Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 29, 2018

Chegamos na lua antes do que você imagina!

O pessoal do canal do Youtube, Manual do Mundo, nos mostra que antes dos astronautas, Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins pisarem no solo lunar em 20 de julho de 1969, com a missão Apollo 11, tanto americanos quanto russos já haviam enviado seus artefatos não tripulados para estudarem nosso satélite natural, em alguns casos havendo mais êxitos que outros.



FONTE: Manual do Mundo

Cientistas identificam exoplanetas que poderiam abrigar vida

ILUSTRAÇÃO DE UM EXOPLANETA FEITA PELA NASA (FOTO: DIVULGAÇÃO/NASA)

Localizado fora do Sistema Solar, o planeta Kepler 452b é apelidado de "primo da Terra" por conta de suas semelhanças físico-químicas

A possibilidade de investigar planetas que estão localizados para além de nosso Sistema Solar desperta a curiosidade dos cientistas: afinal, será que um dia encontraremos vestígios de vida para além da Terra? Em um estudo divulgado por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, foram classificados alguns dos exoplanetas com características físico-químicas que poderiam abrigar condições de vida. De acordo com os astrônomos, os principais candidatos são aqueles planetas que recebem uma intensidade de luz semelhante à relação entre a Terra e o nosso Sol.

A chave para essa conclusão está relacionada à emissão de luz ultravioleta (UV): essa radiação eletromagnética tem relação direta com a ativação de determinadas reações químicas responsáveis pelo desenvolvimento da…

Biblioteca do Império Romano é descoberta por arqueólogos em cidade alemã

Os arqueólogos estimam que o local possa ter abrigado até dois mil pergaminhos - que na época eram armazenados em rolos

Arqueólogos da cidade alemã de Colônia foram responsáveis por um achado surpreendente. No ano passado, em meio à construção de um centro comunitário da Igreja Protestante, eles encontraram ruínas de um grande prédio romano. Mas somente nesta semana, após meses de pesquisas, escavações e consultas a outros colegas, eles conseguiram revelar ao público a sua função: trata-se da mais antiga biblioteca do país e do único prédio romano com essa finalidade já descoberto no norte europeu.

"Nunca achamos no norte da Europa um prédio que pudéssemos realmente identificar [como uma biblioteca romana]. Ficamos surpresos. Fizemos muita pesquisa e compararmos o local com cidades romanas na Europa, chegando, assim, a bibliotecas na Turquia, na Síria e em Roma", explica Dirk Schmitz, responsável por escavações arqueológicas em Colônia pelo Museu Romano-Germânico, órgão da …

Cientistas recebem sinal de rádio misterioso do 'espaço profundo'

UMA RAJADA RÁPIDA DE RÁDIO É UM FENÔMENO ASTROFÍSICO DE ALTA ENERGIA QUE SE MANIFESTA COMO UM PULSO DE RÁDIO (FOTO: REPRODUÇÃO/THE INDEPENDENT)

Especialistas acreditam que rajadas podem vir de buracos negros ou até de seres alienígenas

Pesquisadores do Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment captaram, por meio de um telescópio na Colúmbia Britânica, um sinal de rádio misterioso, energético e vindo do fundo do espaço. Não está claro exatamente de onde veio e como chegou à Terra.

O sinal foi o primeiro a ser ouvido entre a freqüência de 400 e 800 MHz, tornando-se mais profundo e baixo do que muitos já registrados antes.

Os cientistas pegaram mais de 30 Rajadas Rápidas de Rádio (FRB, na sigla em inglês) nos últimos dez anos. Elas continuam sendo um fenômeno misterioso e podem ser uma pista para algumas atividades extremas que acontecem a bilhões de anos-luz de distância.

Desde que foram descobertos em 2007, as FRBs se tornaram um dos sinais mais intrigantes do universo, pois são…

Cientistas desvendam a mais rápida explosão estelar sem morte do astro

REGISTRO FEITO DA EXPLOSÃO DE ETA CARINAE (FOTO: NASA/ESA/HUBBLE SM4 ERO TEAM)

Evento aconteceu há 170 anos na estrela Eta Carinae

Até a virada do século 19, o sistema estelar Eta Carinae (inicialmente, imaginava-se que era formado por duas estrelas) estava praticamente invisível no céu terrestre. Porém, com o avanço do tempo, ele foi ficando cada vez mais brilhoso e chegou a ganhar o título de segundo astro mais brilhoso do céu (perdendo o pódio apenas para Sirius) durante o início da década de 1840, quando queimou no espaço.

Porém, diferente de uma supernova comum, a estrela Eta Carinae não se dissipou no espaço. Curiosamente, sua forma permaneceu – e permanece até hoje, apesar de ela não são mais visível a olho nu desde o século 20.

Ainda assim, o astro permanece sendo um assunto relevante para a astronomia por três razões: em primeiro lugar, porque duas de suas estrelas pesam centenas de vezes a massa do Sol; por ele entrar em supernova; e, ainda mais importante, porque foi capaz…

Lado oculto da Lua é 'iluminado' com dois choques de meteoroides

REGISTRO DE UM METEOROIDE QUE SE CHOCOU CONTRA A LUA (FOTO: DIVULGAÇÃO/MOON IMPACTS DETECTION AND ANALYSIS SYSTEM (MIDAS)/JOSE MARIA MADIEDO)

Um ponto luminoso atingindo a superfície do lado oculto da Lua despertou curiosidade dos astrônomos: ao investigar o fenômeno que aconteceu no último dia 17 de julho, eles constataram que dois meteoroides se chocaram contra o nosso satélite. Esses objetos espaciais derivam da cauda do cometa 169/NEAT que passou próximo a Terra.

Os meteoroides são o nome dado a matéria espacial que tem tamanho inferior a um asteroide ou cometa e são semelhantes aos meteoritos que atingem a Terra. No caso dos objetos que atingiram a Lua, eles eram de fato bem pequeninos: o tamanho estimado era de uma noz. Ainda assim, o momento de choque foi suficiente para ser detectado pelos telescópios.

Por causa da sincronia entre os movimentos da Terra e da Lua, parte do nosso satélite sempre permanecerá oculto ao nosso olhar. A região foi fotografada pela primeira vez em 1…

Meteorito espacial armazena resquícios de antigas explosões solares

PEQUENO CRISTAL DE HIBONITA ENCONTRADO NO METEORITO DE MURCHISON (FOTO: ANDY DAVIS/UNIVERSIDADE DE CHICAGO)

Fragmento contém gases e outras provas físicas dos primeiros anos de vida da principal estrela do Sistema Solar

Para a pediatria e a psicologia infantil – e, claro, para pais e mães – há uma fase da infância que é conhecida como “os terríveis dos anos”. Talvez você não se lembre, mas nesse período era muito provável que o seu pequeno você fizesse birras na rua, esperneasse em espaços públicos e causasse tremendos espetáculos incompreensíveis aos seus familiares.

Pois bem, assim como nós, o Sol também teve já passou por essa fase. Por ser uma estrela, o astro protagonista do Sistema Solar experimentou muitas explosões e espalhou quantidades tamanhas de radiação pelo espaço.

Talvez, agora, com seus 4,5 bilhões de anos, ele se envergonhe ou até tenha esquecido de sua fase mais juvenil. Porém, esse período intenso da vida do Sol acaba de voltar à tona após um grupo de astrônomos en…

Sonda Parker, da NASA, deve ser lançada na próxima semana, em direção ao Sol

Por: Ryan F. Mandelbaum

A NASA está programada para, na próxima semana, enviar tecnologia humana o mais próximo de uma estrela que já chegamos. E o que eles descobrirem pode mudar nossa compreensão de toda a galáxia.

A sonda Parker (ou Parker Solar Probe) consiste em uma missão que irá orbitar o Sol a apenas 6,1 milhões de quilômetros de distância. Para efeitos de comparação, a distância média da Terra para o Sol é de de 149,6 milhões. Já Mercúrio está, em média, a 57,9 milhões de quilômetros da estrela.

A espaçonave precisará se proteger de temperaturas de até 1371 ºC para poder encontrar respostas às várias questões que os cientistas ainda têm sobre o Sol e as estrelas em geral.

“A mensagem é simples”, disse Jim Garvin, cientista-chefe do Centro de Voos Espaciais Goddard, da NASA, em entrevista ao Gizmodo. “Entendo o nosso Sol dessa maneira, poderemos ligar os pontos entre como o Sol funciona, como ele afeta a Terra e outros mundos por todo o Sistema Solar e como observamos sistema…

Placas de circuito realmente impressas - como jornal

Esquema da impressão de circuitos eletrônicos pelo sistema rolo a rolo, como o usado para imprimir jornais. [Imagem: Ramses Martinez/Purdue University]

Eletrônica por impressão

A eletrônica orgânica viabilizou a fabricação de circuitos eletrônicos de plástico, que são impressos em larga escala e alta velocidade. Os circuitos ainda são simples, mas o potencial dessa tecnologia é gigantesco.

Mas agora a tecnologia de impressão rolo a rolo - usada para imprimir jornais e revistas - está chegando aos componentes eletrônicos tradicionais, aqueles feitos de semicondutores como silício e germânio, e interligados por fios de cobre.

É como se o termo "impresso" das placas de circuito impresso ganhasse um novo significado.

Debkalpa Goswami e seus colegas da Universidade Purdue, nos EUA, combinaram ferramentas já usadas na indústria para a fabricação de metais em grande escala, com a velocidade e a precisão da impressão rolo a rolo, o que está permitindo aumentar a velocidade não apen…

Conheça a ilha onde corpos 'encolheram' e cientistas não sabem o porquê

CAVERNA LIANG BUA, NA ILHA FLORES, ONDE FÓSSEIS DO HOMO FLORESIENSIS FORAM ENCONTRADOS (FOTO: ACHMAD IBRAHIM/ASSOCIATED PRESS)

Residentes de ilha na Indonésia carregam genes conhecidos por diminuir a altura e a seleção natural favoreceu a redução

Em 2003, pesquisadores que exploravam uma caverna de montanha na ilha Flores, na Indonésia, descobriram fósseis de um indivíduo minúsculo e humano com um cérebro pequeno do tamanho de um chimpanzé. Eles chamaram a espécie de 'Homo floresiensis'.

Esses parentes dos humanos modernos tinham pouco mais de um metro de altura. Várias aldeias da região, segundo cientistas, são habitadas por pessoas cuja altura média é de 1 metro de 22 centímetros.

​Um novo estudo, publicado na revista Science em 2018, analisou o DNA de pessoas vivas em Flores trouxe uma luz sobre o caso. Pelo menos duas vezes na história antiga, humanos e seus parentes (conhecidos como hominídeos) chegaram a Flores e depois encolheram. Outra pesquisa mostrou que elefantes t…

(Arquivo Óvni) Incidências de UFOs no centro-oeste mineiro.

O ano de 2002 foi de grande atividade ufológica em Minas Gerais.

Por Pepe CHAVES
Com colaboração de
Hélio de ALMEIDA

No ano de 2002 foram registrados vários avistamentos de UFO’s em Itaúna e região. É interessante notar que as formas dos objetos avistados são bem variadas, nos fazendo crer que não provêm de uma mesma fonte. O curioso é que dois destes casos ocorreram numa mesma noite, às 7h30 do dia 25/07/02 e o outro por volta das 2h30 do dia 26/07/02, coincidentemente, feriado municipal de Santana, padroeira de Itaúna.

NO MORRO DO BONFIM - O artista plástico e empresário itaunense, Luis César nos falou da inusitada visão que presenciou ao cair a noite em 25/07. César conta que estava próximo à quadra de futebol de salão da Guimarães & Cia; no centro de Itaúna. De súbito, presenciou um intenso clarão, como se partisse das torres do morro do Bonfim em direção ao sítio do Telmo Dornas, à esquerda do morro. Segundo César eram cerca de 7:30h quando avistou um objeto “descendo” atrás…

Seca que pode ter levado ao colapso da civilização maia provocou queda de até 70% nas chuvas

Desaparecimento dos maias é alvo de diversas teorias e mitos

Edison Veiga
De Milão para a BBC Brasil

Eles dominavam a arquitetura e a matemática. Eles conheciam a astronomia. Eles tinham um sistema de escrita tão eficiente quanto os que existiam, no mesmo período, na Europa.

A civilização maia, uma das mais proeminentes culturas americanas pré-colombianas, deixou marcas que denotam o seu alto grau de desenvolvimento. Mas, quando os europeus chegaram ao continente americano, pouco havia restado.

O mistério sobre o desaparecimento dessa civilização ganha mais uma explicação em estudo publicado nesta quinta-feira pela revista Science. Se muitos já acreditavam que teria sido uma forte estiagem a responsável pelo declínio dos maias, uma pesquisa desenvolvida por cientistas da Universidade de Cambridge e da Universidade da Flórida demonstrou qual o tamanho dessa seca.

"Descobrimos que a precipitação média anual diminuiu em cerca de 41 a 54% em relação a hoje ao longo de várias décadas…

A 'caçada' a ovos de pterossauro em cidade do interior do Paraná

Os pterossauros - répteis voadores, parentes dos dinossauros - viveram há 80 milhões de anos (MAURILIO OLIVEIRA / MUSEU NACIONAL)

Evanildo da Silveira
De São Paulo para a BBC News Brasil

O pequeno município de Cruzeiro do Oeste, de 21 mil habitantes, localizado no noroeste do Paraná, a 563 km de Curitiba, faz parte da história da paleontologia mundial desde agosto de 2014, quando foi anunciada a descoberta de restos fósseis de 47 pterossauros - répteis voadores, parentes dos dinossauros - de uma espécie até então desconhecida.

Batizada de Caiuajara dobruskii, ela viveu há cerca de 80 milhões de anos. Agora, em breve, o status do local deve ganhar maior importância, porque é bem provável que sejam encontrados no mesmo sítio ovos desses animais, bem mais difíceis de ser achado do que ossos.

A quase certeza é do paleontólogo Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um dos líderes da equipe que descobriu os restos fossilizados em 201…

Origem dos autores de um dos maiores mistérios do planeta é descoberta

DIVERSAS LENDAS E MITOS RONDAM A HISTÓRIA DO MONUMENTO DE STONEHENGE (FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)

Estrutura de Stonehenge, no Reino Unido, foi construída há 5 mil anos com a colaboração de pessoas que moravam ao norte da ilha

Um mistério de quase 5 mil anos ganhou um novo capítulo: pesquisadores analisaram os restos mortais de pessoas enterradas próximas ao monumento de pedras de Stonehenge para verificar a origem dos autores do monumento construído ao sul do Reino Unido. Ao realizar um exame das 25 ossadas, cientistas da Universidade de Oxford afirmam que parte deles viviam no atual território de Wessex, próximo ao local da construção de pedras. Outros restos mortais, entretanto, pertenciam a pessoas que viviam a mais de 200 quilômetros de distância, em uma região que atualmente compreende o País de Gales.

De acordo com os especialistas, tal deslocamento não seria algo comum de ser feito há 5 mil anos, data em que o monumento de pedra teria sido construído. Além disso, os pesquisadores…

Rede neural aprende usando apenas luz, sem nenhum componente eletrônico

Este "hardware" surpreendente, sem nenhum componente eletrônico, aprendeu a identificar imagens com precisão. [Imagem: Ozcan Lab/UCLA]

Rede neural de luz

No ano passado, uma equipe do MIT apresentou um chip que usa luz em vez de eletricidade para fazer os cálculos usados por sistemas de inteligência artificial conhecidos como "aprendizagem profunda", um tipo de rede neural artificial que imita a forma como o cérebro aprende acumulando exemplos.

Agora, Xing Lin e Aydogan Ozcan, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, criaram um sistema de processamento fotônico ainda mais simples: os cálculos com luz são feitos usando folhas fabricadas por uma impressora 3D, sem nenhum componente eletrônico.

E não se deixe enganar pela simplicidade: A rede de aprendizagem profunda óptica permite que os algoritmos computacionais sejam executados à velocidade da luz.

A vantagem é que esta é uma maneira mais barata, escalável e eficiente de criar sistemas de inteligência artific…

O que é a luz líquida e por que é considerada o 5º estado da matéria

A luz pode se comportar como um líquido, segundo pesquisadores

Carlos Serrano (@carliserrano)
BBC News Mundo

"Uma corrente de luz dourada e fria como a água começou a sair da lâmpada quebrada, e eles a deixaram correr até o nível atingir quatro palmos. Então, eles cortaram a corrente, pegaram o barco e navegaram à vontade entre as ilhas da casa", escreve o Nobel de Literatura.

A cena, por mais fantástica que pareça, não está tão longe da realidade quanto parece.

Cientistas que estudam fenômenos quânticos demonstraram que a luz, sob condições especiais, pode se comportar como um líquido que flui e ondula em torno dos obstáculos que encontra, como a corrente de um rio entre as pedras.


À esquerda: a luz encontra um obstáculo antes de se tornar um superfluido. À direita: a luz encontra um obstáculo depois de se tornar superfluido

Como eles fazem isso?

A "luz líquida" é uma substância muito peculiar. Não é sólida nem plasma e tampouco se comporta exatamente como um líq…

Terraformar Marte seria inviável com as tecnologias atuais, diz estudo

Sequência mostra como seria a gradual terraformação de Marte — um sonho bem distante. (Crédito: Wikipedia Commons)

Salvador Nogueira
A despeito da animação de Elon Musk e outros entusiastas com a perspectiva de colonizar Marte, tornar o planeta vermelho um lugar minimamente confortável para que humanos possam viver sem ter de usar trajes pressurizados é inviável — ao menos com as tecnologias atuais. Essa é a conclusão central de um novo estudo realizado por Bruce Jakosky, da Universidade do Colorado em Boulder, e Christopher Edwards, da Universidade do Norte do Arizona. Eles revisitam uma antiga ideia da ficção científica, por vezes discutida também nos círculos científicos: terraformação.

Trata-se do nome dado ao processo de engenharia planetária necessário para tornar um planeta mais parecido com a Terra e mais amigável à vida terrestre. De todos os mundos do Sistema Solar, o que mais perto estaria de passar por uma transformação assim é indiscutivelmente Marte.

Para que isso acont…

(Arquivo Óvni) UFOs agitaram município de Maiquinique no sudoeste baiano em 2005

Uma onda de avistamentos foi relatada por habitantes da pequena cidade de Maiquinique, região Sudoeste do Estado da Bahia, na divisa com Minas Gerais.

Por Equipe UFOBAHIA*
De Lauro de Freitas
Para UFOVIA

IMPRENSA - Depois de um período de relativa calma, a casuística ufológica baiana foi agitada, nos últimos meses por uma série de avistamentos. Durante várias semanas entre março e abril de 2005 as observações se sucederam principalmente, no município de Maiquinique no Sudoeste do Estado, a poucos quilômetros da divisa com Minas Gerais, agitando aquela pacata cidade.

As notícias chegaram até nós, da Equipe UFOBAHIA (G-PAZ e SEVLF) nos primeiros dias de maio através do jornal A Tarde, na seção “A Tarde - Municípios”, Itapetinga, coluna Municípios, uma matéria de Vicente Coelho, assessor de Comunicação da Prefeitura de Maiquinique, que foi a primeira pessoa a escrever e ouvir algumas testemunhas, que deram início a este novo ciclo de casos no estado da Bahia.

Vicente nos contou que foi …