Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 16, 2014

Cientistas na Alemanha 'pesam' elétron de forma mais precisa

Elétrons são partículas com carga elétrica negativa que orbitam o núcleo de um átomo (Thinkstock)

O resultado foi treze vezes mais preciso do que as tentativas anteriores de determinar a massa dessas partículas

Cientistas na Alemanha anunciaram nesta quarta-feira ter feito a medição mais precisa até agora da massa do elétron, um dos elementos fundamentais que compõem a matéria. A façanha deve fornecer uma ferramenta útil para cientistas que testam o "Modelo Padrão" da Física — a teoria mais amplamente aceita sobre as partículas e forças que compreendem o universo.

Elétrons são partículas com carga elétrica negativa que orbitam o núcleo de um átomo. Eles foram descobertos em 1897 pelo britânico Joseph John Thomson, que os apelidou de "corpúsculos", nome que depois foi mudado para "elétron" por causa de sua conexão com a carga elétrica.

Uma equipe de cientistas liderada por Sven Sturm, do Instituto Max Planck de Física Nuclear, em Heidelberg, "pesou&q…

Novo acelerador de partículas será sete vezes mais potente

Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear pretende construir um novo colisor de partículas circular para substituir o LHC, usado na descoberta do Bóson de Higgs

A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) afirmou nesta quinta-feira que pretende construir um colisor de partículas circular sete vezes mais potente do que o famoso LHC (sigla em inglês para o Grande Colisor de Hádrons), que foi usado para a descoberta do Bóson de Higgs, a chamada "partícula de Deus". Constituídos de grandes túneis no interior dos quais partículas são aceleradas até quase atingir a velocidade da luz, esses aparelhos ajudam a responder questões sobre a criação do universo, a natureza da matéria e fenômenos exóticos observados no espaço.

As estimativas do CERN são de que o LHC tenha mais vinte anos de vida útil. Como o desenvolvimento de um sucessor é um processo demorado, eles já anunciaram que pretendem construir um anel de 100 quilômetros de circunferência entre a França e a Suíça, …

Nossa homenagem a Roberto Gomez Bolaños: Uma Pedra No Caminho / O Extraterrestre (1974)

Como não poderia ser diferente a série mexicana Chapolin, abordou o tema extraterrestres algumas vezes e como forma de homenagem aos 85 anos de vida do ator e autor da série, Roberto Bolaños, fica aqui um episódio muito engraçado onde o tema é abordado de forma muito irreverente. Um excelente fim de semana a todos.



FONTE: UFOS WILSON

Sonda caçadora de exoplanetas terá 34 telescópios

Em vez de uma única lente ou espelho, o observatório espacial usará um conjunto de 34 telescópios montados em uma plataforma única. [Imagem: ESA]

Visão Cósmica

A missão PLATO venceu a seleção feita pela Agência Espacial Europeia (ESA) dentro do seu programa Visão Cósmica 2015-2025.

O observatório PLATO (Planetary Transits and Oscillations, oscilações e trânsitos planetários) tem um projeto inédito, congregando nada menos do que 34 pequenos telescópios na mesma nave.

O principal objetivo da missão será a busca por exoplanetas e o estudo de suas atmosferas.

O observatório múltiplo vai monitorar estrelas relativamente próximas de nós, procurando oscilações pequenas e regulares de brilho à medida que os planetas passam à sua frente, bloqueando uma pequena fração da luz da estrela.

Telescópio múltiplo

A missão PLATO tem um projeto inédito em relação aos demais telescópios espaciais: em vez de uma única lente ou espelho, ela usará um conjunto de telescópios montados em uma plataforma única…

Monte Olimpo (Marte)

Para entender um pouco mais sobre o Monte Olimpo, um extinto vulcão do Planeta Marte, é necessário saber primeiramente o que é um monte. Em sua maioria, os montes são largos escudos balsáticos com flancos que apresentam baixa inclinação (inferior a 6º) e são delimitados por falésias. Com uma aparência semelhante a dos escudos balsáticos da Terra, mas com uma escala de tamanho muito maior, o vulcão do Monte Olimpo de Marte tem diâmetro de aproximadamente 620 quilômetros e atinge a altura de 25 quilômetros, três vezes mais alto que o Monte Everest.

O Monte Olimpo é considerado o maior vulcão do Sistema Solar, mas não está em atividade. Seu nome em latim é Olympus Mons e foi descoberto pela NASA em 1971 por uma sonda espacial chamada Mariner 9, apesar disso, alguns astrônomos do século XIX já tinham conhecimento da existência do Monte Olimpo.

A formação de um vulcão desta magnitude pode ser entendida por Marte ser um planeta pequeno e rochoso, que se formou com proximidade ao Sol e teve…

Células vivas são vistas em 3D ao natural

O maior potencial da tomografia por difração de luz branca é a capacidade de estudar células em três dimensões ao longo do tempo. No detalhe, uma imagem final obtida pela técnica. [Imagem: Taewoo Kim et al./Nature Photonics]

Vendo de verdade

Cientistas conseguiram fazer imagens do interior de uma célula viva sem depender de corantes: eles usaram apenas um microscópio convencional e luz branca.

A nova técnica, chamada tomografia por difração de luz branca (ou WDT: white-light diffraction tomography), vai permitir finalmente estudar as células vivas sem qualquer intromissão em seu funcionamento.

"Um dos focos principais do imageamento celular é tentar entender como as células funcionam, ou como elas respondem aos tratamentos, por exemplo, durante terapias de câncer," analisa o professor Gabriel Popescu, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

"Se você precisa adicionar corantes ou agentes de contraste para estudá-las, essa preparação afeta as funções próprias da…

Centro de estudos de ETs na Unicamp abrigaria o ET de Varginha

Matéria apresentada pelo site UOL:

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), instituição fundada em 1966 e que concentra 23 mil alunos em seus 60 cursos conceituados, conquistou uma fama que pouco tem a ver com a área acadêmica: estudiosos da ufologia, ciência que estuda elementos ligados à óvnis (objetos voadores não identificados) apontam a universidade como abrigo para criaturas extraterrestres e o maior centro brasileiro de pesquisa sobre a vida fora da Terra.

Por isso, os ufólogos apelidaram a Unicamp de Área 51 brasileira, uma referência à área militar restrita no deserto de Nevada, nos Estados Unidos, tão secreta que o governo norte-americano só admitiu sua existência oficial em 1994 e ainda com muitas restrições. Ufólogos afirmam que o local recebe extraterrestres capturados no território americano, fato nunca confirmado ou negado pelo governo. Por isso, segundo eles, a semelhança entre os dois locais.

O ET DE VARGINHA

O caso de Varginha ocorreu no dia 20 de janeiro de 1…

Astrônomos examinam núcleo de uma estrela antes de explodir

Um grupo de cientistas conseguiu pela primeira vez na História penetrar no coração de uma estrela minutos antes de sua explosão, levantando o véu de um dos maiores mistérios da Astronomia, presente na origem da matéria e da vida.
As observações feitas com o telescópio de raios-X NuSTAR, lançado pela Nasa em 2012, permitiram recriar o mapa de ondas de choque que provavelmente causaram a morte de uma estrela em 1671 para dar origem à supernova Cassiopeia, que está a 11.000 anos-luz da Terra.
Os vestígios dessa estrela foram fotografados por muitos telescópios, ópticos, infra-vermelhos e de raios-X, mas as imagens obtidas até agora não têm precedentes, explicaram os autores da descoberta, publicado na revista britânica "Nature".
As imagens mostram como os vestígios estelares entram em colisão na onda de choque com o gás e a poeira circundante e se aquecem no processo.
O telescópio NuSTAR foi capaz de recriar a primeira emissão de raios-X de alta energia proveniente de materiai…

Astrofísicos procuram viajantes do tempo na internet

Se você tivesse uma máquina do tempo, você viajaria para o passado para ganhar na loteria? [Imagem: Cortesia BBC]

Durante as férias, o astrofísico Robert Nemiroff estava batendo papo com sua aluna Teresa Wilson, e a conversa derivou para os sites de redes sociais.

Eles se perguntaram: Se houvesse viajantes do tempo entre nós, será que eles estariam nas mídias sociais? Como se poderia encontrá-los? Como procurar por eles usando sites de busca?

Outros teóricos já haviam concluído que é possível detectar máquinas do tempo do futuro que tenham vindo para o presente, mas os dois queriam localizar os viajantes do tempo de forma mais fácil - procurando-os pela internet.

"Nós tivemos uma pequena discussão fantasiosa sobre isso," confessa Nemiroff, que é professor da Universidade Tecnológica de Michigan, nos Estados Unidos.

O resultado foi um esforço divertido, mas sério, para tentar identificar os hipotéticos viajantes do futuro peneirando-os entre os internautas do presente.

Conhe…

Ovni fotografado sobre o lago Musters, Argentina

Quando no marco desta seca urbana por cortes para recuperar as reservas ou como circunstancial rachaduras de antigas tubulações - tudo aponta para observar um pouco mais ao lago Musters e conhecer alguma peculiaridade em volumes de água, evaporação, taxas de fluxo e a distribuição por um dos aquedutos do país mais complicado, a atenção volta a se estabilizar sobre este belo espelho de água e os seus arredores, mas, desta vez, por um estranho objeto não-identificado.

O ovni apareceu na objetiva do fotógrafo novato, mas assíduo observador da paisagem patagônica para captar as belezas naturais, o mesmo se surpreendeu ao olhar no visor de sua máquina, que acusava um estranho objeto suspenso no ar e visivelmente diferente das nuvens ou eventuais luminosidades solares.

A foto foi tirada na última segunda-feira (17/02/14), por volta das 16h, quando vários jovens se encontravam desfrutando de uma tarde calorosa às margens do lago, tarde distendida que concluiu quase abruptamente ao observar …

Ovnis têm assustado aldeias de Pucallpa, Peru

Algumas estranhas luzes coloridas têm aparecido à noite sobre as aldeias de San Juan e San Jose, causando ansiedade e medo na população. Alguns dizem que eles são extraterrestres que vêm para raptar as pessoas, outros, que são a causa de alguns estranhos desaparecimentos, batizando-os como os "Pelacaras". As imagens já foram mostradas em todo o mundo e foram gravadas por estudantes da Universidade de Lima, Peru.



FONTE: http://www.panamericana.pe/

UFOS WILSON: MUITO SEMELHANTE AOS ATAQUES NA REGIÃO DE COLARES, PARÁ (OPERAÇÃO PRATO). ESTES CASOS VEM OCORRENDO NA SELVA PERUANA, AMAZÔNIA.

Óvni assusta trabalhadores em Cruz-CE

No dia 08/02/14, por volta das quatro horas da manhã, o senhor Evaristo Silveira (também conhecido como Preto) se deslocava em sua moto em direção ao centro de Cruz, tendo como carona o seu sobrinho conhecido por Fafá. Quando passava em frente a churrascaria “Boi Bom”, seu sobrinho chamou sua atenção para o objeto luminoso que estava sobre eles. Preto parou a moto e viu uma bola de luz amarela do tamanho de uma roda de automóvel e que iluminava fortemente o local. Motivado pelo medo do tal objeto, conduziu sua moto para a Vila Olímpica que fica logo à frente, onde se posicionou embaixo da cobertura da quadra de esporte e ficou olhando o objeto. Quando olhou o objeto na estrada, ele estava a uns vinte e cinco metros de altura. Ao desligar a moto embaixo da cobertura da quadra, o objeto ficou parado, depois balançou, entrou numa nuvem, produzindo um clarão dentro da mesma e depois de mais de dez minutos é que começou a se afastar lentamente. Achando que Óvni já ia embora, Preto ligou …

Nanotecnologia faz com que esses objetos se movam quando expostos à luz

Não faltam surpresas quando se trata de nanomateriais, mas este novo composto se comporta de uma forma totalmente nova: ele se move quando você acende a luz.

Nanomáquinas microscópicas ativadas por luz não são uma tecnologia nova. No entanto, este estudo marca a primeira vez que cientistas criaram um movimento macroscópico, visível a olho nu, manipulando rearranjos moleculares.

Os nanointerruptores moleculares, escondidos no interior das fitas em espiral, são molas de polímeros líquido-cristalinos. Quando o polímero é exposto a certas frequências de luz ultravioleta, isso faz com que a mola faça várias contorções interessantes.



A equipe conseguiu programar as fitas em espiral para se expandir, contrair, e também para fazer os dois movimentos. Os cientistas da Universidade de Twente, na Holanda, falam sobre seu novo material na revista Nature Chemistry.

A equipe da MESA+ diz que se inspirou na ondulação de videiras para o movimento do material. As espirais se movem de forma semelhante…

Asteroide 'potencialmente perigoso' passou próximo da Terra nesta 2ª feira

Rocha 2000 EM26 atingiu ponto mais próximo do planeta na noite passada.
Com 270 metros de largura, asteroide viajava a 47 mil km/h.

Um asteroide com 270 metros de largura e considerado potencialmente perigoso pelos cientistas passou próximo da Terra na noite desta segunda-feira (18/02/14), de acordo com a imprensa internacional

Segundo o jornal britânico “The Guardian”, a rocha espacial conhecida como 2000 EM26 não representou nenhuma ameaça.
A distância mais próxima da Terra, 3,4 milhões de km -- o equivalente a 8,8 vezes a distância entre nosso planeta e a Lua – foi por volta das 23h, horário de Brasília.
A agência Reuters afirma que mesmo com essa distância, o corpo celeste foi considerado um objeto potencialmente perigoso à Terra. Os cientistas estimavam que sua velocidade era de 47 mil km/h.
O fato ocorre pouco mais de um ano depois da Rússia experimentar momentos assustadores com a queda de um meteorito na região de Chelyabinsk, que deixou mais de mil pessoas feridas.
Os cienti…

O Caso Bariloche atualizado: Veja na íntegra as duas partes da entrevista com o ex comandante do voo testemunha do avistamento Ovni

Em 31 de julho de 1995, ocorreu um interessante caso ufológico envolvendo uma aeronave comercial aproximando-se da cidade de Bariloche, na Argentina, passageiros, controladores de vôo, inúmeras testemunhas em solo e um objeto voador não identificado presente na região.

O Vôo AR 674, da Aerolíneas Argentinas era operado por um Boeing 727, que havia decolado de Buenos Aires para um vôo até San Carlos de Bariloche. A 140 Km da cidade, começaram os preparativos para o pouso no aeroporto da cidade. Um misterioso blackout atingiu toda a cidade, deixando-a às escuras.

O controle, em Bariloche, solicitou que o piloto aguardasse uma nova liberação para pouso. Pouco tempo depois, o controle autoriza a aterrissagem do avião. O comandante do voo, então, iniciou uma nova aproximação. Foi então que a tripulação percebeu um estranho objeto luminoso se aproximando do avião no exato momento em que o controle orienta um outro avião que acaba de chegar para pouso na cidade. Este objeto luminoso aproxim…

Cientista brasileira é convidada para participar de voo da Nasa

Formada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Héllen é amazonense, mas residia no Ceará desde o fim da década de 1980

A vida surpreende. Há 12 anos, uma Héllen Távora chegava aos Estados Unidos da América (EUA), na Flórida, para aprimorar o inglês. Hoje, aos 42 anos, ela está prestes a conquistar um sonho: participar de um voo da Nasa, agência espacial americana.

Formada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Héllen é amazonense, mas residia no Ceará desde o fim da década de 1980. Se dizia uma rata de laboratório e adorava fazer ciência. Porém, o coração já havia balançado, ainda na infância, para outro lado: o da astronomia.

Na verdade, o curso da UFC foi apenas mais um trecho a ser percorrido para fazer o que realmente ama. “Farmácia não diverge de ciências espaciais. O básico é matemática, para entender a física que governa a química, que permite a biologia”, considera.

Apaixonada pelas estrelas, ao chegar em um país desconhecido, teve contato com a …
O "sensoriamento de enxame" vai permitir detectar riscos de biossegurança. [Imagem: CSIRO]

Insetos robóticos

Os insetos ciborgues já causaram alguma polêmica, sobretudo quando foram usados para brincadeiras.

Agora, cientistas australianos estão equipando milhares de abelhas com "mochilas eletrônicas", transformando-as em autênticos sensores vivos.

O objetivo é monitorar os insetos com vistas a melhorar seu trabalho de polinização em culturas comerciais e tentar elucidar o mistério da chamada "Desordem do Colapso das Colônias", uma condição que vem dizimando colônias de abelhas em várias partes do mundo.

Quem está por trás do experimento é um brasileiro, Paulo de Souza, atualmente trabalhando no instituto CSIRO.

"Cerca de um terço da comida que comemos depende de polinização, mas as populações de abelhas melíferas em todo o mundo estão caindo por causa do ácaro Varroa e da Desordem do Colapso das Colônias," disse Paulo.

Para agir, ele e sua equi…

Estrelas hipervelozes poderão escapar da Via Láctea

Esses sóis turbinados estão se movendo a uma velocidade de cerca de 1,6 milhão de km por hora em relação à galáxia. [Imagem: Julie Turner/Vanderbilt University]

Mudando de galáxia

Astrônomos descobriram uma nova classe de estrelas solitárias movendo-se rápido o suficiente para escapar do puxão gravitacional da Via Láctea.

Em 2010, o telescópio Hubble fotografou uma estrela hiperveloz expulsa por um buraco negro. Também já se sabia que estrelas em hipervelocidade podem ser ejetadas da galáxia - calcula-se que isso ocorra quando elas atinjam velocidades acima de um milhão de quilômetros por hora.

Mas os astrônomos dizem que agora encontraram algo diferente.

"Essas novas estrelas em hipervelocidade são muito diferentes das que foram descobertas anteriormente," garante Lauren Palladino, da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos.

O mecanismo mais aceito até agora para explicar a velocidade tremenda dessas estrelas é que elas teriam interagido com o buraco negro no centro da…