Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 25, 2010

Bolas de neve em Saturno

A sonda Cassini captou novas imagens mostrando como as partículas de gelo de um dos anéis de Saturno, chamado de 'F', são agrupados para formar bolas de neve gigante, quando a lua 'Prometheus' oscila por ele mesmo. A força gravitacional das ondas desse satélite agita os materiais, criando canais que permitem a formação de objetos de 20 km de diâmetro.

"Os cientistas nunca viram objetos formarse", como explicou um membro da equipe Cassini baseado na Queen Mary, University of London. "Agora temos evidências diretas deste processo e dançando entre as luas de ruínas e espaciais", disse.

Estes resultados, publicados na revista Astrophysical Journal Letters, mostram também como uma das luas interagi com o "anel F e cria áreas densas de material do anel. Isto foi descoberto pela sonda "Pioneer 11" da NASA em 1979.

"Prometheus" e "Pandora", pequenas luas em ambos os lados do anel foram descobertas um ano mais tarde…

Observatório capta imagem de estrela muito brilhante e rara

As estrelas supermassivas morrem muito rápido e no final de suas vidas algumas ejetam milhões de vezes mais material no espaço do que as estrelas mais calmas como nosso Sol. Estes objetos raros são muito quentes e são conhecidos como estrelas Wolf-Rayet.



Recentemente, uma nova imagem registrada pelo Observatório de La Silla, nos Andes chilenos, registrou uma brilhante estrela desse tipo. Batizada de WR 22, o objeto é na realidade um sistema binário de estrelas e de acordo com os observadores do Observatório Europeu Sul (ESO), tem 70 vezes mais massa que nosso Sol.

WR 22 se encontra na constelação de Carina e apesar de se localizar a mais de 5 mil anos-luz de distância, sua intensa luminosidade pode ser vista até mesmo à vista desarmada. Nesta cena, a colorização artificial foi criada a partir de imagens feitas com filtros de diferentes tonalidades, registradas com o instrumento Wide Field Imager, conectado ao telescópio de 2.2 metros de diâmetro do observatório.

Na imagem captada, WR 22 …

Cientista diz que Jesus pode ter nascido em junho

Para alguns, O Natal é uma época qualquer do ano. Para outros marca a celebração máxima do cristianismo. Interpretações à parte, todos nós aprendemos, seja na escola ou na família, que Jesus nasceu em 25 dezembro. No entanto, uma nova pesquisa, desta vez realizada pelo astrônomo australiano Dave Reneke, sugere que Jesus não nasceu em dezembro e sim em 17 de junho.

Estrela de Belém

O estudo de Reneke, diretor da conceituada revista Sky and Telescope e diretor do Observatório de Port Macquarie, se baseia na informação contida no Evangelho de Mateus, que descreve o surgimento de "estrela" como sinal do nascimento de Jesus. Utilizando um moderno programa de computador capaz de reproduzir o céu há milhares de anos, Reneke concluiu que a "Estrela de Natal", que segundo a Bíblia teria guiado os Três Reis Magos até a Manjedoura, era na realidade a conjunção espetacular entre Júpiter e Vênus, ocorrida dois anos e seis meses antes.

Não existe um consenso entre os pesquisado…

Documentário Caso Varginha, canal Infinito

O Incidente de Varginha ou ET de Varginha é como ficou conhecido pela imprensa brasileira uma possível aparição de objetos voadores não identificados (neste caso, naves espaciais, ou discos voadores de uma civilização extraterrestre) e a captura de criaturas extraterrestres de alto nível de civilização pelas autoridades brasileiras no dia 20 de janeiro de 1996, na cidade de Varginha, sul do Estado de Minas Gerais, cidade conhecida como centro da região produtora de café. Segundo uma testemunha as autoridades brasileiras já sabiam antecipadamente através da NORAD (Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte) que um OVNI iria invadir o espaço aéreo brasileiro (9 dias antes do incidente de Varginha) e que sobrevoaria a região do sudeste de Minas Gerais. Os programas de televisão foram montados com base nas entrevistas locais pelos jornalistas e não apresentaram provas físicas. A transmissão pelos programas de televisão fez a cidade de Varginha famosa, como a "Terra do ET&quo…

Acham moléculas gigantes no Espaço

Os cientistas detectaram moléculas maiores, que estão no espaço, em uma nuvem de poeira cósmica em torno de uma estrela distante.
Estas moléculas de carbono conhecido como fulerenos ou buckyballs, que são moldados como uma bola de futebol e que foram descobertas na Terra á 25 anos atrás, quando foram produzidas em laboratório.


Fulerenos são a "terceira forma de carbono após o grafite e o diamante, e pode ser em forma de esferas, elipsóides ou cilindros.

E por causa de sua estrutura extraordinária, os químicos chamam de "a molécula mais bonita."

Como os investigadores relatam na revista Science, os fulerenos observados com o telescópio Spitzer da NASA, são constituídos por 60 átomos de carbono dispostos em uma esfera tridimensional.

Os átomos se unem em padrões alternados de hexágonos e pentágonos que, numa escala molecular, são exatamente como uma bola de futebol.

Os compostos pertencem à classe dos fulerenos Buckminsterfulerenos , chamada em homenagem ao arquiteto Richard B…

Cientistas descobrem novo fenômeno natural: o terremoto espacial

Utilizando dados de uma frota de cinco satélites científicos, pesquisadores da Nasa descobriram uma nova manifestação de clima espacial. O fenômeno é produzido pelo vento solar ao atingir a magnetosfera da Terra e por sua semelhança ao que ocorre no solo, foi batizado de "terremoto espacial".



De modo bem simplificado, um terremoto espacial (ou spacequake) é um forte tremor no campo magnético da Terra e que apesar de ser observado com mais intensidade na órbita do planeta, não é exclusivo do espaço e seus efeitos podem se propagar por todo o caminho até a superfície.

"As reverberações magnéticas podem ser detectadas em todo o globo, da mesma forma que os sismômetros detectam um grande terremoto", disse Vassilis Angelopoulos, principal investigador dos dados dos satélites THEMIS e ligado à Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

No entender de Evgeny Panov, do Instituto de Pesquisas da Áustria, "essa analogia é excelente, pois a energia total contida em um spac…

Avistamento Ovni em Pretória: Sul Da África

Moradores de Pretória, na África do Sul ficaram chocados com um alegado avistamento de OVNI que apareceu por duas noites consecutivas na cidade de Booysens e publicado hoje 27 de julho (2010). "Eu podia ver a forma do objeto, pois as três luzes eram muito brilhantes, tinham a forma de um coração, porque tinha duas luzes no alto, uma luz azul no lado esquerdo e uma luz verde esmeralda ao lado dele , no lado direito, com uma luz branca brilhante brilhando sob-la ", disse Van der Spuy Engela (67), morador de Booysens, beeld. O UFO desapareceu para além do horizonte por volta das 20:30 horas da noite. De acordo com News24, a Força Aérea Sul Africana, o Planetário de Joanesburgo e a delegacia de Hércules não tinham conhecimento do incidente. Não é a primeira vez que os sul-africanos foram surpreendidos com o que acontece no céu. Analisamos o contexto geográfico, político ...... deve-se aguardar os resultados da investigação para determinar oque éra (o que não lhes chamam a atenç…

Gaia: O mapa mais completo do Universo

É considerado um dos grandes projetos espaciais da década: o satélite Gaia, um projeto da Agência Espacial Europeia (ESA sigla), descobri novas galáxias e planetas e desenha um mapa mais preciso e abrangente da Via Láctea.

A construção da estrutura principal do sistema de propulsão da nave e manutenção, que ocorre no Reino Unido, está quase completo. A fase final de preparação será executado em Toulouse, na França, onde eles incorporam um telescópio e sofisticado sistema de câmera antes de seu lançamento, em 2012.

Gaia é a sucessora da missão de astrometria Hipparcos, que estava em operação no final dos anos oitenta e início dos anos noventa. Hipparcos catalogou mais de 100 mil estrelas em nossa galáxia.

A nova missão representa um grande salto tecnológico. Com sua câmera bilhões de pixels, Gaia vai oferecer um mapa tridimensional sem precedentes do espaço.
Bilhões de estrelas




Durante cinco anos, vai determinar a posição exacta, a distância, movimento, luz e mudanças no brilho das estrelas…

Pesquisadores encontram cratera de meteoro usando o Google Earth

Localizar objetos e cenas aparentemente escondidas com auxílio do Google Earth é uma tarefa corriqueira para muitos curiosos, mas encontrar uma cratera de impacto em pleno deserto do Saara não é um feito tão comum assim. O trabalho é bastante árduo e envolve muita paciência e metodologia para vasculhar o gigantesco terreno visto do espaço.

Utilizando uma série de imagens de satélites gerenciadas pelo software Google Earth, um grupo de pesquisadores italianos anunciou nesta semana ter encontrado um raro tipo de cratera, que segundo eles tem poucas centenas de anos. A marca do impacto foi localizada em uma remota área do sudoeste do Egito, em pleno deserto do Saara.

Apesar do anúncio ter sido feito esta semana (22 de julho de 2010) na revista Science, a cicatriz do choque foi observada pela primeira vez no Google Earth em abril de 2008 pelo cientista Vincenzo de Michele, curador do Museu Cívico de História Natural, de Milão, Itália. Agora, outro grupo de pesquisadores liderados por Lui…

Clima: valores extremos de calor nunca registrados surpreendem

A Rússia central vive a onda de calor mais intensa das últimas décadas. Moscou, a capital, registrou 37,2º C nesta segunda-feira (26), a temperatura mais alta em 130 anos de medições oficiais no país. O recorde anterior foi estabelecido em julho de 1920, quando os termômetros marcaram 36,8º C.



Os valores surpreendem a população acostumada a verões amenos, com temperaturas variando entre 18º C e 22º C. De acordo com o Centro Panrusso de Exposições (VVTs), as temperaturas superaram os 35 graus só em outros seis anos em um dia do verão. O ano de 2010 é diferente de todos os outros, pois a temperatura já passou dos 35 graus cinco vezes neste mês de julho. O Serviço de Meteorologia local prevê mais calor para esta semana com temperatura de até 39ºC.

O calor excessivo tem sido registrado desde o final do mês passado em várias outras regiões da Rússia e chama a atenção de estudiosos e grupos ambientalistas que sugerem efeitos do aquecimento global. Sem conclusões antecipadas, o fato é que os …

Meteorito comociona provincia de Mendoza -Argentina

Testemunhas dizem que ouviram um forte estrondo e agitação depois de ver no azul do céu uma nuvem branca que durou segundos. Foi também em La Pampa e Neuquén.


Os sulistas provinciais ficaram chocados com a queda de um meteorito que atingiu a terra. As testemunhas disseram ter ouvido um barulho e agitação depois de ver no azul do céu uma nuvem branca que durou vários segundos. Os cientistas dizem que o fenômeno é normal e que o movimento do solo deveu-se à onda de choque.
Vizinhos de General Alvear ao sul da nossa província, Santa Isabel, ao norte de La Pampa, Neuquén e Norte testemunharam a queda de um meteorito no domingo, logo após as 19 horas. Muitos disseram que três explosões foram ouvidas, mas a maioria concorda que a estera que deixou no céu e que as testemunhas ascenderam a capturar em muitas fotografias que circularam publicamente.

A cientista Beatriz García disse que é um fenômeno associado à entrada de um remanescente da nebulosa sistema solar, provavelmente um meteorito q…

Mais um passo bem sucedido da CBU - Ministério da Defesa responde ao RIC 4470/2009

Dois meses após receber o ofício da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados - um mês a mais do que determina o Regimento Interno da Casa -,o ministro da Defesa Nelson Jobim responde ao Requerimento de Informações da Câmara, RIC 4470/2009. O documento foi uma proposta da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) solicitada ao deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) no sentido de cobrar providências e celeridade nas ações de abertura e envio das informações ufológicas sob posse das três Forças Armadas ao Arquivo Nacional. Ou seja, o RIC 4470/2009 é mais uma pressão, agora vinda da “Casa do Povo”, como é chamada a Câmara dos Deputados, para que o ministro cumpra a lei de acordo com o que foi pedido no Dossiê UFO Brasil.

O texto do requerimento foi aceito e assinado pelo parlamentar do PSOL, seguindo para o Ministério da Defesa no dia 04 de fevereiro de 2010, após ser aprovado pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

Após vencido o prazo para as respostas, o deputado Chico Alencar fez uma nova cobra…

Animais aparecem mortos em sítio

Dezoito animais, entre galinhas, patos e perus, apareceram mortos na manhã da última terça-feira (20) em um sítio no bairro de Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro. O dono do local não sabe o que aconteceu. Segundo ele, não foi encontrada uma só gota de sangue.

De acordo com ele, todos os bichos foram atacados no pescoço e tiveram o sangue retirado.

O dono do sítio contou que não foi a primeira vez que isso aconteceu. Segundo ele, em outra ocasião, 28 patos e uma cabra apareceram sem vida.