Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 25, 2016

Todas as coisas incríveis que aprendemos com a nossa primeira viagem a um cometa

Neste 30/09/16, às 7h39 (horário de Brasília), uma nave espacial com peso superior a 2.000 kg e a envergadura de um Boeing 747 caiu suavemente na superfície de um cometa, após 13 horas de queda livre.

A histórica missão Rosetta chegou ao fim. Ao longo dos últimos dois anos, os instrumentos da sonda escanearam praticamente todos os recantos de uma rocha estranha – o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko – revelando novas informações sobre cometas em geral e sobre a possível origem da vida na Terra.















Estas são as últimas visões que a Rosetta teve do 67P antes de seus instrumentos morrerem. Estas também são algumas das melhores fotos que a humanidade já tirou de um cometa. Divirta-se, porque não teremos outra missão assim por um bom tempo.

Quando o cometa Halley nos visitou em 1986, a nave espacial Giotto da ESA (Agência Espacial Europeia) foi enviada para explorar essa bola de gelo e poeira. No momento em que a missão acabou, tornou-se muito óbvio que, se queríamos aprender algo sobre estas …

UFOs observados e perseguidos em Okinawa nos anos 60

Depoimento de ex-oficial comprova o interesse alienígena em instalações militares por todo o mundo

Mais um caso envolvendo perseguição de aeronaves militares a UFOs é revelado

Um ex-militar concedeu um depoimento para o site UFO Chronicles, mais uma vez confirmando o inegável interesse dos UFOs por nossas instalações militares. O ano era 1967 e a testemunha trabalhava na região sul de Okinawa, Japão, em uma base militar norte-americana, onde era um dos responsáveis pela usina de energia local. Em certa noite ele e um colega estavam no clube dos oficiais e ao saírem foram surpreendidos por uma jovem que trabalhava no local, que apontou para o céu e voltou apressada para dentro.

Os dois homens observaram uma grande luz de cor laranja e o colega da testemunha correu para seu alojamento para buscar sua câmera. A testemunha seguiu também para os alojamentos enquanto acompanhava visualmente o UFO, mas ao se voltar para o coleta este havia sumido. O ex-militar conta que conversou com os ope…

Colaboração "Frontier Fields": por onde espreitam as galáxias primordiais

Esta imagem do enxame galáctico Abell 2744, também chamado Enxame de Pandora, foi obtida pelo Telescópio Espacial Spitzer. O enxame também está a ser estudado pelo Telescópio Espacial Hubble e pelo Observatório de raios-X Chandra numa colaboração chamada Frontier Fields.
Crédito: NASA/JPL-Caltech

Na busca constante pelas primeiras galáxias do Universo, o Telescópio Espacial Spitzer da NASA concluiu as suas observações para a colaboração Frontier Fields. Este projeto ambicioso combinou o poder de todos os três grandes observatórios da NASA - o Spitzer, o Telescópio Espacial Hubble e o Observatório de raios-X Chandra - para ver para trás no tempo e espaço tanto quanto a tecnologia atual permite.

Mesmo com os melhores telescópios da atualidade, é difícil recolher luz suficiente das primeiras galáxias, localizadas a mais de 13 mil milhões de anos-luz de distância, a fim de aprender o máximo possível sobre elas além da sua distância estimada. Mas os cientistas dispõem de uma ferramenta de…

ALMA descobre casulo estelar com química estranha

Esta concepção artística mostra as moléculas descobertas num núcleo molecular quente na Grande Nuvem de Magalhães, com o auxílio do ALMA. Este núcleo é o primeiro deste tipo a ser descoberto fora da Via Láctea e os seus compostos químicos são significativamente diferentes dos encontrados em objetos semelhantes situados na nossa Galáxia.
A figura foi composta a partir de material retirado das seguintes fontes: ESO/M. Kornmesser; NASA, ESA, e S. Beckwith (STScI) e a Equipa do HUDF; NASA/ESA e a Hubble Heritage Team (AURA/STScI)/HEI.
Crédito: FRIS/Universidade Tohoku

Com o auxílio do ALMA, uma equipa de astrônomos japoneses descobriu uma massa densa e quente de moléculas complexas a envolver uma estrela recém-nascida. Este núcleo molecular quente e único é o primeiro do seu tipo a ser detetado fora da Via Láctea e apresenta uma composição molecular muito diferente de objetos semelhantes encontrados na nossa Galáxia — uma pista que aponta para o facto da química que ocorre no Universo po…

Curiosity descobre que crosta de Marte contribui para a sua atmosfera

A química que tem lugar no material à superfície de Marte pode explicar por que alguns isótopos específicos de xénon (Xe) e crípton (Kr) são mais abundantes na atmosfera marciana do que o esperado. Os isótopos - variantes que têm números diferentes de neutrões - são formados nestas rochas quebradas e material que constituem o rególito. A química começa quando os raios cósmicos penetram o material à superfície. Se os raios cósmicos atingem um átomo de bário (Ba), este liberta um ou mais dos seus neutrões. Os átomos de xénon podem apanhar alguns destes neutrões - um processo chamado captura de neutrons - para formar os isótopos xénon-124 e xénon-126. Da mesma forma, os átomos de bromo (Br) podem perder alguns dos seus neutrons para o crípton, levando à formação de crípton-80 e crípton-82. Estes isótopos podem entrar na atmosfera quando o material é perturbado por impactos e desgaste e o gás escapa do rególito.
Crédito: Centro de Voo Espacial Goddard da NASA

O rover Curiosity da NASA enc…

Polícia inglesa filma suposto OVNI durante voo de helicóptero e gera especulação no Twitter

Embora a maioria dos avistamentos de objetos voadores não identificados seja relatado por pessoas comuns, quando o flagrante é captado pelas autoridades, o fenômeno tende a repercutir de forma mais credível.
E foi exatamente isso que aconteceu neste mês, quando policiais ingleses testemunharam um OVNI no momento em que sobrevoavam a cidade de Bristol (Inglaterra), em um helicóptero da corporação.
Conforme as autoridades presentes no dia do flagrante, o vídeo foi gravado em 17 de setembro e compartilhado ao mundo pelo Twitter, na conta do Serviço Aéreo da Polícia Nacional (NPAS ST Athan), com sede em South Wales.

Ao assistir a filmagem dos policiais, é possível notar uma estrutura escura de forma esferoidal pairando próximo ao helicóptero, que grava a cena por meio de monitores no interior da aeronave.
De acordo com informações do periódico inglês Daily Mirror, edição de segunda-feira (26), apesar de terem admitido o surgimento do inusitado OVNI próximo a eles, oficiais se mostraram c…

ONU enviará sua primeira missão ao espaço em 2021

As Nações Unidas anunciaram a data da sua primeira missão para o espaço – e será em muito breve. Eles pretendem enviar a nave Dream Chaser da Sierra Nevada, que atualmente está em fase de testes, numa missão de duas semanas que fará um voo na órbita terrestre baixa em 2021.

A Sierra Nevada assinou um acordo com as Nações Unidas em junho, mas a data prevista para o lançamento só foi anunciada nesta semana, durante a International Astronautical Congress – evento em que Elon Musk deu os detalhes do seu plano para ir a Marte.

O que a missão pretende realizar ainda é uma informação muito vaga. O gabinete das Nações Unidas para Assuntos Espaciais (UNOOSA) diz que qualquer membro da organização pode enviar uma proposta para uma possível carga útil para a missão, embora a prioridade seja para os países que não possuem nenhum programa espacial próprio.

No entanto, antes de ficarmos animados com o lançamento de mais uma nave, precisamos saber da onde virá o dinheiro que irá financiar a missão.…

Como surgiu o embate entre astronomia e astrologia

(FOTO: TOMÁS ARTHUZZI)

Entre muitos tapas e poucos beijos, astrônomos e astrólogos ganham a vida com os fenômenos do céu

Durante a realização dos retratos para esta reportagem, houve um momento de tensão no estúdio fotográfico. Após ser fotografada, Diana Gama, pesquisadora do Departamento de Astronomia da USP, esperava seu táxi. Antonio Facciollo Neto, presidente do Sindicato dos Astrólogos do Estado de São Paulo, aguardava o início de sua sessão de fotos. Eles começaram a trocar ideias. O papo fluía bem, até que um ponto polêmico veio à tona.

“Astrologia é superstição, metafísica, mas ele insistiu que era ciência”, relembra Gama. É uma questão sensível para Facciollo — que, há mais de 50 anos, defende a ideia de que a astrologia é um estudo científico, sustentado na mecânica celeste e na estatística. Porém, mesmo entre os astrólogos, muitos resistem em chamar o ofício de ciência, preferindo considerá-lo uma área do saber, como a mitologia. Foi o bastante para que o afiado Facciollo…

Astrônomos flagram uma estrela ‘nova’ na constelação do Lobo

POR SALVADOR NOGUEIRA

Uma “nova” estrela apareceu no céu há coisa de cinco dias. E preste atenção às aspas, porque “nova” é só modo de dizer. Trata-se de um astro que já estava lá antes, mas subitamente aumentou seu brilho e se tornou visível da Terra.


Duas imagens feitas pelo astrônomo amador italiano Ernesto Guido mostram o antes e o depois da Nova Lupus 2016 (Crédito: Ernesto Guido)

A estrela foi detectada primeiro em imagens da ASAS, sigla para All Sky Automated Survey (Varredura Automática de Céu Inteiro), instalada no Observatório do Cerro Tololo, no Chile. Os estudos agora estão em andamento e observadores do mundo inteiro estão colhendo espectros, que sugerem que se trata mesmo de uma “nova” localizada dentro de nossa galáxia.

É importante fazer uma distinção entre “nova” e “supernova”. E trata-se de uma diferença de escala, como o próprio nome sugere. Ambas podem surgir pela detonação súbita de um cádaver estelar que atinge massa crítica ao roubar matéria de um astro companh…

SpaceX quer se aventurar ainda mais pelo nosso sistema solar

Elon Musk finalmente revelou seus planos para a missão que irá até Marte. Mas as imagens divulgadas mostram o Interplanetary Transport System (Sistema de Transporte Interplanetário, em tradução livre) indo muito além do Planeta Vermelho.

Como especulamos ontem, os planos do Sistema de Transporte Interplanetário é, de fato, ir muito além de Marte. Musk confirmou o interesse em fazer viagens em outros lugares no sistema solar, especialmente para a Europa – uma das quatro luas do planeta Júpiter – durante o discurso que realizou. A SpaceX também confirmou a intenção no Twitter e em novas ilustrações.

Nos últimos conceitos artísticos da SpaceX é possível ver o Sistema de Transporte Interplanetário indo em direção à Grande Mancha Vermelha de Júpiter e também dos anéis de Saturno. Outros destinos incluem Titã, Encélado, Europa, entre outros. Mas antes de ir para tantos lugares, a missão precisa mostrar que consegue chegar em Marte primeiro.















FONTE: GIZMODO BRASIL

Céu da Semana de 26/09 a 02/10/2016 - Profissão Astrônomo

FONTE: UNIVESP TV

Como a SpaceX planeja ir até Marte

A SpaceX planeja construir uma cidade “auto-sustentável” em Marte, segundo anunciou Elon Musk, bilionário e CEO da companhia, nesta terça-feira (27). Porém, ficamos sabendo mais sobre como a SpaceX planeja fazer viagens para o planeta vermelho do que as condições que farão as pessoas se manterem vivas lá.

Musk fez o anúncio para a imprensa durante o International Astronautical Congress em Guadalajara, no México, onde previamente ele tinha revelado os planos da companhia de enviar pessoas para Marte. Hoje, finalmente soubemos como a empresa quer alcançar esses objetivos.

Criaturas multiplanetárias
“Eu não tenho uma profecia imediata para o dia do juízo”, disse Musk. No entanto, ele observou que vê dois possíveis caminhos para o futuro.

“Um é continuarmos na Terra para sempre e haverá algum evento de extinção”, disse. “A alternativa é nos tornarmos criaturas multiplanetárias, que eu espero que vocês concordem que este é o melhor caminho.”


Visão de Marte da espaçonave. (Crédito: SpaceX)

SpaceX acaba de dar um grande passo em direção a sua missão para Marte

A SpaceX tem falado sobre seus planos de viajar para Marte há algum tempo, mas ainda não sabemos como a companhia pretende chegar (ou sobreviver) lá. Nesta semana, no entanto, eles deram um passo importante: o motor do foguete que eles vão usar para chegar ao Planeta Vermelho foi testado pela primeira vez.

O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que o motor Raptor foi testado pela primeira vez e publicou algumas fotos dele em ação:





Musk também revelou algumas especificações da peça, incluindo a capacidade de impulso de mais de 300 toneladas métricas, impulso específico de 382 segundos e pressão da câmara quase três vezes maior do que a pressão do motor Merlin, utilizado no foguete Falcon 9. Em outras palavras, o Raptor é realmente grande e poderoso. Esses detalhes também podem dar dicas para alguns planos futuros da companhia.

O teste do Raptor é um bom sinal, mas um teste bem sucedido de um motor ainda não significa que existe uma nave espacial totalmente operante e um sistema de…