Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 10, 2016

Primeiro exoplaneta foi observado em 1917 - mas ninguém notou

Placa fotográfica feita em 1917 mostrando o espectro da estrela de van Maanen. O destaque mostra as fortes linhas surpreendentemente fortes dos elementos pesados. [Imagem: Carnegie Institution]

Primeiro planeta extrassolar detectado

Com centenas de milhares de placas fotográficas de observações astronômicas feitas ao longo de mais de um século, a equipe dos Observatórios Carnegie, nos EUA, não estranhou quando receberam a solicitação de uma antiga observação que continha o espectro eletromagnético da estrela de van Maanen, uma anã branca descoberta pelo astrônomo holandês Adriaan van Maanen em 1917.

Espectros estelares são gravações da luz emitida pelas estrelas. O espectro se estende ao longo de todas as cores componentes da luz, como um arco-íris emergindo de um prisma. Sua principal utilização é na determinação da composição química de uma estrela, mas eles também dão informações sobre como a luz emitida por uma estrela é afetada pelo material que ela atravessa em seu caminho rumo…

Avião de passageiros quase colidiu com UFO

Um Airbus A320 decola do aeroporto de Glasgow, nas proximidades do qual uma aeronave do tipo teve um encontro próximo com um UFO

Caso ocorreu em dezembro, quando a aeronave se aproximava do aeroporto de Glasgow

Em 02 de dezembro passado, em caso revelado somente agora pelo periódico Daily Mail, um Airbus A320 com 220 pessoas a bordo esteve ameaçado pela presença de um UFO. A ocorrência se deu em Baillieston, a cerca de 20 km do aeroporto de Glasgow, em 02 de dezembro último. O avião se aproximava do aeroporto, a uma altitude próxima dos 1.000 m, quando um objeto desconhecido passou abaixo dele, a cerca de 91 m de distância somente.

O caso foi suficientemente grave para ser investigado pelo UK Airprox Board, um órgão que analisa casos de aproximações perigosas envolvendo aeronaves na Grã-Bretanha. O A320 se aproximava do aeroporto de Glasgow em boas condições meteorológicas, com o Sol por trás, quando os dois pilotos observaram um objeto a pouco mais de 90 m de distância. De acordo co…

Relato de avistamento de OVNI pela American Airlines é captado por rádio amador

Um usuário de rádio amador captou o que parece ser um relato de avistamento de OVNI, próximo da cidade de Nephi, estado de Utah – EUA, enquanto monitorava as comunicações entre aviões comerciais e a torre de controle. A conversa não foi gravada. Porém, pesquisadores foram capazes de obter uma cópia da transmissão da FAA (Administração Federal da Aviação), em resposta à Lei de Liberdade de Informação (FOIA).


Aeroporto Municipal de Nephi. (Credito: Arizona Soaring Association/http://www.asa-soaring.org/)

Pat Daniels, radialista para programas paranormais e entusiasta de rádio amador, estava monitorando as comunicação em 14 de janeiro, por volta das 00h12, quando escutou o que parecia ser exatamente o que ele procurava, um relato de avistamento de OVNI.

De acordo com o site UFOs Northwest, Daneils alega:

“O piloto reportou estar vendo um objeto brilhante extremamente grande, o qual ele estimava ter 1,6 km de largura, à sua direita. O controlador de tráfego aéreo disse que ele estava olh…

The Falcon has landed. Again. No mar.

POR SALVADOR NOGUEIRA
A empresa americana SpaceX realizou nesta sexta-feira (8) o lançamento de uma cápsula Dragon, levando suprimentos à Estação Espacial Internacional (ISS). Mas o grande destaque ficou por conta do primeiro estágio do foguete Falcon 9, que, após ser descartado, fez um pouso perfeito numa balsa no oceano Atlântico.

O início do voo aconteceu às 17h43, e o pouso ocorreu aproximadamente oito minutos depois. Foi a segunda vez que a SpaceX conseguiu trazer de volta intacto o primeiro estágio do seu foguete, e a primeira vez que a recuperação se deu em alto-mar. A expectativa é de que o feito, tornando-se corriqueiro, possa baratear radicalmente o custo de acesso ao espaço.

De cara, Gwynne Shotwell, presidente da SpaceX, declarou que a reutilização bem-sucedida do primeiro estágio do Falcon 9 poderia reduzir o custo de um lançamento em 30%. Atualmente, a empresa costuma cobrar cerca de US$ 61 milhões por voo — um preço já extremamente competitivo no mercado. Poderia cair …

Magnata russo anuncia com Stephen Hawking projeto para realizar missão interestelar

POR SALVADOR NOGUEIRA

Estamos a caminho das estrelas. Ou, pelo menos, alguém já topou gastar os primeiros US$ 100 milhões para chegarmos lá. A iniciativa foi anunciada nesta terça-feira (12) em Nova York pelo magnata russo Yuri Milner, exatos 55 anos depois que outro Yuri, o Gagarin, se tornou o primeiro humano a ir ao espaço.

Chamado de Breakthrough Starshot, o programa tem apoio de nomes de peso, como Stephen Hawking, o físico, e Mark Zuckerberg, o nerd. Curtiu? O gerenciamento fica por conta de Pete Worden, ex-diretor do Centro Ames de Pesquisa, da Nasa. O objetivo é vermos a primeira espaçonave interestelar não-tripulada chegar a Alfa Centauri, a estrela mais próxima daqui, ainda nesta geração — e “apenas” 20 anos depois de lançada.

Pode parecer muito, mas não é. Para cobrir os 4,3 anos-luz que nos separam de lá em duas décadas, seria preciso atingir 20% da velocidade da luz. Já com as tecnologias atuais de propulsão, a mesma viagem consumiria dezenas de milhares de anos.

O métod…

Inteligência artificial traz novas informações sobre as origens da Bíblia

Há 2.600 anos, um grupo de soldados judaístas vigiava seu reino nos últimos dias antes de Jerusalém ser tomada por Nabucodonosor. Eles deixaram para trás diversas inscrições – e agora, uma análise digital inovadora revelou quantas pessoas escreveram aquilo. A pesquisa e tecnologia inovadora por trás disso pode nos ensinar bastante sobre as origens da Bíblia.

“É sabido que a Bíblia não foi escrita em tempo real, e sim provavelmente escrita e editada depois,” explicou o matemático Arie Shaus, da Universidade de Tel Aviv, ao Gizmodo. “A grande questão é: exatamente quando?”

Shaus é um dos diversos matemáticos e arqueólogos que tentam responder essa questão de uma maneira radical: ao usar ferramentas de aprendizagem de máquinas para determinar quantas pessoas eram alfabetizadas nos tempos antigos. A primeira grande análise deles, que foi publicada no Proceedings of the National Academies of Science, sugere que a habilidade de ler e escrever era bem disseminada pelo Reino de Judá, o que p…

Yuri Gagarin

O soviético Yuri Alekseievitch Gagarin foi o primeiro homem a viajar pelo espaço, em 12 de abril de 1961, a bordo da nave Vostok-1. A missão, lançada do Cosmódromo de Baikonur, durou uma hora e 48 minutos, e consistiu de uma volta em órbita da Terra a 315 km de altitude. Ao olhar pela janela da nave, Gagarin constatou, fascinado: "A Terra é azul!".

O astronauta era piloto militar graduado pela escola de Saratov em 1955 e pela unidade de treinamento de pilotos de caça Voroshilov Chkalovsk, em 1957. Serviu na frota de porta-aviões soviéticos, até ser selecionado como cosmonauta em 1960. Foi nomeado comandante do grupo em 1963.

Gagarin viajou pelo mundo para divulgar o programa espacial soviético, visitando inclusive o Brasil e os Estados Unidos. Devido à sua importância na propaganda de seu país, foi proibido de voltar ao espaço em agosto de 1967. No entanto, morreu em um acidente com um jato MIG-15, junto com o piloto Vladimir Seryogin.

O voo da Vostok-1 foi totalmente autom…

Uma boa teoria de como deve se parecer o hipotético nono planeta do Sistema Solar

A comunidade astronômica está em polvorosa com a possibilidade da existência de um nono planeta nos confins do sistema solar. Um novo estudo feito por cientistas europeus imagina como seria esse planeta hipotético, revelando informações importantes sobre a forma como podemos fazer para encontrá-lo.

Para recapitular rapidamente, astrônomos não provaram ainda a existência do Planeta Nove, mas a sua existência é inferida pelas órbitas improváveis de objetos distantes do cinturão de Kuiper. Esses dados sugerem que algo exista bem distante de Plutão, o que levou cientistas a teorizar sobre como ele pode parecer e como podemos nunca ser capazes de encontrá-lo.

O astrofísico Christoph Mordasini, da Universidade de Berna, e a estudante de PhD Esther Linder, são especialistas em modelagem planetária, e eles recentemente aplicaram os conhecimentos na tentativa de descobrir como o Planeta Nove se parece. A análise deles, que foi aceita pela revista científica Astronomy & Astrophysics, pinta…

Maior resolução astronômica é obtida por radiotelescópio virtual

As imagens mostram os jatos emitidos pelo buraco negro 3C 273. [Imagem: Y. Y. Kovalev et al. - 10.3847/2041-8205/820/1/L9]

Recorde de resolução astronômica

Astrônomos acoplaram um telescópio espacial a quatro radiotelescópios terrestres para obter a mais alta resolução de qualquer observação astronômica já feita até hoje.

A resolução descreve a capacidade de discernir detalhes na imagem obtida.

A equipe combinou o satélite russo RadioAstron com os telescópios Green Bank e VLA, nos EUA, Telescópio Effelsberg, na Alemanha, e Observatório de Arecibo, em Porto Rico, criando um radiotelescópio virtual de mais de 160.000 km de diâmetro.

Os sinais captados pelo radiotelescópio em órbita foram transmitidos para uma antena em Green Bank e daí enviados pela internet para a Rússia, onde foram combinados com os dados recebidos dos outros radiotelescópios terrestres para formar a imagem de alta resolução.

E a observação produziu um par de surpresas científicas para os astrônomos que promete avanç…

Céu da Semana de 11 a 17 de abril de 2016 - International Ultraviolet Explorer

FONTE: UNIVESP TV