Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 30, 2018

Óvni é filmado em São Tomé das Letras (MG)

Frame do vídeo mostra o objeto branco quase no centro do visor da câmera, em contraste com o céu noturno.

Moradora do Canta Galo faz registro em vídeo de um objeto da cor branca executando evoluções estranhas, nas quais parece “pular” no céu. Este mesmo tipo de OVNI já foi narrado e registrado em outras épocas em distintas regiões do país.

Por Pepe Chaves*
De São Tomé das Letras-MG
Para UFOVIA
04/01/2019

Na quinta-feira, 03/01, fomos procurados por Tania Vida Luz, moradora do bairro Canta Galo, em São Tomé das Letras, nos informando que fez registros incríveis das estranhas evoluções de um OVNI luminoso que ela e o vizinho Claudemir Souza presenciaram nesse bairro na periferia da cidade.

O avistamento foi no dia 25 de setembro, às 00:52 e além de seu vizinho, um outro amigo que estava lhe visitando também observou o objeto luminoso e participou das gravações, onde as vozes deles também foram registradas.

Tania nos disse que primeiramente observou e depois conseguiu filmar (de improvi…

Após suposta abdução e sexo com ETs, homem diz sentir-se vigiado

Se quando alguém diz que viu um disco voador sempre há os que fazem piadas, o que falar daqueles que afirmam terem sofrido uma abdução, ou seja, levados por extraterrestres. É por isto que Wlad prefere utilizar um pseudônimo. Ele afirma que foi levado com sete anos, quando ainda morava no Paraná. Aos 16, passou a ser visitado por uma ET que fazia sexo com ele. Hoje morador em Jundiaí, Wlad conta que ficou cerca de oito horas com os alienígenas e que agora, anos depois, tem a impressão constante de estar sendo sempre vigiado.

Por quanto tempo foi abduzido?

Fiquei desaparecido por 7 ou 8 horas

O que ocorreu neste período?

Tenho pouca memória do lugar onde fui levado. Algo que me lembro e às vezes revivo em sonho, é um grande salão com vários seres ao redor me observando. Eu estava no centro deste salão. Não estava preso a nada. Mas conseguia me mexer. Lembro que havia algo parecido com o sol em cima da cabeça do ser do sexo feminino, bem à minha frente: brilhante, como um metal maleáve…

Templo pré-asteca dedicado a 'Senhor Esfolado' é encontrado no México

Por George Dvorsky

Arqueólogos encontraram no México um templo dedicado a Xipe Tótec, uma divindade asteca associada à prática ritualística de usar as peles de indivíduos sacrificados – e associado à agricultura e à guerra.

O templo foi descoberto no sítio arqueológico Ndachjian-Tehuacan, no estado mexicano de Puebla, de acordo com um comunicado à imprensa divulgado no início desta semana pelo Instituto Nacional de Antropologia e História do México.

Os arqueólogos já tinham conhecimento de Xipe Tótec, que pode ser traduzido como “Nosso Senhor, o esfolado”, por meio de relatos históricos e de outras representações astecas, mas esta é a primeira estrutura conhecida dedicada à adoração da divindade.

Sacerdotes associados a Xipe Tótec provavelmente usavam a pele de indivíduos que foram sacrificados ou oferecidos à divindade.

O templo remonta entre 1000 d.C e 1260 d.C., de acordo com os arqueólogos que exploraram o local. A equipe foi liderada por Noemí Castillo Tejero. O local foi inicia…

Johannes Hevelius fez o primeiro atlas da Lua 300 anos antes de o homem lá chegar

Um mapa da lua com características marcadas, de Selenographia por Johannes Hevelius. (Domínio público)

Muito antes de Armstrong pisar a superfície da Lua, o astrônomo polaco Johannes Hevelius, o mais inovador desde Copérnico, fez o primeiro atlas do satélite terrestre, só com a ajuda de um telescópio.

Em 1647, Johannes Hevelius publicou um livro que o tornou numa espécie de celebridade. Selenographia foi a primeira obra a incluir mapas e diagramas da superfície lunar, com descrições pormenorizadas de cada cratera, declive e vale que Hevelius conseguia ver através do seu telescópio, montado no telhado de sua casa. O volume foi também o primeiro a cobrir de forma exaustiva as diferentes fases da Lua, afirmando o astrônomo polaco como um dos mais inovadores desde Copérnico. Mas, com o passar do tempo, Havelius acabou esquecido entre os grandes cientistas da História, como apontou a revista do Smithsonian, que lhe dedicou recentemente um artigo.

Johannes Hevelius nasceu a 28 de janeiro d…

Por que vamos (re)conquistar o espaço nos próximos 50 anos

CHEGADA DO HOMEM À LUA COMPLETOU 50 ANOS (FOTO: MARCUS PENNA)

No ano em que o primeiro pouso na Lua completa meio século, perguntamos a especialistas: como será nossa relação com o espaço daqui a 50 anos?

Em julho de 1969, o homem caminhou pela primeira vez na superfície lunar. Impressiona como a constatação soa assombrosa até hoje. Estamos nos aproximando do aniversário de 50 anos da jornada de oito dias que levou Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins da base da Nasa, no Cabo Canaveral, até a Base Tranquilidade, na Lua, e os trouxe de volta em segurança. Há motivos para comemorar — e não são poucos.

Dar nossos primeiros passos cambaleantes em um corpo celeste que não a Terra foi equivalente a sair do conforto do berço e aprender a andar. Uma realização e tanto para uma espécie que, há poucos milênios, costumava divinizar aquela mesma Lua longínqua, cujo brilho trazia um alento às noites escuras. É importante celebrar tudo o que a missão Apollo 11 representa em nossa trajetór…

O que a China quer fazer no 'lado oculto da Lua'

Imagem: Administração Espacial Nacional da China

Paul Rincon
Editor de Ciência, BBC News

A China realizou um feito inédito e pousou pela primeira vez no lado oculto da Lua. Mas o que Pequim pretende fazer nesta região nunca antes explorada? A BBC lista abaixo alguns objetivos da missão Chang'e-4.

Aprender sobre a história da Lua

Nenhuma missão espacial jamais explorou o lado oculto da Lua. Sendo assim, esta é a primeira oportunidade de conhecer uma região misteriosa do satélite natural da Terra.

O lado da Lua que nunca foi visto do nosso planeta tem algumas diferenças importantes em relação à face visível do satélite, a mais próxima da Terra. O lado oculto tem uma crosta mais grossa, com mais crateras e menos "mares" - planícies escuras de formação basáltica, criadas por fluxos de lava - que são característicos da face lunar que está sempre posicionada de frente para a Terra.

A sonda não-tripulada Chang'e-4 teria pousado em um local conhecido como cratera de Von Kár…

Isaac Asimov: as previsões para 2019 feitas em 1983 pelo gênio da ficção científica

Isaac Asimov é um dos autores mais famosos de ficção científica e se inspirou, na década de 80, em George Orwell para fazer previsões

Em 31 de dezembro de 1983, o escritor de ficção científica Isaac Asimov fez mais do que apenas resoluções de Ano Novo.

Naquele dia, ele publicou um texto no jornal The Star of Canada, no qual fez previsões sobre como seria o mundo em 35 anos, ou seja, em 2019.

Asimov (1920-1992) escolheu esse ano inspirado no escritor George Orwell, que publicou, em 1949, seu famoso romance 1984. Em seu livro, Orwell imaginou como seria o mundo 35 anos depois.

O texto de Asimov faz previsões em três áreas: guerra nuclear, informatização e exploração espacial.

Agora que 2019 chegou, podemos tirar a prova: o que ele errou e acertou?

Ameaça nuclear


Asimov escolhe iniciar o texto afastando a possibilidade de uma guerra nuclear

Asimov começa dizendo ter receio de um possível confronto entre a então União Soviética e os Estados Unidos, mas pressupõe que não haveria, em 2019,…

Pandataria, a ilha onde imperadores romanos exilavam mulheres consideradas promíscuas

Ventotene hoje, antes Pandataria, tem história como exílio que remonta ao Império Romano

A ilha de Ventotene abriga um antigo vulcão em frente à costa de Nápoles, na Itália, mas também é conhecida, entre outras coisas, por ser berço do sonho de uma Europa unida.

Foi nessa ilha, usada pelo regime fascista para isolar dissidentes políticos, que Altiero Spinelli e Ernesto Rossi escreveram o Manifesto de Ventotene, um dos textos fundadores do federalismo europeu.

Mas além disso, essa ilha no mar Tirreno tem uma fama que remonta à Antiguidade.

Há mais de 2 mil anos, Ventotene se chamava Pandataria e serviu como local de exílio para mulheres aristocratas com comportamento considerado inapropriado pelas normas da sociedade da época.

No Império Romano, mulheres podiam ser punidas pelo seu comportamento sexual.

Pena de morte para mulheres adúlteras

No ano 18 a.C., o imperador Augusto promulgou um conjunto de leis, a lex Iulia, com o objetivo de moralizar a classe alta de Roma, fortalecendo in…

As origens improváveis do primeiro computador quântico

Por Ryan F. Mandelbaum

Em 1998, duas equipes publicaram artigos com os resultados dos primeiros cálculos quânticos. No entanto, os primeiros computadores quânticos não eram computadores. Eram equipamentos bioquímicos que utilizavam a mesma ciência que estava por trás das máquinas de imagem por ressonância magnética.

Você pode pensar em computação quântica como uma corrida entre empresas de tecnologia para a construção de um poderoso dispositivo de processamento que tornará a inteligência artificial mais real, revolucionará a medicina e será capaz de quebrar a criptografia que protege nossos dados.

E, de fato, os protótipos dos computadores quânticos do final da década de 1990 nos levaram indiretamente aos computadores quânticos desenvolvidos pelo Google e pela IBM. Mas não foi assim que tudo começou – na verdade, os responsáveis foram físicos que estavam mexendo com equipamentos matemáticos e bioquímicos por curiosidade.

“Não foi motivado de forma alguma pela criação de computadores …

A carta em que Galileu Galilei tentou 'maquiar' ideias 'heréticas' para evitar Inquisição

Nova descoberta mostra que Galileu atuou ativamente na tentativa de controle de danos de suas ideias

A Igreja Católica condenou Galileu Galilei por heresia em 1633, após uma batalha de quase 20 anos entre o astrônomo italiano e o Vaticano.

Mas a descoberta de um documento mostra como o famoso astrônomo, matemático e físico modificou um texto que ele mesmo tinha escrito para tentar evitar um confronto com a Igreja.

Isto é confirmado por uma carta assinada por "G.G.", segundo o pesquisador Salvatore Ricciardo, da Universidade de Bérgamo, na Itália, que encontrou o documento nos arquivos da Royal Society of London - sociedade científica fundada no século 17 e sediada na capital inglesa - em agosto.

A carta, que contém rasuras e correções, foi escrita e alterada pelo próprio Galilei entre 1613 e 1615, assegura Ricciardo.

Em uma primeira versão dos escritos, o físico combate a doutrina geocêntrica. Ditada pela Igreja Católica, ela pregava que o Sol girava em torno da Terra, e nã…

O que é o 'lado oculto da Lua' e por que a China quis chegar lá

A China já compartilhou as primeiras imagens da superfície o lado desconhecido da Lua

A China anunciou que chegou ao "lado oculto da Lua". Uma sonda chinesa pousou com sucesso às 10:26 h do horário de Pequim, ou pouco depois de meia-noite de Brasília, segundo informou a mídia estatal chinesa.

A sonda não tripulada Chang'e-4, uma espécie de "rover", pousou na Bacia do Polo Sul-Aitken, como é conhecida uma enorme cratera que fica no lado oculto da Lua. A sonda carrega instrumentos consigo para analisar a geologia de uma região nunca explorada antes e conduzir experimentos biológicos.

As primeiras fotos da superfície foram enviadas pelo rover e compartilhadas pela mídia estatal. Sem comunicação direta possível, todas as fotos e informações tiveram que ser enviadas por meio de um outro satélite antes de chegarem à Terra.

O pouso está sendo visto como um marco na exploração espacial.

Mas o que é o 'lado oculto da Lua'?

O "lado oculto" da Lua não t…

O asteroide Bennu agora é o menor objeto já orbitado por uma nave espacial

Por Ryan F. Mandelbaum

O novo ano trouxe marcos importantes para duas missões espaciais – mas apenas uma delas trata da própria sobrevivência da espécie humana.

A OSIRIS-REx, a nave espacial da NASA que visita o asteroide Bennu, realizou uma queima de oito segundos de seu propulsor, colocando a nave em órbita ao redor do asteroide. Ou seja: Bennu é o menor objeto que uma nave espacial já orbitou.

A OSIRIS-REx estava a caminho de asteroide desde maio de 2016 e chegou no início do mês passado. A nave orbitará a cerca de 1,5 quilômetro do centro do asteroide, de acordo com um comunicado publicado pela equipe da OSIRIS-REx.

Orbitar em um objeto tão pequeno é um trabalho árduo. Como já escrevemos, os asteroides têm campos gravitacionais leves e desiguais. E de fato, os cientistas da OSIRIS-REx não tinham uma órbita final totalmente planejada até chegarem ao Bennu.

Desde então, a sonda voou sobre o asteroide várias vezes para fazer uma espécie de mapeamento, antes de se preparar para a rea…

Sonda New Horizons revela como é um cometa antes de ser ‘gasto’ pelo Sol

Imagem obtida às 3h01 de 1º de janeiro pela sonda New Horizons, a 28 mil km de Ultima Thule. (Crédito: Nasa)

Salvador Nogueira
As primeiras imagens obtidas durante o sobrevoo de Ultima Thule pela sonda New Horizons revelaram o que pode ser a forma típica de um cometa antes de ser “gasto” pela interação com a luz solar intensa num mergulho ao interior do Sistema Solar.

Os resultados revelaram duas bolotas coladas gentilmente, algo que os astrônomos chamam de um “binário de contato”.

“Como não somos muito criativos com nomes, apelidamos o maior de Ultima e o menor de Thule”, diz Alan Stern, cientista-chefe da missão, durante coletiva realizada nesta quarta-feira (2), no Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, em Laurel, Maryland. (Oficialmente, o objeto tem a designação 2014 MU69.)

A New Horizons continua a transmitir os dados colhidos durante um rápido encontro com esse modesto objeto do chamado cinturão de Kuiper, região além da órbita de Netuno onde estão prese…