Pular para o conteúdo principal

Novo traje espacial do MIT encolhe para proteger astronautas no espaço


Os trajes espaciais atuais são ótimas peças tecnológicas, mas eles têm suas limitações. É por isso que cientistas do MIT (e da NASA) estão trabalhando na próxima geração de roupas espaciais. E a mais recente invenção deles é super futurista.

Para ser franco, ela parece bastante com uma embalagem retrátil. A chamada BioSuit do MIT substitui a pressão de gás nas roupas espaciais existentes com uma pressão mecânica produzida por bobinas de fio de metal. Dava Newman, uma professora de aeronáutica e astronáutica e sistemas de engenharia do MIT, que ajudou no desenvolvimento da roupa, explica muito bem como a coisa toda funciona:

“Com trajes espaciais convencionais, você essencialmente entra em um balão de gás que oferece um terço de pressão atmosférica necessária para manter uma pessoa viva no espaço”, diz Newman. “Queremos atingir a mesma pressurização, mas através de contrapressão mecânica – aplicar a pressão diretamente à pele, evitando a pressão gasosa completamente.”



Isso é realmente conseguido usando novas roupas de compressão ativa. Como dito antes, essas peças usam bobinas de fios que encolhem quando aquecidas. Os fios se aproveitam das chamadas ligas com memória de forma que, como o nome indica, lembram uma determinada forma quando aquecidas a uma temperatura específica. Então quanto está frio, a roupa é flexível o bastante para um astronauta se vestir, e então, com um pouco de calor, ela encolhe para o tamanho adequado para uma caminhada espacial.

Uma roupa como essa não é boa apenas para astronautas em caminhadas espaciais. “A grande vantagem é a mobilidade, e o traje é bem leve para exploração planetária,” explica Newman. E se você já viu vídeos de astronautas pulando de um lado para o outro nos trajes-balão, deve imaginar quão desafiante é realizar o trabalho. No entanto, o desafio que a equipe do MIT ainda encara é de encontrar uma forma eficiente de aquecer as bobinas. Manter calor constante fluindo através da roupa pode fazer com que ele fique quente demais para quem veste e também exige baterias pesadas, então eles estão trabalhando em uma maneira de fazer as bobinas travarem quando estiverem quentes.

Essa tecnologia pode ter outras aplicações também. Uma especialmente interessante destacada pelos pesquisadores é para uso em campo de batalha, em que o material encolhe para agir como um torniquete em caso de soldado ferido. Se os cientistas conseguirão encontrar uma maneira de tornar esse material barato o suficiente para ser descartável, bem, isso é outra história.

FONTE: GIZMODO.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s