Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 11, 2018

9 casos de soldados da Guerra Fria com poderes psíquicos

(Wendell Araújo/Mundo Estranho)

Por Bruno Lazaretti

Conheça os projetos militares dos EUA, URSS e China que criaram soldados paranormais - versões reais (e mais poderosas) da Eleven, de "Stranger Things"

Stranger Things fascinou fãs no mundo inteiro com a história da pequena Eleven – uma garota com poderes paranormais latentes, criada por um misterioso laboratório para ser usada como uma arma pelo Exército dos EUA. Parece ficção científica, mas uma rápida análise mostra que ela tem mais de história e menos de ficção do que se imagina. Ao longo dos anos 60, 70 e 80, Estados Unidos e União Soviética travaram uma disputa secreta para criar soldados parapsíquicos, capazes de se comunicar por telepatia, mover objetos com a mente ou visualizar documentos a quilômetros de distância.

Essa “Guerra Fria Paranormal” começou em 1960, quando a revista científica francesa Science et Vie publicou uma matéria alegando que a Marinha dos EUA havia conseguido transmitir mensagens telepaticame…

Governo peruano reativou o Departamento de Pesquisa de Fenômenos Aéreos Anómalos

Embraer T-27 Tucano da Força Aérea Peruana

Órgão da Força Aérea Peruana é um dos mais ativos do continente na pesquisa ufológica oficial

O Ministro da Defesa do Peru, Pedro Cateriano, afirmou em recente reportagem: "Qualquer objeto aéreo que voe dentro do espaço nacional cujo voo é ilícito, anômalo e cuja natureza não é identificável, representa uma ameaça à segurança aérea civil e militar e à navegabilidade. Portanto, a Força Aérea do Peru (FAP) tem a obrigação de Investigue esses fenômenos para salvaguardar a ordem e o uso correto dos corredores aéreos nacionais". A fala resume a necessidade, sentida tanto pelo governo quanto pela FAP, pela reativação do órgão oficial de pesquisa ufológica. O objetivo, de acordo com seus dirigentes, não é averiguar se os UFOs descritos nos casos apresentados são tripulados por seres extraterrestres, e Cateriano deixou claro que qualquer crença ou motivação dos integrantes do Departamento de Pesquisa de Fenômenos Aéreos Anómalos (Difaa) fi…

Astrônomos anunciam descoberta de quase cem novos planetas extrassolares

Ilustração mostra, fora de escala, vários sistemas planetários detectados a partir de dados do Kepler na Via Láctea - ESA/Hubble/ESO/M. Kornmesser

POR CESAR BAIMA

Uma equipe internacional de astrônomos anunciou nesta quinta-feira a descoberta de quase cem novos planetas extrassolares, isto é, que orbitam estrelas que não nosso Sol. Também conhecidos como exoplanetas, estes objetos foram identificados a partir de dados da missão K2, que resgatou parte da capacidade do observatório espacial Kepler, da Nasa, de detectá-los. Com isso, o número de planetas extrassolares confirmados só na K2, iniciada em 2014, subiu para 292, e o total das duas missões do Kepler, lançado em 2009, para mais de 2,4 mil, com outros cerca de 5,1 mil ainda chamados “candidatos” a exoplanetas aguardando confirmação de análises ou observações adicionais com outros instrumentos.

- Começamos analisando 275 candidatos, dos quais 149 foram validados como exoplanetas de fato. E, por sua vez, 95 destes planetas mostrar…

O exílio caipira do anjo da morte

Josef Mengele passou 20 anos anônimo no Brasil. Hoje, sua ossada é material didático na USP

Por Alexandre de Santi

O exército alemão estava em frangalhos nos primeiros dias de 1945. A invasão da Rússia havia fracassado e, fragilizadas pelas múltiplas frentes de batalha por toda a Europa, as tropas de Adolf Hitler começaram a ceder espaço para o avanço dos soldados aliados e soviéticos. No front do Leste, o exército russo avançava sobre a Polônia e ameaçava chegar a Auschwitz, local do maior campo de concentração alemão, onde cerca de 1,1 milhão de pessoas seriam assassinadas até o final da 2ª Guerra.

O médico Josef Mengele era um dos principais responsáveis pelo extermínio. No dia 17 de janeiro de 1945, ao receber a notícia de que a artilharia soviética estava a apenas dez dias de distância do campo de concentração, ele decidiu recolher pertences e anotações. Guardou papéis importantes em duas caixas e fugiu de Auschwitz a bordo de um carro. As autoridades que permaneceram no campo q…

Era assim que crianças ‘curtiam’ a infância há 700 mil anos

(Matthew Bennett/Reprodução)

Acredite: era bem mais difícil do que a sua

Por Lucas Baranyi

Diferente do que você pode imaginar — e do que aparecia no desenho Os Flintstones —, a infância na Idade da Pedra não envolvia muitos brinquedos.

Utilizando diversas pegadas encontradas nos vales lamacentos do leste da África, arqueólogos estão descobrindo como nossos ancestrais gastavam a infância há cerca de 700 mil anos, em um estudo publicado no periódico Scientific Reports.

As pegadas provavelmente pertenceram ao Homo heidelbergensis, uma espécie extinta que dividia diversas similaridades com o Homo erectus e o Homo sapiens. Uma das pegadas, a julgar pelo formato e tamanho, pertenceu a uma criança com apenas 12 meses de idade.


(Matthew Bennett/Reprodução)

Os pesquisadores também encontraram uma enorme variedade de pegadas de animais — deixadas nas beiradas de um poço onde grandes mamíferos e pássaros se reuniam, perto de um vale na Etiópia. E não há dúvidas: nossos ancestrais estavam lá pa…

Quem foi Giordano Bruno, o místico 'visionário' queimado na fogueira há 418 anos

O lugar em que Bruno foi queimado pela Inquisição, em Roma, tem hoje uma estátua em sua homenagem

Evanildo da Silveira
De São Paulo para a BBC Brasil

Há 418 anos, em 17 de fevereiro de 1600, uma quinta-feira ensolarada, Roma presenciou um espetáculo dantesco. Centenas de pessoas lotaram o Campo dei Fiori (Campo das Flores), uma praça no centro da cidade, para assistir à morte na fogueira de Giordano Bruno, por ordem da Santa Inquisição.

O padre, filósofo, místico, poeta, autor de peças de teatro, nascido Filippo Bruno em 1548 em Nola, no reino de Nápoles, pagava com a vida pela ousadia de ter desafiado a Igreja e discordado das ideias então vigentes, entre as quais a de que a Terra era o centro do universo.

A sentença havia sido proferida oito dias antes pelo papa Clemente 8 depois de sete anos de julgamento, durante os quais Bruno negou-se diversas vezes a renunciar às suas ideias e arrepender-se. Fez mais. Conta-se que, enquanto ardia na fogueira, ainda teve forças para virar o ros…

Cidade de civilização mexicana tinha tantos prédios quanto Manhattan

Após escaneamento a laser da cidade perdida de Angamuco, no México, arqueólogos descobrem grandiosidade dos purépechas, civilização que habitou a região em 900 d.C

A técnica de mapeamento a laser conhecida por Lidar (light e radar, em inglês, técnica que identifica objetos distantes por meio de luz e radar) está se tornando uma grande aliada da arqueologia, já que vem ajudando pesquisadores a encontrarem estruturas de antigas civilizações de dentro de helicópteros e aviões, sem ser necessário pisar na terra – como foi o caso das desconhecidas estruturas maias na floresta da Guatemala reveladas recentemente.

Dessa vez, a tecnologia do Lidar foi utilizada para mapear uma antiga cidade no oeste mexicano conhecida por Angamuco. A região foi construída e habitada pelos purépechas, grupo rival dos astecas e menos conhecidos do que eles.

Os purépechas viveram no início do século 16 na área central do México, antes dos povos europeus chegarem trazendo guerras e doenças. Essa civilização poss…

ALMA observa um "donut" giratório de gás e poeira em redor de um buraco negro supermassivo

Ilustração do toro gasoso e empoeirado em torno de um buraco negro supermassivo ativo. O ALMA revelou a rotação do toro muito claramente pela primeira vez.
Crédito: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)


Observações de alta resolução com o ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) captaram um toro de gás rotativo e empoeirado em torno de um buraco negro supermassivo ativo. A existência de tais estruturas giratórias em forma de donut foi sugerida pela primeira vez há algumas décadas, mas esta é a primeira vez que uma foi confirmada tão claramente. Este é um passo importante na compreensão da coevolução de buracos negros supermassivos e das suas galáxias hospedeiras.

Quase todas as galáxias contêm buracos negros monstruosos escondidos nos seus centros. Os investigadores sabem há muito tempo que quanto mais massiva é a galáxia, mais massivo é o buraco negro central. Isto parece lógico ao início, mas as galáxias hospedeiras são dez bilhões de vezes maiores que os buracos negros centrais; deveria …

Novos modelos fornecem informações do coração da Nebulosa Roseta

A Nebulosa Roseta, com base em dados obtidos como parte do Levantamento Fotométrico H-alpha INT do Plano Galáctico Norte.
Crédito: Nick Wright, Universidade Keele (Colaboração IPHAS)


Uma nova investigação, liderada pela Universidade de Leeds, fornece uma explicação para a discrepância entre o tamanho e idade da cavidade central da Nebulosa Roseta e o tamanho e idade das suas estrelas centrais.

A Nebulosa Roseta encontra-se na nossa Via Láctea, a aproximadamente 5000 anos-luz da Terra, e é conhecida pela sua forma de rosa e pelo seu distintivo orifício no centro. A nebulosa é uma nuvem interestelar de poeira, hidrogênio, hélio e outros gases ionizados com várias estrelas gigantes agrupadas num enxame dentro do seu coração.

Os ventos estelares e a radiação ionizante destas estrelas massivas afetam a forma da nuvem molecular gigante. Mas o tamanho e a idade da cavidade observada no centro da Nebulosa Roseta são demasiado pequenas quando comparadas com a idade das suas estrelas centrais -…

Naves e robôs espaciais poderão afundar se pousarem em lua de Júpiter

Para ir além da camada superficial, a NASA está desenvolvendo um radar que estudará as profundezas das luas geladas de Júpiter.[Imagem: ESA/ATG/NASA/J. Nichols/JPL/Universidade do Arizona/DLR]

Lua com densidade baixa demais

Pode não ser tão simples como se esperava enviar uma sonda para pousar na lua Europa, de Júpiter.

Europa parece ser tão porosa que um robô ou sonda espacial pode simplesmente afundar na superfície da lua antes de ter tempo de transmitir qualquer informação.

Esta é a conclusão de uma equipe chefiada por Robert Nelson, do Instituto de Ciências Planetárias, nos EUA, depois de analisar cuidadosamente os dados que vêm sendo coletados ao longo dos anos das luas Io, Europa e Ganimedes, além de asteroides como o 44 Nysa e o 64 Angelina.

Devido às grandes chances de haver vida em Europa, a lua de Júpiter tornou-se o alvo número um na busca por vida extraterrestre - uma sonda espacial europeia será lançada rumo às luas de Júpiter nos próximos anos, enquanto uma missão com m…

Novo computador quântico com chip de silício passa por importante teste

Por: Ryan F. Mandelbaum

Temos um novo computador quântico para acompanhar nessa era Velho Oeste das pesquisas de computação quântica em que vivemos. E ele usa algumas partes que talvez você já conheça.

Pesquisadores de duas equipes trabalhando com a Intel relataram, em um par de estudo liberados nesta quarta-feira (14), avanços em uma nova arquitetura de computação quântica chamada de “spin qubits”. Eles, obviamente, não são os computadores quânticos de propósito completo do futuro, mas têm uma grande vantagem em relação a outros designs de computação quântica.

“Fizemos esses qubits em chips de silício, parecidos com o que são usados em processos computacionais clássicos”, disse o autor do estudo Thomas Watson, da TU Delft, na Holanda, em entrevista ao Gizmodo. “A esperança é de que, ao fazer as coisas dessa maneira, podemos potencialmente escalar para números maiores, que são necessários para executar uma computação quântica útil.”

Para os não-iniciados, computadores quânticos viram…

Militares norte-americanos observaram grande UFO esférico no Afeganistão

Veículos Humvee no Afeganistão, onde os militares norte-americanos observaram um UFO em 2004

Caso acontecido em 2004 está listado como autêntico nos arquivos da Mufon

Descrita como Caso 55741, a ocorrência se deu em 10 de maio de 2004, quando uma unidade de forças especiais do Exército norte-americano realizava um trabalho de segurança em Kabul, capital do Afeganistão. A testemunha que descreveu o caso para a Mufon, que não teve seu nome revelado, era natural do estado norte-americano de Montana e afirmou que fazia parte de uma equipe de 15 soldados, que ocupavam veículos militares do tipo Humvee. O ex-militar afirma não se recordar da data exata, mas afirma ter a impressão de o avistamento ter ocorrido em 10 de maio daquele ano. O UFO que observaram era enorme, e estava tão próximo que afirma que poderiam ter atirado pedras nele.

O intruso surgiu repentinamente, como se vindo de lugar nenhum, e flutuou sobre uma das montanhas ao sul da base que os norte-americanos ocupavam, sem faze…

Americanos sofrem sintomas de trauma cerebral na embaixada em Cuba, mas razões são misteriosas

Por: Tom McKay

A saga bizarra em torno do suposto ataque à equipe diplomática dos Estados Unidos em Cuba com um “dispositivo sonoro secreto” está cada vez mais estranha. Agora, o primeiro estudo médico entre as pessoas afetadas revela que elas de fato sofreram sintomas similares aos efeitos de lesões cerebrais traumáticas, mas os médicos simplesmente não conseguem explicar como isso aconteceu.

De acordo com a CNN, um relatório publicado nesta quarta-feira (14) no periódico médico JAMA sobre “manifestação neurológica” na equipe que relatou “fenômenos auditivos e sensoriais direcionais” enquanto servia na embaixada dos Estados Unidos em Cuba deixou médicos “se perguntando se o padrão de sintomas pode acontecer de uma maneira inédita, sem traumatismo craniano”.

Em um relatório que acompanha o estudo principal, o coautor do artigo Dr. Randell Swanson escreve: “Se pegassem qualquer um desses pacientes e o colocassem em uma clínica de tratamento de lesões cerebrais, sem conhecer seus antec…