Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 5, 2015

Mais uma vez ovni em Parnamirim, Rio Grande do Norte (Atualizado)

Em 01/07/2015, Quarta-feira, por volta das 20:30h, no bairro Vale do Sol, na cidade de Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte, aconteceu uma perseguição policial na qual aconteceram disparos de arma de fogo, prisão do casal de delinquentes e recuperação do carro roubado.

UMA MULTIDÃO ASSISTIA TUDO.

Enquanto o reboque (caminhão guincho) concluía o seu trabalho de remoção do veículo Celta branco, um grupo de jovens percebeu um objeto voador dando um rasante nos edifícios (Jardim Cohabinal 1 e Jardim cohabinal 2) que se localizam a aproximadamente 200 metros de distância do local do desfecho dessa ocorrência policial.
O grupo de jovens se espantou com o que observava e gritou para que todos também percebessem.
Era uma nave que se assemelhava ao formato de dois pratos juntos (ver foto), totalmente silenciosa, relativamente lenta, com três luzes de intensidade bastante forte que não piscavam e de coloração branco amarelada.
Por um instante esse objeto voador desceu em inclinação dia…

Astrônomos descobrem sistema de cinco estrelas com dois binários de eclipse

Impressão artística do sistema de cinco estrelas 1SWASP J093010.78+533.859.5. As órbitas menores não estão à escala, relativamente à órbita maior, já que nesse caso os binários estariam muito próximos para se distinguirem. As inserções têm por escala o Sol, para comparação. A linha azul a ponteado marca o percurso orbital dos dois pares de estrelas. A quinta estrela, cuja posição é incerta, fica à direita do par mais à esquerda. Crédito: Marcus Lohr.

Astrônomos britânicos anunciaram a descoberta de um sistema solar com nada menos que cinco sóis, na constelação de Ursa Maior.
Distante 250 mil anos-luz da Terra, o grupo de estrelas é inédito por conta de sua configuração: duas estrelas binárias e uma "simples", um agrupamento jamais antes encontrado.
A descoberta foi anunciada num encontro anual de astrônomos britânicos, na cidade de LLandudno, no País de Gales. Ela foi possível graças ao uso de um sistema robotizado de telescópios operando continuamente nos dois hemisférios t…

Moradores de Quixadá (CE) afirmam ter feito contatos com extraterrestres

Globo Repórter foi até a cidade e ouviu depoimentos impressionantes. Equipe também participou de jornada de observação do céu durante a noite.

Quixadá poderia ser mais uma cidade igual a tantas outras do interior do Brasil, não fossem as estranhas formações rochosas. Elas têm o nome de monólitos – o que significa "pedra única". Montanhas de rocha que brotam na paisagem. A equipe do Globo Repórter foi até lá para conhecer um povo que observa estrelas, vê luzes que viajam pelo espaço.

Gente que conta histórias de seres extraterrestres, que descreve viagens em naves espaciais.
Os relatos ufológicos de Quixadá provam que é um lugar único, como as pedras da paisagem. Quem vai a Quixadá não pode ter pressa. O calor do sertão é implacável, até mesmo no inverno. Mas todos ficam atentos.

Pequenas estradas de terra, quase sempre desertas, já teriam testemunhado acontecimentos extraordinários que entraram pra história de Quixadá.

Moradores de Quixadá contam suas experiências com extra…

Especial Antimatéria: Antimatéria no espaço e nas naves espaciais

Uma equipe de físicos brasileiros participa do projeto AMS, também conhecido como "LHC do espaço".[Imagem: NASA]

9. Antimatéria que deveria ter-nos impedidos de existir pode estar à espreita no espaço

Uma das maneiras pelas quais os físicos estão tentando resolver o problema da assimetria matéria-antimatéria é procurando pela antimatéria deixada pelo Big Bang.

O Espectrômetro Magnético Alfa - ou AMS - é um detector de partículas montado na Estação Espacial Internacional que está procurando por estas partículas.

O AMS contém campos magnéticos que curvam a trajetória das partículas cósmicas para separar a matéria da antimatéria. Seus detectores avaliam e identificam as partículas à medida que elas o atravessam.

As colisões de raios cósmicos produzem pósitrons e antiprótons o tempo todo, mas a probabilidade de criar um átomo de anti-hélio é extremamente baixa por causa da enorme quantidade de energia necessária para isso.

Isto significa que, se o AMS conseguir observar mesmo q…

Criador do Linux duvida muito que inteligências artificiais causem o apocalipse

Nos últimos meses, alguns dos cientistas e engenheiros mais famosos do mundo — incluindo Stephen Hawking — afirmaram que uma das maiores ameaças da humanidade é a superinteligência artificial. Mas Linus Torvalds, o raivoso criador do sistema operacional de código aberto Linux, diz que esse medo é uma grande idiotice.

E ele tem bons argumentos, explicando que o que realmente veremos não é uma superinteligência destrutiva como a Skynet, e sim uma série de IAs que efetuam tarefas simples, como tradução e agendamento. Basicamente, estas seriam versões mais refinadas de aplicativos como o Google Now ou a Siri. Entretanto, eles não se tornarão deuses cibernéticos, ou formas de inteligências equivalentes à humana.

Em uma entrevista com os membros da comunidade Slashdot, Torvalds explica o que ele acha que será o resultado de pesquisas em redes neurais e inteligência artificial:

Nós teremos a inteligência artificial, e ela quase que certamente será algo bem parecido com as redes neurais que …

Artista da Country Music, Kacey Musgraves relata seus avistamentos OVNIS

A artista da música country americana Kacey Musgraves acredita em vida extraterrestre e já possui seus próprios avistamentos de OVNIs.
Em 2012, Musgraves anunciou no Twitter que ela teve dois avistamentos de OVNIs.




Em 2013, o cantor Ryan Adams teve um avistamento de OVNI. Ele twittou sobre este avistamento, e Musgraves respondeu, novamente mencionando que ela tinha visto dois UFOs.



Musgraves descreve:

Tenho visto UFOs. Um deles foi no México e eu estava com várias outras pessoas. Eu estava na praia após o casamento do meu amigo, depois da meia-noite, e foi o movimento mais louco de luz no céu. Todos nós assistimos por mais de 20 minutos. Ele mudou de forma, ele voou pelo céu. Fez coisas malucas que nada normal faria. Eu estava completamente sóbria, juro por Deus!

Quatro dias depois, eu estava em Nashville na varanda à noite e com o canto do meu olho vi algo pairando no céu sobre o bairro e então vi duas bolas gigantes de fogo, apenas flutuando juntas. No começo eu pensei que era um h…

As maiores explosões no Universo são despoletadas pelos ímanes mais potentes

Esta impressão artística mostra uma supernova e a explosão de raios-gama associada originadas por uma estrela de neutrões em rotação muito rápida com um campo magnético muito forte — um objeto exótico chamado estrela magnética. Observações obtidas nos Observatórios de La Silla e Paranal no Chile demonstraram pela primeira vez que existe uma ligação entre uma explosão de raios-gama de longa duração e uma explosão de supernova invulgarmente brilhante. Os resultados mostram que a supernova não teve origem em decaimento radioativo, como se esperava, mas sim em campos magnéticos muito fortes a decair em torno de uma estrela magnética.
Crédito: ESO

Observações obtidas nos Observatórios de La Silla e Paranal no Chile demonstraram pela primeira vez que existe uma ligação entre uma explosão de raios-gama de longa duração e uma explosão de supernova invulgarmente brilhante. Os resultados mostram que a supernova não teve origem em decaimento radioativo, como se esperava, mas sim em campos magné…

Novo rastreio enorme irá ajudar a compreender a matéria escura

Foram divulgados os primeiros resultados de um novo rastreio importante de matéria escura no céu austral, levado a cabo pelo VST (VLT Survey Telescope) do ESO, montado no Observatório do Paranal, no Chile.
O projeto, chamado KiDS (Kilo-Degree Survey), faz uso de imagens do VST e da sua enorme câmara, a OmegaCAM, para analisar mais de dois milhões de galáxias. A equipa KiDS estudou a distorção da radiação emitida por estas galáxias, a qual se curva quando passa através de enormes nodos de matéria escura no seu percurso até à Terra. Os resultados obtidos através do efeito de lente gravitacional mostram que estas galáxias contêm cerca de 30 vezes mais matéria escura que matéria visível.
Na imagem à esquerda podemos ver um grupo de galáxias mapeado pelo KiDS. À direita vemos a mesma área do céu, mas com a matéria escura invisível mostrada a cor de rosa.
Crédito: Colaboração KiDS/A. Tudorica & C. Heymans/ESO

Foram divulgados os primeiros resultados de um novo rastreio importante de ma…

Especial Antimatéria: Medicina e autoaniquilamento

O metro cúbico mais frio do Universo é um dos experimentos que está estudando os neutrinos para tentar desvendar a antimatéria. [Imagem: Cuore/Laboratório Nacional Gran Sasso]

7. Os neutrinos podem ser suas próprias antipartículas

Uma partícula de matéria e sua equivalente de antimatéria têm cargas opostas, o que torna fácil distinguir uma da outra.

Mas os neutrinos, partículas quase sem massa, que raramente interagem com a matéria, não têm carga.

Os físicos acreditam que eles podem ser partículas de Majorana, uma classe hipotética de partículas que são suas próprias antipartículas.

Projetos como o Majorana Demonstrator e EXO-200 foram projetados para determinar se os neutrinos são mesmo partículas de Majorana. Para isso eles tentam detectar um comportamento chamado decaimento beta duplo sem neutrinos.

Alguns núcleos radioativos decaem simultaneamente, liberando dois elétrons e dois neutrinos. Se os neutrinos forem suas próprias antipartículas, eles devem se aniquilar logo após o dup…

Caminhoneiros avistam UFOs no México

Yucatan, no México, possui diversos sítios arqueológicos e é palco frequente de avistamentos de UFOs

Rota de Mérida a Tizimin tem sido palco de frequentes avistamentos de Objetos Voadores Não Identificados

Em Yucatan, no México, existem inúmeros sítios arqueológicos importantes, do período pré-colombiano. O país também tem sido palco de frequentes ondas ufológicas, o que aliado ao passado misterioso das antigas civilizações que habitaram o local, contribui para um clima de popularidade do Fenômeno UFO. O fato é que avistamentos se sucedem, com os que têm ocorrido na rota que vai de Mérida a Tizimin, onde em janeiro e junho, UFOs foram observados por caminhoneiros.

No primeiro mês do ano o motorista Sebastián Robles percorria essa rodovia, quando parou seu caminhão em um restaurante na estrada. Ao retornar ao veículo, ao redor de 23h00, observou pelo espelho retrovisor uma luz alaranjada. Ele afirma que viu o objeto se movendo, e virou-se rapidamente para olhar melhor, conseguindo obs…

“Não existe objetivo específico para contato”, afirma ufólogo

O tipos "Pequeno Gray" e "Humano" são os mais comuns em relatos.

Thiago Ticchetti, pesquisador de Espiritismo Científico, Psicobiofísica e Ufologia, esclarece que seres extraterrestres não têm como prioridade estabelecer contato direto com os seres humanos. A proximidade, segundo o ufólogo, mudaria a perspectiva que os terrestres possuem acerca do universo. Não estar prontos para tal certamente é o que continua separando os cidadãos da Terra dos outros povos do cosmos.

Ticchetti explica que há muita curiosidade em saber como vivem e o que fazem os humanos e adverte: “se eles realmente quisessem manter um contato, já teriam feito”. Os casos registrados revelam que a telepatia é o principal método de comunicação utilizado pelos alienígenas.

Entretanto, a troca de informações entre ambos possibilitou a catalogação dos extraterrestres que já visitaram o planeta. São 70 espécies, divididas em quatro classes e 14 variações. A palestra TIPOLOGIA EXTRATERRESTRE: QUEM SÃO …

Site mostra em tempo real todos os objetos que orbitam a Terra

DIGA OLÁ PARA TODOS OS DETRITOS DE LIXO ESPACIAL QUE ORBITAM A TERRA (FOTO: REPRODUÇÃO)

Quase tão bacana quanto conhecer os 150 mil satélites e pedaços de lixo espacial girando agora mesmo em torno do nosso planeta é o fato de que a incrível visualização 3D foi desenvolvida por um adolescente de 18 anos!

á faz quase seis décadas que a extinta União Soviética colocou em órbita o modesto Sputnik, uma esfera de metal que se tornou o primeiro satélite da humanidade a chegar ao espaço e orbitar nosso planeta. De lá para cá, um número absurdo de satélites foi lançado e muitos deles já viraram sucata há tempos, mas continuam rodando perdidos lá em cima. Segundo dados do Space Track, um site do Departamento de Defesa dos EUA, a quantidade total de objetos que orbitam a Terra é de cair o queixo: eles chegam a 150 mil. Seria muito interessante (porém inviável) poder usar esse banco de dados para conhecer um pouco mais sobre cada um deles, não acha? Pode parecer um trabalho de louco, mas acredi…

Como seria o céu se pudéssemos ver os asteroides que estão 'perto' da Terra?

Scott Manley usou um feature de 360º no YouTube para mostrar como seria o nosso céu se enxergássemos os asteroides próximos da Terra. Basicamente, ele mostra, a partir da perspectiva de nosso planeta, esse tipo de corpo celeste (se movendo ao nosso redor). A ideia é conscientizar cientistas e até o público comum de como os asteroides estão próximos e devem ser analisados - lembramos que estima-se que apenas 10% dos asteroides de porte médio próximos da Terra foram identificados.

Para visualizar a animação em todo o seu potencial, recomendamos que você clique e arraste o vídeo na direção desejada:



FONTE: http://revistagalileu.globo.com/

Plutão começa a entrar em foco!

Última imagem da New Horizons! (Crédito: Nasa)

POR SALVADOR NOGUEIRA
08/07/15 16:06

A sonda não-tripulada New Horizons voltou a colher dados científicos, e agora já é possível ver Plutão com uma definição bem maior do que nas imagens que precederam o tilt com o computador de bordo no dia 4. Ela está neste momento a 6,7 milhões de km de seu alvo, e a aproximação máxima acontece na próxima terça-feira (14). Aperte os cintos, porque é aqui que a coisa começa a ficar interessante.

A imagem acima foi colhida no dia 7 — a primeira depois da pane — e revela a mesma face de Plutão que estará novamente visível para a sonda daqui a seis dias, quando ela fizer seu sobrevoo do planeta anão, a 12.500 km de distância da superfície.

“Da próxima vez que vermos essa parte de Plutão, durante a aproximação máxima, uma porção dessa região será visualizada com resolução cerca de 500 vezes melhor do que a que temos hoje”, disse, em nota, Jeff Moore, do Centro Ames de Pesquisa, da Nasa. “Será incrível!”

A…

Criado o primeiro memcomputador

Vista geral do memcomputador, incluindo os seis memprocessadores, os osciloscópios e demais aparelhos necessários para inserir os dados e ler os resultados. [Imagem: Traversa et al. - 10.1126/sciadv.1500031]

Memcomputador

Pesquisadores norte-americanos e italianos construíram o primeiro "memcomputador", uma nova arquitetura computacional que lembra mais a forma como funciona o cérebro humano.

Na arquitetura dos computadores atuais, conhecida como paradigma de Turing, o armazenamento (memória) e o processamento (CPU) dos dados são feitos em áreas distintas, o que exige o transporte constante desses dados de um lado para o outro.

No memcomputador tudo é feito no mesmo lugar, com um ganho exponencial de velocidade.

Isto é possível porque, em lugar dos transistores dos computadores atuais, o memcomputador usa memristores, componentes eletrônicos que conseguem guardar dados e podem ser usados para cálculos, tudo simultaneamente. Cada memristor consegue se lembrar da corrente elé…

Especial Antimatéria: Desaceleradores e quedas para cima

Este é um desacelerador de partículas para estudar a antimatéria, chamado ELENA, sigla em inglês para anel de antiprótons de extra-baixa energia.[Imagem: Mikkel D. Lund/Wikipedia]

Antimatéria pode cair para cima

Partículas de matéria e antimatéria têm a mesma massa, mas diferem em propriedades como carga elétrica e rotação. O Modelo Padrão da física prevê que a gravidade deve ter o mesmo efeito sobre a matéria e a antimatéria.

No entanto, isto ainda está para ser comprovado, ou seja, ainda não se sabe exatamente se a antimatéria cai para cima ou para baixo - a rigor, também não se sabe exatamente se a antimatéria pesa mais ou menos do que a matéria.

Ocorre que observar o efeito da gravidade sobre a antimatéria não é tão fácil quanto olhar uma maçã caindo da macieira.

Os experimentos precisam manter a antimatéria em uma armadilha ou retardá-la, resfriando-a a temperaturas um pouco acima do zero absoluto.

E, como a gravidade é a mais fraca das forças fundamentais, os físicos precisam u…

Especial Antimatéria: Tanques e armadilhas de antimatéria

Esta é uma "garrafa de antimatéria", um recipiente com um campo magnético de oito polos gerado por ímãs supercondutores. [Imagem: ALPHA/Nature Physics/Chukman So/Wurtele Research Group]

Quanta antimatéria o homem já produziu?

A aniquilação de matéria e antimatéria tem potencial para liberar uma enorme quantidade de energia - daí a inspiração para o motor de dobra da nave Enterprise, de Jornada nas Estrelas.

Um grama de antimatéria poderia produzir uma explosão da mesma magnitude daquela causada por uma bomba nuclear. No entanto, até agora se produziu apenas uma minúscula quantidade de antimatéria, insuficiente para encher o tanque mesmo das menores naves experimentais - e, por decorrência, insuficientes para alimentar as sandices dos não tão bem-intencionados.

Todos os antiprótons criados no acelerador de partículas Tevatron (EUA), por exemplo, somam apenas 15 nanogramas. Os produzidos no CERN, onde fica o LHC, somam cerca de 1 nanograma. No acelerador DESY (Alemanha), cerc…

Especial Antimatéria: A destruição do Universo e as bananas

O experimento ALPHA, assim como o GBAR e o AEGIS, estão tentado descobrir se a antimatéria cai para cima ou para baixo. [Imagem: Chukman So]

Fatos sobre a antimatéria

Muitos acham que antimatéria é coisa de ficção científica, como na bomba de antimatéria de Anjos e Demônios ou no sistema de propulsão da nave estelar de Jornada nas Estrelas.

Mas a antimatéria é um material bem real. Partículas de antimatéria são quase idênticas às suas equivalentes de matéria, exceto que possuem carga e rotação (spin) opostas. Quando a antimatéria se encontra com a matéria, ambas se aniquilam imediatamente em energia, emitindo um pulso de raios gama.

É claro que ainda falta muito por saber, por exemplo, se a antimatéria pesa mais ou menos do que a matéria, ou mesmo se a antimatéria cai para baixo ou para cima.

Talvez não sejam equivalentes ao que você vê na ficção, mas já existem canhões de antimatéria, garrafas para guardar antimatéria e já está sendo construído um desacelerador de partículas para es…

Um buraco negro sob uma lente gravitacional

Impressão de artista de uma lente gravitacional.
Crédito: ESA/ATG medialab

Os observatórios espaciais Integral, Fermi e Swift usaram o poder de ampliação de uma lente cósmica para explorar as regiões internas de um buraco negro supermassivo.

Os raios-gama são a radiação altamente energética emitida por alguns dos objetos mais extremos do Universo. Por exemplo, jatos de raios-gama que se deslocam quase à velocidade da luz são originários de áreas em redor dos buracos negros. Pensa-se que estes jatos são emitidos por material superaquecido que gira descontroladamente à medida que é devorado pelo buraco negro.

Os nossos telescópios nunca serão poderosos o suficiente para revelar estas regiões internas e os cientistas lutam para examinar exatamente o modo como estes jatos são expelidos para o Universo.

"Tendo em conta que não podemos ver claramente o que está a acontecer, nós não compreendemos totalmente este comportamento," afirma Andrii Neronov da Universidade de Genebra, Suí…

Contando estrelas com o Gaia

Mapa de densidade estelar da Via Láctea.
Crédito: ESA/Gaia; reconhecimento: Edmund Serpell

Esta imagem, com base em dados do satélite Gaia da ESA, não é uma representação comum dos céus. Embora a imagem retrate o esboço da nossa Galáxia, a Via Láctea, e das suas vizinhas, as Nuvens de Magalhães, foi obtida de uma forma bastante invulgar.

À medida que o Gaia varre o céu para medir posições e velocidades de mil milhões de estrelas com uma precisão sem precedentes, para algumas estrelas também determina a sua velocidade através do sensor da câmara. Esta informação é usada em tempo real pelo sistema de controlo de atitude e órbita a fim de garantir que a orientação do satélite é mantida com a precisão desejada.

Estas estatísticas de velocidade são frequentemente enviadas para a Terra, juntamente com os dados científicos. Incluem o número total de estrelas, usadas no circuito de controlo de atitude, que são detetadas a cada segundo em cada um dos campos de visão do Gaia.

Foi este último c…

Plutão a cores, tem manchas, metano e, quem sabe, nuvens

Os dois hemisférios de Plutão, quase a cores reais.
Crédito: NASA/Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins/Instituto de Pesquisa do Sudoeste

Novas imagens a cores da sonda New Horizons mostram duas faces muito diferentes do misterioso planeta, uma com uma série de manchas intrigantes ao longo do equador, uniformemente espaçadas. Cada das manchas mede cerca de 480 km em diâmetro.

Os cientistas ainda não viram nada como estas manchas escuras; a sua presença tem despertado o interesse da equipa científica da New Horizons, devido à notável consistência do seu espaçamento e tamanho. Apesar da origem das manchas permanecer, por enquanto, um mistério, a resposta poderá ser revelada à medida que a sonda continua a aproximar-se de Plutão. "É um verdadeiro quebra-cabeças - não sabemos o que são, mas estamos ansiosos por descobrir," afirma Alan Stern, investigador principal da New Horizons e do Instituto de Pesquisa do Sudoeste em Boulder, Colorado. "Também in…

Cientistas realmente encontraram indícios de vida extraterrestre em um cometa?

Esta semana, vários veículos noticiaram que o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko – onde pousamos com o módulo Philae – poderia abrigar vida alienígena. Mas, segundo o io9, diversos cientistas estão bastante céticos quanto a esta alegação.

>>> Sonda Rosetta identificou enormes sumidouros na superfície do cometa 67P

Os astrobiólogos Max Wallis e Chandra Wickramasinghe afirmaram no Encontro Nacional de Astronomia em Llandudno, País de Gales, que certas características do cometa 67P são o resultado de microrganismos que vivem abaixo de sua superfície gelada.

Isso inclui a sua crosta negra de hidrocarbonetos, o gelo abaixo da superfície, crateras de fundo plano e liso, entre outros. Wickramasinghe afirmou no evento:

O que estamos dizendo é que os dados provenientes do cometa parecem inequivocamente, na minha opinião, apontar para o envolvimento de microrganismos na formação das estruturas de gelo, a preponderância de hidrocarbonetos aromáticos, e a superfície muito escura… Isso não…

O melhor espetáculo de fogos de artifício da galáxia está a caminho da Terra

Marque no seu calendário: em 2018, em um telescópio próximo à sua casa, você verá um dos mais impressionantes shows de fogos de artifício de toda a galáxia.

Dentro de quase quatro anos, o pulsar conhecido como J2032+4127 vai girar ao redor do MT91 213, uma estrela binária com 15 vezes a massa do Sol e 10.000 vezes mais brilhante que ele. Quando os dois corpos estelares se aproximarem, o pulsar com o tamanho de uma cidade vai mergulhar em um disco de gás e poeira provocando um show de luz cósmica que seria aprovado por Michael Bay.

J2032 é o núcleo destruído de uma estrela que explodiu há muito tempo. Pesando quase o dobro do nosso Sol e girando sete vezes por segundo, o pulsar produz um fluxo de raios gama de alta energia, que astrônomos identificaram pela primeira vez em 2009 usando o Telescópio Fermi.

Pulsares são relativamente comuns no cenário cósmico, mas o J2032 é especial, pois está preso gravitacionalmente a uma das maiores e mais brilhantes estrelas da nossa galáxia. O puls…

Você pode sentir estes hologramas de plasma projetados por um laser

A cada ano que passa, engenheiros ficam cada vez mais próximos de recriar as interfaces de tecnologia 3D que a cultura pop inventou há algumas décadas.

No ano passado, uma companhia japonesa chamada Burton Inc. revelou um sistema que usa lasers para criar visualizações 3D no meio do ar, as quais, a Burton diz, podem ser usadas para notificar pessoas de emergências. E agora temos a evolução dessa tecnologia, que é usada como interface de usuário.

Um estudo apresentado ao Special Interest Group on Graphics and Interactive Techniques (SIGGRAPH, ou Grupo de Interesse Especial em Gráficos e Técnicas de Interatividade), que ocorre em Los Angeles durante o mês de agosto, detalha como um grupo de pesquisadores do Grupo de Natureza Digital da Universidade de Tsukuba criou hologramas de pequena escala biométricos e interativos — o que significa que você pode senti-los quando os toca.



A equipe chama estes hologramas de “Fairy Lights”, mas a tecnologia usada por eles definitivamente não tem nada…

SP Pesquisa - Atividade Solar

A pesquisa dedicada ao clima especial analisa principalmente informações sobre o comportamento do sol, como explosões solares, campo magnético do sol e quantidade de radiação que chega à nossa atmosfera. Esse monitoramento é importante para garantir a eficiência no funcionamento das comunicações, transações bancárias, internet, aviação e energia. O programa apresenta a pesquisa desenvolvida no Centro de Astronomia e Astrofísica Mackenzie, CRAAN, e o monitoramento realizado no Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (EMBRACE), do Inpe.




FONTE: SP Pesquisa