Pular para o conteúdo principal

Nancy Grace Roman, considerada a “mãe do telescópio Hubble”, morre aos 93 anos



Por Catie Keck

Nancy Grace Roman, uma ex-executiva da NASA que é frequentemente descrita com a “mãe” do telescópio espacial Hubble, morreu aos 93 anos.

Roman, que foi funcionária por muito tempo da agência espacial dos Estados Unidos, foi a primeira mulher a ter um papel executivo na NASA, conforme reporta a Associated Press. Após obter o doutorado em astronomia na Universidade de Chicago em 1949, Roman entrou na NASA em 1959 como a primeira chefe de astronomia do escritório de ciência espacial na sede da organização e ficou na posição por quase 12 anos até se aposentar em 1979.

Ela estava envolvida em programas inovadores como o Cosmic Background Explorer, e como seu título informal sugere, o amado telescópio espacial Hubble.

Roman é lembrada pelo trabalho dela em reforçar as oportunidades de carreira por meio da American Association of University Women (Associação das Mulheres Universitárias), segundo informa o jornal norte-americano Washington Post. Ela resistiu ao status quo através de sua educação e carreira em um tempo em que não havia muitas mulheres no ramo, especialmente em nível executivo. Especificamente, ela é creditada por ter desenvolvido o programa inicial do Hubble, particularmente no que se refere a financiamento e propostas de observação.



De acordo o Washington Post, no livro “The Universe is a Mirror”, do autor e historiador espacial Robert Zimmerman diz: “Durante a década de 60 e início da década de 70, não havia ninguém mais importante que ela em fazer os primeiros conceitos e designs do Hubble receberem financiamento e serem completados.”

Segundo a NASA, os prêmios de Roman e honras incluem o Women in Aerospace’s Lifetime Achievement Award, NASA Exceptional Scientifical Achievement Award e NASA Outstanding Scientific Leadership Award, entre outros.

No ano passado, Roman foi homenageada como parte de conjunto de Lego que honrava mulheres da NASA, que também incluía pioneiras como Katherine Johnson, Sally Ride e Mae Jemison.


Roman faleceu na última terça-feira (25) em decorrência de uma doença. O jornal norte-americano diz que ela não tinha dependentes.


Lego em sua homenagem.

[Associated Press, Washington Post]

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s