Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 14, 2014

Nasce Ufos Luz

Tenho o grande prazer de vir aqui divulgar o nascimento do blog, Ufo Luz, uma pagina criada pela minha querida irmã e amiga, Eli Oliveira, será uma pagina onde se abordará todos os temas relacionados ao universo, a vida extraterrestre (foco central), as ciências conhecidas e paraciências. Conto com o apoio de todos os amigos de Ufos Wilson para este projeto de uma pessoa muito séria e dedicada ao tema. A seguir o link de Ufos Luz e fixo ao lado estará disponível, suas operações se iniciaram hoje, porém haverão nos próximos dias excelentes matérias.

http://ufosluz.blogspot.com.br/

Matéria escura pode ter sabores misturados e evaporação quântica

Distribuição da matéria escura no Universo calculado dentro do paradigma "matéria escura de dois componentes de sabores misturados".[Imagem: Mikhail V. Medvedev]

No escuro

Os astrofísicos acreditam que cerca de 80% da matéria do nosso Universo é composta de uma misteriosa "matéria escura", que não pode ser percebida pelos sentidos humanos e nem detectada pelos instrumentos científicos.

A ideia vem das observações da enorme velocidade com que as galáxias giram. Deve haver alguma coisa que gere uma gravidade que evite que elas se esfacelem, arremessando estrelas para todos os lados - essa "alguma coisa" recebeu a denominação de matéria escura.

Como nenhum experimento conseguiu detectar qualquer indício da matéria escura até agora, há uma verdadeira corrida para tentar explicá-la de uma forma que faça mais sentido.

Mikhail Medvedev, professor de física e astronomia da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, está propondo agora um novo modelo para explic…

Os quatro lugares com mais possibilidade de abrigar vida alienígena no Sistema Solar

A imagem de astronomia da NASA de hoje parece não ter nada de especial. Pelo menos para a maior parte das pessoas. Para mim ela é bem especial, já que gosto de olhar para as quatro luas que atormentam cientistas com a possibilidade de vida – quatro luas que devemos explorar em breve, vistas aqui em escala. Tão belas que nunca me canso de observar.

A missão Galileu para Júpiter descobriu um oceano subsuperficial global de água em estado líquido em Europa e indicações de mares interiores em Ganimedes. Em Saturno, a sonda Cassini detectou fontes em erupção de gelo em Encélado indicando água em uma subsuperfície ou até mesmo na pequena lua, enquanto encontrou lagos de superfície de hidrocarbonos frígidos mas ainda assim líquidos dentro da densa atmosfera da lua Titã. Olhando agora além do Sistema Solar, nova pesquisa sugere que exoluas podem superar exoplanetas em zonas habitáveis estelares. Isso faria das luas o tipo mais comum de mundo habitável no universo.



FONTE: GIZMODO.COM

Novo traje espacial do MIT encolhe para proteger astronautas no espaço

Os trajes espaciais atuais são ótimas peças tecnológicas, mas eles têm suas limitações. É por isso que cientistas do MIT (e da NASA) estão trabalhando na próxima geração de roupas espaciais. E a mais recente invenção deles é super futurista.

Para ser franco, ela parece bastante com uma embalagem retrátil. A chamada BioSuit do MIT substitui a pressão de gás nas roupas espaciais existentes com uma pressão mecânica produzida por bobinas de fio de metal. Dava Newman, uma professora de aeronáutica e astronáutica e sistemas de engenharia do MIT, que ajudou no desenvolvimento da roupa, explica muito bem como a coisa toda funciona:

“Com trajes espaciais convencionais, você essencialmente entra em um balão de gás que oferece um terço de pressão atmosférica necessária para manter uma pessoa viva no espaço”, diz Newman. “Queremos atingir a mesma pressurização, mas através de contrapressão mecânica – aplicar a pressão diretamente à pele, evitando a pressão gasosa completamente.”



Isso é realmente…

Mavem chega a Marte este fim de semana

Impressão artistica que descreve o processo de inserção orbital da sonda MAVEN da NASA.
Crédito: NASA/GSFC

A sonda MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da NASA tem chegada prevista a Marte para o dia 21 de Setembro, depois de completar uma viagem interplanetária de 711 milhões de quilômetros ao longo de 10 meses.

"A sonda e os instrumentos a bordo estão, até agora, de boa saúde," afirma David Mitchell, gestor do projeto MAVEN no Centro de Voo Espacial Goddard da NASA em Greenbelt, no estado americano de Maryland. "A equipa, o sistema de voo e todos os recursos terrestres estão preparados para a inserção na órbita de Marte."

A manobra de inserção orbital começará com um breve disparo de seis pequenos propulsores para estabilizar sonda. Os motores vão estar ativos durante 33 minutos para desacelerar a nave, permitindo com que seja puxada para uma órbita elíptica com um período de 35 horas.

Após a entrada em órbita, a MAVEN começará uma fase de comissioname…

O ALMA observa origem violenta de galáxias de disco

Durante décadas os cientistas acreditaram que da fusão de galáxias resultavam geralmente galáxias elípticas. Agora, e pela primeira vez, os pesquisadores, com o auxílio do ALMA e um conjunto de outros rádio telescópios, descobriram evidências diretas de que as galáxias em fusão podem também dar origem a galáxias de disco e que este fenômeno é até bastante comum. Este resultado surpreendente pode explicar porque é que existem tantas galáxias espirais como a Via Láctea no Universo.

Uma equipe de pesquisa internacional liderada por Junko Ueda, pós-doutorando da Sociedade Japonesa para a Divulgação da Ciência, fez observações surpreendentes que mostram que a maioria das colisões galáticas no Universo próximo - entre 40 e 600 milhões de anos-luz de distância da Terra - dão origem às chamadas galáxias de disco. As galáxias de disco - que incluem as galáxias espirais como a Via Láctea e as galáxias lenticulares - definem-se como possuindo regiões de gás e poeira em forma de panqueca e são …

Cientistas descobrem buraco negro supermaciço dentro de galáxia anã

Imagem feita pelo telescópio espacial Hubble mostra a galáxia anã M60-UCD1, ponto claro abaixo e à direita da galáxia maior, M60 (Foto: NASA/Space Telescope Science Institute/European Space Agency)

Buraco negro tem massa equivalente a 21 milhões de vezes à do nosso Sol.
Ele equivale a 15% da massa total da galáxia onde está localizado

Um buraco negro supermaciço, com uma massa equivalente a 21 milhões de vezes a do nosso Sol, foi descoberto no centro de uma galáxia anã ultracompacta chamada M60-UCD1, revelou nesta quarta-feira (17) uma equipe internacional de astrônomos na revista "Nature".
"Este é o menor e mais brilhante objeto conhecido a ter um buraco negro supermaciço", declarou Anil Seth, principal autor do estudo.

Esta descoberta sugere que muitas outras galáxias anãs ultracompactas também podem conter buracos negros supermaciços, o que, portanto, seria mais comum do que se pensava anteriormente. Os buracos negros supermaciços têm mais de um milhão de vezes…

Um novo catálogo da Via Láctea

Imagem da nebulosa do Pelicano obtida pelo projeto que produziu o novo catálogo da Via Láctea.

POR SALVADOR NOGUEIRA
17/09/14 05:52

Já experimentou contar estrelas numa noite sem nuvens? Pois um grupo europeu de astrônomos levou essa ideia às últimas consequências e acaba de concluir o maior catálogo de estrelas já produzido da Via Láctea, a galáxia onde estão localizados o Sol e seus planetas. Sabe quantas eles contaram? 219 milhões.

Tudo bem, não foi numa noite só. A equipe liderada por Janet Drew, da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, levou dez anos para produzir esse resultado.

Ainda assim, é um número impressionante. Compare-o às cerca de 6.000 estrelas visíveis no céu a olho nu, sob as melhores condições atmosféricas possíveis. O novo catálogo registra astros em luz visível, com até um milionésimo do brilho dos mais discretos objetos celestes observáveis à vista desarmada.

Para fazer o trabalho, os pesquisadores usaram o Telescópio Isaac Newton, instalado em La Pal…

Uma torre de 330 m na Amazônia vai monitorar a respiração da floresta

Em um trecho remoto da floresta amazônica, uma torre de aço subirá 330 m em direção ao céu – mais alto do que a Torre Eiffel, e muito maior do que as árvores.

A Torre Alta de Observação da Amazônia (Atto, na sigla em inglês) é um esforço conjunto entre Brasil e Alemanha para descobrir exatamente como o dióxido de carbono se comporta dentro da floresta, um dos “pulmões verdes” do planeta.

Nas últimas décadas, a proporção de dióxido de carbono na atmosfera aumentou drasticamente. As plantas, no entanto, precisam dele para crescer, e a vegetação densa da floresta amazônica armazena grandes quantidades de CO2.

Nos próximos 20 anos, a torre vai ajudar os cientistas a medir a quantidade de dióxido de carbono que a floresta absorve ano a ano – ou quanto ela libera. Os cientistas não têm certeza absoluta do que acontece, daí a necessidade desta torre.

A estrutura estará repleta de instrumentos high-tech para monitorar a química do ar. Mas por que ela precisa ser tão alta? Bem, torres mais cu…

NASA escolhe empresas privadas para voos tripulados

A nave Dragon, da SpaceX, já está fazendo voos não-tripulados, levando suprimentos para a Estação Espacial Internacional.[Imagem: SpaceX]

Renacionalização com privatização

A NASA anunciou a seleção das empresas Boeing e SpaceX para terminar a construção de duas naves que serão responsáveis por levar os astronautas norte-americanos ao espaço, sobretudo à Estação Espacial Internacional.

Hoje a NASA precisa pagar uma passagem de US$70 milhões à agência espacial russa para cada astronauta que vai ao espaço a bordo das naves Progress.

Mas a conta com a renacionalização dos voos tripulados não deverá ficar menor.

A Boeing receberá US$4,2 bilhões e a SpaceX 2,6 bilhões apenas para terminar o desenvolvimento das naves e fazer um primeiro voo de demonstração levando ao menos um astronauta da NASA.

Ainda não está definido o valor das passagens depois que as naves começarem a voar de forma contínua, o que deverá ocorrer a partir de 2017.

As empresas poderão levar astronautas próprios, vender lu…

Voo inaugural em Feira de Santana (BA) teria sido acompanhado por Ovnis

Quem afirma é o vigilante Victor Gordiano Tavares, que é simpatizante de Ufologia e de aeroportos, após observar um vídeo em câmera lenta da chegada do avião ao aeroporto.

O avião que conduzia o governador Jaques Wagner e comitiva na última quarta-feira (10), por ocasião do voo inaugural no aeroporto João Durval Carneiro, teria sido acompanhado por cinco objetos não identificados (Ovnis). Quem afirma é o vigilante Victor Gordiano Tavares, que é simpatizante de Ufologia e de aeroportos, após observar um vídeo em câmera lenta da chegada do avião ao aeroporto.

“Eu vi o vídeo pausando quadro a quadro, segundos a segundos, e aí é possível ver os discos voadores em volta do avião, em altíssima velocidade”, afirmou.


Vigilante Victor Gordiano

Ele explicou ainda que quem assistir ao vídeo, postado na internet, só verá os objetos se fizer o mesmo procedimento que ele fez, pausando o vídeo e colocando quadro a quadro. Victor Tavares disse que é possível ver as naves extraterrestres nos seguint…

Encontrar sinais de vida extraterrestre em exoplanetas é como encontrar pizza no dormitório de alunos universitários

A esquerda, um ‘falso positivo'; à direita um ‘verdadeiro positivo’. Imagem: NASA

Até desenvolvermos a tecnologia de dobra espacial, a procura pela vida em outros planetas além do nosso sistema solar será feita daqui da Terra. Ainda bem: A espaçonave Terra é obviamente a melhor nave, e daqui podemos determinar muita coisa sobre o número crescente de exoplanetas que encontramos com o telescópio Kepler. Através de certos princípios, tais como as distâncias orbitais dos planetas e seus tamanhos, são – embora de forma imperfeita – possuímos formas de avaliar alguns planetas.
Uma outra forma é olhar a composição atmosférica de um planeta. Se você está procurando por vida, é senso comum que se deva procurar por aquilo que a vida necessita e produza – o oxigênio na atmosfera da Terra é originário da vida das plantas, assim ele está na atmosfera por todos os cantos. Outras moléculas, tais como a do metano ou a poluição industrial, também têm sido propostos como possíveis indicadores …

Físico cosmologista Brian Greene quer ciência como 'parte da cultura'

Brian Greene gesticula durante palestra em Porto Alegre (Foto: Luiz Munhoz/Divulgação)

Especialista na Teoria das Cordas exalta a popularização da ciência.
Cientista também abordou religião e possíveis utilidades práticas do saber.

A calma e a didática na fala do físico teórico norte-americano Brian Greene contrastam com o vasto conhecimento de um dos maiores especialistas em cosmologia do mundo. Horas antes de palestrar no Fronteiras do Pensamento, na noite de segunda-feira (15) em Porto Alegre, Greene recebeu o G1 no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde discorreu sobre assuntos como religião, popularização da ciência e utilidades práticas do saber, além de falar sobre a Teoria das Cordas – que ele mesmo define como "estranha" e "bizarra". Tudo sem jargões ou palavras difíceis.

Após palestrar em Porto Alegre, Greene vai para São Paulo, onde participa novamente do Fronteiras do Pensamento. O evento está marcado para as 20h30 des…

Adeus privacidade!!! FBI finalizou o desenvolvimento de um imenso sistema de reconhecimento facial

Após seis anos e mais de um bilhão de dólares gastos em desenvolvimento, o FBI anunciou que seu novo sistema biométrico de reconhecimento facial enfim está completo. Isso significa que, em breve, dezenas de milhões de rostos de moradores dos EUA serão capturados pelo sistema nacional diariamente.

O programa Next Generation Identification (NGI) vai registrar todos os rostos, e fará referência a eles em seu banco de dados crescente em caso de um crime. Não são apenas rostos, no entanto. Graças a um banco de dados compartilhado chamado Interstate Photo System (IPS), até tatuagens e cicatrizes de pessoas serão consideradas para fazer identificação. O FBI estima que o NGI vai incluir até 52 milhões de faces no ano que vem, coletando faces identificadas em fotos de rosto e até de quem se candidatou a vaga de emprego. Qualquer pessoa que se candidata a um emprego que exige impressão digital, por exemplo, entrará no banco de dados do governo norte-americano.

O sistema ainda não está perfeito…

Avistamento ovni em Parnamirim, RN

Primeira forma apresentada pelo objeto


Segunda forma apresentada


MAIS UM AVISTAMENTO DE OVNI
DATA, HORÁRIO E LOCAL:
Data: 14/09/2014
Dia: Domingo
Horário exato: 23:45h
Bairro: Vale do Sol
Cidade: Parnamirim
Estado: RN
País: Brasil

QUANTIDADE CONHECIDA DE TESTEMUNHAS: 03 (três)
DESCRIÇÃO DO OBJETO AVISTADO:
Formato inicial de uma pirâmide quadrangular, que depois se transformou em um cone.
No início, girava muito lentamente em torno do eixo que passa pelo vértice de cima e pelo centro da base quadrada
A cor do objeto era predominantemente azul neon, que acendia e apagava sem obedecer uma constante.
A cor da sua base quadrada era verde fosforescente, sempre acesa.
Comparo o tamanho desse objeto voador com o tamanho de um micro ônibus.
Era totalmente silencioso.


Cores apresentadas pelo objeto

COMPORTAMENTO NO CÉU:
Voava a uma altura relativamente baixa (estimo que tenha sido 2 km).
No início ele era bem lento, apresentava uma velocidade constante e viajava em linha reta.
Depois aumento…

NSA diz ter perdido seus arquivos originais de OVNIs

John Greenald, pesquisador de OVNIs e de segredos governamentais, protocolou petições junto a National Security Agency – NSA (EUA) para que os arquivos OVNI da década de 1990 fossem liberados. Quando eles foram liberados, após uma batalha legal, muitas das informações haviam sido editadas, com frases ocultadas. Havia uma grande quantidade de informações ocultadas ou cobertas com ‘Errorex’. Porém, a NSA recentemente disse a Greenewald que eles não podiam sequer encontrar um original das centenas de páginas sobre OVNIs.
Greenewald recebeu esta informação em resposta às suas petições para Revisão de Desclassificação Compulsória (Mandatory Declassification Review – MDR). As MDRs requerem que a agência revise os arquivos previamente censurados, para retirar a censura das informações importantes agora ‘desclassificadas’. Este é um processo similar ao que foi usado para revelar o nome da Área 51 em documentos da CIA no ano passado.
A MDR foi preenchida para um depoimento relacionado às…

Objeto não identificado em La Rioja, Argentina

Alguns viam mover-se, outros asseguraram que se encontrava estático.

“Era uma luz redonda como uma lâmpada de baixo consumo. Se movia e até pensei que poderia ser uma estrela”, relatou Claudio.

Um morador do bairro Antártida, entretanto, comentou que primeiro pensavam se tratar de uma estrela. “Deve ser algum satélite que nos investiga”, expôs Raúl.

Carola, do bairro Parque Industrial afirmou que o objeto, com aparência de helicóptero se movia e brilhava desde as 18:30 aproximadamente. É grande”, exclamou a moradora que agregou: “nunca vi uma coisa assim”.

José, do bairro Difunta Correa comentou que o via no centro do céu. “Saquei uma foto por algumas vezes se moveu”.

No entanto, moradores da cidade de Chilecito de La Rioja asseguram que o objeto se mantinha no mesmo lugar com o passar das horas.

Ao redor das 19.30 não se viu mais o objeto que também, segundo relatos, mudava de cor.

Video: Eduardo Nelson German



Vídeo: Carlos Bongianino



Vídeo: Diego M.



FONTE: REALIDAD OVNI ARGENTINA

Empresas são convidadas a participar do desenvolvimento do novo acelerador brasileiro

A fonte Sirius será a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil.[Imagem: LNLS]

Desafios tecnológicos

Micros, pequenas e médias empresas paulistas interessadas contarão com apoio financeiro para participar como fornecedoras no projeto de construção de Sirius, a nova fonte brasileira de luz síncrotron.

Com tecnologia de terceira geração, o novo acelerador brasileiro será instalado no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas (SP).

A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) lançaram chamada pública para seleção de propostas de empresas que atendam os requerimentos técnicos de 20 desafios tecnológicos do projeto, que envolvem desde a fabricação da câmara de alto vácuo até dispositivos de microfocalização, passando por sistemas de guias de onda e módulos de fenda.

Os recursos disponibilizados alcançam R$ 40 milhões que serão repassados às empresas sem que estas precisem pagar…