Pular para o conteúdo principal

Ferramentas encontradas na China são mais antigo traço de linhagem humana fora da África


Alguns artefatos de pedra e fósseis mais antigos do período Paleolítico na localidade de Shangchen

Hominídeos - nome dado aos nossos antepassados evolutivos - chegaram à Ásia há pelo menos 2,1 milhões de anos, afirmam pesquisadores em um artigo publicado na revista Nature em 11 de julho. Ferramentas de pedra encontradas na China central por estes cientistas representam as primeiras evidências conhecidas de humanos ou de seus parentes antigos vivendo fora da África.

Outros cientistas estão convencidos de que as ferramentas foram feitas por hominídeos e estão confiantes de que são tão antigas quanto dizem seus descobridores. Embora a identidade dos fabricantes das ferramentas seja desconhecida, a descoberta poderia forçar os pesquisadores a reconsiderar quais espécies de hominídeos saíram da África, e quando. "Este é uma visão totalmente nova sobre o paleolítico", diz William Jungers, paleoantropólogo da Universidade Stony Brook, em Nova York.

A maioria dos pesquisadores afirma que os hominídeos - linha evolutiva que inclui os seres humanos - deixaram sua terra natal, a África, há cerca de 1,85 milhão de anos. Esta é a idade dos mais antigos fósseis hominídeos descobertos para além da África - em Dmanisi, na Geórgia, região do Cáucaso. Os hominídeos mais antigos remanescentes do leste da Ásia foram encontrados no sudoeste da China e têm cerca de 1,7 milhão de anos.

Achados arqueológicos encontrados entre 2004 e 2017 em um local chamado Shangchen, na China central, agora desafiam o que se acreditava anteriormente. Ao estudar e datar uma sequência de solos e depósitos de poeira soprada pelo vento, uma equipe de geólogos e arqueólogos chineses e britânicos, liderados por Zhaoyu Zhu, do Instituto de Geoquímica de Guangzhou, da Academia Chinesa de Ciências, descobriu dezenas de ferramentas relativamente simples feitas de pedra. As ferramentas mais novas têm 1,26 milhão de anos e as mais antigas remontam a 2,12 milhões de anos.

As camadas geológicas de 2,12 milhões de anos podem ainda não representar a ocupação mais antiga da região. John Kappelman, antropólogo e geólogo da Universidade do Texas, em Austin, e um dos revisores da revista científica, ressalta que as camadas mais profundas e mais antigas do local estão atualmente inacessíveis porque a região é ativamente cultivada. Investigá-las deve ser uma prioridade, diz ele.

Padrão de polaridade

Os depósitos foram datados usando um método chamado paleomagnetismo, que usa as mudanças bem documentadas no campo magnético da Terra até a data da rocha estabelecida entre esses eventos. O padrão das inversões geomagnéticas que ocorreu entre 1,26 milhões e 2,12 milhões de anos atrás está registrado nos minerais magnéticos presos aos sedimentos de Shangchen.

Jan-Pieter Buylaert, geólogo da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, que trabalhou com os sedimentos dessa região da China, considera a datação "bem feita".

Os arqueólogos também estão confiantes de que as ferramentas são genuínas. O co-líder do estudo Robin Dennell, arqueólogo da Universidade de Exeter, no Reino Unido, diz que sua equipe descartou a influência de qualquer processo natural, como a agitação de um rio, que poderia fazer com que rochas se parecessem com ferramentas. Não se conhece nenhum rio antigo no local de Shangchen, e as ferramentas propostas são as únicas grandes pedras presentes.

Essa ausência de explicações alternativas para as fraturas vistas nas pedras é suficiente para convencer Zeljko Rezek, um arqueólogo do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, em Leipzig, Alemanha. "Como ponto de partida: eu acho que estas são verdadeiramente ferramentas feitas de pedra", diz ele.

Michael Petraglia, arqueólogo do Instituto Max Planck para a Ciência da História Humana em Jena, na Alemanha e outras pessoas que revisaram o artigo concordam que as ferramentas são convincentes. Elas são relativamente simples, mas esta é uma característica comum a todas as ferramentas de pedra tão antigas em relação ao registro arqueológico, diz ele.

Identidade Oculta

A identidade de seus criadores, por enquanto, não é clara: nenhum osso de hominídeo foi recuperado em Shangchen. "Todos nós gostaríamos de encontrar um hominídeo - de preferência, um com uma ferramenta na mão", diz Dennell. O Homo erectus é uma possibilidade, porque alguns dos primeiros membros desta espécie foram encontrados em Dmanisi. Mas Dennell acredita que os fabricantes das ferramentas de Shangchen pertenciam a alguma espécie mais antiga do gênero Homo.

Petraglia e Rezek dizem que a idade das ferramentas - sem mencionar a possibilidade de os hominídeos terem chegado à China ainda antes da marca de 2,12 milhões de anos - sugere que o fabricante das ferramentas era uma espécie como o Homo habilis. Acredita-se que esse hominídeo de cérebro relativamente pequeno teria vivido restrito à África, entre 2,4 milhões e 1,4 milhão de anos atrás.

Junger mantém em aberto a possibilidade de que o autor das ferramentas em Shangchen fosse uma espécie de Australopithecus, um grupo de hominídeos com características mais semelhantes aos macacos, do qual faz parte o icônico fóssil batizado como Lucy. Até agora, todos os ossos de Australopithecus conhecidos foram encontrados na África.

As novas descobertas indicam que os hominídeos cobriram vastas distâncias há mais de 2 milhões de anos - Shangchen está a 14.000 quilômetros dos locais mais próximos da África Oriental onde já foram encontrados outros hominídeos desse período. É possível que os fabricantes das ferramentas de Shangchen, que viviam como caçadores-coletores, estivessem simplesmente caminhando em busca de alimentos, diz Vivek Venkataraman, um ecologista evolucionário da Universidade de Harvard em Cambridge, Massachusetts.

As descobertas em Shangchen certamente encorajarão outros pesquisadores a procurar por mais sinais de hominídeos que viveram na Eurásia há 2 milhões de anos, diz Kappelman.

Outros grupos já haviam afirmado anteriormente ter encontrado indícios de hominídeos muito antigos na Eurásia. Em 2016, por exemplo, os pesquisadores apresentaram evidências de ferramentas feitas de pedra há 2,6 milhões de anos em um local próximo à fronteira entre a Índia e o Paquistão.

Dennell, que trabalhou naquela região, não descarta a idéia de uma presença de hominídeos anteriormente no local, mas diz que as evidências não são tão claras quanto as descobertas de sua equipe em Shangchen. Para provar a presença de hominídeos em qualquer sítio arqueológico, explica ele, é preciso estabelecer que as ferramentas são reais e que seu contexto geológico e de datação são sólidos. "Isso significa que você tem que beijar um monte de sapos antes de encontrar uma princesa."



Colin Barras

FONTE: SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s