Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 28, 2014

Arquivo Ovni: Ovni de 450 km sobre o Chile em 1992

Depois de anos de investigação foi liberado, pelas autoridades da aeronáutica chilena, um impactante documento relacionado com o tema OVNI. Duas fotografias de satélites fotografaram sobre a América do Sul, um objeto que media mais de 450 quilômetros de diâmetro.

Isto ocorreu em 1992 quando um satélite estadunidense fotografou o objeto gigantesco e elíptico próximo à costa do Chile, o mais fantástico é que o evento se repetiu em 1996, e sobre o Brasil, ano de grande onda ufológica, cujo seu início teve o caso Varginha, um dos maiores casos ufológicos do mundo.



FONTE: TERRY

O mapa mais detalhado do fundo do oceano foi feito a partir do espaço

O fundo do oceano é um lugar vasto, escuro e misterioso – e praticamente não-mapeado. Agora, no entanto, cientistas revelaram o mapa mais detalhado do fundo do oceano já feito. Eles não exploraram o fundo do mar. Eles não enviaram instrumentos para lá. Em vez disso, usaram medições de gravidade de dois satélites que orbitam o espaço.

O mapa mostra milhares de montanhas submersas anteriormente desconhecidas, chamados montes submarinos, com algo entre 900 e 1.900 metros de altura. Eles também identificaram cordilheiras inativas por onde os continentes se afastaram há milhões de anos. Essa visão detalhada da geologia submarina vem de um par de satélites que foi colocado no espaço por motivos completamente diferentes.



Uma cordilheira no sudoeste do Oceano Índico como visto pelo modelo gravitacional.

Os dois satélites são: o CryoSat-2, da Agência Espacial Europeia, originalmente projetado para monitorar as calotas polares; e o Jason-1, da NASA e da agência espacial francesa CNES, original…

Ovnis são vistos em estação de esqui nos EUA

A polícia de Breckenridge, uma estação de esqui no estado do Colorado, EUA, diz estar investigando relatos de três objetos brilhantes no céu que apareceram ontem (03/10) pela manhã.
“O NORAD (North American Aerospace Defense Command) não está detectando quaisquer anomalias naquela localização. Nos estamos investigando”, disse a Major do Exército, Beth Smith, porta-voz da entidade.
Várias pessoas enviaram relatos de objetos boiando no céu. O escritório do Xerife do Contado de Summit também está investigando.
A polícia chamou o FAA (Federal Aviation Administration). Essa agência diz não ter tido nenhuma chamada do público a respeito do avistamento. As testemunhas dizem que os objetos algumas vezes formavam triângulos ou linhas retas ao longo do horizonte.
O repórter Matt Renoux, do canal 9NEWS, disse não acreditar que os objetos eram drones ou balões meteorológicos, porque eles ficavam estacionários por até 15 minutos em alguns momentos.
“Eles simplesmente pairavam lá… sem se mover…

A atriz Shirley Maclaine diz ter avistado ovni junto com ex-embaixador australiano

Numa recente entrevista para a emissora de TV ABC Sydney (Austrália), a atriz Shirley MacLaine revelou ter avistado um OVNI em companhia do ex-embaixador australiano para os Estados Unidos, Andrew Peackok.

McLaine é conhecida pelo seu interesse em OVNIs e pelo paranormal, bem como por avistar OVNIs com outras celebridades. Uma outra celebridade que teria visto um OVNI com McLaine é Dennis Kicinich, candidato para a nomeação do partido Democrata para a presidência dos Estados Unidos em 2004 e 2008. Kucinich confirmou o fato quando foi indagado durante um debate presidencial.
Quanto ao avistamento com Peacock, MacLaine diz que o levou até um vulcão no México, o Monte Popocatepetl, onde avistamentos de OVNIs são frequentes.
A atriz também revelou na mesma entrevista que Andrew Peacock estava muito aberto a tudo, mas foi muito leal em seu juramento de manter segredo sobre seu serviço no exterior, quando ela tentou falar sobre Alice Springs e coisas similares.
Alice Springs é onde fica …

Nuvem rodopiante no pólo de Titã é fria e tóxica

Estas duas imagens da lua de Saturno, Titã, mostram o vórtice polar sul, uma nuvem enorme e rodopiante observada pela primeira vez em 2012 pela Cassini.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/ASI/Univ. do Arizona/SSI/Observatório Leiden/ISRON

Cientistas que analisavam dados da missão Cassini da NASA descobriram que uma nuvem tóxica e gigante paira sobre o pólo sul da maior lua de Saturno, Titã, após a atmosfera aí ter arrefecido drasticamente.

Os cientistas descobriram que este vórtice polar gigante contém partículas geladas do composto tóxico cianeto de hidrogénio, ou HCN.

"A descoberta sugere que a atmosfera do hemisfério sul de Titã arrefece muito mais rapidamente do que esperávamos," afirma Remco de Kok do Observatório Leiden e do instituto holandês SRON para Pesquisa Espacial, autor principal do estudo publicado na revista Nature.

Titã é a única lua no Sistema Solar envolta numa atmosfera densa. Tal como o nosso planeta Terra, Titã tem estações. À medida que completa a sua órbita d…

As religiões e os extraterrestres

POR SALVADOR NOGUEIRA
02/10/14 05:57

A descoberta iminente de possíveis sinais de vida extraterrestre está fazendo muita gente no mundo da ciência se mexer em tempos recentes. Mas e quanto às religiões? Elas estão prontas para lidar com o conceito de que talvez não estejamos sós no Universo? Essa foi a espinhosa investigação a que se dedicou o astrônomo David Weintraub, da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos.

Ele acaba de publicar um livro, “Religions and Extraterrestrial Life”, cujo principal objetivo é buscar pistas de como as diversas religiões humanas lidam (ou não lidam) com a ideia da existência de alienígenas. E a conclusão a que ele chega pode surpreendê-lo: diferentemente do que se pode imaginar, a descoberta de vida extraterrestre não ofereceria grande desafio à maioria das religiões abraçadas hoje pelos terráqueos.

“Para algumas grandes religiões, o próprio conceito de vida extraterrestre está embutido em suas histórias e/ou escrituras; para outras, ideias sobre v…

Conheça a história da menina que nasceu sem sangue

Muitas vezes, a natureza propõe à ciência situações quase incompreensíveis. Se o final for feliz, estaremos diante de um milagre. Esse é o caso de Maisy, a menina irlandesa que nasceu sem sangue. "Foi uma situação incrível. Nenhum dos médicos jamais tinha ouvido falar de algum caso semelhante. Já houve bebês que nasceram com quantidades pequenas de sangue, mas nunca com o nível de hemoglobina zero”, relatou Vignes, a mãe da menina, ao jornal britânico The Telegraph. Diante desse cenário, a expectativa dos médicos em relação à sobrevivência da menina era tão baixa quanto seus níveis de sangue.
As primeiras suspeitas da mãe em relação à saúde do bebê começaram na gravidez. Vignes, de 31 anos, se dirigiu à clínica na trigésima quarta semana de gestação, pois não sentia o bebê se mexer em nenhum momento. Ao chegar lá, os médicos de plantão a encaminharam para uma cesariana de urgência. Após nascer, Maisy foi levada para a CTI. Foi então que comunicaram à mãe a notícia estranha e ate…

A Antártida está perdendo tanto gelo que isso está afetando o campo gravitacional da Terra

O aumento do nível do mar fazendo com que cidades costeiras sejam inundadas parece ser o menor dos problemas advindos do aquecimento global. De acordo com um novo relatório da Agência Espacial Europeia, a perda da camada de neve ao longo da plataforma de gelo da Antártica está modificando o campo gravitacional da Terra.

Durante os últimos quatro anos, o satélite GOCE da ESA deu a volta ao mundo, mapeando o campo gravitacional da Terra em detalhes sem precedentes. E entre 2009 e 2013, revelou o GOCE, o derretimento da camada de gelo da Antártida aumentou o suficiente para diminuir a gravidade da região.

Foi uma queda pequena, então não é como se pinguins começassem a flutuar no espaço, mas é mais um exemplo de como o aquecimento global rapidamente muda a dinâmica planetária.

E essa descoberta se apoia em outras informações de diversos satélites científicos. O satélite Grace, dos EUA e Alemanha, detectou os mesmos distúrbios gravitacionais – com uma resolução muito mais grosseira – por…

Plutão quer voltar no tapetão

Concepção artística de Plutão e sua maior lua, Caronte, além de outras duas luas menores. Ao fundo, o Sol.

POR SALVADOR NOGUEIRA
30/09/14 05:56
Prepare-se, porque não deve ser a última vez que você ouve falar disto ao longo do próximo ano. Astrônomos americanos estão tentando trazer Plutão de volta à primeira divisão no tapetão.

O Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica, em Cambridge, Massachusetts, realizou no último dia 18 um debate público entre três astrônomos, defendendo diferentes definições para a palavra “planeta”. Ao final, os presentes tiveram a chance de votar. E “aprovaram” uma definição que efetivamente restauraria o bom nome de Plutão. Se isso não é fazer pressão sobre a União Astronômica Internacional (IAU), o órgão que tem como incumbência dizer o que cada coisa no espaço de fato é, então não sei o que seria.

Descoberto em 1930 pelo americano Clyde Tombaugh, Plutão foi considerado o nono planeta até 2006, quando a IAU estabeleceu pela primeira vez a definição do …

Pesquisadores avançam na busca de vida fora da Terra

Poeira e moléculas na região central da nossa galáxia: A imagem de fundo mostra a emissão de poeira em uma combinação de dados obtidos com o telescópio APEX e do observatório espacial Planck em um comprimento de onda de cerca de 860 micrômetros. A molécula orgânica de iso-propilo de cianeto com uma cadeia de carbono ramificada (iC 3 H 7, CN, esquerda), bem como o seu isómero de cadeia linear normal de cianeto-propil (n C 3 H 7, CN, direita) foram ambas detectadas com o Atacama Large Millimeter / submillimeter Array na região Sgr B2 de formação de estrelas, cerca de 300 anos-luz de distância do centro galáctico Sgr A *.

Um grupo internacional de pesquisadores detectou as moléculas orgânicas mais complexas encontradas até hoje no espaço interestelar. O resultado do estudo, publicado na revista Science, é considerado um avanço importante para a astrobiologia - área que estuda a origem da vida na Terra e as possibilidades de surgimento de vida em outros locais do Universo.

Até hoje, pesq…

Exposição conta história da ufologia e de abdução no noroeste paulista

Exposição conta história da ufologia no Brasil e no mundo (Foto: Divulgação)

Exposição 'Contato – Caso Onilson Pátero 40 anos' vai até dia 12.
Onilson Pátero teria sido abduzido duas vezes, em 1973 e 1974.

Para quem gosta de ufologia, vai até o dia 12 de outubro a exposição “Contato – Caso Onilson Pátero 40 anos”, que conta os detalhes do mais importante caso de abdução da ufologia brasileira e um dos mais interessantes do mundo, em que o então comerciante, falecido em 2008, foi abduzido em duas ocasiões, em 1973 e 1974.

A exposição será na praça 4 de Eventos do Riopreto Shopping, em São José do Rio Preto (SP), e traz 20 displays com reproduções de todo arquivo composto por matérias de jornais e revistas nacionais e internacionais, além de laudos, mapas e documentos de investigações da época, guardado por uma das filhas de Onilson, Samária Pátero. “É a primeira vez que colocamos esse material à mostra para o grande público. É uma forma de homenagear ao meu pai, relembrar es…

Gotas percorrem labirinto sozinhas

Movimento autônomo

Gotas de álcool parecem ter ganhado vida - ou, pelo menos, comportam-se como se soubessem o que estão fazendo.

Jitka Cejkova e seus colegas da Dinamarca e da Eslováquia construíram um sistema físico-químico no qual pequenas "esferas de líquido" - ou gotas - movem-se de forma autônoma.

O movimento é preciso o suficiente para que a gota percorra um labirinto até atingir seu alvo, fundindo-se então com ele.

"O sistema propriamente dito é muito simples, mas ele apresenta um comportamento muito sofisticado," disse o professor Martin Hanczyc, cuja equipe já havia criado gotas de óleo com motor químico e combustível líquido.

Por enquanto as esferas líquidas movem-se apenas em água, mas a equipe pretende desenvolver o conceito para levar medicamentos para partes específicas do corpo e outras aplicações.

"Por exemplo, a gota pode funcionar como um lubrificante, atingindo uma área que precisa de lubrificação. Ou a gota pode funcionar como carregadora…

Sinais de formação de sistema planetário em torno da estrela HD169142

Imagem no comprimento de onda dos 7 mm do disco de poeira em redor da estrela HD 169142 com o VLA (Very Large Array). As posições dos candidatos a protoplanetas estão marcadas com os sinais de "+". A secção ampliada no canto superior direito mostra, à mesma escala, a brilhante fonte infravermelha na cavidade interior do disco, como observado pelo VLT no comprimento de onda de 3,8 micrômetros.
Crédito: Osorio et al, VLA; Reggiani et al., VLT

Os planetas formam-se a partir de discos de gás e poeira que orbitam estrelas jovens. Assim que a "semente" do planeta - composta por um pequeno agregado de poeira - é formada, continua a recolher material e esculpe uma cavidade ou lacuna no disco ao longo do seu percurso orbital.

Esta fase de transição entre o disco original e o sistema planetário, difícil de estudar e ainda muito pouco conhecida, é precisamente o que foi observado na estrela HD169142 e é discutido em dois artigos publicados na revista The Astrophysical Journa…

Ufolatras e o caos gerado por eles na Ufologia

Por Eli Oliveira

Deparamo-nos com fatos assustadores no meio ufológico, nos últimos anos criou-se um ceticismo diante de tudo que se refere a Ufologia, tornando por muitas vezes incrédula, tem-se aumentado o numero de sites, blogs e paginas no Facebook falando sobre o tema(ufo). Porém nenhuma responsabilidade é gerada com eles, os "Ufolatras" têm tomado cada vez mais espaço com suas loucuras, crenças e pensamentos absurdos..tornando mais difícil ainda tratar a ufologia com a seriedade que ela merece! Estamos vivendo em um tempo de despertar,e muitos se aproveitam disso para deixar suas marcas errôneas, pois é tanta informação errada que muitos acabam por acreditar que pássaros, pipas etc...são ovnis! Esses "Ufolotras" lunáticos só querem semear a discórdia e o desrespeito, pois acabam por estragar estudos sérios de pessoas dedicadas que estudaram muito o tema em todo seu âmbito..muitos ate tiram proveito financeiro de pessoas mais simples, vendendo pedaços de terr…

Empresas querem transformar asteroides em 'postos de combustível'

Chris Lewicki está tentando tirar água de pedra. Na verdade, uma grande pedra que está a milhares de quilômetros da Terra.

Ele é o presidente da Planetary Resources, uma empresa de mineração que já participou de missões à Marte realizadas pela Nasa, a agência espacial americana. Agora, Lewicki aposta alto em asteroides.
Esses pedaços de rocha que vagam pelo espaço são ricos em minerais valiosos, diz o executivo, mas encontrar água em algum deles pode ser equivalente a achar ouro.
"A partir de observações feitas com telescópios, vemos que certos tipos de asteroides podem ter água em relativa abundância, além de outros minerais contidos nela", afirma ele.
Alto custo
Mas por que a água, que cobre a maior parte de nosso planeta, é tão valiosa no espaço?
O custo atual de enviar água suficiente para seis astronautas da Estação Espacial Internacional gira em torno de US$ 2 bilhões (R$ 4,4 bilhões), segundo Lewicki.
Além disso, a água pode ser transformada em ar e combustível - hid…

Inflação cósmica balança, multiverso ganha firmeza

O mapa do céu gerado pelo Planck mostra regiões mais empoeiradas (vermelho) e menos empoeiradas (azul). A região observada pelo BICEP2 (retângulo preto) não está entre as menos empoeiradas, o que deve explicar uma porção substancial dos resultados interpretados como ondas gravitacionais (polarizações de modos B).[Imagem: Planck Team]

Poeira na teoria

Em Março deste ano, uma equipe de astrofísicos norte-americanos anunciou ter detectado ondas gravitacionais que reforçariam a teoria do Big Bang, eventualmente a primeira comprovação experimental da inflação cósmica.

Em Junho, porém, quando o artigo foi revisado por outros cientistas e publicado, a equipe já admitia que os sinais eventualmente detectados poderiam ser parcialmente devidos à poeira cósmica da nossa própria galáxia.

Agora, os resultados preliminares da equipe do telescópio espacial Planck confirmam que a área observada pelo BICEP2 tem poeira suficiente para invalidar as conclusões iniciais, ao menos em parte.

Sai inflação, …

Construa seu próprio manto da invisibilidade

Finalmente um manto da invisibilidade que você mesmo pode construir. [Imagem: J. Adam Fenster/University of Rochester]

Como construir um manto da invisibilidade

Que tal construir seu próprio "manto da invisibilidade"?

Não é exatamente um manto, mas este é o primeiro experimento de invisibilidade que utiliza apenas materiais comuns - lentes -, o que permite que ele seja reconstruído por qualquer pessoa com um conhecimento básico de óptica - ou com a ajuda de um professor.

Os mantos da invisibilidade desenvolvidos até agora consistem em fazer a luz passar por materiais artificiais, construídos seguindo cálculos matemáticos muito precisos, de forma a forçar a luz a fazer caminhos não usuais, o que permite fazer os objetos desaparecerem.

John Howell e Joseph Choi, da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, surpreenderam toda essa área de pesquisas criando um dispositivo de invisibilidade baseado unicamente em lentes comuns.

A combinação de quatro lentes mantém o objeto p…

Nanogerador produz hidrogênio molécula por molécula

O hidrogênio é produzido com luz visível juntando grafeno com proteínas coletoras de luz.[Imagem: John Lambert]

Hidrogênio com grafeno

A sonhada economia do hidrogênio exigiria a produção maciça do gás de forma sustentável.

Mas talvez seja possível começar tudo, por assim dizer, "pelos primeiros princípios", produzindo uma molécula do gás de cada vez.

O hidrogênio é largamente abundante na Terra, mas não isoladamente. O mais comum é que ele esteja ligado ao oxigênio, formando moléculas de água. Separar os dois hoje depende do gás natural, um primo do petróleo.

Peng Wang e seus colegas do Laboratório Nacional Argonne, nos Estados Unidos, construíram um nanogerador de hidrogênio capaz de produzir o gás puro sem depender dos combustíveis fósseis.

A pequena estrutura depende apenas da luz solar e de uma propriedade do grafeno até agora desconhecida - a cadeia bidimensional de átomos de carbono não apenas doa e recebe elétrons com alta eficiência, mas também é capaz de transferi…