Matemático, astrônomo, autor, relojoeiro e inventor estadunidense nascido em Ellicott's Mills, próximo ao Patapsco River, Baltimore County, Maryland, em 9 de novembro de 1791, notabilizado por sua prodigiosa memória. Descendente de africanos, era filho de um escravo com uma negra livre, Robert e Mary Bannaky, aprendeu literatura, astronomia, história e matemática através de livros que ele obtinha emprestados. Desde pequeno demonstrou grande habilidade matemática e cálculos sobre astronomia.
Construiu um relógio de madeira que marcava a hora precisa (1753) embora ele só tivesse visto previamente um relógio de sol e um relógio de bolso. Ele calculou as relações de engrenagem do relógio e as esculpiu com uma faca de bolso. Tornou-se um fazendeiro de tabaco em Maryland e foi indicado para integrar a comissão do District of Columbia pelo Presidente George Washington (1790), trabalhou com Pierre L'Enfant, Andrew Ellicott e outros no projeto da nova capital do país, Washington, D.C. Após L'Enfant deixar o projeto e levar consigo todas as plantas, foi capaz de reproduzi-los de memória.
Tornou-se astrônomo autodidata, a nível de predizer um eclipse solar (1789). Dois anos mais tarde iniciou a publicação do Pennsylvania, Delaware, Maryland, e Virginia Almanac e Ephemeris (1791-1802). Nunca se casou e morreu em Baltimore, Md., U.S.A.
Benjamin Banneker construiu um relógio de madeira que marcava a hora precisa
FONTE: http://brasilescola.uol.com.br
Comentários
Postar um comentário