Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 29, 2017

Céu da Semana - 06/02 a 12/02/2017

Todas as semanas, Gustavo Rojas, do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da UFSCar, apresenta dicas de como olhar para o céu, quais constelações estão em destaque, fases da lua e os principais fenômenos astronômicos.
No episódio de hoje o professor fala sobre a estrela Cassiopeia, apesar de ser desconhecida dos brasileiros, essa estrela leva o nome de uma rainha etíope e faz parte de uma parte importante da história da astronomia.



FONTE: UNIVESP TV

‘Ensaio geral’ da vida complexa na Terra

POR SALVADOR NOGUEIRA

Vida complexa na Terra teve ‘ensaio geral’ há mais de 2 bilhões de anos, sugere estudo.

VAI, NÃO VAI
A Terra parece ter passado por um “ensaio geral” para o surgimento de formas de vida complexas, mais de 1 bilhão de anos antes de seres multicelulares tomarem conta do planeta em definitivo. A revelação vem de um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Washington, nos EUA.

A MAGIA ESTÁ NO AR
Os cientistas desconfiam que o gatilho para a evolução da complexidade nos organismos, primeiro ganhando núcleo celular e depois se tornando multicelular, é a presença de oxigênio. Ele é sabidamente o motor do metabolismo mais exigente dos seres complexos.

A HISTÓRIA ATÉ AQUI
Gerado pelas cianobactérias, ele deve ter aparecido pela primeira vez uns 3,5 bilhões de anos atrás, mas em quantidade baixa. Aumento para valer só veio há uns 2,3 bilhões de anos, no chamado Grande Evento de Oxigenação. Apesar do nome, essa ocorrência também era até agora vista como insufi…

Dinossauros

FONTE: Origens NT/Canal Novo Tempo

Invisível

Conjunto de radiotelescópios do ALMA

A luz visível traz muita informação do universo, mas ela é apenas uma pequena parcela de todas as radiações que já detectamos no universo: as estrelas e os astros emitem muito mais informações do que nós somos capazes de ver a olho nu, ou mesmo com a ajuda de telescópios. É a partir daí que nasce a Astronomia do Invisível, que você vai conhecer neste programa. Esta vertente da astronomia está em busca de mais segredos escondidos nas micro-ondas, raios X, raios Gama.



FONTE: ABC da Astronomia

Perseguição do avião da Azul por UFO evidencia o controle militar do espaço aéreo

O Brasil tem números alarmantes de casos de aeronaves civis perseguidas por UFOs, relembre algumas das principais ocorrências

O recente caso do avião da companhia aérea Azul, que em 21 e 22 de janeiro último foi acompanhado por um UFO por dez minutos, vem a se somar a vários outros que fazem parte da história da Ufologia Brasileira. A Revista UFO frequentemente recebe relatos de pilotos, tripulantes, controladores e outros profissionais ligados à aviação. O caso do avião da Azul ainda está sendo investigado, e tem características semelhantes a vários outros acontecidos em território brasileiro.

O mais famoso incidente envolvendo aviões e carreira e UFOs em território brasileiro é sem dúvida o Caso do Voo 169. Em 08 de fevereiro de 1982 o Boeing 727-200 pilotado pelo comandante Gerson Maciel de Britto seguia de Fortaleza para o Rio de Janeiro quando, sobre a cidade pernambucana de Petrolina, um objeto luminoso surgiu à esquerda da aeronave. O UFO os acompanhou até perto do final do tr…

Dados dão suporte inesperado à Teoria do Universo Holográfico

Um esboço da linha do tempo do Universo Holográfico. O tempo passa da esquerda para a direita. A extrema esquerda mostra a fase holográfica e a imagem está embaçada porque o espaço e o tempo ainda não estão bem definidos. No final desta fase (elipse flutuante preta) o Universo entra em uma fase geométrica, a partir de onde pode ser descrito pelas equações de Einstein.[Imagem: Paul McFadden]

Universo Holográfico

Baseando-se em uma das ferramentas preferidas dos astrofísicos - a radiação cósmica de fundo de micro-ondas - uma equipe internacional acredita ter encontrado o primeiro indício observacional de que nosso Universo pode ser um gigantesco e complexo holograma.

Segundo a análise, o fundo de micro-ondas cósmico - considerado o "brilho" que restou do Big Bang - possui tantos indícios que dão suporte à teoria do universo holográfico quanto os encontrados para dar suporte para a explicação tradicional, a chamada teoria da Inflação Cósmica.

Em um universo holográfico - uma i…

O planeta-anão Ceres tem um vulcão de gelo com metade do tamanho do Monte Everest

Vulcões de gelo são muito legais. Cientistas acreditam ter encontrado esses montes de rocha de gelo – chamados de criovulcões – em várias luas, como Triton, Europa, Titan, além do ex-planeta Plutão (desculpa, Plutão). Talvez o mais estranho de todos seja a Ahuna Mons, um gigante de gelo solitário, com a metade do tamanho do Monte Everest, localizado no planeta anão Ceres. Mas um novo estudo sugere que a Ahuna Mons pode nem sempre ter sido o vulcão mais solitário de nosso sistema solar.

Montanha isolada em uma superfície relativamente plana, a Ahuna Mons foi descoberta em 2015 pela sonda Dawn, da NASA, e chamou a atenção por sua improbabilidade. Por seu tamanho e localização, é um ponto único em Ceres, e as condições do planeta-anão também a tornam peculiar. Normalmente, encontra-se vulcanismo em planetas rochosos, como a Terra e Marte, mas Ceres é composto predominantemente por gelo de água, sais e lama, componentes inesperados para a formação de vulcanismo. Além disso, anteriormente…

As espirais no polo norte de Marte parecem ter sido feitas por um confeiteiro

Utilizando dados de satélites, a Agência Espacial Europeia (ESA, na siga em inglês) produziu uma nova imagem fantástica das espirais do polo norte de Marte. O Planeta Vermelho nunca pareceu tão bonito.

Essa nova imagem foi gerada de 32 fotos individuais tiradas entre 2004 e 2010, e abrange uma área de cerca de um milhão de quilômetros quadrados. Os dados foram obtidos por meio do Mars Express da ESA e do Mars Orbiter Laser Altimeter (MOLA) que está a bordo da missão NASA Mars Global Surveyor.


A perspectiva diretamente acima do polo norte. (Imagem: ESA/DLR/FU Berlin, CC BY-SA 3.0 IGO)

Assim como a Terra, Marte possui uma calota de gelo, mas em vez de conter água, o gelo de Marte também inclui grandes quantidades de dióxido de carbono. Então sim, o extremo norte de Marte é uma vasta área coberta em espessas camadas de gelo seco.

Pelo menos, esse é o caso durante os meses do inverno, quando cerca de 30% de todo o dióxido de carbono na atmosfera Marciana precipita sobre essa calota e pro…

Estes 23 princípios podem nos ajudar a evitar o apocalipse com a inteligência artificial

O autor de ficção científica Isaac Asimov famosamente previu que um dia nós precisaríamos programar nossos robôs com um conjunto de leis que nos proteja de nossas criações mecânicas. Mas antes de chegarmos lá, nós precisamos de regras que assegurem que no nível mais fundamental, estamos desenvolvendo inteligência artificial (AI) responsavelmente e seguramente. Em uma reunião recente, um grupo de especialistas fez exatamente isso, criando 23 princípios para guiar o desenvolvimento da AI em uma direção positiva, e para assegurar que ela não nos destrua.

As novas guias, batizadas 23 Asilomar AI Principles, tocam questões no que concerne a pesquisa, ética e prevenção, de estratégias de pesquisa e direitos de dados a questões de transparência e os riscos da superinteligência artificial. Tentativas anteriores de estabelecer guias de AI, incluindo esforços da IEEE Standards Association, do AI100 Standing Committee da Universidade de Stanford e até mesmo da Casa Branca, ou eram muito estreit…

Avião da Azul teria sido acompanhado por UFO em janeiro

A Revista UFO esta investigando o caso de um avião da Azul acompanhado por um UFO no final de janeiro

Por Revista Ufo

Informação vem à tona após registros confidencias feitos pelo piloto à Aeronáutica, mas o caso ainda está sob sigilo

A Revista UFO tem dedicado muito tempo e energia na investigação de avistamentos testemunhados por pilotos de aeronaves, sejam civis ou militares. Uma pessoa precisa passar por um intenso treinamento, a fim de que possa conduzir qualquer aeronave com segurança, o que torna tais profissionais altamente qualificados e as mais confiáveis testemunhas de avistamentos ufológicos. O mesmo se pode dizer de controladores de voo, dos quais dependem as vidas de milhares de pessoas todos os dias nos céus brasileiros.

Diversos casos importantes chegaram ao conhecimento da Revista UFO graças a tais profissionais, que, resistindo à pressão de seu ambiente de trabalho e por vezes confrontando até mesmo as próprias regras de sigilo, relatam casos impressionantes envolven…

Novo método pode revelar até os buracos negros mais evasivos de nossa galáxia

Os buracos negros fazem o tipo forte, silencioso — um velho enigma. O telescópio Hubble estima aproximadamente 100 milhões de buracos negros apenas em nossa galáxia, mas, por sua força gravitacional ser tão intensa, a luz não pode escapar deles. Mesmo com os equipamentos mais avançados, os buracos negros “perdidos”, vagando pelo espaço, são quase impossíveis de se encontrar.

Mas uma nova pesquisa de um grupo de cientistas da Universidade Keio, no Japão, pode mudar tudo na caça por esses gigantes evasivos. Inicialmente, a equipe decidiu observar o gás molecular ao redor de uma remanescente de supernova chamada W44, localizada a 10 mil anos-luz de distância de nosso sistema solar.

Entretanto, após usar o telescópio ASTE, no Chile, e o Rádio-Telescópio 45-m no Nobeyama Radio Observatory, no Japão, pesquisadores descobriram uma movimentação estranha dentro dessa nuvem molecular, que apelidaram de “Bullet”, movimentando-se a 360.000 km/h. A equipe postulou que um buraco negro escondido po…

New Horizons refina trajetória para próximo "flyby"

Ilustração da sonda New Horizons realizando um "flyby" pelo seu próximo alvo - 2014 MU69, um objeto da Cintura de Kuiper que orbita a 1,6 bilhões de quilómetros para lá de Plutão - no dia 1 de janeiro de 2019.
Crédito: NASA/JHUAPL/SwRI/Steve Gribben

A sonda New Horizons da NASA completou uma curta manobra de propulsão na quarta-feira para refinar o seu rumo em direção a um "flyby" pelo astro 2014 MU69 no dia de Ano Novo de 2019, um KBO (Kuiper Belt object, em português objeto da Cintura de Kuiper) a cerca de 6,4 bilhões de quilômetros da Terra.

A telemetria da confirmação bem-sucedida da queima do motor foi recebida pelo centro de operações da New Horizons no Laboratório de Física Aplicada (APL) da Universidade Johns Hopkins em Laurel, no estado norte-americano de Maryland, por meio das estações DSN (Deep Space Network) da NASA em Goldstone, Califórnia e Camberra, Austrália. Os sinais de rádio que transportavam os dados viajaram mais de 5,6 bilhões de quilômetros …

Explicado o misterioso comportamento do objeto "Rapid Burster"

Estas quatro imagens mostram uma ilustração do processo de acreção sobre a estrela de nêutrons no sistema binário MXB 1730-335, também conhecido como "Rapid Burster".
Neste sistema binário, a atração gravitacional da estrela de neutrões remove gás da sua companheira estelar (uma estrela de baixa massa não apresentada nas imagens); o gás forma um disco de acreção e espirala em direção à estrela de nêutrons.
As observações de "Rapid Burster", usando três telescópios espaciais de raios-X - NuSTAR e o Swift da NASA e o XMM-Newton da ESA - revelaram o que acontece em redor da estrela de nêutrons antes e durante o que se chama de explosão de "tipo-II". Estas explosões são libertações súbitas, erráticas e extremamente intensas de grandes quantidades de raios-X durante períodos caracterizados por muito pouca emissão.
Antes da explosão, o campo magnético de alta rotação da estrela de nêutrons impede o avanço do gás que flui da estrela companheira e, efetivamente, …

As mulheres negras esquecidas da NASA invadem o cinema

No começo da década de 1960, os Estados Unidos brigavam com a União Soviética pela hegemonia no espaço. Os soviéticos saíram na frente quando Iuri Gagarin tornou-se o primeiro humano na órbita da Terra, em abril de 1961.

Menos de um ano depois, em fevereiro de 1962, foi a vez do primeiro norte-americano, John Glenn, que deu três voltas na órbita terrestre. O que pouca gente sabe é que o sucesso do programa espacial da NASA deveu-se em grande parte a um grupo de mulheres conhecidas como computadores. Em especial, de um trio de mulheres negras, numa época em que as leis de segregação racial ainda estavam em vigor.

A história dessas figuras anônimas é contada no filme Estrelas além do tempo, de Theodore Melfi, um misto de drama com momentos de humor, que concorre a três Oscar: o de melhor roteiro adaptado, o de melhor atriz coadjuvante (para Octavia Spencer) e o de melhor filme.

Na trama, Katherine G. Johnson (interpretada por Taraji P. Henson) – que tem 98 anos e recebeu a Medalha da …

A história por trás da foto deste astronauta é tão legal quanto seus cachorros

Leland Melvin é uma estrela em todos os sentidos. O astronauta aposentado, jogador da NFL e encantador de cães tem um currículo que a maioria de nós nem sonharia. Agora ele também pode acrescentar “motivo de alegria na internet nesses tempos conturbados” às suas muitas outras atividades.

A conta não oficial Rogue NASA twittou uma das fotos oficiais da NASA de Melvin, que pode ser descrita como uma das coisas mais reconfortante do mundo. A foto já deu a volta pelo Twitter algumas vezes, provando ser sempre uma favorita por motivos óbvios.

Melvin, que passou mais de 565 horas no espaço em sua carreira, fez sua primeira viagem à órbita em 2008 à bordo da Shuttle Atlantis. Sua segunda missão foi em 2009 a bordo do 31º vôo para a Agência Espacial Internacional. Um fã de Star Trek, educador e defensor da mistura das artes com as ciências, ele foi chamado de “astronauta mais maneiro da galáxia” por bons motivos.

No seu retrato oficial de 2009, Melvin está com um enorme sorriso acompanhado d…

Cinco casos de OVNIs e alienígenas no Brasil sem explicação até hoje

A vida extraterrestre é algo intrigante e que ecoa na mente humana há muito tempo. Muita gente vê referência a alienígenas em registros de antigas civilizações e nossos olhares para o espaço sempre miraram encontrar alguma evidência de que não estamos sozinhos neste imenso Universo. Mais do que esperar ter contato com aliens fora da Terra, muita gente garante que os “nossos vizinhos” já nos fizeram algumas visitas. Há, inclusive, uma série de relatos sobre a presença alienígena aqui mesmo no Brasil — e é justamente sobre eles que nós vamos falar.

Relembre alguns dos principais casos de OVNIs e aliens em território nacional.

1. Caso Villas-Boas (1957) Este não é um simples caso de contato com alienígenas no Brasil, mas a primeira alegação de abdução em todo o planeta — logo, a primeira alegação de contato imediato de quinto grau de que se tem notícia. O evento teria ocorrido em 16 de outubro de 1957, depois de Antônio Villas-Boas, filho de fazendeiros da cidade de São Francisco de Sal…

Centenário de Arthur C. Clarke, de '2001: Uma odisseia no espaço', é celebrado na Campus Party

Palestra sobre Arthur C. Clarke na Campus Party 2017 (Foto: Cesar Soto / G1)

'Convido vocês a fazerem mágica também', disse Walda Roseman, presidente da Arthur C. Clarke Foundation em palestra sobre escritor de ficção científica nesta quarta-feira (1).

No ano em que Arthur C. Clarke [1917 - 2008] completaria um século de idade, a Campus Party 2017 homenageou o escritor, conhecido como um dos três grandes da ficção científica. Walda Roseman, presidente da Arthur C. Clarke Foundation, realizou nessa quarta-feira (1º) uma palestra sobre o autor e sobre a missão da organização, de incentivar a imaginação no mundo.
“Convido vocês a fazerem mágica também”, disse Roseman, no começo da palestra, que encerrou as atividades do palco principal no dia. Por pouco menos de uma hora, ela falou sobre a carreira do escritor de “2001: Uma odisséia no espaço”, para um público que começou cheio, mas que foi esvaziando ao longo do tempo.
“‘Existem duas possibilidades: Ou estamos sozinhos no unive…

Esta criatura marinha de 500 milhões de anos vai assombrar sua imaginação

Uma criatura parecida com uma minhoca, com 30 membros, vasculhava o fundo do mar durante o início do período Cambriano, de acordo com uma nova pesquisa. Sua aparência bizarra e seu padrão de alimentação são diferentes de qualquer coisa já vista.

Pesquisadores escavando no Folhelho Burgess, na província canadense de Colúmbia Britânica, descobriram restos fossilizados de um lobopódio de 500 milhões de anos. Chamado de Ovatiovermis cribratus, o animal recém-descrito tinha apenas alguns centímetros de altura e se alimentava balançando seu corpo de um lado para o outro para capturar presas pequenas. Dadas sua idade extrema e suas características físicas únicas, cientistas disseram se tratar de um dos exemplos mais antigos nos registros de fósseis de artrópodes — grupo de animais que inclui insetos, aranhas, escorpiões e crustáceos.

Os lobopódios viveram durante o início do período Cambriano e são conhecidos por seus corpos com aspecto de minhoca e pernas curtas. Como outros lobopódios, o …

Pesquisadores elaboram princípios éticos para que inteligência artificial não destrua a humanidade

POR SALVADOR NOGUEIRA
Já faz algum tempo que pessoas do calibre de Stephen Hawking e Elon Musk têm apontado que o desenvolvimento cada vez mais acelerado da inteligência artificial pode muito bem ser o maior e mais premente risco ao futuro da humanidade. Agora, um vasto grupo de pesquisadores e apoiadores estabeleceu um conjunto de princípios para nortear a pesquisa sobre IA e evitar que isso aconteça, potencializando ao máximo os ganhos que ela pode trazer ao mundo.

Os Princípios de Inteligência Artificial de Asilomar foram estabelecidos durante a conferência batizada de Beneficial AI 2017 (Inteligência Artificial Benéfica 2017), organizada em Asilomar, na Califórnia, entre os dias 5 e 8 de janeiro deste ano. Organizada pelo Instituto Futuro da Vida, nos EUA, foi a segunda conferência sobre o tema — a primeira aconteceu em 2015, em Porto Rico.

A partir de agora, os cientistas envolvidos com o desenvolvimento de inteligência artificial, seja em universidades, empresas ou institutos m…