Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 3, 2014

Carl Sagan: Cosmos

Já havíamos postado este material, porém os vídeos haviam sido desabilitados pelo Youtube, infelizmente por motivos autorais a parte dois não esta disponível estando aqui postados 12 episódios.














FONTE: TERRY

Em feito inédito, sonda Rosetta entra na órbita de um cometa

Após mais de dez anos, a sonda Rosetta, projetada pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), finalmente chegou a seu destino na manhã desta quarta-feira. Com uma manobra que começou às 6h (horário de Brasília) e durou pouco mais de 6 minutos, ela entrou na órbita do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. A 400 milhões de quilômetros da Terra, Rosetta posicionou-se a 100 quilômetros do cometa e o acompanha na trajetória ao redor do Sol.

Os astrônomos transmitiram em tempo real o que chamam de "encontro" com o cometa no site oficial da missão. Para saber se a operação foi bem sucedida, os cientistas da ESA esperaram cerca de meia hora — o tempo que demora para os sinais da sonda chegarem à Terra.

Com a chegada, Rosetta torna-se a primeira sonda da história a entrar na órbita de um cometa. Em novembro, a sonda enviará o robô Philae à superfície do cometa. Ela analisará a superfície de 67P/Churyumov-Gerasimenko e encontrará o melhor local de pouso para o Philae,…

Governo Brasileiro libera um dos mais importantes documentos secretos sobre UFOs até agora

Mais um lote de documentos foi liberado pelo governo brasileiro, e pode ser o mais importante de todos

Após a histórica reunião no Ministério da Defesa em Brasília, em 18 de abril de 2013, entre representantes das Forças Armadas e da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), esperava-se o definitivo estabelecimento de uma cooperaçao entre civis e militares sobre a questão ufológica no Brasil. Infelizmente não foi o que ocorreu, e a Comunidade Ufológica Brasileira já se perguntava se seus esforços seriam em vão. Porém, nesta quinta-feira, 07 de agosto, finalmente um novo lote de documentos foi liberado, novamente graças aos esforços da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), dentro da campanha UFOs: Liberdade de Informação Já da Revista UFO. Uma análise preliminar comprova que os documentos trazem informações extraordinárias, conforme descrevemos abaixo.

Os documentos disponibilizados para consulta pública no site do Arquivo Nacional, ou Sistema de Informação do Arquivo Naciuonal (SIAN), …

Explosão em sistema estelar dá origem a 'estrela zumbi'

Usando o telescópio espacial Hubble, da Nasa (agência espacial americana), uma equipe de astrônomos detectou um sistema estelar que pode ter deixado para trás uma 'estrela zumbi', isto é, uma estrela fraca de forma anormal, resultado de uma explosão. A descoberta está na edição da revista Nature desta quinta - feira (7).

A supernova, nome dado aos corpos celestes surgidos após as explosões de estrelas, geralmente elimina a estrela anã branca, que explode ou morre. Nesse caso, porém, os cientistas acreditam que esta estrela fraca pode ter deixado para trás uma parte da estrela anã, uma espécie de 'estrela de zumbi'.

Ao examinar imagens do telescópio tiradas anos antes da explosão estelar, os astrônomos identificaram uma estrela companheira azul, alimentando a anã branca, um processo que desencadeou a reação nuclear. Esta supernova, tipo IAX, é menos comum do que seu primo mais brilhante, tipo Ia. Astrônomos identificaram mais de 30 destas 'mini-supernovas' que …

Hubble mostra lente gravitacional mais longínqua

A lente cósmica mais distante já descoberta, uma galáxia elíptica gigante, é vista aqui na inserção da esquerda. A galáxia existiu há 9,6 bilhões de anos atrás e pertence ao enxame galáctico IRC 0218.
Crédito: NASA e ESA

Usando o Telescópio Hubble da NASA, astrônomos descobriram inesperadamente a galáxia mais distante que atua como lente cósmica de aumento. Vista na imagem como era há 9,6 bilhões de anos atrás, esta gigantesca galáxia elíptica quebra o recorde anterior por 200 milhões de anos.

Estas galáxias "lente" são tão grandes que a sua gravidade dobra, amplia e distorce a luz de objetos para trás delas, um fenômeno chamado lente gravitacional. A descoberta de um destes objetos, numa área tão pequena do céu, é um evento tão raro que normalmente precisaríamos de estudar uma região centenas de vezes maior para apenas encontrar uma.

O objeto por trás desta lente cósmica é uma pequena galáxia espiral que está a passar por um surto rápido de formação estelar. A sua luz demo…

Lua e Marte agora podem ser explorados pelo Google Maps

Uma grande novidade acaba de chegar ao Google Maps: agora, todos os usuários da plataforma de exploração de mapas podem visitar a Lua e o planeta vermelho por meio do aplicativo. De acordo com um comunicado publicado no Google+, os visitantes poderão se sentir a bordo da sonda Curiosity para explorar as crateras de Marte ou fazer um tour virtual pela topografia lunar.
De acordo com o TechCrunch, a novidade vem para comemorar o segundo ano da chegada da sonda Curiosity ao solo marciano. As imagens em 3D e alta definição são bastante interessantes.

Tour virtual
Quer fazer um passeio virtual? Primeiro, acesse o Google Maps. Depois, no botão do canto inferior direito da tela, você pode selecionar a opção que troca o mapa da Terra pelos mapas da Lua ou de Marte. Clique no ícone com o modo "Google Earth" para alterar entre os modos disponíveis.



Faça uma viagem pela Lua ou desbrave as crateras de Marte usando o Google Maps. Pelos
NAVEGADORES: Programa utilizado para navegar por …

Objeto parecido com um planeta pode ter passado a sua juventude tão quente quanto uma estrela

Uma sequência de quatro estágios (da esquerda para a direita), mostrando a possível evolução extrema na temperatura de WISE J0304-2705. Quando jovem, o objeto era tão quente quanto uma estrela, brilhando com uma temperatura de, pelo menos, 2800ºC por cerca de 20 milhões de anos. Depois de 100 milhões de anos tinha esfriado a 1500ºC, e por um bilhão de anos a temperatura foi de cerca de 1000ºC. A fase final foi milhares de milhões de anos mais tarde, quando WISE J0304-2705 tinha arrefecido para sua temperatura planetária atual de 100 -150°C. Crédito: John Pinfield, 2014.

Astrônomos descobriram um objeto extremamente frio que poderia ter uma história particularmente diversificada – embora seja agora tão frio quanto um planeta, ele pode ter passado grande parte da sua juventude tão quente quanto uma estrela. A equipe publicou seus resultados no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

A temperatura atual do objeto é entre 100-150°C, temperatura intermediária entre a da Terra e…

Arquivo Ovni: Aparição de Ovnis- Hudson Valle

Um dos mais extraordinários exemplos de aparição de um objeto voador não identificado, com um grande número de testemunhas começou na véspera do ano novo de 1982, inudando de gente Hudson Valle em nova york e particularmente os municípios de westchester e putnan, no verão de 1987, mais de 5 mil pessoas viram e fotografaram , filmaram , um enorme OVNI de formato triangular, cuja silhueta iluminada ficou conhecida como o Hudson Valley Boomerang.

Muitas das aparições ocorreram entre os anos de 1983 e 1984, motoristas no taconic parkway estacionavam seus carros no acostamento da estrada para admirar um gigantesco e silencioso objeto que se movia lentamente que muitos descreviam em termos de campo de futebol e não em centímetros, uma testemunha perplexa chegou a dizer que o objeto era tão grande quanto um porta aviões outra comparou a uma cidade voadora ,a despeito do número de fotos autênticas e de testemunhas confiáveis, inclusive pilotos, engenheiros e altos executivos de grandes empre…

Garrafa acústica engarrafa o silêncio

Após emitidas por um conjunto plano de alto-falantes, as ondas sonoras formam uma garrafa acústica 3D no espaço livre, formada por paredes de alta pressão e uma região vazia no meio.[Imagem: Xiang Zhang Group]

Imagens de ultrassom e levitação

Pesquisadores desenvolveram uma técnica para criar uma garrafa acústica em pleno ar.

A técnica consiste em fazer a rota das ondas sonoras seguirem trajetórias convexas específicas manipulando-as à distância - uma garrafa de som sem a garrafa, por assim dizer.

A manipulação das ondas sonoras tem permitido criar novos mecanismos de camuflagem acústica, as chamadas zonas de silêncio, assim como absorvedores acústicos perfeitos.

Mas Peng Zhang e seus colegas dos Laboratórios Berkeley, nos Estados Unidos, queriam algo mais funcional, que pudesse ser usado prontamente em equipamentos de imagem por ultrassom, por exemplo.

Para isso, eles se livraram dos metamateriais. Em vez desses materiais artificiais capazes de manipular as ondas, eles fizeram tudo …

Sonda Rosetta chega ao cometa e prepara-se para pousar

Este é o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, fotografado pela Rosetta a uma distância de 285 km. [Imagem: ESA]

Em órbita do cometa

Depois de uma jornada de mais de 10 anos - ela foi lançada em Fevereiro de 2004 -, a sonda espacial Rosetta entrou em órbita do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Embora outras sondas já tenham perseguido e até se chocado com cometas, esta será a primeira vez que um cometa será orbitado de várias altitudes, estudado por um longo período e, mais aguardado ainda, uma sonda irá pousar suavemente sobre ele.

"Depois de dez anos, cinco meses e quatro dias viajando em direção ao nosso destino, circulando em torno do sol cinco vezes e com o marcador registrando 6.400 milhões de quilômetros, estamos muito satisfeitos em anunciar finalmente 'Estamos aqui'," comemorou Jean-Jacques Dordain, diretor geral da Agência Espacial Europeia (ESA).

Como as emissões do cometa são desconhecidas e imprevisíveis, a sonda Rosetta começará a estudá-lo de uma distânci…

Cientistas descobrem como ouvir conversas usando um saco de batata frita

Cientistas do MIT descobriram que as pequenas vibrações em objetos comuns – como um saco de batata frita, um copo d’água ou até mesmo uma planta – podem ser reconstituídas como som. Tudo o que precisamos é de uma câmera e de um algoritmo.

Ondas sonoras são apenas perturbações no ar. Quando o som atinge algo leve e delicado como um saco de batata frita, o objeto vibra levemente. Mas, claro, as plantas da sua casa (e seus sacos de batata frita) não tremem visivelmente quando você está conversando, por exemplo.

Para capturar esses movimentos pequenos – de até um décimo de micrômetro – a equipe monitorou a cor de pixels individuais ao longo do tempo usando uma câmera. Um comunicado à imprensa do MIT explica como funciona:

Suponha, por exemplo, que uma imagem tem uma fronteira clara entre duas regiões: tudo em um dos lados é azul; tudo no outro lado é vermelho. Mas no limite em si, o sensor da câmera recebe a luz vermelha e azul, e então faz uma média para gerar a cor roxa. Se, ao longo d…

O passado molhado de Vênus

Concepção artística de como Vênus pode ter sido em seu primeiro bilhão de anos.

POR SALVADOR NOGUEIRA
05/08/14 05:55

O planeta Vênus pode ter sido indistinguível da Terra em seu passado remoto, com oceanos de água líquida na superfície. É o que afirma David Grinspoon, astrobiólogo do Museu de Natureza e Ciência de Denver, nos Estados Unidos, que dedicou boa parte de sua vida a estudar esse mundo vizinho.

“Os dados ainda são frouxos o suficiente para permitir a opinião contrária, mas a maioria dos cientistas que analisaram todas as evidências e como elas se encaixam no que aprendemos sobre o Sistema Solar acredita que quase com certeza Vênus começou como um lugar úmido, muito parecido com a Terra – um planeta com oceanos mornos de água líquida.”

Hoje, Vênus é um inferno escaldante, com temperatura média de 460 graus Celsius. Mas cabe lembrar que, logo após o seu nascimento, o Sol era 30% menos brilhante. Portanto, havia menos radiação para esquentar o segundo planeta a contar do Sol.…

Homem fotografa 'óvni' em Roraima; físico acredita tratar-se de sombra

Registro foi feito às 14h do dia 12 de julho deste ano no município de Uiramutã, que está dentro da
Terra Indígena Raposa Serra do Sol (Foto: Tetsuia Eda/ Arquivo pessoal)

Imagem foi feita às 14h do dia 12 de julho, dentro da Raposa Serra do Sol.
Segundo físico, nuvens podem ter se unido e causado sombra na imagem.

Um suposto objeto voador não identificado (óvni) foi flagrado no céu do município de Uiramutã, cidade localizada dentro da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, no Norte de Roraima. O registro foi feito pelo paisagista Tetsuia Eda, de 42 anos, às 14h do último dia 12. Um físico consultado pelo G1 afirma que a imagem pode retratar sombras de nuvens.
A foto registra um objeto cinza e supostamente ovalado em meio às nuvens. Segundo o paisagista, no momento em que a imagem foi feita não havia passaros, nem aviões no céu. "Eu estava próximo a uma cachoeira e fiz a foto com a câmera de um celular. O céu estava totalmente limpo", contou Eda.


Óvni (Foto: Tetsuia Eda/ Arqui…

Objeto não identificado avistado em Jagüey Grande (Cuba) em fevereiro de 2014

Um objeto voador não identificado, foi avistado por numerosas pessoas na noite de 5 de fevereiro de 2014 sobre a localidade de Jagüey Grande (Cuba), no sul da província de Matanzas.

O objeto com uma luz central similar a uma lampada de sódio e outras mais pequenas dispersas em forma de semicírculo ou leque, foi avistado por volta das 10 da noite quando voava de forma silenciosa em direção sul a norte, a uma altura não maior de 300 metros.

Em sua passagem pelo céu de Jagüey Grande -142 quilômetros al sueste de la Havana- , o objeto voador não identificado chegou a um punto onde se deteve, variando seu rumo ao sudoeste, com aumento de sua velocidade, enquanto as luzes foram apagando-se de maneira gradual até desaparecer na escuridão da noite.

Numerosas pessoas que transitavam pelas ruas, um grupo de jovens que festejavam em uma cafeteria central, foram testemunhas do ocorrido, oque despertou muita curiosidade pelo fato inusual.

FONTE: http://rreloj.wordpress.com/


UFOS WILSON: APESAR DO …

Cientistas querem se comunicar com os alienígenas através da música

os humanos fossem fazer contato com uma espécie alienígena inteligente, estes poderiam estar interessados em uma coisa: nossa música.
David Grinspoon, o cientistas diretor do Instituto de Ciências Planetárias, e Ka Chun Yu, curador de ciências espaciais do Museu de Ciências e Natureza, de Denver – EUA, acreditam que as espécies alienígenas não estariam interessadas em nossa tecnologia, nem em nossa literatura e nem em nossos recursos preciosos. Eles iriam querer se comunicar conosco e, é mais provável que, a forma que fariam seria através da música. É por isso que Grinspoon e Yu formaram a House Band to the Universe.
Embora a questão ‘se os alienígenas escutam música’ pode soar mais como uma pergunta vinda de um adolescente entorpecido escutando Pink Floyd, do que de um astrofísico, a ideia de conversar com ETs por intermédio de música foi primeiramente proposta em 2010, durante uma conferência para membros do SETI. Lá, concluiu-se que as composições musicais, que são baseadas em p…

Um caminho para as estrelas

Harold “Sonny” White, físico da Nasa, e um propulsor que dispensa combustível.

POR SALVADOR NOGUEIRA
04/08/14 05:47

Imagine um propulsor para naves espaciais que possa funcionar por tempo indefinido, por dispensar a necessidade de combustível. Uma maravilha dessas poderia até mesmo viabilizar o sonho das viagens interestelares — a ideia de que é possível atravessar as imensas distâncias que separam nosso planeta dos mundos que orbitam em torno de outras estrelas que não o Sol. Pois bem. Um grupo de pesquisadores da Nasa diz ter testado com sucesso um protótipo que faz exatamente isso.

Pode ser uma revolução tecnológica sem precedentes na história da exploração espacial. Mas também pode ser um erro no experimento, feito em apenas oito dias num modesto laboratório do Centro Espacial Johnson, em Houston. E é só por isso que eu não estou pulando desesperado, feito uma criança, gritando “Estamos a caminho das estrelas! Estamos a caminho das estrelas!”. Ainda é cedo para comemorar.

Contu…

Escute o sinal de rádio captado por Jerry R. Ehman. A única evidência que poderia provar a existência de vida extraterrestre, já obtida

O sinal conhecido como “Wow!” é, provavelmente, a única prova de inteligência extraterrestre obtida até hoje. Trata-se de um sinal de rádio captado pelo astrônomo Jerry R. Ehman, no marco do projeto SETI (Search for ExtraTerrestrial Intelligence, em inglês), em 15 de agosto de 1997, no rádio-observatório da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA. Ele teve uma duração de 72 segundos e foi emitido a uma frequência de 1420 MHz, característica do hidrogênio neutro, o elemento mais comum em nosso universo.
Com uma potência 30 vezes superior à radiação do fundo de um micro-ondas, o som foi muito próximo ao que se esperava de um sinal inteligente vindo do espaço; por isso, Jerry R. Ehman escreveu “Wow!” onde apareceu a anomalia. Em relação à sua origem, foram consideradas hipóteses diferentes: uma transmissão extraterrestre, cuja fonte de emissão seria um equipamento poderoso, próprio de uma civilização muito mais avançada que a nossa, pois alcançou uma potência de 2.2 gigawatts; uma transm…

Arequipa, Peru: Estranhos avistamentos próximo ao vulcão Ubinas

FONTE: PROGRAMA "AL SEXTO DIA"

Arquivos do WikiLeaks que vazaram possuem informações confidenciais sobre óvnis

Inúmeros documentos vazados na página do WikiLeaks foram divulgados pelos meios de comunicação de todo o mundo, por se referirem a assuntos delicados da política internacional e revelarem o comportamento secreto de governos e empresas. No entanto, pouco foi dito sobre os arquivos que fazem referência à questão dos óvnis e informações confidenciais mantidas pelas autoridades a respeito de avistamentos, teorias e precauções em relação à possibilidade de se encontrar inteligência artificial. Esses são alguns dos documentos obtidos pela organização dirigida por Julian Assange, que tratam a temática dos óvnis.
Óvnis russos
Um arquivo de 2006, oriundo da Embaixada dos Estados Unidos na Lituânia, contém um comentário feito pelo assessor do primeiro-ministro deste país, que “refletindo a imagem de si mesmo como um patriota lutando contra a influência russa, adverte sobre a existência de um grupo de pessoas que são levadas para o leste, um grupo de óvnis que exerce influência do cosmos”. O ar…