Pular para o conteúdo principal

Primeira leva de dados da sonda Parker, que cada vez mais se aproxima do Sol, está disponível ao público


Concepção artística da sonda Parker. Crédito: NASA

Por George Dvorsky

A ousada missão da NASA de tocar o Sol está agora em seu 15º mês, com a Parker Solar Probe se aproximando cada vez mais da nossa estrela hospedeira a cada órbita que passa. Os dados coletados pela sonda durante seus dois primeiros sobrevôos estelares já estão disponíveis online, com a NASA tornando os arquivos “disponíveis para usuários interessados a manipularem, analisarem e plotarem da maneira que desejarem”.

Desde que a sonda foi para o espaço, em 12 de agosto de 2018, ela já concluiu três órbitas solares. Os dados coletados durante as duas primeiras órbitas estão agora acessíveis ao público, de acordo com a NASA. O acervo publicado online consistem em arquivos de dados brutos e exibições gráficas.

Isso é incrível, porque a sonda está indo para onde nenhuma espaçonave chegou antes e está acumulando informações sem precedentes. A sonda já estabeleceu o recorde de ser o objeto construído por humanos que mais se aproximou do Sol, e também é a espaçonave mais rápida já enviada para o espaço. De importância científica, a sonda está fazendo medições de dentro e ao redor da coroa — o ambiente estelar imediato ao redor do Sol. Esses dados, analisados por pesquisadores de elite ou cientistas cidadãos, podem nos contar mais sobre o Sol e como ele funciona, além de melhorar nossa capacidade de prever condições climáticas severas, como danos causados por tempestades solares.

“A divulgação desses dados ao público permitirá que eles não apenas contribuam para o sucesso da missão junto com a comunidade científica, mas também aumentem a oportunidade de novas descobertas para o próximo nível”, disse Nour Raouafi, cientista do projeto da sonda Parker, em um comunicado de imprensa da NASA.

A variedade de instrumentos de bordo especializados da Parker está medindo as características do vento solar. Os dados enviados podem ser acessados por meio de vários sites: o NASA Space Physics Data Facility, Solar Analysis Center e APL Parker Solar Probe Gateway.

Os dados incluem medições feitas pela sonda de 31 de outubro de 2018 a 12 de novembro de 2018 e 30 de março de 2019 a 19 de abril de 2019. Esses dados incluem medições feitas durante o periélio e o afélio, quando a sonda estava mais próxima e mais distante pontos do Sol ao longo de sua trajetória orbital. Durante seu primeiro e segundo periélio, por exemplo, a sonda chegou a 24,8 milhões de quilômetros do Sol. Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, chega a 46 milhões de quilômetros do Sol em seu periélio.

Então já foram ao todo três órbitas de 21 que a sonda deve ainda fazer. O quarto periélio é esperado em 29 de janeiro de 2020, momento em que a sonda chegará a 19,4 milhões de quilômetros do Sol, atingindo velocidades superioras a 109 km/s.

Eventualmente, a sonda Parker chegará a 6,4 milhões de quilômetros do Sol, num ponto em que precisará suportar enormes quantidades de calor e radiação. Isso acontecerá em 2025 e, como esperávamos de uma missão como essa, a sonda continuará a coletar dados até que ela vire churrasquinho no Sol.

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s