Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 15, 2015

Espionagem: A NSA tem a chave mestra para destravar as mensagens do seu celular

De acordo com documentos ultra-secretos entregues ao The Intercept por Edward Snowden, espiões americanos e britânicos roubaram chaves de encriptação da maior fabricante de SIM cards do mundo, o que permite à NSA vigiar comunicações sem fio com muito mais facilidade e sem solicitar autorização.

Com o roubo destas chaves, a NSA e a GCHQ (o equivalente britânico) podem vigiar nossas ligações sem a necessidade de ordens judiciais ou de pedir permissão a empresas de telecomunicações ou governos estrangeiros. A Gemalto, fabricante dos SIM cards, vende cartões para a Verizon, AT&T, Sprint, T-Mobile, e outras 450 empresas de telecomunicação pelo mundo, o que dá aos espiões acesso à um número inimaginável de comunicações burlando a segurança das empresas. No Brasil, a Gemalto já fez negócios com as principais operadoras de celular do país, inclusive com a Vivo, que implantou serviços de pagamentos por NFC com ajuda da empresa.

É um tremendo roubo, documentado pelo The Intercept em detalh…

Arquivo Ovni: Câmera de segurança de aeroporto flagra Ovni na cabeceira da pista (2004)

Aeroporto de Manaus, local da ocorrência

Por.: ANVALGLEZ SOUSA LINHARES

Data da ocorrência : foi num sábado chuvoso do dia 24 de abril de 2004, às 20.19.53 h

Local : Aeroporto Eduardo Gomes – SBEG (Manaus)

O Centro de Operações Aeroportuária – COA, ouviu pelo rádio o Comandante , quando em procedimento de pouso na cabeceira 10 , do ATR-42 da empresa TOTAL, reportando para a Torre de Controle – TWR do Aeroporto de Eduardo Gomes – SBEG, que estava avistando uma “luz” que estava flutuando no ar paralela à cabeceira nº 28 .

O operador do COA, utilizou a câmera número 23 do Sistema Tevê de Vigilância do aeroporto e começou a procurar a “Luz” .

A “luz”

foi focalizada e iniciou a filmagem ás 20.19.53h;

O comandante da aeronave – ATR-42 da empresa TOTAL, solicitou a

TWR autorização para pouso e arremetida para passar perto da “luz”.A TWR autorizou , tendo em vista que não havia

nenhum pouso e decolagem no momento, e sendo visto na filmagem, entrando no ângulo do operador da câmera às 20.20.4…

Militar da USAF descreve experiências com UFOs

Avião E-3 Awacs da Força Aérea Norte-Americana, utilizado também para monitorar UFOs na atmosfera terrestre

Testemunha esteve de posse de documento descrevendo manobras de naves alienígenas sobre território soviético nos anos 80

De tempos em tempos, a Ufologia recebe relatos de ex-militares, narrando as experiências que tiveram em serviço, relacionadas a avistamentos ou detecções de UFOs. Uma das mais recentes é de Simone Charisse Mendez, que serviu a Força Aérea Norte-Americana (USAF), durante os anos 80. Servindo na base Nellis, em Nevada, seu trabalho era ligado ao centro de mensagens criptográficas, utilizadas em comunicações com satélites.

Mendez conta: "Certo dia, tive acesso a uma cópia em carbono de um documento, que detalhava como um grupo de objetos não identificados entrou na órbita terrestre, vindos de fora do Sistema Solar. Três dos objetos se separaram do grupo e rumaram para Moscou, sobrevoando a área do aeroporto internacional por cerca de uma hora". A ex-mi…

Microscópio mais potente do mundo é desenvolvido no Japão

O microscópio ocupa uma sala inteira

O fabricante tecnológico japonês Hitachi desenvolveu o microscópio com maior resolução do mundo, baseado na transmissão de elétrons e capaz de realizar observações em nível atômico, segundo confirmou nesta sexta-feira (20) à agência de notícias Efe esta empresa.

O microscópio eletrônico de transmissão (MET) foi terminado nesta semana após quase cinco anos (começou a ser desenvolvido em 2010) e é capaz de oferecer uma resolução de 43 picometros (unidade que equivale à bilionésima parte de um metro), ou seja, menos da metade do raio da maioria dos átomos.

O aparelho, que ocupa uma sala inteira, alcança esta resolução recorde graças a uma grande concentração de seu feixe de elétrons através de cabos e circuitos especialmente desenhados para esta tarefa, segundo assinalou um porta-voz de Hitachi.

Outras inovações destacadas são o uso de materiais de amortecimento acústico na base do microscópio para reduzir o impacto negativo das vibrações, assim como…

Drone varrerá Amazônia em busca de civilizações antigas

Mais de 450 geoglifos foram identificados em áreas de desmatamento na Amazônia

Cientistas britânicos vão usar um drone para fazer varreduras na Amazônia brasileira e procurar vestígios de civilizações antigas.

O avião não-tripulado que será enviado para a região é equipado com um laser que analisa e procura por áreas onde podem ter existido construções há milhares de anos.
O objetivo do projeto é determinar qual era o tamanho destas comunidades milenares e até que ponto elas alteraram a paisagem local.
Os pesquisadores anunciaram a iniciativa durante a reunião anual da Associação Americana para o Progresso da Ciência (AAAS, na sigla em inglês), na cidade de San Jose, na Califórnia.
O projeto, uma parceria entre agências e instituições do Brasil e Europa, já conseguiu uma verba de US$ 1,9 milhão (cerca de R$ 5,3 milhões) do Conselho Europeu de Pesquisa.
Dependendo dos dados obtidos, eles também podem ser usados para a elaboração de políticas de uso sustentável da floresta.
Mas a quest…

Para simular um jetpack no espaço, você tem que prender um laptop em seu rosto

Esqueça o Oculus Rift ou Google Cardboard. Na Estação Espacial Internacional, a realidade virtual é muito importante, porém muito improvisada.

Nesta imagem, postada no Twitter pelo astronauta Terry W. Virts, você pode ver como é o treinamento para usar jetpacks em missões no espaço. Sim, isso é um laptop preso ao rosto dele.

Nele funciona um simulador de realidade virtual que permite pilotar o SAFER, um sistema de propulsão usado durante caminhadas espaciais para ser usado em emergências, caso o astronauta fique à deriva no espaço – assim ele pode voar até a nave.

Astronautas da ISS usam o jetpack há cerca de uma década, mas até hoje não precisaram ativá-lo, o que é um alívio. Segundo a NASA:

O sistema baseia-se em pequenos propulsores a jato de nitrogênio que permitem a um astronauta se movimentar no espaço. Seu tamanho e peso relativamente pequenos o tornam mais conveniente. No entanto, ele é pequeno por limitar a quantidade de agente propulsor que o SAFER transporta, de modo que e…

Diamantes ocupam novos espaços na tecnologia quântica

Estruturas conhecidas como vacâncias de nitrogênio permitem que nanocristais de diamante funcionem como depósito de qubits de estado sólido. Além disso, existem verdadeiros transistores de luz prontos dentro dos diamantes.[Imagem: Cortesia Element Six]

Memória e repetidor

O diamante é bastante popular entre as equipes que desenvolvem computadores quânticos porque ele é um hospedeiro natural e muito eficiente de qubits - e também serve como máquina de teletransporte.

E agora duas equipes demonstraram quase ao mesmo tempo que o diamante pode ser usado para construir outras peças fundamentais para a computação quântica.

Duncan England e seus colegas do Conselho Nacional de Pesquisas do Canadá demonstraram que é possível armazenar e recuperar fótons nas vibrações das redes atômicas internas do diamante.

Isto significa a criação de uma memória quântica que funciona a temperatura ambiente e em alta velocidade, sem os complicados esquemas de fabricação exigidos por outras abordagens.

Hideo …

Sonda da Nasa fotografa duas pequenas luas de Plutão

A sonda da Nasa fará sua passagem mais próxima em julho

Novas fotos enviadas para a Terra pela sonda da Nasa New Horizons mostram duas manchas brancas que aparecem ao lado de Plutão na escuridão do espaço. As imagens difusas são duas luas que aparecem como uma possibilidade de abertura para um vasto território que a humanidade não tinha visto claramente antes.

Viajando um milhão de quilômetros por dia, um dos veículos mais rápidos do espaço já feitos está estendendo a vista humana ao planeta anão. Mesmo a essa velocidade, foram necessários mais de nove anos para chegar perto. New Horizons foi lançada em Janeiro de 2006.

Para especialistas, os registros desta semana de Nix e Hydra são apenas um prelúdio. A partir de abril, pela primeira vez, vamos começar a levantar a cortina sobre a superfície de Plutão com cada vez maior detalhe.

A Nasa a comparou aos mitos dissipados quando a nave espacial Mariner 4 enviou primeiras imagens da superfície de Marte em 1965.

Até então, muitos cientist…

Professora de RO vai à segunda fase de seleção de voluntários para viagem a Marte

Sandra Maria Feliciano, de 51 anos, é a única brasileira que concorre no projeto que deve tentar estabelecer vida humana no planeta vermelho. O processo ainda terá três etapas até que 40 pessoas sejam escolhidas

Por Ray Lavareda e Gaia Quiquiô, de Guajará-Mirim (RO)

A professora Sandra Maria Feliciano, de 51 anos, está entre os 200 mil candidatos do projeto Mars One, que passou para a segunda fase da disputa, e é a única brasileira a concorrer à vaga para astronauta que deve colonizar Marte. A rondoniense integra o processo que deve estabelecer vida humana permanente no "Planeta Vermelho" em 2025.
Sandra integra o grupo com 50 homens e 50 mulheres, de candidatos de todo o mundo, que passarão por mais três etapas até a seleção semifinal, onde 40 pessoas serão treinadas durante oito anos e, destas, 10 casais serão formados e enviados a Marte. Após a primeira fase com entrevistas online, a professora ficou entre 705 candidatos, e nesta segunda fase está entre os 100 escolhidos …

Dançando com as estrelas

A Estrela de Scholz e sua companheira anã marrom passaram a menos de um ano-luz do Sol (visto ao fundo como uma estrela mais brilhante) cerca de 70 mil anos atrás! Ufa! (Crédito: Michael Osadciw/University of Rochester)

POR SALVADOR NOGUEIRA
18/02/15 06:00

Há 70 mil anos, mais ou menos na mesma época em que nossos ancestrais iniciaram sua expansão para além da África, mal sabiam eles que um evento celeste ameaçava impor um fim abrupto e melancólico à experiência humana. Nessa época, uma estrela passou de raspão pelo nosso Sistema Solar, a uma distância mínima que chegou a ser inferior a um ano-luz. Se o astro tivesse chegado um pouquinho mais perto, poderia ter despertado uma chuva de cometas na direção do interior do sistema planetário que, sem dificuldades, apagaria nossa espécie do mapa-múndi. Felizmente não aconteceu, e a raça humana sobreviveu para desvendar mais essa incrível história.

A descoberta foi feita por uma equipe internacional de pesquisadores liderada por Eric Mamaje…

Cientistas querem enviar mensagens a mundos alienígenas

Os principais astrônomos dos EUA estão considerando planos de proceder a envio de mensagens sobre a Terra para centenas de sistemas de estrelas que possam ter planetas potencialmente habitáveis, segundo dá a conhecer o Instituto de Busca de Inteligência Extraterrestre (SETI, na sigla em inglês), com sede na Califórnia.

"Pode haver muitas civilizações lá fora, mas se elas todas apenas escutam e nenhuma emite sinais de rádio, então nada vai acontecer", disse ao Sunday Times o astrofísico e chefe executivo do SETI, David Black.
A ideia consiste em transmitir regularmente mensagens através de radiotelescópios. As mensagens deveriam conter informações suficientemente detalhadas sobre o gênero humano. Uma das opções prevê enviar todo o banco de dados da Wikipédia.



A elaboração de tal mensagem é uma tarefa bastante árdua e os cientistas ainda não decidiram como realizá-la. "Uma questão é… se decidirmos prosseguir, que tipo de mensagem deveríamos enviar? Deveria ser uma obra d…

Planta robótica poderá se adaptar a mundos alienígenas

O protótipo serve como plataforma de demonstração de novas tecnologias em robótica. [Imagem: Plantoid Project]

Robôs inspirados em plantas

Enquanto os estudos mais recentes sobre a sensibilidade das plantas não chegam ao grande público, a maioria tende a ver os vegetais como organismos passivos, que não "fazem" muita coisa.

A Dra. Barbara Mazzolai, do Instituto Italiano de Tecnologia, por sua vez, já sabe que as plantas se movem, sentem, reagem, e fazem isso de forma extremamente eficiente.

Tanto que ela coordena o projeto Plantoid, que está criando robôs inspirados em plantas - mais artificiais do que as plantas biônicas.

"Nosso objetivo é projetar, prototipar e validar uma nova geração de hardwares e softwares inspirados pelas plantas," disse ela, acrescentando que os seres humanos podem aprender muito com as plantas.

E ela vê aplicações potenciais para essas tecnologias na agricultura, na medicina e até mesmo a exploração espacial.

Planta robótica

Em 2013 a equ…

Objetos misteriosos caem do espaço e intrigam moradores do Rio de Janeiro

Em Iguaba, Rio de Janeiro, um fenômeno assustou os moradores. Três pedras prateadas e brilhantes despencaram em cima de duas casas. A pedra é composta de silício, o suficiente para concluir que ela não veio de outro planeta. O material teria se soltado de algum satélite, e não se desprendido de algum meteoro ou planeta do sistema solar. Veja!



FONTE: TV RECORD

Kepler-432b - Planeta denso e gigante com estações extremas

Ilustração da órbita de Kepler-432b (linha interior a vermelho) em comparação com a órbita de Mercúrio em redor do Sol (linha exterior a laranja). O círculo vermelho no meio indica a posição da estrela que o planeta orbita. O tamanho da estrela é visto à escala, enquanto o tamanho do planeta foi ampliado dez vezes para propósitos de ilustração. A órbita de Kepler-432b é altamente alongada. Como consequência, a distância entre o planeta e a estrela, bem como a temperatura no planeta, mudam drasticamente durante uma única órbita.
Crédito: Dr. Sabine Reffert

Dois grupos de investigação de astrônomos da Universidade de Heidelberg descobriram, independentemente um do outro, um planeta raro. O corpo celeste, chamado Kepler-432b, é um dos planetas mais densos e maciços conhecidos até ao momento. As equipas, uma liderada por Mauricio Ortiz do Centro de Astronomia da Universidade de Heidelberg (ZAH) e a outra por Simona Ciceri do Instituto Max Planck para Astronomia (MPIA) em Heidelberg, rela…

Misteriosa pluma marciana confunde cientistas

Observações de uma característica misteriosa parecida com uma pluma (marcada com a seta amarela) no limbo do Planeta Vermelho no dia 20 de Março de 2012. A observação foi feita pelo astrônomo W. Jaeschke. A imagem mostra o pólo norte em baixo e o pólo sul no topo.

Plumas vistas a alcançar grandes altitudes acima da superfície de Marte estão a causar um alvoroço entre os cientistas que estudam a atmosfera do Planeta Vermelho.

Em duas ocasiões separadas em março e abril de 2012, astrônomos amadores relataram características parecidas com plumas que se desenvolviam no planeta.

As plumas foram vistas chegando a altitudes de mais de 250 km acima da mesma região de Marte em ambas as ocasiões. Em comparação, características semelhantes vistas no passado não ultrapassaram os 100 km.

"A cerca de 250 km, a divisão entre a atmosfera e o espaço exterior é muito fina, portanto as plumas relatadas são extremamente inesperadas," afirma Agustin Sanchez-Lavega da Universidade do País Basco,…

Estrela que explodiu floresce como uma flor cósmica

As observações do remanescente de supernova G299.2-2.9 pelo Chandra revelam informações importantes sobre este objeto.
Crédito: NASA/CXC/U. Texas

Tendo em conta que os campos de destroços de estrelas que explodiram, conhecidos como remanescentes de supernovas, são muito quentes, energéticos e brilham intensamente em raios-X, o Observatório Chandra da NASA tem provado ser uma ferramenta valiosa no seu estudo. O remanescente de supernova chamado G299.2-2.9 (ou G299) está localizado dentro da nossa Via Láctea, mas a imagem do Chandra é uma reminiscência de uma bonita flor cá na Terra.

G299 foi deixado por uma classe particular de supernovas chamada Tipo Ia. Os astrônomos pensam que a supernova de Tipo Ia é uma explosão termonuclear - envolvendo a fusão de elementos e a libertação de grandes quantidades de energia - de uma anã branca num órbita íntima com uma estrela companheira. Se a parceira da anã branca for uma estrela normal, parecida com o Sol, a anã branca pode tornar-se instável …

A foto do pálido ponto azul completou 25 anos de idade

No último sábado completou-se 25 anos desde que a Voyager tirou uma foto da Terra fazendo sua órbita no Sistema Solar. Nosso planeta — a 6 bilhões de quilômetros da nave — é esse pequeno pálido ponto azul iluminado por um raio de Sol. Trata-se de uma imagem icônica, e todas as pessoas que gostam de ciência conhecem a importância dela.


Em verde: a localização aproximada da Voyager quando a foto foi tirada.

A foto foi feita a pedido de Carl Sagan, que convenceu a NASA de que os gastos para tirar a foto valiam a pena, mesmo que ela não tivesse valor científico. Essa foto, ele argumentou, nos mostrará “nosso lugar no Universo“. Muitos se opuseram à ideia porque apontar para o sol poderia danificar os equipamentos da sonda interplanetária. Mas no final, graças à tenacidade de várias pessoas e da ajuda de Richard Truly, administrador da NASA na época, a foto acabou sendo tirada. Você pode ver uma versão maior abaixo:


O livro no qual Carl Sagan fala sobre a foto, O Pálido Ponto Azul, está f…

Nasa vai enviar submarino para explorar oceano de Titã, uma das luas de Saturno

A Nasa está levando bem a sério seu intuito de descobrir novos mundos e espaços tidos como possíveis de abrigar vida. A Agência Espacial Norte-Americana apresentou o projeto de um submarino que irá explorar Titã, uma das maiores luas de Saturno.

O submarino-robotizado irá adentrar o oceano de metano que existe na atmosfera de Titã. Ainda não há previsão para chegada do robô por lá.

As sondas espaciais Voyager, Cassini e Huygens comprovaram a existência de três grandes oceanos de hidrocarbonetos em Titã. Sabemos também que esta lua possui uma chuva constante e sua composição é quase toda composta de metano. A temperatura por lá é de -179 graus celsius.

-O submarino irá explorar o oceano Kraken-Mare, descoberto em 2007, com cerca de 1,7 milhão de km². Os cientistas da Nasa ainda não deram detalhes do objetivo da missão.



FONTE: Santiago Wolnei Ferreira Guimarães

John Podesta, conselheiro de Obama: “A verdade está lá fora!”

ohn Podesta, conselheiro do Presidente Obama, que está deixando o cargo, permanece um fã dedicado da causa extraterrestre. Quando Podesta, que foi chefe de gabinete para o Presidente Bill Clinton, retornou para a Casa Branca no final de 2013, ele escreveu que sua chegada significava que “a biblioteca presidencial de Obama será inundada – bem como a biblioteca de Clinton em Little Rock foi – com pedidos do Ato de Liberdade de Informação (de sigla FOIA em inglês).
A repórter Karen Tumulty perguntou a ele, em 2007, sobre a falta de liberação dos pedidos com base no FOIA pela biblioteca, e Podesta, através de um porta-voz, respondeu: “A verdade está lá fora.” Esse era o lema da série de TV, “Arquivos X“, da qual Podesta era um grande fã.
E, para se assegurar que as pessoas que fizeram pedidos através do Ato de Liberdade de Informação não se esqueçam, Podesta enviou uma mensagem pelo Twitter na quinta-feira (11):



“E para terminar, meu maior fracasso de 2014: Uma vez mais não conseguir o …