Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 21, 2016

O Polo Norte de Plutão está cercado de vários cânions congelados

O voo da sonda New Horizon por plutão deu aos cientistas uma quantia inimaginável de novos dados, considerando que antes eles só tinham alguns pequenos trechos pixelados. Além de informações adicionais de mapas geológicos, a New Horizon forneceu algumas imagens deslumbrantes.

A imagem que abre o post, cujas cores foram processadas, mostram o Polo Norte de Plutão. Para te dar uma ideia de escala, a parte de baixo da foto está a uma distância de quase 34 mil km transversalmente da sonda. Então, esses cânions e abismos congelados que você está vendo são gigantescos. Na composição deles acredita-se que há gelo de metano e nitrogênio.

Sobre os cânions mais extensos, explica a NASA:

O maior desses cânions (destacado na imagem abaixo na cor amarela) tem cerca de 75 km de largura e fica próximo ao Polo Norte de Plutão. Os que ficam em posição paralela a este a leste e oeste (destacados na cor verde) têm aproximadamente 10 km de extensão. As paredes degradadas desses cânions parecem ser muito…

Uma nova partícula descoberta por físicos é mais exótica do que já vimos antes

Depois de um longo e glorioso histórico de descobertas científicas, o colisor de partículas Tevatron do Fermilab (Laboratório Nacional do Acelerador Fermi) foi oficialmente aposentado em 2011. Mas os dados de seu último experimento ainda estão rendendo resultados bem interessantes.

Físicos da colaboração DZero anunciaram a descoberta de uma nova partícula, que se acredita ser parte de uma família exótica chamada “tetraquarks”.

“No início, eu não acreditava que fosse uma nova partícula”, disse Dmitri Denisov, porta-voz do DZero, à revista Symmetry. “Só depois de realizar múltiplas verificações cruzadas, começamos a acreditar que o sinal que vimos não poderia ser explicado por processos conhecidos ou de fundo – era a evidência de uma nova partícula.”

Os sabores dos quarks
Quarks são atualmente os menores componentes conhecidos da matéria, combinando-se normalmente em grupos de dois ou três para formar partículas subatômicas. Por exemplo, o próton é composto de três quarks, assim como o…

Especial Matéria Escura: Neutrinos estéreis e neutralinos

O Observatório AMS (Espectrômetro Magnético Alfa), em sua busca por galáxias de antimatéria, é um dos instrumentos que mais concentra esperanças na busca pela matéria escura - ele já detectou um excesso de pósitrons que condiz com algumas teorias.[Imagem: MIT]

Neutralinos

Exemplo mais típico de um WIMP, o neutralino surgiu da Teoria da Supersimetria, geralmente abreviada como SUSY.

Apesar de estar balançando frente a várias negações de suas predições pelo LHC, a supersimetria propõe que cada partícula tem um parceiro "super" - com spins diferentes -, o que ajudaria a preencher alguns buracos no Modelo Padrão da Física.

Algumas dessas superpartículas, como as contrapartes do fóton e do bóson Z, teriam propriedades semelhantes às que se calcula para os constituintes da matéria escura. A matéria escura poderia ser uma mistura dessas partículas supersimétricas, e a que parece mais fácil de ser encontrada é conhecida como neutralino - não confundir com o neutrino.

Colisões entre…

Quer saber quantos planetas potencialmente similares à Terra há no Universo observável?

POR SALVADOR NOGUEIRA
Um grupo de astrônomos na Suécia realizou um estudo para investigar qual é a frequência esperada de planetas similares à Terra, potencialmente habitáveis, no Universo observável. E a estimativa mais conservadora que os pesquisadores conseguiram fazer sugere a existência de aproximadamente 2 x 10^18 potenciais Terras. Você tem ideia de quanto é isso? É o número 2 seguido por 18 zeros. Faço questão de escrever por extenso: 2.000.000.000.000.000.000. Ou, de um jeito que possamos ler em voz alta, 2 bilhões de bilhões de planetas habitáveis.

Nesse cálculo, o estudo, liderado por Erik Zackrisson, da Universidade de Uppsala, na Suécia, e submetido ao “Astrophysical Journal” , se concentrou apenas em sistemas planetários em torno de estrelas similares ao Sol. É, portanto, a pior das hipóteses. E um aspecto interessante do resultado foi a constatação de que, na média, esses mundos são bem mais velhos que a Terra, com cerca de 8 bilhões de anos, e que eles devem ser mais …

Astronomia: A atmosfera de uma superterra

POR SALVADOR NOGUEIRA
Hubble identifica a composição da atmosfera de uma superterra, e não é nada como a da Terra.



O SABOR DAS DIFERENÇAS
O capitão Kirk não estava de brincadeira quando falou sobre explorar “estranhos novos mundos”. Conforme começamos a aprender mais sobre os planetas que orbitam outras estrelas, temos de estar preparados para incríveis surpresas.

55 CANCRI
Pegue, por exemplo, o mais interno dos cinco planetas detectados em torno de uma estrela bem parecida com o Sol, a 41 anos-luz de distância daqui. Conhecido como 55 Cancri e, ele foi alvo de uma honra singular: o primeiro planeta da classe das superterras a ter sua atmosfera analisada.

AUTÓGRAFO
O trabalho, feito por cientistas do University College de Londres, envolveu o uso do Telescópio Espacial Hubble. Quando o planeta passava à frente de sua estrela — o que acontece a cada 18 horas –, parte da luz estelar atravessava de raspão a atmosfera daquele mundo, carregando consigo a “assinatura” dos gases presentes.

C…

Crônicas Sobre OVNIs - Colômbia

FONTE: Canal Youtube Terra

Sons ouvidos pela tripulação da Apollo 10 na Lua têm explicação simples

A Apollo 10 fotografada a partir do módulo lunar, quando ambas as naves se encontravam em órbita da Lua

Conspiracionistas e mistificadores insistem em requentar história desvendada já nos anos 70

A série Arquivos Inexplicados da NASA apresentou nos Estados Unidos, no último final de semana, um episódio tratando de misteriosos sons que a tripulação da nave Apollo 10 teria ouvido via rádio, enquanto estava em órbita da Lua. Com uma narração tensa e música de suspense, o narrador comenta como os astronautas estavam no lado oposto da Lua, sem qualquer comunicação com a Terra, quando ouviram um som assobiado ou chiado pelo rádio. Afirma-se que houve alarme entre os astronautas, e é apresentado o depoimento do astronauta Al Worden, que afirma acreditar que havia algo estranho ali.

Contudo, existe uma explicação simples para o fato, e de fato esta já é de domínio público desde os anos 70. O astronauta Michael Collins, da Apollo 11, foi alertado a respeito antes de sua missão, e publicou a i…

Faleceu o ufólogo Wallacy Albino

Ufos Wilson deixa esta simples e singela homenagem ao ufólogo Wallacy Albino falecido nesta quarta feira 24/02/2016, interessado pela ufologia Desde 1985, se interessou pelo assunto depois que presenciou dois avistamentos no início da década de 80. Desde essa época, manteve intensa atividade ufológica. Chegou a editar o jornal Hangar 18 e tornou-se apresentador, na cidade do Guarujá (SP), do programa de rádio e TV Contato UFO. Wallacy é consultor da Revista UFO há anos e presidente do Grupo de Estudos Ufológicos da Baixada Santista (GEUBS), fundado em 2000 e um dos mais atuantes no país. Em meio a todas essas atividades, produziu o documentário Círculos Ingleses: O Enigma Continua, em parceria com o ufólogo Marco Antonio Petit.

Toda nossas condolências à família de Wallacy Albino.

Especial Matéria Escura: Do que a matéria escura é feita?

O telescópio de raios X Chandra detectou uma partícula misteriosa no Aglomerado de Perseu em 2014, que está sendo chamada de bulbulon, que já entrou na fila de candidatos a partícula de matéria escura.[Imagem: NASA]

Átomos de matéria escura

Com a detecção das ondas gravitacionais, e a eventual confirmação da existência dos buracos negros, a atenção se volta agora para um dos dois enormes "vazios escuros" da teoria cosmológica atual: a matéria escura - a outra incógnita é a energia escura, mas ela está envolta em uma escuridão muito maior.

Embora quase um século já tenha se passado desde que um astrônomo usou pela primeira vez o termo "matéria escura", na década de 1930, a substância ainda carece de explicações. Os físicos podem medir seus efeitos gravitacionais sobre os movimentos das galáxias e outros corpos celestes, mas o que a constitui permanece um mistério.

Como seu efeito conhecido é unicamente gravitacional, o aprimoramento da detecção das ondas gravitacio…

Nikola Tesla

Nikola Tesla nascido em 1856 na Áustria e falecido em 1943 nos Estados Unidos, foi o inventor da corrente alternada (o que lhe afastou de Thomas Edison, seu antecessor) e modernizador do sistema elétrico, o qual utilizamos hoje. Seu maior sonho era transmitir energia sem fio e obtê-la de forma limpa, porem, durante sua caminhada rumo aos seus sonhos, muitos imprevistos aconteceram, dentre eles a competitividade por patentes, falta de investimento para seus experimentos, descrença na possível viabilidade dos projetos e ate mesmo certa resistência ao seu novo mundo iluminado pela energia elétrica. Este filme/documentário conta de forma sucinta desde seu nascimento ate sua morte, a trajetória deste grande homem. Mostra alguns de seus desafios, um pouco sobre seu comportamento, suas teorias, ideias e realizações.

"O homem científico não pretende alcançar um resultado imediato. Ele não espera que suas ideias avançadas sejam imediatamente aceitas. Seus trabalhos são como sementes par…

Céu da Semana - De 22 a 28 de Fevereiro de 2016 - Radiação Cósmica

FONTE: UNIVESP TV

Reportagem de filial da TV Globo mostra casuística intensa em Tatuí

Um dos flagrantes de UFOs na região de Tatuí, interior paulista

Zona rural de cidade no interior de São Paulo registra inúmeros casos de aparições de discos voadores e seres extraterrestres, que são pesquisados pelos ufólogos locais

O ufólogo Hamilton Santos, morador da zona rural de Tatuí, no interior do estado de Sâo Paulo, tem realizado há tempos pesquisas em sua região. Ele afirma ter cerca de 300 registros de UFOs na área, e foi entrevistado para uma reportagem da TV TEM, filiada da Rede Globo na região. Ele explica: "As naves seriam como as pessoas falam, dois pires, um virado para outro. Também são objetos que são como o triângulo com luzes nas pontas. Tenho uma foto que, inicialmente, o pessoal falou que era uma borboleta ou mariposa, mas já está sendo constatado que é uma nave diferenciada. Isso porque a base do objeto é reta e porque o ângulo em que está voando é diferente da maneira que as mariposas ou urubus voam".

O pesquisador diz acreditar que os objetos são…

Observatório Astro-H vai estudar universo extremo

A 580 km de altitude, o telescópio de raios X vai estudar alguns dos eventos mais energéticos do cosmos. [Imagem: Akihiro Ikeshita/JAXA]

Telescópio de raios X

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) lançou o mais avançado telescópio espacial dedicado à astronomia de raios X, o ASTRO-H.

O observatório deverá trazer novas informações e detalhamentos sobre corpos celestes muito massivos, como aglomerados de galáxias, e eventos cósmicos de alta energia, que vêm sendo classificados genericamente como buracos negros.

Para se ter uma ideia da importância desses detalhamentos e das informações que eles podem trazer, a recente descoberta das ondas gravitacionais foi atribuída à fusão de dois buracos negros. Contudo, o telescópio Fermi, da NASA, observou uma erupção de raios gama na mesma região apenas 0,4 segundo depois da detecção das ondas gravitacionais - e uma explosão de raios gama é incompatível com a fusão de buracos negros.

O Astro-H poderá trazer novas informações sobre …

Existe na Via Láctea algum planeta semelhante à Terra?

Engenheiro da Ball Aerospace inspeciona os seis espelhos primários do telescópio James Webb, nas dependências do Instituto Marshall, da NASA.


A pergunta é realmente difícil de ser respondida e apesar dos astrônomos já terem descobertos centenas de planetas extrassolares a dúvida principal é se existem outros planetas habitáveis, com atmosfera semelhante à nossa.

Para tentar responder a essa e outras perguntas, cientistas das maiores universidades e centros de pesquisa de todo mundo estão de dedos cruzados à espera do lançamento do telescópio espacial James Webb, previsto para ir ao espaço em 2018. Devido ao seu grande espelho e localização privilegiada no espaço, o James Webb Space Telescope, JWST, oferecerá aos astrônomos uma real oportunidade de encontrar as respostas para questões que há séculos desafiam os cientistas.

Atualmente, diversas pesquisas estão sendo desenvolvidas com o objetivo de determinar a habilidade do JWST em determinar a composição da atmosfera de hipotéticos pl…

Histórico: satélite Vanguard 1 está há quase 60 anos no espaço

Satélite Vanguard 1 sendo montado no topo do foguete lançador

A história da exploração espacial tem muitos feitos a comemorar nos últimos 60 anos. Desde o lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik, em outubro de 1957, até as mais recentes descobertas feitas pelas sondas extraterrestres, os motivos para celebração não param de crescer, e se depender da vontade dos pesquisadores espaciais, ainda teremos muitas velinhas pela frente.

Em 17 de março de 1958, partia de Cabo Canaveral, na Flórida, o quarto satélite artificial feito pelo homem, o Vanguard 1. Poderia ser apenas mais uma informação sobre a grande corrida espacial do século 20 se não fosse por um pequeno detalhe: O Vanguard 1 é o mais antigo satélite que ainda orbita a Terra. Seus predecessores, Sputnik 1 e 2 e Explorer 1 reentraram na atmosfera pouco tempo depois de lançados.


Pioneirismo
Vanguard 1 foi o primeiro satélite a usar células solares para alimentação dos circuitos internos e foi lançado como uma das cont…

Estrondos e objetos no céu assustam moradores de São Leopoldo, RS – Brasil

Imagem registrada por moradora.

Eventos estranhos teriam ocorrido na cidade de São Leopoldo esta semana.

De acordo com o site diariodecanoas.com.br, três moradores de São Leopoldo alegam ter visto e ouvido estrondos e objetos estranhos no céu, na quarta-feira (17). Um dos incidentes teria ocorrido no bairro Feitoria.

A dona de casa, Adelina Silva Marcos, de 37 anos, a qual mora na rua Pastor Hilbk, diz ter visto um objeto colorido no céu naquela noite:

“Estava com minha filha mais velha na varanda, quando enxergamos aquele objeto colorido parado. Não era avião e tinha muitas cores. Logo ele começou a se mover e pegamos o celular para fotografar, porém as luzes coloridas não aparecem bem na foto. Não havia barulho quando ele estava longe, porém, quando se aproximou e passou sobre nossa casa, fez um ruído estranho, forte.”

Dona Adelina diz nunca ter presenciado algo igual:

“Meu marido estava dentro da casa e saiu para ver. Inicialmente achou que fosse um avião, mas depois percebeu que…