Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 11, 2015

Filme relíquia da Ufologia: Starship Invasions

Filme de produção canadense produzido no ano de 1977, com a participação de grandes nomes do cinema como Christopher Lee como extraterresre Ramsés e Robert Vaughn como ufologo e astrônomo. Ele conta a migração de seres semelhantes a humanos onde seu planeta esta na iminência de ser destruído por uma super nova, Ramsés está liderando uma pequena força de discos voadores para a Terra para examinar a sua aptidão para a sua raça. Performance de várias abduções alienígenas , eles descobrem que são descendentes de seres humanos transplantados e que o planeta é perfeito para eles. Eles planejam abrir caminho para si, depois de matar todos, através da utilização de um dispositivo cujos sinais alertam as pessoas a cometerem suicídio.

Opondo-se a tal plano, a Intergalactic Liga das raças, um grupo altamente avançado de carecas, alienígenas de cabeça grande de Zeta Reticuli, que opera uma base de observação escondida na Terra sob a forma de uma pirâmide de ouro nas profundezas do oceano. No in…

Experimento inovador mostra que podemos estar vivendo no passado e em um universo paralelo

Explicar a existência do tempo e do Universo não é tarefa fácil. Seja através de gravitação de Newton, da eletrodinâmica de Maxwell, da relatividade ou da mecânica quântica de Einstein, todas as equações que descrevem o tempo funcionam melhor se ele flui para a frente ou para trás. Contudo, um novo estudo, mostra uma perspectiva diferente para este assunto que desafia pesquisadores ao longo dos séculos.
O trabalho conduzido por Julian Barbour, da Universidade de Oxford, Tim Koslowski, da Universidade de New Brunswick, e Flavio Mercati, do Instituto Perimeter de Física Teórica, sugere que talvez a chamada “flecha do tempo” (termo cunhado pelo astrofísico Arthur Eddington, em 1927, com base em uma teoria da termodinâmica) é um produto inevitável das leis fundamentais da física.
Barbour e seus colegas argumentam que é a gravidade, em vez da termodinâmica, que libera a “corda” do “arco” que deixa a flecha do tempo voar. As conclusões do estudo foram publicadas em outubro na revista Physi…

No princípio era o tempo

O Big Bang é um modelo construído a partir de hipóteses, pressupostos e teorias. Mas a busca por uma receita mais completa para a criação do Universo já levou a teorias cosmológicas sem o Big Bang.[Imagem: Cortesia TU Vienna]

100 Anos da Relatividade

Em 2015 os físicos estão comemorando o centenário da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein, que, entre outras coisas, quebrou a ideia do tempo e do espaço como entidades absolutas, colocando em seu lugar o espaço-tempo, uma entidade elástica que se curva sob ação da massa e da energia para dar origem à gravidade.

Apesar do sucesso extraordinário da Relatividade Geral - da sua capacidade de explicar e fazer previsões sobre a realidade -, nenhuma teoria explica tudo - por exemplo, como surgiu o próprio espaço-tempo?

Assim é que, passados 100 anos, alguns físicos começam a questionar esses postulados básicos de Einstein.

O físico Lee Smolin há algum tempo defende que o tempo é uma entidade fundamental da natureza. A física portug…

A aterrissagem da Huygens em Titã: Dez anos depois

Impressão artística da área em redor do local de aterragem da Huygens, com base em imagens e dados recolhidos pela sonda no dia 14 de Janeiro de 2005.
Crédito: ESA - C. Carreau

Há dez anos atrás, a Humanidade obteve o seu primeiro olhar de perto de uma lua estranha e fria que pode ser capaz de suportar vida como a conhecemos.

A sonda Huygens da ESA pousou à superfície da grande lua de Saturno, Titã, no dia 14 de Janeiro de 2005, três semanas após se libertar da nave-mãe, a Cassini da NASA. Pela primeira vez na história, um emissário da Terra pousou suavemente num mundo do Sistema Solar exterior.

"Lembro-me claramente da sensação de sonho que é estar num universo um momento e noutro universo no momento seguinte," escreve Carolyn Porco, líder da equipa de imagem da Cassini, num texto acerca da aterragem da Huygens. "Mas não foi um sonho. Tínhamos, sem dúvida, viajado até Titã, 10 vezes mais longe do Sol do que a Terra, e tocado Titã. O Sistema Solar pareceu subitamente u…

NASA encontra módulo inglês perdido no solo de Marte há mais de dez anos

Se já é meio chato achar aquela nota de cincão triturada no bolso da sua calça jeans depois de uma lavada, imagine como devem ter reagido cientistas ingleses quando os colegas da NASA descobriram que o Beagle-2, um módulo enviado a Marte em 2003 e perdido desde o pouso, foi encontrado inoperante na superfície do planeta vermelho?

O Beagle-2 foi enviado a Marte como parte da missão Mars Express, da Agência Espacial Europeia, em 2003. No momento do pouso, no dia 25 de dezembro daquele ano, algo saiu errado e o módulo foi perdido para sempre. Ou assim pensaram os cientistas. Como eles não tiveram resposta nos seis dias entre a liberação da nave mãe e a data prevista para o pouso, acharam que o Beagle-2 tinha sido destruído com o impacto da aterrissagem e justificaram o fracasso com paraquedas supostamente mais fracos do que o necessário para suportar o pequeno módulo.

Hoje, a NASA revelou ter encontrado o Beagle-2 no solo marciano com a câmera de alta resolução do Orbitador de Reconheci…

Como os olhos evoluíram de pequenos buracos para órgãos complexos?

Há 500 milhões de anos, nossos olhos eram apenas pequenas cavidades com a habilidade de detectar a direção da luz que chegava a eles. Essa cavidade evoluiu drasticamente, transformando-se nos órgãos complexos que conhecemos hoje. Mas… como isso aconteceu? Este vídeo curtinho do TedEd explica cientificamente.

Resumidamente, ao longo do tempo nossos olhos se desenvolveram no sentido de captar mais e melhor a luz e, depois disso, no de melhorar a resolução das imagens formadas na retina. De certa forma, a evolução dos nossos olhos é similar à da fotografia – do início com as câmeras do tipo pinhole, as melhorias na captura da luz e o tratamento da imagem que chega à nossa retina invertida. É um órgão tão complexo que desafiou até mesmo o pai da teoria da evolução; Charles Darwin declarou que a ideia de que os olhos tenham passado pelo processo evolutivo parecia “absurda no mais alto grau possível.”

Apesar da descrença de Darwin, foi exatamente isso o que aconteceu. No início, os “olhos”…

Por que a exploração espacial deve ser levada a sério?

Por que explorar o espaço exterior se o mundo ainda tem tantos problemas? Sempre me questionam isso e é difícil dar uma resposta simples, então eu resolvi concatenar algumas ideias em relação ao tema.

Essa semana saiu a notícia de que um consórcio de países africanos pretende enviar uma missão à Lua em dez anos. Pode parecer contrassensual um continente que ainda sofre com a fome, com guerras e com epidemias como a do Ebola vá investir em mandar uma sonda para o espaço, mas a iniciativa ajuda a entender por que a exploração espacial é tão importante.

1) Porque ajuda a desenvolver a ciência como um todo
A exploração espacial envolve o uso de diversas tecnologias de ponta: a da produção de satélites, a dos sistemas de propulsão (que tem muito a ver com a tecnologia usada em sistemas de mísseis), a da aviônica, a da aerodinâmica, a do estudo e desenvolvimento dos materiais, dentre outras.

Além disso, em vôos espaciais tripulados, também são necessários sistemas de isolamento que garanta…

Bem-vindo ao arquivo Projeto Livro Azul

Este site foi criado por The Black Vault para abrigar 129.491 páginas, composto por mais de 10.000 casos do Projeto Blue Book, Sinal de Projetos e arquivos Projeto Grudge declassifed. Projeto Livro Azul (junto com sinal e Grudge) foi o nome que foi dado à investigação oficial pelo exército dos Estados Unidos para determinar que o fenômeno objeto voador não identificado (OVNI). Durou de 1947 - 1969. Abaixo, você encontrará os arquivos de casos compilados para a pesquisa, e está disponível gratuitamente para download.

O Projeto Blue Book (Livro Azul) foi o maior esforço mantido pela força Aérea dos Estados Unidos (USAF), a fim de estudar avistamentos de UFOs. Iniciado em 1952, foi o terceiro estudo do tipo realizado, após os projetos Sign, de 1947, e Grudge, de 1949. A ordem de encerrar as investigações veio em dezembro de 1969, e todas as atividades foram encerradas em janeiro de 1970.

O Blue Book possuia dois objetivos principais, sendo o primeiro determinar se os UFOs eram uma ameaç…

Por que a Área 51 tem esse nome

Em 2013, a CIA liberou documentos antes confidenciais reconhecendo a existência da Área 51 como um complexo de pesquisas super-secreto do governo dos EUA. No entanto, muitas perguntas sobre o local permanecem sem respostas. Uma das mais inócuas, mas ainda assim difíceis, é a escolha do seu nome. Sobram teorias a respeito, mas uma explicação plausível é que o nome venha da sua designação como uma área de testes para armas nucleares.

A Área 51 está situada no deserto no sudoeste do estado de Nevada, dentro da extensão da Base da Força Aérea em Nellis (NAFR, em inglês) e no nordeste da Área de Testes de Nevada (NTS). Próxima dela, há a Base de Testes de Tonopah (TTR). A Área 51 foi palco de alguns dos testes de armas mais importantes realizados no planeta durante o século XX.

Ela faz parte de um complexo maior com área de 14 mil km². Além do isolamento, a região apresenta outras qualidades que a torna um lugar perfeito para conduzir testes e treinamentos secretos. O clima árido oferece …

De preferido de Hitler a guarda-costas de Evita Perón: o nazista que foi parar na Irlanda

Otto Skorzeny ficou famoso por ter resgatado Mussolini de seu cativeiro no topo de uma montanha

Ele era o agente favorito de Hitler, famoso por ter resgatado Mussolini do cativeiro no topo de uma montanha e descrito como "o homem mais perigoso da Europa". Depois da Segunda Guerra Mundial, foi parar na Argentina, onde foi guarda-costas de Evita Perón. Segundo rumores, os dois teriam tido um envolvimento amoroso.

Não é de causar surpresa, portanto, que quando Otto Skorzeny chegou à República da Irlanda, em 1959, após ter comprado uma chácara no Condado de Kildare, a presença do ex-major nazista causou frisson no país.
Com quase dois metros de altura e pesando 114 quilos, a face esquerda do rosto marcada por uma cicatriz, Skorzeny chamava a atenção por onde andava.
Em artigos publicados na época pela imprensa irlandesa, Skorzeny era representado de forma glamorosa, como lembra o jornalista radicado em Dublin, Kim Bielenberg.
"O tom das matérias de jornal era de admiração …

Estudo de disco estelar de Andrômeda indica história mais violenta que a da Via Láctea

Esta imagem de um campo estelar lotado no disco da Galáxia de Andrômeda, obtida pelo Hubble, mostra que estrelas de idades diferentes podem distinguir-se umas das outras com base na sua temperatura (indicada pela sua cor) e brilho.
Crédito: Ben Williams e colaboração PHAT

Um estudo detalhado dos movimentos de diferentes populações estelares no disco da Galáxia de Andrômeda encontrou diferenças marcantes em relação à nossa própria Via Láctea, sugerindo uma história mais violenta de fusões com galáxias mais pequenas no passado recente de Andrômeda.

A estrutura interna e os movimentos do disco estelar de uma galáxia espiral possuem informações importantes para a compreensão da história de formação dessa galáxia. A Galáxia de Andrômeda, também chamada M31, é a galáxia espiral mais próxima da Via Láctea no Grupo Local.

"Em Andrômeda temos a combinação única de uma visão global e detalhada de uma galáxia parecida com a nossa. Temos muitos detalhes na nossa própria Via Láctea, mas não …

Cientistas determinam posição de Saturno com excelente precisão

Impressão de artista de Saturno e das suas luas, a partir de cima do seu pólo.

Cientistas emparelharam a sonda Cassini da NASA com o radiotelescópio VLBA (Very Long Baseline Array) para determinar a posição de Saturno e da sua família de luas até uma precisão de 4 km. A medição é cerca de 50 vezes mais precisa do que aquelas fornecidas por telescópios óticos terrestres. Este feito melhora o conhecimento da órbita de Saturno e beneficia a navegação de sondas espaciais e a pesquisa física básica.

A equipa de investigadores usou o VLBA - um conjunto gigante de radiotelescópios espalhados desde o Hawaii até às Ilhas Virgens - para localizar a posição da Cassini à medida que orbitou Saturno durante a última década ao receber o sinal do transmissor de rádio da sonda. Combinaram esses dados com informação acerca da órbita da Cassini obtida pela rede DSN (Deep Space Network) da NASA. As observações combinadas permitiram com que os cientistas fizessem a determinação mais precisa, até agora, d…

Brasileiros domam levitação acústica

As ondas estacionárias criam pontos de pressão em que as ondas sônicas anulam a força da gravidade, fazendo as esferas de poliestireno flutuarem.[Imagem: Adaptado de Marcelo Andrade et al. -10.1063/1.4905130]

Levitação sônica

Uma equipe de pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) desenvolveu um novo dispositivo de levitação que consegue fazer pairar um pequeno objeto com um nível de controle nunca antes obtido por instrumentos similares.

Com destaque na capa da revista Applied Physics Letters, o dispositivo levita partículas de poliestireno refletindo ondas sonoras em um refletor côncavo. Alterando a orientação do refletor é possível movimentar as partículas em levitação.

Embora já existissem outros equipamentos de levitação sônica capazes de movimentar diferentes tipos de partículas, esses dispositivos sempre dependeram de um ajuste preciso, no qual a fonte do som e o refletor fiquem a distâncias de "ressonância" fixas e muito precisas, o que torna muito difícil co…

Físicos mobilizam-se para entender raios cósmicos

Além de se beneficiar com a atualização do Observatório Pierre Auger, países da região são candidatos a sediar o maior observatório de radiação gama do mundo[Imagem: Steven Saffi]

Astrofísica de Partículas

A comunidade de pesquisa em astrofísica de partículas na América do Sul receberá importantes reforços de infraestrutura para a realização de experimentos nessa área interdisciplinar, voltada ao estudo dos raios cósmicos de ultra-alta energia - as partículas subatômicas mais energéticas conhecidas na atualidade, de origem ainda incerta.

O maior observatório de raios cósmicos do mundo, o Observatório Pierre Auger - instalado na província de Mendoza, na Argentina, e com importante participação do Brasil - vai passar por um programa de atualização até 2018.

Já em 2015 também será feita a escolha do país-sede, no hemisfério Sul, do Cherenkov Telescope Array (CTA) - que deverá ser o maior observatório do mundo dedicado ao estudo de corpos celestes que emitem radiação gama, de mais alta e…

O mistério da antimatéria

Imagem mostra trajetórias de antiátomos capturados pelo experimento Alpha (Crédito: LBL)

POR SALVADOR NOGUEIRA
09/01/15 05:57

Por que o Universo inteiro é feito de matéria e não de antimatéria? Esse é um dos grandes mistérios da cosmologia e um experimento recente cujo objetivo era tentar decifrar o enigma acabou tornando tudo ainda mais misterioso.

Não que o esforço tenha sido um fracasso. Pelo contrário, foi um sucesso retumbante. Um grupo de pesquisadores do CERN (centro europeu de física de partículas) mediu a carga elétrica de átomos de anti-hidrogênio com uma precisão de oito casas decimais.

O duro é que essa carga acabou sendo exatamente a mesma do átomo de hidrogênio comum, zero. Não é exatamente uma surpresa. Afinal de contas, as partículas de antimatéria, pela teoria, devem ser algo como gêmeas idênticas, mas espelhadas, de suas contrapartes de matéria, com carga elétrica invertida. Então, se o próton tem carga positiva, o antipróton tem carga negativa. O mesmo acontece co…