domingo um robô para explorar e fazer pesquisas na Lua.

A missão Chang'e-3 colocará na superfície um lunar um robô com seis rodas chamado Yu Tu, ou "Lebre de Jade", em alusão a um personagem do folclore chinês que viveria na Lua.

Caso consiga realizar a missão, a China se tornará o terceiro país a pousar uma sonda na superfície lunar, depois dos EUA e da antiga União Soviética.

O Yu Tu deverá explorar uma região da Lua chamada Baía do Arco-Íris, um platô de origem provavelmente vulcânica e bastante liso, sem a presença de grandes rochas. A missão primária deverá durar três meses.

Lebre de Jade

Pesando 120 quilogramas, o robô lunar leva vários instrumentos científicos, entre os quais um radar para estudos de subsuperfície, que pretende obter inf…

Vozes da Cidade - 3 depoimentos sobre OVNI´s

Neste primeiro vídeo especialmente para o grupo São José dos Campos Antigamente, temos o depoimento do jornalista Ricardo Faria que além de observar também foi testemunha de ocorrências diversas com pessoas que se diziam próximas aos nossos visitantes interplanetários. Na sequência com muito custo consegui que minha mãe desse seu depoimento de algo que me conta desde minha infância, inclusive foi meu motivador em investigar tais acontecimentos.
Dona Ana conseguiu resgatar e vencer a barreira da timidez, narrando o ocorrido em tenra idade há 61 anos, e o detalhe; Ela não sabe ler e nem escrever, portanto o que foi dito não foi inspirado em nenhuma leitura de ficção científica!
E o último depoimento foi o deste que aqui escreve, em minha observação mais significativa em cerca de 26 desde o primeiro livro lido sobre o assunto.



FONTE: São José dos Campos Antigamente

Vivemos numa realidade simulada? Cientistas acreditam ter conseguido a resposta

Se você acredita na franquia Matrix, deve achar que nosso cotidiano não passa de uma simulação gerada por um computador super poderoso. E esta linha de pensamento pode não ser mera ficção científica: "raios cósmicos" podem nos ajudar a descobrir se estamos realmente vivendo num universo simulado.
De acordo com a revista Discovery, físicos podem nos dar uma maneira de testar se vivemos numa Matrix estudando a radiação vinda do espaço. Raios cósmicos são as partículas mais rápidas que existem e se originam em galáxias muito distantes. Elas sempre alcançam a Terra com um determinado nível máximo de energia e, sendo assim, dão a entender que esses níveis são pré definidos, específicos e controlados por uma força externa.
Cientistas conseguiram simular o nível de energia das partículas, o que pode indicar que a mesma coisa pode acontecer com todo o universo. Muitos esforços para descobrir se vivemos numa Matrix foram criados e em 2003 o filósofo Nick Bostrom sugeriu que estamos …