Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 17, 2019

Cientistas do Google estão usando computadores quânticos para estudar buracos de minhoca

Concepção artística de informação caindo em um buraco negro. Ilustração: E. Edwards/JQI

Por Ryan F. Mandelbaum

Os pesquisadores do Google estão descobrindo como estudar alguns dos fenômenos físicos mais estranhos teorizados, como buracos de minhoca que ligam pares de buracos negros, usando experimentos em laboratório.

Uma questão central que impulsiona a física teórica hoje é como usar a mesma teoria para explicar a gravidade e as regras que os átomos seguem, chamadas de mecânica quântica. Elas ainda não foram muito exploradas, já que a gravidade é uma força incrivelmente fraca, portanto, sondá-la nas menores escalas é efetivamente impossível com a tecnologia atual. Mas o trabalho teórico demonstrou que indícios dessa “gravidade quântica” podem surgir em certos sistemas quânticos, que um dia seria possível criar em laboratório. Um desses experimentos, proposto pelos físicos do Google, postula que um estado quântico reproduzível no laboratório de física pode ser explicado como informa…

Arqueólogos encontram barcos-túmulo viking enterrados um sobre o outro separados por 100 anos

Representação artística do barco-túmulo da mulher, colocado no topo de um túmulo anterior que data de aproximadamente 100 anos atrás. Imagem: Arkikon

Por George Dvorsky

Arqueólogos na Noruega descobriram um local incomum de sepultamento viking em que um barco-túmulo foi colocado em cima de outro. Por si só, isso é muito estranho – o que é ainda mais estranho é o fato de os enterros estarem separados por 100 anos.

Que os Vikings às vezes enterraram seus mortos dentro de barcos é algo documentado, mas a nova descoberta, em que dois túmulos de barco foram colocados em cima um do outro, é excepcionalmente raro e mal compreendido.

O cenário incomum de sepultura foi descoberto em outubro, durante a manutenção de estradas, o que levou a uma investigação por uma equipe de arqueólogos do Museu de Ciências da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU, na sigla em inglês), de acordo com um artigo da ScienceNorway. O local está perto da aldeia de Vinjeøra, no centro da Noruega.



Os tú…

Tesla Cybertruck será a "caminhonete oficial de Marte", promete Elon Musk

Motor Authority

Por Felipe Junqueira

A Tesla oficializou um novo veículo elétrico e futurista na noite desta quinta-feira, 21: uma picape de formato triangular, parecido com o desenho que uma criança poderia fazer de um veículo, com linhas minimalistas. Mas não foi o design que ganhou os holofotes, e sim as possibilidades e os planos de Elon Musk para o automóvel.

Em uma postagem feita em seu perfil oficial no Twitter, o bilionário já havia revelado, cerca de seis horas antes de apresentar a picape elétrica Cybertruck, que uma versão pressurizada do veículo “será a caminhonete oficial de Marte”. Além disso, Musk também disse que a Tesla “usa a mesma liga do Starship” no Cybertruck. Ou seja, a construção de aço inoxidável laminado a frio do foguete de 50 metros, que está sendo desenvolvido pela SpaceX para levar pessoas à Lua e a Marte, será utilizada na versão espacial do automóvel.

Tesla Cybertruck (pressurized edition) will be official truck of Mars— Elon Musk (@elonmusk) November 2…

As piscinas naturais que podem ter chave para 'cura' do planeta com biodiversidade 'pré-histórica'

Região de Cuatro Ciénegas, no México, é um lugar único no mundo - GETTY IMAGES

Alberto Nájar
BBC News Mundo, México

À primeira vista, pode parecer um conjunto de lagoas em meio a uma região desértica, rodeada pelo cultivo de alfafa.

Mas na água deste oásis existe uma grande diversidade de micro-organismos, similares aos que existiam na primeira era do planeta.

É o pântano de Cuatro Ciénegas, localizado em Coahuila, ao norte do México, um lugar único no mundo.

Neste conjunto de 200 lagoas existem bactérias que descendem das existentes há milhões de anos, quando não havia oxigênio na atmosfera. Esses seres podem ter a chave para a "cura" do planeta.

Esse é um dos aspectos valiosos do pântano, como explica Valeria Souza Saldívar, pesquisadora do Instituto de Ecologia da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e considerada uma das maiores especialistas nesse ecossistema.

Em meados de outubro, Souza Saldívar ingressou na Academia Americana de Ciências e Artes (AAAS, na …

O mistério sobre a vida sexual de Leonardo da Vinci

Mostras e uma nova ópera celebram Leonardo da Vinci no aniversário de 500 anos de sua morte - JÉRÔME PELLERIN

Sabemos muito sobre os interesses de Leonardo da Vinci em botânica e anatomia humana, suas explorações na aviação, de máquinas de guerra e do fluxo de água, suas habilidades como pintor e até mesmo sua reputação de deixar projetos inacabados. Mas o que sabemos sobre o homem e suas paixões?

Da Vinci não deixou nada que pudesse ser considerado um diário: seu interesse estava no mundo exterior e não no interior. No entanto, já foram vasculhadas milhares de páginas de notas deixadas por ele em busca de pistas.

Quinhentos anos após sua morte, uma nova ópera celebra este lado mais particular do mestre renascentista. Criada por Alex Mills e Brian Mullin, ela se concentra na relação entre o grande artista e dois de seus assistentes.

Gian Giacomo Caprotti, conhecido por Da Vinci como Salaí ("pequeno demônio"), era um garoto de família pobre que ingressou na sua oficina aos 1…

Cientista garante que fotos da NASA mostram insetos em Marte

Possível fóssil de inseto em Marte.
[Imagem: William Romoser]

Insetos em Marte

A ideia de encontrar supostos objetos nas fotos que as sondas e robôs da NASA tiram em Marte é tão antiga quanto as próprias fotos - há sugestões para todos os gostos, de algumas que até parecem fazer sentido até as mais bizarras.

Agora a proposta ressurgiu com algum crédito por nascer no meio científico acadêmico, submetido para publicação na forma de um artigo revisado por outros pesquisadores e apresentado em um evento científico.

A alegação do professor William Romoser, da Universidade de Ohio, nos EUA, é simples e direta: Insetos marcianos podem ser vistos nas fotos da NASA.

Ele encontrou numerosos exemplos de formas semelhantes a insetos, estruturadas de maneira semelhante a abelhas, bem como formas semelhantes a répteis - e ele alega que aparecem tanto fósseis quanto criaturas vivas.

"Houve e ainda existe vida em Marte. Há uma aparente diversidade entre a fauna semelhante a insetos marciana, qu…

Estrela de nêutrons escondida há 32 anos finalmente é avistada

A estrela de nêutrons que ficou escondida por 32 anos (Foto: Universidade de Cardiff)

Por Felipe Junqueira

Pesquisadores da Universidade de Cardiff conseguiram encontrar uma estrela de nêutrons que os cientistas estavam procurando há mais de três décadas. Para pôr fim a uma busca de 32 anos, foi utilizado um dos telescópios que ajudou no primeiro registro real de um buraco negro feito pela humanidade — o ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array), localizado no Chile.

A supernova que deu fim à estrela supergigante azul aconteceu em 1987. A explosão lançou uma nuvem de poeira e detritos tão densa que a estrela de nêutrons resultante não havia sido localizada até hoje. A Supernova 1987A foi registrada em 23 de fevereiro daquele ano por Ian Shelton, da Universidade de Toronto, usando o observatório Las Campanas, no Chile.

Foi o primeiro evento deste tipo observado por aparelhagem moderna. O brilho teve a intensidade de 100 milhões de sóis. Apesar disso, o núcleo restante da exp…

Confirmado: há vapor de água na superfície de Europa, lua de Júpiter

À esquerda, Europa vista pela Voyager 1 em 1979. No centro, a lua joviana vista pela Voyager 2 no mesmo ano. À direita, vemos Europa fotografada pela sonda Galileo nos anos 1990 (Foto: NASA)

Por Patrícia Gnipper

Encélado e Europa (luas de Saturno e Júpiter, respectivamente) são dois mundos congelados do Sistema Solar onde possivelmente há oceanos líquidos abaixo de sua superfície. Por isso, vêm sendo bastante estudados por cientistas em busca de potenciais formas de vida fora da Terra. Europa, inclusive, receberá uma sonda como parte da missão Europa Clipper em 2023.

Agora, uma equipe de pesquisadores internacionais, sob a liderança da NASA, acaba de confirmar, pela primeira vez, que existe vapor de água acima da superfície de Europa, tudo contando com um dos maiores telescópios do mundo, que fica no Havaí — o Observatório Keck.

“Elementos químicos essenciais (carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre) e fontes de energia, dois dos três requisitos para a vida, são …

Astrônomos detectam as explosões de raios gama mais fortes já registradas

Concepção artística de uma supernova, que pode desencadear uma explosão de raios gama. Imagem: DESY, Laboratório de Comunicação Científica

Por George Dvorsky

Uma equipe internacional de astrônomos detectou um par de explosões de raios gama (ou GRB – sigla em inglês) com energias mais poderosas do que qualquer coisa já vista antes. Os GRBs são as explosões mais fortes conhecidas no cosmos, mas essas últimas observações sugerem que subestimamos significativamente seu verdadeiro potencial.

Três novos artigos publicados nesta quarta-feira (20) na Nature descrevem duas novas explosões de raios gama – GRB 190114C e GRB 180720B – ambas produzindo os fótons de maior energia já registrados para eventos GRB. As observações sem precedentes estão lançando uma nova luz – literalmente – sobre esses misteriosos eventos cósmicos e a mecânica por trás deles.

Pensa-se que as explosões de raios gama são desencadeadas quando estrelas gigantes colapsam em buracos negros, causando uma supernova. A explosã…

Hibernação de astronautas pode permitir viagens a Marte com naves menores

Modelos de cápsulas de hibernação (Imagem: ESA)

Por Felipe Junqueira

A Agência Espacial Europeia (ESA) está determinada em descobrir as vantagens e desvantagens de uma viagem a Marte com a tripulação hibernando. Depois de soltar um primeiro estudo sobre os impactos voltados à parte da saúde dos tripulantes, agora um novo estudo mais focado na parte de arquitetura da espaçonave foi liberado.

A equipe considerou uma viagem de ida e volta a Marte com duração estimada em cinco anos para avaliar os impactos da hibernação na construção da nave, e concluiu que ela poderia ser consideravelmente menor em comparação com uma espaçonave em que a tripulação ficasse acordada durante a viagem.

“Trabalhamos no ajuste da arquitetura da espaçonave, a logística, proteção contra radiação, consumo de energia e o design geral da missão”, explicou Robin Biesbroek, que ainda diz que o estudo levou em conta o que fazer em caso de emergência, além dos impactos da hibernação nos astronautas. “Finalmente, criam…

Novo mapa de Titã revela que a lua de Saturno é coberta por material orgânico

Por Daniele Cavalcante

Cientistas montaram o primeiro mapa geológico global de Titã, uma das principais luas de Saturno, graças aos dados fornecidos pela sonda Hyugens - lançada em 1997 com a missão Cassini. Além de ser a única lua do Sistema Solar com nuvens e atmosfera densa, as evidências indicam que Titã é coberta por material orgânico.

De acordo com o estudo publicado na revista Nature Astronomy, os dados de instrumentos de infravermelho e radar da Cassini conseguiram retirar essas camadas densas da atmosfera, que obscurecem uma visão maior da lua. Com essas informações, os cientistas reconstruíram e mapearam a superfície de Titã, apresentando seis principais formas geológicas, sua idade, distribuição e detalhes sobre os polos.

Titã possui em sua superfície corpos líquidos, semelhantes aos da Terra, mas os rios, lagos e mares são feitos de etano e metano líquidos. Estes compostos formam nuvens e fazem chover gás do céu. Esse ciclo de metano é o impulsionador da geologia de Titã …

Açúcares encontrados em meteoritos podem ser pista sobre origem da vida na Terra

Por Felipe Junqueira

Cientistas encontraram mais pistas para tentar desvendar a origem da vida na Terra. Pesquisadores encontraram sinais de açúcares em meteoritos, sendo que esses açúcares seriam essenciais para o desenvolvimento biológico. A teoria é que um bombardeio desses meteoritos com açúcares pode ter contribuído para o desenvolvimento da vida em nosso planeta.

“Outros componentes importantes para a vida já foram encontrados em meteoritos antes, incluindo aminoácidos e bases nitrogenadas, mas açúcares eram uma peça que faltava entre os principais blocos de construção da vida”, disse o autor do estudo, Yoshihiro Furukawa. A descoberta foi publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Entre os açúcares descobertos estão a ribose, arabinose e a xilose, vistos em dois meteoritos ricos em carbono: o NWA 801 (de tipo CR2) e o Murshison (tipo CM2). Caso você não se lembre das aulas de biologia, a ribose é um componente crucial do RNA, uma das macromoléculas e…

O espaço-tempo explicado

O espaço-tempo é um dos conceitos físicos mais famosos. Ele surge como uma consequência da relatividade de Einstein e muda drasticamente a maneira como nós enxergamos o universo. Explicar o conceito não é fácil, mas aqui vai a minha tentativa nesse novo vídeo da série Explicado. Espero que gostem!



FONTE: Ciência Todo Dia

Veja como uma galáxia "nasce" neste vídeo de simulação

Por Felipe Junqueira

Cientistas conseguiram simular a formação de uma galáxia usando um supercomputador. Desta vez, é possível ver o caos se transformar em algo ordenado em grande escala, com aproximação e detalhes específicos como nunca antes.

Até hoje, essas simulações tinham que escolher entre ser altamente detalhadas ou mostrar um plano geral do fenômeno. A TNG50, como foi chamada, conseguiu unir as duas coisas, mostrando como o universo pode ter sido criado há cerca de 14 bilhões de anos e permitindo que os cientistas deem zoom em uma galáxia específica para ver mais detalhes.

O trabalho foi desenvolvido por alemães e americanos em conjunto. A TNG50 vai permitir que os cientistas analisem em detalhes não apenas como as galáxias se formam, mas também como elas evoluíram logo após o Big Bang.

A simulação rendeu ao menos um vídeo (abaixo), no qual é possível observar a formação de um disco galáctico conforme o tempo passa e o caos vai se organizando.



Mais de um ano foi necessário p…

Inteligência artificial ajuda a descobrir 142 geoglifos em Nazca

A figura de um humanoide em alta resolução. (YAGAMATA UNIVERSITY)

Cientistas japoneses identificam as novas figuras e pedem rapidez para o processo de proteção da zona

Nazca (Peru) foi e continua sendo uma fonte de descobertas para arqueólogos do mundo todo. Cientistas da Universidade de Yamagata, no Japão, descobriram 142 novos geoglifos, cuja antiguidade se situa entre 100 a.C. e 300 d.C., nas Linhas de Nazca e seus arredores, uma cifra que se soma à meia centena de imagens identificadas há pouco mais de um ano. Essa área se estende ao longo de 1.000 quilômetros quadrados, cujos traçados são visíveis do alto. O deserto abriga cerca de 300 geoglifos de origem pré-colombiana gravados na areia.


Imagem em alta resolução de um geoglifo em forma de peixe. (YAGAMATA UNIVERSITY)

Os especialistas, que publicaram os resultados no site da universidade, usaram imagens de alta resolução e inteligência artificial para identificar essas figuras, que apresentam formas de humanos, plantas e animais…

Princípio ativo do ayahuasca provoca alterações semelhante a sonhos em ondas cerebrais

Efeitos observados são diferentes do LSD ou psilocibina - Shutterstock

Um novo estudo mostra como a substância psicodélica DMT afeta a consciência humana ao gerar mudanças significativas na atividade elétrica do cérebro.

O DMT (ou dimetiltriptamina) é um dos principais constituintes psicoativos do ayahuasca, a bebida psicoativa tradicionalmente feita a partir de plantas e folhas da floresta amazônica. A bebida é tipicamente preparada como parte de cerimônias ritualísticas e associada a visões ou alucinações estranhas e vívidas.

O estudo é o primeiro a mostrar como o potente psicodélico altera o padrão de ondas cerebrais, o que levou os pesquisadores a compararem esse poderosos efeito com uma experiência de “sonhar acordado”.

O trabalho, liderado por pesquisadores do Centro de Pesquisa Psicodélica do Imperial College em Londres e publicado hoje na revista Scientific Reports, pode ajudar a explicar por que as pessoas que tomam ayahuasca passam por intensas experiências visuais imersiv…

Centro americano pode ser o primeiro programa acadêmico de pesquisa em busca de vida alienígena

Cientistas pretendem tornar a busca por inteligência extraterrestre um campo respeitado, com apoio e financiamento para pesquisas - Shutterstock

Um dia, na primavera de 2018, o professor de astrofísica Jason Wright deu a seus alunos uma tarefa difícil: fazer uma contribuição substancial e nova para o campo de busca por inteligência extraterrestre (Search for Extraterrestrial Intelligence, conhecido como SETI) — isso tudo em apenas um semestre. Esse tipo de pesquisa geralmente é feita em teses de doutorado, após anos de trabalho e desafios. Mas Wright solicitou aos alunos de uma de suas disciplinas na Universidade Estadual da Pensilvânia (Penn State) que realizassem esse trabalho porque parecia algo possível: da mesma maneira que os naturalistas do século 19 percorreram os trópicos para descobrir novas espécies, os novos cientistas da área de SETI ainda têm muitas frutos suculentos para colher. Embora o SETI exista há cerca de 60 anos, ainda é um campo acadêmico pequeno e imaturo, e s…