Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 11, 2019

Documento oficial da Base Aérea de Santos (SP) sobre OVNI

Programa onde comentamos sobre um documento oficial da Base Aérea de Santos, datado de 4 de dezembro de 1978, cujo assunto é OVNI. Neste programa você vai conhecer mais sobre o que o Ministério da Aeronáutica responde, por meio do e-SIC, quando a solicitação se refere a documentos que mencionam este fenômeno.



Acesse o e-SIC aqui.

FONTE: Enigmas e Mistérios

Robonauta de Putin se prepara para integrar tripulação da Estação Espacial Internacional na próxima semana

Apelidado de Fedor, o androide é capaz de rastejar, manusear objetos e até mesmo dirigir carros - Crédito: Reprodução

A Agência Espacial Russa publicou imagens assustadoras de seu androide, parecido com humanos, que embarcará na próxima semana na Estação Espacial Internacional.

Apelidado de Fedor, Final Experimental Demonstration Research (Pesquisa Experimental de Demonstração Final, em português) a máquina antropomórfica foi registrada em baterias de testes no Cosmódromo de Bainkonur, no Cazaquistão.

Chamado de robonauta de Putin, a máquina pode exercer diferentes atividades, desde as mais simples, como: abrir garrafas e manusear objetos; até as mais complexas, como: dirigir carros. Os engenheiros acreditam que as funções realizadas por Fedor serão úteis quando o androide estiver em órbita.

O robô tem pouco menos de 2 metros de altura e pesa cerca de 100 quilos sendo capaz de carregar mais 20 quilos de equipamentos extras. Ele também pode rastejar, levantar-se sozinho depois de cair…

Júpiter teria absorvido um planeta durante sua formação, diz estudo

Ilustração de uma colisão entre um jovem Júpiter e um protoplaneta massivo ainda em formação no Sistema Solar inicial.
Crédito: K. Suda & Y Akimoto/Mabuchi Design Office, cortesia do Centro de Astrobiologia do Japão

Segundo um estudo publicado esta semana na revista Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 bilhões de anos, pode explicar leituras surpreendentes da nave espacial Juno da NASA.

Astrônomos da Universidade Rice e da Universidade Sun Yat-sen da China dizem que o seu cenário de impacto pode explicar as leituras gravitacionais anteriormente confusas da sonda Juno, que sugerem que o núcleo de Júpiter é menos denso e mais extenso do que o esperado.

"Isto é intrigante," disse o astrônomo e coautor do estudo, Andrea Isella. "Sugere que algo aconteceu e que mexeu com o núcleo, e é aí que o impacto gigante entra em ação."

Isella explicou que as principais teorias sobre a formação de…

NASA começa a testar trajes espaciais desenvolvidos pela SpaceX

(Foto: SpaceX/NASA)

Por Patrícia Gnipper

A SpaceX vem desenvolvendo trajes espaciais que astronautas da NASA usarão na Estação Espacial Internacional (e além) quando a nave Crew Dragon estiver em operação e, agora, a NASA já começou a testar estes trajes, contando com os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley nesta missão.

A dupla em questão vem fazendo "procedimentos de adequação" na sede da SpaceX, que fica na Califórnia, sob supervisão da NASA. A ideia é praticar todos os passos que acontecerão antes de um lançamento já vestindo os trajes, e a equipe também passou por vários testes que simulam situações de emergência dentro de um simulador da Crew Dragon.

A nave já fez um primeiro voo não tripulado com sucesso, acoplando-se à ISS em março deste ano, na missão que foi chamada de Demo-1. Já a Demo-2, a primeira com tripulação, mas ainda em caráter de testes, deveria ter acontecido em julho, mas a explosão da nave durante testes feitos em abril fez com que este cronograma fo…

Primeira missão espacial tripulada da Índia contará com equipamentos russos

Por Patrícia Gnipper

A Índia está levando seu programa espacial bastante a sério, com o objetivo de se tornar uma das potências espaciais do planeta. E, vislumbrando este futuro, o país planeja enviar sua primeira missão tripulada à órbita da Terra até o ano de 2022 (a Gaganyaan), e contará com equipamentos russos para tal.

A ISRO (a agência espacial indiana) já encomendou aos russos tais equipamentos, o que foi confirmado por Sergey Pozdnyakov, diretor-geral e projetista-chefe da Zvezda, empresa russa que fabrica sistemas de suporte à vida para voos espaciais tripulados.


Conceito da nave orbital indiana (Imagem: ISRO)

Ele revelou que "a Índia estava desenvolvendo seus próprios trajes espaciais e sistemas de suporte à vida para a espaçonave tripulada; por outro lado, eles planejam o lançamento para 2022, então não há muito tempo sobrando". E este teria sido o motivo da encomenda de equipamentos russos — o prazo apertado para desenvolver tudo por conta própria.

A missão prev…

Problema da aberração esférica em lentes é solucionado depois de 2.000 anos

O problema da aberração esférica é mostrado em cima, comparando uma lente ideal (esquerda) e uma lente real (direita). A solução (embaixo) é longa, mas resolve o problema.
[Imagem: Rafael G. González-Acuña]

Aberração esférica

Um trio de físicos mexicanos resolveu um problema óptico que permaneceu sem solução por 2.000 anos.

E, ao solucionar o quebra-cabeças, eles abriram a possibilidade de criação de lentes de formato livre que poderão encontrar aplicações em todos os campos da óptica, de óculos e microscópios a telescópios.

Mais de 2.000 anos atrás, o matemático grego Díocles identificou um problema com as lentes: Ao olhar através de dispositivos equipados com elas, as bordas pareciam mais difusas do que o centro. Ele propôs que o efeito ocorre porque a luz atingia as lentes esféricas em um ângulo que não poderia ser focado por causa das diferenças na refração. Esse problema, que passou a ser conhecido como aberração esférica, resistiu a todas as tentativas de solução, incluindo as…

Avião espacial reutilizável agenda primeiro voo

Visualização artística do avião espacial "Caçador de Sonhos".
[Imagem: SNC]

Avião espacial

Com a aposentadoria dos ônibus espaciais, pode estar começando a era dos aviões espaciais.

O Dream Chaser (Caçador de Sonhos), construído pela empresa Sierra Nevada Corporation, finalmente encontrou um foguete para impulsioná-lo ao espaço.

O foguete, que deverá levar a pequena nave até a Estação Espacial Internacional será o Vulcan, um veículo de lançamento atualmente em desenvolvimento pela ULA (United Launch Alliance), uma associação entre a Lockheed Martin e a Boeing.

Embora nem o Dream Chaser e nem o foguete Vulcan jamais tenham ido ao espaço, a Sierra Nevada recentemente foi contratada pela NASA para uma série de voos de reabastecimento da ISS - pelo menos seis -, juntando-se a duas outras empresas privadas que já enviam carga e experimentos para a Estação Espacial, a SpaceX e a Orbital ATK.

"[O Dream Chaser] é o único avião espacial de propriedade privada no mundo que exis…

Foto diurna de ovni na continuidade da Operação Prato (Manaus - Brasil - 1979) - 10

Programa onde comentamos sobre uma rara fotografia diurna de OVNI tirada na continuidade da Operação Prato. O Fenômeno Chupa-Chupa foi investigado dentro do I COMAR e esta operação militar ficou conhecida como “Operação Prato”. Esta investigação começou em 1977, no estado do Maranhão, passando pelo Pará e, no primeiro semestre de 1979 já estava começando operar no estado do Amazonas, permanecendo lá até meados de 1983. A fotografia em questão é proveniente dos arquivos do falecido e renomado ufólogo paulista, Claudeir Covo e, foi obtida no segundo semestre de 1979 por um piloto da VARIG que fazia o trecho Belém-Manaus. Os jornais locais noticiaram vários casos de avistamentos e ataques a partir de 1979.


Boeing 707-320C da Varig semelhante ao envolvido no caso (JetPhotos)



FONTE: Enigmas e Mistérios

Veja também:

Comentando foto de disco voador (França - 1974) - 01

Comentando foto de disco voador (Colorado - 1929) - 02

Comentando foto de disco voador (Santo André/SP - 1977) - 03

Comentando …

Tem combustível na asa do Ônibus Espacial?

Space Today responde algumas perguntas sobre o ônibus espacial











FONTE: Aviões e Músicas - SpaceToday - interestingengineering.com - Bret Copeland - Bryan K. - Mike Killian

A Era da Internet

Você não precisa ter medo. Você não precisa se preocupar. O grande algoritmo vai fazer as melhores decisões por você... ou será que não?

Um vídeo sobre a Internet das Coisas e os problemas de privacidade que surgem com a nova era da internet em que estamos entrando.



FONTE: Ciência Todo Dia

Missão Artemis | Revelado traje espacial inovador para levar humanos à Lua

Foto: The Verge

Por Daniele Cavalcante

A humanidade voltará a pisar na Lua em 2024, através da Missão Artemis, da NASA, e dessa vez é para estabelecer presença constante no satélite natural da Terra. O prazo é curto e a agência espacial já divulgou uma estimativa de quanto isso vai custar - algo entre US$ 20 bi e US$ 30 bilhões. Porém, há um grande empecilho que pode atrapalhar os planos: ninguém tem ainda um traje espacial adequado para proteger os astronautas e, ao mesmo tempo, garantir mobilidade boa o suficiente para realizar as tarefas em um terreno com um sexto da gravidade terrestre.

O desafio não é simplório. Um traje espacial é praticamente uma mini-nave, só que flexível e com o formato de um corpo humano. Além de proteção e mobilidade, ele precisa garantir o suprimento de oxigênio, controlar a temperatura, fornecer meio de comunicação e ser resistente a todo tipo de contaminação e intempéries. Por exemplo, a poeira lunar é muito abrasiva e danificou muito os trajes do Proje…

O papagaio gigante com força descomunal que viveu na Nova Zelândia

Paleontologistas encontraram fósseis de papagaio gigante na Nova Zelândia - PA MEDIA

Um papagaio gigante que percorria a Nova Zelândia há cerca de 19 milhões de anos tinha 1 m de altura, segundo um novo estudo - a altura média de um brasileiro gira em torno de 1,73 m.

Os restos do papagaio foram encontrados perto de St. Bathans, em Otago, região no sul da Nova Zelândia.

Dado seu tamanho, acredita-se que o papagaio tenha sido incapaz de voar e ser carnívoro, diferentemente da maioria das aves hoje em dia.

Um estudo sobre essa ave foi publicado nesta semana na revista científica Biology Letters.

Pesando pouco mais de 7 kg, o pássaro teria sido duas vezes mais pesado que o kakapo, o maior papagaio no mundo hoje, também endêmico na Nova Zelândia.

"Não há outros papagaios gigantes no mundo", disse à BBC o principal autor do estudo, Trevor Worthy, professor e paleontólogo da Universidade Flinders, na Austrália. "Esse achado é muito significativo."

Os paleontólogos apeli…

Novo rádio detecta todas as estações do Universo

Os sinais de rádio coletados pelo telescópio são injetados na antena no chip (à esquerda) e se propagam até o banco de filtros, onde os sinais com frequências específicas são extraídos por cada filtro. O chip mede 4 cm x 1,5 cm.
[Imagem: Delft University of Technology]

Rádio Deshima

Pesquisadores japoneses e holandeses construíram um novo tipo de receptor de rádio que está se mostrando a ferramenta ideal para ouvir as estrelas.

O novo rádio foi batizado de DESHIMA, nome de um lugar importante na história dos dois países, mas que se converteu em uma sigla para Mapeador Espectroscópico Profundo de Elevado Desvio para o Vermelho - o desvio para o vermelho é o "esticamento" do comprimento de onda da luz que viaja até nós em virtude da expansão constante do Universo.

Combinando a capacidade de detectar simultaneamente uma ampla faixa de frequência de ondas de rádio cósmicas e dispersá-las em diferentes frequências, o novo rádio demonstrou sua capacidade única de medir distâncias…

Gravidade artificial tenta migrar da ficção para a realidade

Os pesquisadores já usaram cadeiras, mas a cama giratória foi melhor em gerar os efeitos esperados.
[Imagem: Universidado do Colorado Boulder]

Gravidade por centrifugação

A equipe do professor Torin Clark, da Universidade do Colorado, nos EUA, está tentando trazer para a realidade o conceito de gravidade artificial.

Seus primeiros experimentos são bem simples, e ainda não lembram as naves futurísticas e seus domos rotativos, como vistos em 2001: Uma Odisseia no Espaço ou em Perdido em Marte - mas o princípio que ele está explorando é o mesmo.

Como fica muito caro construir uma roda gigante que possa ser usada para simular a antigravidade, Clark está se arranjando com uma maca giratória, na qual seus pés ficam apoiados em uma placa - a gravidade artificial é sentida conforme a maca gira, fazendo com que o voluntário sinta uma pressão dos pés sobre a placa.

Segundo Clark, a velocidade angular gerada pela centrífuga empurra seus pés em direção à base da plataforma - "quase como se…