Pular para o conteúdo principal

Gravidade artificial tenta migrar da ficção para a realidade


Os pesquisadores já usaram cadeiras, mas a cama giratória foi melhor em gerar os efeitos esperados.
[Imagem: Universidado do Colorado Boulder]

Gravidade por centrifugação

A equipe do professor Torin Clark, da Universidade do Colorado, nos EUA, está tentando trazer para a realidade o conceito de gravidade artificial.

Seus primeiros experimentos são bem simples, e ainda não lembram as naves futurísticas e seus domos rotativos, como vistos em 2001: Uma Odisseia no Espaço ou em Perdido em Marte - mas o princípio que ele está explorando é o mesmo.

Como fica muito caro construir uma roda gigante que possa ser usada para simular a antigravidade, Clark está se arranjando com uma maca giratória, na qual seus pés ficam apoiados em uma placa - a gravidade artificial é sentida conforme a maca gira, fazendo com que o voluntário sinta uma pressão dos pés sobre a placa.

Segundo Clark, a velocidade angular gerada pela centrífuga empurra seus pés em direção à base da plataforma - "quase como se eu estivesse sob meu próprio peso," garante.

Doença do movimento

Parece mesmo um tanto tosco, mas o pesquisador está interessado em resolver primeiro um dos mais sérios entraves a esse tipo de tecnologia: a chamada "doença do movimento", que muitos de nós já experimentou ao enfrentar alguns brinquedos em parques de diversões.

Basta que Clark e seus estudantes virem a cabeça para os lados enquanto giram para que eles comecem a sentir uma sensação conhecida como "ilusão de acoplamento cruzado" - uma perturbação no ouvido interno que faz com que você se sinta como se estivesse caindo.

É uma sensação tão estranha e desagradável que, por décadas, os engenheiros consideraram que ela é um impedimento para a gravidade artificial.

O que a equipe está tentando desvendar é se os astronautas não poderiam se acostumar ao giro, fazendo com que as náuseas finalmente desapareçam e eles possam desfrutar da gravidade artificial.


Projetos de módulos de teste da gravidade artificial para serem testados no espaço - ainda sem planos de construção e lançamento.
[Imagem: Engle et al./Boeing]

Gravidade artificial na realidade

Parece que a coisa pode dar certo. No final da 10ª sessão, os alunos estavam todos girando confortavelmente, sem sentir qualquer ilusão ou enjoo, a uma velocidade média de 17 rotações por minuto.

"Até onde podemos dizer, essencialmente qualquer pessoa pode se adaptar a esse estímulo," disse Clark.

Agora os testes já estão sendo feitos a 50 rotações por minuto, o que é muito mais rápido do que qualquer pesquisa anterior foi capaz de alcançar, mas os resultados desta nova etapa ainda não foram divulgados.

Mas a equipe também têm muitas outras perguntas para responder antes que você possa ver uma sala de gravidade artificial no topo da Estação Espacial Internacional: Por quanto tempo os efeitos do treinamento duram, por exemplo, e quanto de gravidade um astronauta precisaria para compensar a perda de músculos e ossos?

A pesquisadora Kathrine Bretl, no entanto, espera outros benefícios desta pesquisa: Que ela comece a convencer outros cientistas e engenheiros de que a gravidade artificial não é apenas para parques de diversões.

"O objetivo do nosso trabalho é tentar fazer com que mais pessoas pensem que talvez a gravidade artificial não seja tão louca. Talvez ela tenha um lugar fora da ficção científica," afirmou Bretl.

Bibliografia:

Artigo: Tolerable acclimation to the cross-coupled illusion through a 10-day, incremental, personalized protocol
Autores: Kathrine N. Bretl, Aaron T. McCusker, Sage O. Sherman, Thomas R.M itchell, Jordan B. Dixon, Torin K. Clark
Revista: Journal of Vestibular Research
DOI: 10.3233/VES-190656

Artigo: Artificial Gravity System Configurations Informed by Physiological Spin-Tolerance Research
Autores: Xavier Simón, James Engle, Torin K. Clark
Revista: Proceedings of th AIAA SPACE and Astronautics Forum and Exposition
DOI: 10.2514/6.2018-5358

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s