Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 12, 2015

Objeto não identificado filmado sobre a Represa de Jurumirim em Avaré, SP

Represa de Jurumirim fica no estado de São Paulo é formada pelo represamento pela Barragem de Jurumirim, no rio Paranapanema e banha dez municípios no centro-sul do estado. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Represa_de_Jurumirim)

O caso ocorreu no mês de março/2015 e continua a intrigar as testemunhas, a hipótese de se tratar de algo conhecido foi descartado, avião, balão, helicoptero, drone e satélite, sendo o último impossível por tratar-se de um veículo que voa altitudes espaciais.




FONTE: www.falacidade.com.br

Objeto fica invisível esfriando-se água em seu interior

O cilindro vai desaparecendo conforme a água em seu interior é esfriada. [Imagem: Rybin et al. - 10.1038/srep08774]

Invisibilidade com água

Físicos russos e australianos construíram o primeiro sistema de invisibilidade que não depende dos metamateriais.

Os experimentos realizados até agora usam algum tipo de revestimento feito com materiais artificiais, normalmente recobertos com nanoantenas, que desviam as ondas eletromagnéticas, incluindo as ópticas, fazendo parecer que o objeto não está lá.

Mikhail Rybin e seus colegas da Universidade Itmo, na Rússia, usaram um conceito totalmente diferente para tornar um objeto cilíndrico homogêneo, sem qualquer revestimento, invisível às micro-ondas - todos os experimentos com invisibilidade começam com micro-ondas e, aos poucos, vão abarcando outros comprimentos de onda.

"Observamos esse efeito experimentalmente em micro-ondas empregando a alta permissividade dielétrica dependente da temperatura de um cilindro de vidro com água aquecida. N…

A região mexicana que acredita ser protegida por ETs

Muitos moradores de Tampico e Ciudad Madero acreditam que a costa em frente à praia Miramar é o melhor local para se avistar ETs (Foto: BBC)

Ciudad Madero e Tampico ficam em um Estado violento e diz estar a salvo de furacões graças a alienígenas.

Sentado num sofá de uma cafeteria simples de Ciudad Madero, um homem me convida a meditar para ver óvnis.
A televisão exibe Bob Marley cantando I Shot the Sheriff e, atrás do balcão, uma mulher prepara um frappuccino.
A cidade fica no violento Estado de Tamaulipas, nordeste do México, e muitos acreditam que os extraterrestres passaram décadas a protegendo de furacões.
Isto porque, quando os furacões que ocorrem na região avançam com força até a costa, onde fica a cidade, eles parariam de forma abrupta e misteriosa, mudando de direção, de acordo com os habitantes mais crentes.
Moradores dizem que já viram os alienígenas, outros afirmam que há uma base submarina a cerca de 40 quilômetros da costa e que já viram suas naves, esferas, triângulos …

Livro promete divulgar 'verdades não reveladas' sobre ET de Varginha, MG

Livro promete revelar detalhes do Caso ET de
Varginha (Foto: Divulgação / Marco Antônio Petit)

Ufólogo defende que inquérito teve como objetivo esconder a verdade.
Exército diz que caso está encerrado e que não comenta o assunto.

Um novo livro promete revelar detalhes ainda desconhecidos sobre o suposto aparecimento de um extraterrestre no ano de 1996 em Varginha (MG). Sob o título "Varginha, toda a verdade revelada", a obra do ufólogo e escritor Marco Antônio Petit, co-editor da revista UFO e autor de oito livros sofre ufologia, promete denunciar de forma detalhada como o Inquérito Polícial Militar (IPM) conduzido por autoridades na época teria acobertado fatos sobre o caso para que eles não fossem levados a público.
Marco Antônio Petit fez parte como convidado da equipe de ufólogos que investigou o suposto aparecimento do ET na cidade. Segundo ele, até o início do procedimento instaurado pelo Exército, "a verdade era exposta por cada um de nós independentemente de su…

Matéria escura interage; matéria escura não interage...

Estes são os resultados observacionais do primeiro estudo, que cobriu 72 colisões de aglomerados de galáxias. [Imagem: NASA/ESA/Harvey,Massey,Ebeling,Kneib]

Matéria escura não interage

Na mesma semana, dois estudos parecem apresentar resultados conflitantes sobre a matéria escura: um deles propõe que a matéria escura não interage nem mesmo consigo própria, enquanto outro detectou o que poderiam ser sinais dessa interação.

Contudo, embora apontem em sentidos opostos, os dois resultados podem ser vistos como complementares - eles estabeleceriam limites superiores e inferiores para o que se pode esperar se a matéria escura for constituída de alguma partícula, nos moldes de todas as demais previstas pelo Modelo Padrão da física.

É fato que o primeiro estudo - aquele que não detectou nenhum sinal de interação - é bem mais amplo. A equipe liderada por Richard Massey e seus colegas observou 72 colisões de aglomerados de galáxias - cada aglomerado pode conter até 1.000 galáxias - que ocorrer…

ONU debate banimento dos robôs assassinos

As Leis da Robótica, conforme propostas por Isaac Asimov - elas não estão em vigor e não fazem parte de nenhum tratado internacional.[Imagem: SIT]

Armas letais autônomas

Você será exterminado!

Ou talvez não, ao menos se um grupo de ativistas anti-robôs assassinos conseguirem se fazer ouvir.

Esta semana, a Convenção das Nações Unidas sobre Armas Convencionais (CCW) está novamente ouvindo especialistas técnicos e legais sobre o assunto dos robôs assassinos, sistemas de armas feitos para disparar sem intervenção humana.

A série de palestras e debates do painel é o último passo no caminho para um tratado internacional sobre armas letais autônomas.

A expectativa é que os robôs assassinos tornem-se tão odiosos quanto as minas terrestres e as armas químicas.

O elemento chave das discussões é a definição de "controle humano significativo" - que tipo de intervenção humana é necessária no processo de matar alguém no campo de batalha ou fora dele?

Direito Internacional Humanitário

Os …

Amigos de Ufos Wilson, sua doação faz toda a diferença, vamos ajudar

Mais informação acessando e curtindo a página no Facebook no link a seguir: https://www.facebook.com/ProjAdoradoresViraLatas?fref=nf

Como entender os mapas de dados gerados pelos satélites que orbitam da Terra

O Earth Observatory da NASA passou quinze anos usando satélites para coletar montes de dados em tempo real sobre a superfície do nosso planeta. Eles revelam de tudo: desde temperatura até uso de energia, passando pela quantidade de radiação que enviamos para o espaço. Abaixo explicamos como interpretar estes mapas para compreender os sinais vitais da Terra.

Os mapas que mostro abaixo representam dados coletados por todo o planeta, a maioria do mês de dezembro de 2014. Grande parte desses dados foram coletados pelo Terra e pelo Aqua, principais satélites da NASA que fazem a observação da Terra. Eles analisam nosso planeta diariamente, usando uma variedade de sensores remotos.

Ligando



Olhando para estes mapas, a primeira coisa que você vai pensar é que a Terra é basicamente um motor gigante. Nenhum motor funciona sem combustível, e o nosso é o Sol: sem a queima constante desta estrela, a vida na Terra desapareceria rapidamente. Neste mapa de insolação (do inglês insolation: incoming so…

Plutão à vista!

Imagem colorida de Plutão e Caronte obtida pela New Horizons em 9 de abril (Crédito: Nasa)

POR SALVADOR NOGUEIRA
14/04/15 15:34

Após nove anos de viagem, a sonda New Horizons está chegando a Plutão. Realmente chegando.

Divulgada nesta terça-feira (14) pela Nasa, a fotografia foi obtida no dia 9, enquanto a sonda viaja a uma velocidade inacreditável de cerca de 1 milhão de km por dia até a aproximação máxima, marcada para 20 de julho. No momento, a espaçonave está a cerca de 110 milhões de km de seu alvo — pouco menos que a distância entre o Sol e Vênus.

A imagem — a primeira colorida enviada pela sonda — revela Plutão, mais avermelhado, e a maior de suas luas, Caronte, bem menos brilhante. E, com isso, a empolgação começa a escalar, enquanto metade da população do mundo experimenta pela primeira vez a sensação de se aproximar de um mundo nunca antes explorado.

Diferentemente do que está acontecendo no planeta anão Ceres, onde a sonda Dawn entrou em órbita no mês passado, a visita a P…

Magnetismo pode controlar calor e som

Os fônons - as partículas elementares do calor e do som - possuem propriedades magnéticas.[Imagem: Renee Ripley/OSU]

Fônons

Você já imaginou guiar o som ou o calor usando campos magnéticos?

Pois Hyungyu Jin e seus colegas da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, acabam de demonstrar que as ondas - ou as partículas - de som e de calor têm propriedades magnéticas, podendo ser manipuladas por um campo magnético externo.

Os físicos concebem o som e o calor de forma muito parecida com a luz, ou seja, tanto como uma partícula, quanto como uma onda. Enquanto as partículas de luz são chamadas de fótons, as partículas de som e calor são conhecidas como fônons.

Essencialmente, o som é a vibração dos átomos em um meio qualquer, enquanto o calor é o armazenamento de energia nessas vibrações. Assim, em termos da mecânica quântica, os dois são expressões da mesma forma de energia.

E, enquanto a física clássica explica a condução calor em termos de difusão, nas dimensões regidas pela mecânica q…

Quasicristais são mesmo extraterrestres

A estrutura do quasicristal, bem como sua composição química, nunca foram encontradas na Terra. [Imagem: Luca Bindi et al.]

Quasirridículo

A descoberta dos quasicristais certamente merecerá um capítulo especial quando historiadores do futuro estiverem narrando a ciência do nosso tempo.

Ao contrário dos cristais tradicionais, com suas redes atômicas bem ordenadas, e dos vidros, com sua desordem total, os quasicristais têm padrões que parecem não se encaixar perfeitamente e não se repetir nunca.

Como essa estrutura era considerada impossível pelo saber da época, seu descobrir, Dan Shechtman, foi ridicularizado, teve seu trabalho recusado pelas revistas científicas e foi expulso do seu grupo de pesquisa.

Felizmente tudo pode ser corrigido a tempo, e Shechtman ganhou o Prêmio Nobel de Química em 2011 pela descoberta dos quasicristais.

Mas este não é o fim da história.

Quasicristal natural

Até 2012 ninguém sabia se existiam quasicristais naturais, porque Shechtman estudou um material sint…

Estação Espacial receberá módulo inflável

Laboratório espacial inflável

Depois de anos prometendo um hotel espacial inflável, a empresa Bigelow Aerospace finalmente fará o primeiro teste dos seus módulos espaciais infláveis.

O módulo BEAM (Bigelow Expandable Activity Module) irá ao espaço no segundo semestre, a bordo da oitava missão de suprimento da SpaceX.

Empacotado, o módulo mede 2,4 metros de diâmetro. Depois de colocado pelo braço robótico da Estação Espacial na porta de atracação do laboratório Tranquilidade, ele deverá ser inflado, chegando aos 3 metros de diâmetro por 4 metros de comprimento.

Os 16 metros cúbicos de área útil não terão uma função específica na Estação, servindo para testes de avaliação de sua própria segurança e funcionalidade.

Ao final dos testes ele será novamente retirado pelo braço da Estação e "lançado" rumo à atmosfera, onde se queimará na reentrada.

Espaço profundo

A NASA tem investido no projeto da Bigelow há vários anos, tendo inclusive desenvolvido um protótipo de nave espacial d…

Divulgado primeiro mapa da matéria escura

A escala de cores representa a densidade de massa projetada: amarelo e vermelho são as regiões com matéria mais densa. Os aglomerados de galáxias são mostrados pelos pontos cinzentos no mapa - pontos maiores representam aglomerados maiores. [Imagem: Dark Energy Survey]

Mapa da matéria escura

Cientistas do levantamento Dark Energy Survey (DES) lançaram o primeiro de uma série de mapas da matéria escura no cosmos.

Estes mapas, criados como resultado da análise das imagens da DeCam, uma das câmeras digitais mais poderosas do mundo, são os maiores mapas contíguos criados nesse nível de detalhe e irão melhorar a nossa compreensão do papel da matéria escura na formação das galáxias.

A análise do grau de aglomeração da matéria escura nestes mapas também permitirá sondar a natureza da misteriosa energia escura, que se acredita estar causando a expansão acelerada do Universo.

Matéria escura

A matéria escura, uma substância misteriosa que se acredita compôr cerca de um quarto do Universo, é in…

Cientista propõe transmitir a internet para civilizações alienígenas

Antenas do programa SETI, desenvolvidas para captar sinais, mas não para enviar - DIVULGAÇÃO/SETI

O programa Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI) opera desde a década de 1960 com imensas antenas que rastreiam o cosmo em busca de sinais de vida alienígena inteligente. Agora, cientistas debatem a possibilidade de engajar a procura ativa, batizada como Messages to Extraterrestrial Intelligence (METI), que consiste no envio de mensagens ao espaço. A proposta é controversa, já que poderia indicar a localização do nosso planeta para civilizações hostis, mas alguns, como o astrônomo Seth Shostak, diretor do programa SETI, defendem até mesmo a transmissão dos conteúdos da internet.

Entre os opositores a essa abordagem está o físico Stephen Hawking. Em sua opinião, os humanos deveriam se manter em silêncio, porque as mensagens poderiam atrair ao nosso planeta forças hostis em busca de recursos.

— Se alienígenas nos visitarem, o resultado poderá ser o mesmo de quando Colombo desemba…

Após Nobel, Malala ganha nome em asteroide

Malala foi baleada após defender direito de mulheres à educação no Paquistão (Foto: Nasa)

Malala foi baleada após defender direito de mulheres à educação.
Cientista que descobriu asteroide decidiu homenageá-la.

Malala Yousafzai, ativista adolescente baleada pelo Talebã após defender o direito das mulheres à educação no Paquistão e vencedora do Prêmio Nobel, agora tem um asteroide com o seu nome.
Em termos de honras, é difícil conseguir algo fisicamente maior: a rocha tem quatro quilômetros de largura.
Situado no principal cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, ele orbita o Sol a cada cinco anos e meio.
A honra incomum foi uma cortesia de Amy Mainzer, da Nasa, que descobriu o asteroide - anteriormente conhecido como 316201 - em 2010.
Cientista que descobriu asteroide ganhou direito de batizá-lo.
Segundo as regras da União Astronômica Internacional, Mainzer tinha o direito de escolher o nome do asteroide, e decidiu homenagear Malala, que tem 17 anos.
No blog do Fundo Malala, Mai…

Hubble detecta possível planeta em Alfa Centauri

Concepção artística de planeta rochoso em torno de Alfa Centauri B (Crédito: ESO)

POR SALVADOR NOGUEIRA
13/04/15 05:58

O Telescópio Espacial Hubble pode ter detectado a presença de um planeta de porte similar ao da Terra no sistema estelar mais próximo de nós — Alfa Centauri. Se confirmada, a descoberta seria extraordinária. Mas os cientistas adotam cautela — como canja de galinha, ela nunca faz mal a ninguém. Tudo que temos no momento é a detecção de uma redução momentânea do brilho da estrela, como se um planeta tivesse passado à sua frente.

O trabalho foi publicado no periódico “Monthly Notices of the Royal Astronomical Society” e tem como autores alguns dos pesquisadores mais respeitados no campo dos exoplanetas — dentre eles Didier Queloz, um dos descobridores do primeiro mundo a orbitar uma estrela similar ao Sol, em 1995. (Por falar nisso, é incrível pensar que nos últimos 20 anos fomos de zero descobertas a tudo que sabemos hoje. Vivemos numa época especial. Baita privilégio…

Finalmente: A luz é parada e depois segue seu caminho

A inserção de átomos dopantes torna a fibra óptica um meio no qual a luz viaja muito lentamente. [Imagem: TU Wien]

Manipulando a luz

Inserindo cuidadosamente uma série de átomos dopantes em uma fibra de vidro, pesquisadores da Universidade de Viena, na Áustria, conseguiram parar a luz, e depois fazê-la fluir novamente.

Este feito era esperado para mais cedo ou mais tarde, sobretudo depois de uma série de experimentos que demonstraram ser possível reduzir a velocidade da luz, inclusive dentro de um chip de silício.

De qualquer forma, a realização deste experimento é um marco no caminho para os processadores fotônicos, as memórias que guardam dados usando a luz e, mais no futuro, para os computadores quânticos - isto sem contar os impactos imediatos nas tecnologias de transmissão de dados por fibras ópticas e na criptografia quântica.

Parando a luz

Inserindo átomos de césio no interior de uma fibra de vidro muito fina, Clément Sayrin e seus colegas conseguiram reduzir a velocidade da l…

Universo pode não estar se expandindo tão rapidamente

As barras indicam a localização da supernova SN 2011fe - a imagem do observatório Swift image foi colorida artificialmente, com o ultravioleta representado por azul e a emissão óptica por vermelho.[Imagem: NASA/Swift]

Supernovas Tipo Ia

Astrônomos descobriram que as supernovas usadas para medir as grandes distâncias no Universo não são todas do mesmo tipo.

Isto altera o entendimento sobre a velocidade e a aceleração da expansão do Universo, uma vez que toda a teoria atual se fundamenta nessas supernovas, conhecidas como Tipo Ia.

Os novos resultados sugerem que a aceleração da expansão do universo pode não ser tão rápida como se acreditava, o que tem implicações diretas sobre a força hipotética conhecida como energia escura, que seria responsável por essa aceleração.

Aceleração da expansão do Universo

A expansão do Universo foi descoberta por Georges Lemaitre e Edwin Hubble há quase um século.

Mas que essa expansão está aumentando de velocidade é algo que só ganhou grande aceitação en…

Biobateria: uma usina para todos os rejeitos

Biobateria

Em seu esforço para se livrar definitivamente das usinas nucleares, a Alemanha já possui 8.000 usinas de biogás em operação, produzindo 3,75 gigawatts de eletricidade, o equivalente a cerca de três centrais nucleares.

Ainda assim, essas biousinas têm algumas desvantagens: cada uma só processa uma gama limitada de substâncias orgânicas e, no conjunto, acabam concorrendo com o cultivo de alimentos.

Para superar essas deficiências, pesquisadores alemães desenvolveram agora um novo conceito que eles chamam de "biobateria".

Não se trata de um dispositivo único, mas de um conceito que une diversas tecnologias para produzir eletricidade, calor, gás, petróleo, carvão vegetal e matérias-primas que podem ser utilizadas pela indústria química ou para fazer combustível para aviação, por exemplo.

Termorreforma catalítica

A biobateria é modular, incluindo instalações de biogás, armazenamento térmico, carburetadores e motores acoplados a geradores para produzir eletricidade.

O …