Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 6, 2015

Do romance de Carl Sagan, "Contato"

Durante muito tempo, Elie Arroway (Jodie Foster) tentou manter contato com vidas extraterrestres inteligentes. Deixou de lado sua vida particular e até mesmo o amor do teólogo Palmer Joss (Matthew McConaughey). Depois de anos seu sonho se tornou realidade. Com origem na distante estrela Vega, chega a Terra uma informação cifrada e Ellie é primeira pessoa a captá-la e a única disposta a seguir cegamente a mensagem alienígena. Esta é a sua grande chance de fazer contato, mesmo que para isso tenha que correr risco de vida. Emocionante, fascinante e envolvente... prepare-se para fazer CONTATO!



FONTE: Canal Youtube Brian Catherine

Um belíssimo vídeo mostra como as missões Apollo foram incríveis

O Project Apollo Archive no Flickr é um dos maiores tesouros disponíveis na Internet. É muito fácil perder horas e horas nas imagens impressionantes do arquivo e, depois, ficar se perguntando sobre o que existe além deste planeta em que vivemos. Ele é também uma incrível fonte de recursos para artistas tornarem estas imagens estáticas em belíssimos vídeos, com a ajuda de efeitos 3D. Eu estou até agora de queixo caído com este vídeo, chamado simplesmente Apollo, que mostra a grandeza das viagens espaciais.

Chris Coupland, o fotógrafo que editou este vídeo incrível, escreve:

Entre os anos de 1969 e 1972, a raça humana realizou possivelmente o maior feito tecnológico de todos os tempos, quando os humanos colocaram pela primeira vez os pés num corpo celeste.

Este curta é um tributo às missões espaciais do Programa Apollo, da NASA, que conseguiu levar 12 homens à Lua. Ele foi totalmente criado a partir de imagens estáticas do Project Apollo Archive, que reuniu digitalizações de todas as i…

Seria 2016 o ano do desacobertamento dos ovnis, será?

Num artigo extenso publicado no Washington Post, o ativista Stephen Bassett, argumentou que 2016 será o ano em que a verdade sobre os OVNIs finalmente será revelada.

“Quero ver o desacobertamento até as primárias de New Hampshire“, disse Bassett para o Washington Post, “e posso afirmar que irá acontecer”. (Eleições Primárias de partidos nos EUA, para a presidência daquele país, que ocorrerão em fevereiro de 2016.)

Seu argumento é baseado numa intrigante mensagem no Twitter por John Podesta, um importante político estadunidense. Ele postou em fevereiro:

Para Bassett, a mensagem parece ser um sinal em potencial de que há vazamentos no, assim dizendo, muro do segredo dos OVNIs.

“Você simplesmente não envia algo assim”, disse Bassett para o Washington Post. “Isto significa algo.”

Olhando para o futuro, ele afirma que a campanha de Hilary Clinton, cujo diretor de campanha é Podesta, está ansiosa para endereçar o assunto OVNIs, especialmente já que a própria Clinton pesquisou sobre o fenô…

Estrela Betelgeuse pode colidir com gigantesca muralha cósmica

Estrela Betelgeuse vista pelo instrumento PACS (Photodetecting Array Camera and Spectrometer) do telescópio espacial. Herschel. Os arcos à esquerda são parte do material ejetado pela estrela, moldado pela interação entre a onda de choque e o meio interestelar. O pálido material à esquerda é a poeira que deve colidir com a estrela, em evento previsto para os próximos 5 mil anos. Crédito: ESA

Uma imagem registrada pelo Observatório Espacial Herschel, da Agência Espacial Europeia, revelou que a velha estrela está localizada muito próxima de uma verdadeira barreira espacial, que segundo algumas teorias é o resultado do material ejetado durante a fase anterior da evolução da própria estrela.

No entanto, as cenas registradas pelo telescópio Herschel revelam que a muralha pode ser um objeto independente ligado ao campo magnético da galáxia ou então ser a borda de uma nuvem interestelar que está sendo iluminada por Betelgeuse.

Discussões teóricas à parte, os pesquisadores sustentam que se es…

Prêmio milionário: nova corrida à Lua deve começar em 2017

Robô israelense SpaceIl, que chegará à Lua através de um foguete Falcon 9.

A meta é transportar um veículo até a Lua e em seguida dar uma voltinha de 500 metros em nosso satélite. Quem conseguir tal feito levará um prêmio de 20 milhões de dólares oferecido pela gigante Google. Quem vai ganhar?

Embora diversos participantes estejam inscritos, apenas dois anunciaram nesta semana que já assinaram um contrato de lançamento, provavelmente a etapa mais difícil da missão. As outras 14 equipes, incluindo a brasileira SpaceMeta, têm até o final de 2016 para contratar o veículo lançador.

A Competição
Batizado de Google Lunar XPrize, a competição tem como objetivo premiar as equipes que conseguirem pousar um artefato na Lua, locomove-lo por 500 metros e transmitir a partir do solo lunar imagens e vídeos em alta definição.

A primeira equipe que conseguir realizar o feito receberá 20 milhões de dólares. A segunda receberá 5 milhões. Outros prêmios também estão previstos, como "passar uma noi…

Espelhos de telescópios dobram-se para ver melhor

O espelho tradicional, à esquerda, e um exemplo de um espelho de formato livre, à direita. [Imagem: NASA]

Óptica de formas livres

Os espelhos dos telescópios têm sido feitos há séculos com a mesma estrutura básica: eles são redondos e se encaixam dentro de um tubo.

Mas isto está prestes a mudar.

Uma nova tecnologia óptica agora permite projetar esses dispositivos de captação de luz em virtualmente qualquer formato.

Além de proporcionar melhor qualidade de imagem ao longo de um maior campo de visão, esses espelhos de formas livres permitirão construir telescópios muito menores e mais baratos - dois elementos essenciais no caso dos telescópios espaciais.

Chamada de "óptica de formatos livres", esta área emergente de pesquisas está sendo impulsionada pelos avanços na fabricação controlada por computador, que viabiliza a fabricação dos espelhos "deformados".

Telescópios para cubesats

Joseph Howard e Garrett West, do Centro Goddard da NASA, estão tentando usar a óptica…

Por que a NASA está construindo uma bola de futebol gigante?

A NASA quer fazer um golaço, mas bem diferente daqueles que a gente vê nos campos de futebol: ela quer colocar um astronauta americano em Marte. E não, ele não vai viajar dentro da bola.

Esta bola branca brilhante — um “radomo”, mistura de radar e domo, que está no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida — é um dos vários passos no desenvolvimento de sistemas terrestres, o que crucial para alcançar a meta. Na foto acima, você vê técnicos construindo a esfera, que é uma cápsula protetora contra o clima para uma nova antena de banda S (aquela coisa na esquerda). A antena foi projetada para fornecer uma complexa capacidade de monitoramento, depois do lançamento do foguete Space Launch System da agência espacial. Quando terminada, a antena irá combinar voz, vídeo, telemetria, comandos, monitoramento e alcance num único sistema. Uma solução bem esperta.





FONTE: GIZMODO BRASIL

Dois planetas habitáveis podem existir no mesmo sistema

Os planetas Kepler-36b e 36c não são habitáveis, mas serviram de base para o estudo

Baseando-se em achado do telescópio espacial Kepler, equipe de astrônomos revela a possibilidade da existência de sistemas solares ainda mais favoráveis à vida que o nosso

A existência de vida na Terra é creditada a diversos fatores, como a distância correta de nosso mundo até o Sol, permitindo a existência de água líquida. Além disso, a Lua estabiliza a rotação do planeta, mantendo estável o eixo de rotação a 23,5º em relação ao plano da órbita e estações do ano igualmente estáveis. Estudos recentes, entretanto, sugerem que a presença de nosso satélite não é essencial e a mudança de rotação do eixo terrestre pela influência de nossos mundos vizinhos afetaria a inclinação em escala muito lenta, da ordem de bilhões de anos. Finalmente, Marte está no limite da zona habitável do Sol e se fosse um pouco maior poderia ter retido uma atmosfera mais densa e ter água na superfície.

Em junho de 2012 foram enco…

Série Fargo tem episódio ufológico

Cena da aparição de um UFO na série Fargo

Seriado exibido pelo canal FX exibe avistamento de UFO em episódio da segunda temporada, confira vídeo

A série Fargo, exibida pelo canal por assinatura FX, tem se destacado como uma das melhores produções para a televisão de acordo com a crítica. Baseada no filme de mesmo título de 1996, escrito e dirigido pelos irmãos Cohen, o seriado segue um formato de antologia, cada temporada exibindo uma história fechada com tempo e elenco próprios. sua segunda temporada, passada em 1979, mostra a esteticista Peggy Blumquist (Kirsten Dunst) e seu marido Ed (Jesse Plemons), cometendo crimes e ocultando o assassinato de Rye Gerhardt (Kieran Culkin), filho de uma matriarca do crime na cidade de Fargo, em Dakota do Norte.

Ao mesmo tempo o policial Lou Solverson (Patrick Wilson), ao lado do sogro, o xerife Hank Larsson (Ted Danson), investiga uma série de homicídios ligados ao personagem Rye, além de proteger o então candidato presidencial Ronald Reagan, viv…

Interessante relato do amigo Rondinelli do blog Rondinelli Ufos de Caicó, RN

Hoje vendo um comentário de um amigo acabei lembrando um fato que aconteceu quando eu ainda era criança! Aconteceu no ano de 1982 em um domingo eu tinha em torno de cinco anos de idade. Muitos vão dizer: Impossível lembra, era muito pequeno, não tem condições! O fato meus amigos, é que quem viu guardou bem na memória e não vai esquecer.

Sou de Caicó RN e observei bem esse fenômeno! Eu estava em frente da casa do meus avós brincando quando um senhor gritou: Vejam aquilo! Era uma espécie de estrela muito brilhante que começou a crescer muito rapidamente. Girava pra todos os lados. Essa “estrela” virou uma bola de fogo, e depois que ela parou no mesmo lugar apareceu umas espécies de ondas em formas de círculos coloridos e depois de umas duas horas essas ondas se propagando iam variando suas cores ficando mais claras sumindo logo em seguida e no local ficou uma marca clara tipo o planeta Saturno.

Há relatos que em outros estado vizinhos como o Ceará e Paraíba também observaram e de forma…

Caso LAP - Voo 702

OVNI aparece próximo à um Aeroporto em Assunção, Paraguai, sendo testemunhado por pilotos e passageiros de dois aviões comerciais, pessoal em terra, além de ser captado por radares.

Em 1991, ocorreu um interessante caso ufológico envolvendo duas aeronaves comerciais, operadores de tráfego aéreo, passageiros e testemunhas em terra. O episódio ocorreu nas proximidades do Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, Paraguai.
Tudo aconteceu no início da noite de 8 de junho quando o co-piloto do vôo 702, um Boeing 707 da Lineas Aereas Paraguayas, com destino à Miami com destino à Miami avistou uma luz que algum objeto desconhecido em sentido convergente à sua rota, ou seja, vindo em sentido contrário. O comandante da aeronave, coronel Maciel havia se ausentando momentaneamente da cabine de comando para ir ao banheiro. Ali permaneceram o co-piloto Angel Farinã e o engenheiro de vôo. O co-piloto, então, entrou em contato com a torre de controle informando que estava vendo um trá…

New Horizons transmite as primeiras das melhores imagens de Plutão

A Montanhosa Linha Costeira de Sputnik Planum: nesta imagem de mais alta-resolução da New Horizons, grandes blocos de crosta de água gelada aparecem juntos e comprimidos perto das montanhas informalmente apelidadas al-Idrisi. "As montanhas que fazem fronteira com Sputnik Planum são absolutamente deslumbrantes a esta resolução," afirma John Spencer, membro da equipa científica da New Horizons, do SwRI. "Os novos detalhes aqui revelados, particularmente os cumes enrugados no material que rodeia algumas das montanhas, reforçam a nossa visão anterior de que as montanhas são blocos de enormes de gelo que foram empurrados e de algum modo transportados para os seus locais atuais."
Crédito: NASA/JHUAPL/SwRI

A sonda New Horizons da NASA transmitiu as primeiras de uma série das melhores imagens de Plutão obtidas durante o seu "flyby" de julho - as melhores fotografias de Plutão a que os seres humanos terão acesso durante décadas.

A cada semana, a sonda New Horizons…

Cientistas apresentam conclusões sobre pontos brilhantes de Ceres

Imagem em perspectiva e em cores exageradas revela o esplendor dos pontos brilhantes de Occator (Crédito: Nasa)

POR SALVADOR NOGUEIRA
09/12/15 16:00

Desde que a sonda Dawn começou a se aproximar de Ceres, no ano passado, o mundo ficou intrigado pela presença de misteriosos pontos brilhantes na superfície do planeta anão. Agora, finalmente, a equipe responsável pela missão emitiu seu parecer sobre a questão, na forma de um artigo científico. E a resposta ao enigma é…

…um pouco complicada, na verdade. Duas coisas, contudo, já podemos dizer com certeza. A primeira é que há detecção de evaporação de água na cratera Occator, onde se localizam os pontos brilhantes mais marcantes. A segunda é que o fenômeno parece não ter nenhuma conexão com alienígenas.

Todo mundo ficou com a impressão inicial de que os pontos poderiam ser luzes, tamanho o brilho que eles emitiam. Mas na verdade é uma questão de contraste. Na sua maior parte, a superfície de Ceres é muito escura. Segundo os pesquisadores,…

Entrevista: Físico Quântico Amit Goswami

O Roda Viva entrevistou o físico nuclear indiano Amit Goswami, considerado um importante cientista da atualidade, ele tem instigado os meios acadêmicos com sua busca de uma ponte entre a ciência e a espiritualidade. Ele vive nos EUA, é PhD em física quântica e professor titular da Universidade de Física de Oregon. Há mais de 19 anos está envolvido em estudos que buscam construir o ponto de união entre a física quântica e a espiritualidade. Já foi rotulado de místico pela comunidade científica, e acalmou os críticos através de várias publicações técnicas a respeito de suas idéias. Em seu livro "O Universo Auto-Consciente" ele procura demonstrar que o universo é matematicamente inconsistente, e sem existência de um conjunto superior, no caso Deus. E diz que se esses estudos se desenvolverem, logo no início do terceiro milênio, Deus será objeto da ciência e não mais da religião.



FONTE: PROGRAMA RODA VIVA TV CULTURA

Os arquivos secretos da Aeronáutica sobre OVNIs no RN

POR
PAULO NASCIMENTO/NOVO
FOTOS: REPRODUÇÃO

Noite de 13 de outubro de 2015. Áudios que começam a circular pelo Whatsapp dão conta de um “disco de voador” sobrevoava a cidade de Angicos, a 170 km de Natal. Os relatos de moradores assustados ao verem as luzes do que posteriormente seria identificado como um drone que fazia fotos aéreas do município foram reproduzidos em inúmeros sites de todo o país.

O inusitado caso no município da Região Central potiguar virou chacota, mas a ocorrência de Objetos Voadores Não-Identificados (OVNIs) é caso sério. Sim, eles existem e já apareceram algumas vezes no Rio Grande do Norte segundo os registros confidenciais recentemente liberados pela Força Aérea Brasileira (FAB) e disponibilizados através do Arquivo Nacional.

Para se ter uma ideia, a Aeronáutica brasileira possui arquivos de aparições de objetos não-identificados desde o início da década de 1950. Os documentos liberados pela FAB dizem respeito a um período de 1952 a 2010. O Comando de Defes…

Hacker alega que NASA retoca fotos para ocultar UFOs

Gary McKinnon enfrentou um longo processo para escapar da extradição aos Estados Unidos

O caso de Gary McKinnon chegou a agitar a comunidade ufológica quando, em 2002, ele foi acusado pelo governo dos Estados Unidos de ter realizado a maior invasão de computadores militares de todos os tempos. McKinnon alega que estava procurando informações a respeito de como o governo bloqueia o acesso a tecnologias de energia livre, e também acoberta a existência de UFOs e alienígenas. Entre fevereiro de 2001 e março de 2002 ele usou o computador da casa da tia de sua namorada para invadir computadores da NASA e do Pentágono.

As autoridades norte-americanas afirmam que McKinnon deletou arquivos essenciais de operação de sistemas, derrubando redes militares e paralizando suprimentos de munição para frota do Atlântico da Marinha norte-americana (US Navy). Também deixou mensagens anti americanas, e foi preso em março de 2002. Seguiu-se um longo processo, com o governo dos Estados Unidos pedindo sua e…

Colômbia pode ter encontrado o maior tesouro já descoberto no mar

Imagem mostra artefatos encontrados em navio naufragado na costa da Colômbia em 1708(Divulgação/Reuters/VEJA)

Arqueólogos acharam navio espanhol que afundou em 1708 no mar do Caribe carregado de ouro, prata, esmeralda e outras pedras preciosas

Um navio espanhol carregado de ouro, prata, esmeraldas e outras pedras preciosas foi encontrado pela Colômbia mais de 300 anos após naufragar. Segundo o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, o galeão São José pode se o maior tesouro já descoberto no fundo do mar, com valor estimado de pelo menos 1 bilhão de dólares (cerca de 3,7 bilhões de reais).
O navio foi atacado pelos britânicos em 1708 no mar do Caribe, perto da costa de Cartagena. Eles pretendiam roubar a carga do galeão, mas o barco espanhol afundou e os pertences nunca haviam sido encontrados. A carga, que também inclui joias e pertences do então vice-rei do Peru, havia sido coletada na América do Sul em 1708 para ser enviada à Espanha e ajuda a financiar uma guerra do Rei Philip …

Japão orbita Vênus e Nasa fotografa cinturão de Kuiper

Sonda japonesa Akatsuki - Divulgação / Jaxa

A Jaxa, agência espacial japonesa, colocou sua sonda Akatsuki (“alvorecer”, em japonês) em órbita de Vênus. Lançado em maio de 2010, o engenho perdeu a janela que lhe proporcionaria um vetor para entrar na órbita do planeta mais próximo à Terra em razão de um defeito nos sistemas. Isso resultou em cinco anos de translações da sonda em torno do Sol até que nova oportunidade surgisse.

Segundo a “CNN”, após uma ignição de 20 minutos de seus propulsores, a Akatsuki está agora “em boa saúde” e em órbita venusiana, disse a Jaxa. A agência explicou que pelo fato de Vênus ter tamanho e distância solar similares aos da Terra “sua formação é considerada como semelhante à do nosso planeta”, o que permitirá aos pesquisadores aprender mais sobre o Sistema Solar e a formação dos planetas.

PLANETAS IRMÃOS

Terra e Vênus são tão parecidos que às vezes são chamados de “planetas irmãos”. As diferença marcante entre ambos é a atmosfera espessa de Vênus, compos…

Um ‘ninho’ de galáxias 'monstro' na infância do Universo

Vizualização das galáxias “monstro” identificadas pelos astrônomos em meio a filamentos de matéria escura a 11,5 bilhões de anos-luz das Terra - Alma/ESO/NAOJ/NRAO

Astrônomos encontram reunião de objetos com taxa de formação de estrelas até milhares de vezes maior que da Via Láctea em confluência de filamentos de matéria escura a 11,5 bilhões de anos-luz da Terra

Astrônomos encontraram um “ninho” de galáxias “monstro”, objetos com uma taxa de formação de estrelas de centenas até milhares de vezes superior à vista hoje na Via Láctea, na infância do Universo. Localizadas na confluência de filamentos de matéria escura a 11,5 bilhões de anos-luz de distância da Terra na direção da constelação de Aquário, estas então ainda jovens galáxias são provavelmente as progenitoras de gigantes elípticas como as que vemos em nossa atual vizinhança cósmica e sua descoberta pode ajudar a melhorar a compreensão de como estes enormes objetos, com trilhões de estrelas, se formaram e evoluíram.

De acordo …

Como funcionam os aviões "invisíveis"

O F-117 Nighthawk foi o primeiro avião Stealth a entrar em combate

A camuflagem é uma das técnicas mais eficientes quando se quer surpreender o inimigo. Atacando sem ser detectado, as chances de sucesso aumentam consideravelmente, pois não há tempo das forças adversárias reagirem e deterem a investida. Soldados utilizam uniformes que se confundem em meio a floresta ou com o deserto. O mesmo é feito em veículos de combate, cujas pinturas especiais os “escondem” no meio da paisagem. Já os aviões têm uma forma ainda mais especial de camuflagem, que pode deixá-los “invisíveis” aos radares em solo.

Não é qualquer aeronave que consegue enganar um radar. Ela deve ser construída para tal propósito. Essa tecnologia recebeu o nome “Stealth” (Furtivo, em inglês), e a partir dela surgiram alguns dos aviões mais esquisitos que já voaram, como os insólitos bombardeiros Lockheed F-117 Nighthawk e o Nortrop Grumman B-2 Spirit, que podem lançar bombas com precisão sem serem detectados.

Os radares de …

Entrevista interessante: DNA - Entrevista com o ufólogo Marcos Petti (2011)

FONTE: BAND Triângulo - Oficial

Mulher filma ovni em Matias Barbosa (MG) em fevereiro de 2015

Uma mulher em Matias Barbosa acredita ter visto um objeto voador não identificado. Não é possível comprovar o que exatamente seja este OVNI. Mas a moça conta que levou um susto ao ver luzes no quintal de casa.



FONTE: TV ALTEROSA

Experiência científica não encontra evidência alguma de que vivemos em um holograma

Uma experiência controversa no Fermilab, nos EUA, feita pra caçar sinais de que nosso universo é na verdade um holograma, não conseguiu encontrar as evidências que procurava, anunciou o laboratório.

Chamada Holometer (que surgiu a partir de “Interferômetro Holográfico”), a experiência é criação do físico do Fermilab Craig Hogan. Ele teve a ideia em 2009 como uma forma de testar o chamado princípio holográfico.

Na década de 1970, um físico chamado Jacob Bekenstein mostrou que as informações sobre o interior de um buraco negro são codificadas em sua área de superfície bidimensional (no seu “limite”) em vez do seu volume tridimensional (a “massa”). Vinte anos depois, Leonard Susskind e Gerard ‘t Hooft ampliaram essa noção para o universo inteiro, comparando-o com um holograma: nosso universo tridimensional surge a partir de um “código fonte” bidimensional. O repórter Dennis Overbye do New York Times comparou o conceito holográfico com uma lata de sopa. Todas as “coisas” do universo, inc…

Céu da Semana - De 07 a 13 de Dezembro de 2015 - Baade e as populações estrelares

FONTE: UNIVESP TV

SOHO celebra 20 anos de ciência espacial

Ilustração SOHO da ESA e da NASA, com o Sol visto pelo seu telescópio ultravioleta no dia 14 de setembro de 1999.
Crédito: nave - ESA/ATG medialab; Sol - SOHO (ESA & NASA)

Depois de 20 anos no espaço, a SOHO (Solar and Heliospheric Observatory) da ESA e da NASA ainda está forte. Lançada originalmente em 1995, para estudar o Sol e a sua influência para lá do Sistema Solar, a SOHO revolucionou este campo da ciência, também conhecido como heliofísica, fornecendo a base para mais de 5000 artigos científicos. A SOHO também encontrou um papel inesperado como o maior caçador de cometas de todos os tempos, atingindo 3000 descobertas cometárias em setembro de 2015.

Quando a SOHO foi lançada em 2 de dezembro de 1995, o campo da heliofísica parecia muito diferente do que é hoje. Ainda estavam por responder questões acerca do interior do Sol, da origem do fluxo constante de material libertado pelo Sol, conhecido como vento solar, e o misterioso aquecimento da atmosfera solar. Vinte anos mais…

Exoplaneta exilado foi provavelmente expulso da vizinhança da estrela

Imagem de grande angular da estrela HD 106906 obtida com o Telescópio Espacial Hubble e uma ampliação pelo GPI que revela um sistema dinamicamente perturbado de cometas, sugerindo uma ligação com o invulgarmmente distante planeta (para cima, à direita), com 11 vezes a massa de Júpiter.
Crédito: Paul Kalas, UC Berkeley

Um planeta descoberto o ano passado, situado a uma distância invulgarmente grande da sua estrela - 16 vezes mais distante que Plutão do Sol - pode ter sido expulso do seu local de nascimento, mais perto da estrela, num processo parecido ao que pode ter ocorrido no início da história do nosso próprio Sistema Solar.

As imagens do GPI (Gemini Planet Imager) nos Andes Chilenos e do Telescópio Espacial Hubble mostram que a estrela tem uma cintura assimétrica de cometas, indicativa de um sistema muito perturbado e sugere que as interações planetárias que agitaram os cometas para mais perto da estrela podem ter enviado o exoplaneta também para o exílio.

O planeta pode até ter …