Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 25, 2012

Estudo comprova que Einstein estava certo sobre expansão do universo

A Teoria da Relatividade de Albert Einstein é "incrivelmente precisa", reafirma um estudo publicado nesta sexta-feira, 30, que ressalta os acertos dos cálculos do físico alemão na hora de explicar a expansão do universo.

A conclusão é de uma pesquisa feita por uma equipe de físicos da Universidade de Portsmouth (Grã-Bretanha) e do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre (Alemanha), cujos resultados foram anunciados em um encontro nacional de astronomia na Universidade de Manchester (Inglaterra).

Assim, a expansão do universo poderia ser explicada mediante a teoria de Einstein e a constante cosmológica, uma combinação que representa a resposta "mais simples" para este fenômeno, segundo os especialistas.

Os pesquisadores se centraram no período compreendido entre 5 bilhões e 6 bilhões de anos, quando o universo tinha quase a metade da idade de agora, e realizaram medições com uma precisão "extraordinária". A Teoria da Relatividade de Einstein prediz a ve…

Fidel questionou há 14 anos sobre vida extraterrestre com assessores de João Paulo II

O líder cubano Fidel Castro, que se reuniu com o Papa Bento XVI em sua visita a Cuba, comentou, em um artigo publicado na noite de quinta-feira, o diálogo que manteve há 14 anos com dois assessores de João Paulo II, entre eles seu porta-voz, Joaquín Navarro Valls, sobre as estrelas e a vida extraterrestre.

"Quando o Papa João Paulo II visitou nosso país em 1998, mais de uma vez antes de sua chegada conversei sobre variados temas com alguns de seus enviados", afirmou Fidel no artigo. "A necessidade de enriquecer nossos conhecimentos", no qual comenta que a notícia veiculada na quinta-feira por um observatório europeu a respeito da possibilidade de existir bilhões de planetas potencialmente habitáveis em nossa galáxia.

"Recordo particularmente a ocasião em que nos sentamos para jantar (...) Perguntei a Navarro Valls: o senhor acha que o imenso céu com milhões de estrelas foi feito apenas para o prazer dos habitantes da Terra quando nos dignamos a olhar para cima à…

Cientista acredita que pode chover micróbios em lua de Saturno

Dados coletados pela sonda interplanetária Cassini revelaram enormes erupções de material orgânico na lua saturniana Enceladus. Segundo pesquisadores, esses jatos podem vir de um vasto oceano subterrâneo repleto de micro-organismos, localizado na única zona habitável acessível do Sistema Solar.

"Mais de 90 jatos de todos os tamanhos observados próximos ao polo sul de Enceladus estão pulverizando vapor de água, partículas de gelo e compostos orgânicos para todo lado", disse a cientista Carolyn Porco, líder da equipe de sensoriamento remoto da nave espacial Cassini junto ao Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, JPL.

"A Cassini orbitou o local várias vezes e fez diversas análises desse material. Descobrimos que além de água e material orgânico, existe sal nas partículas de gelo, com salinidade igual a dos oceanos da Terra", disse Carolyn. "Além disso, registros feitos pela sonda nas fissuras da lua revelaram temperaturas ao redor de 84 Celsius negativos. Esse é …

Descobertos dois exoplanetas antiquíssimos

Foram descobertos dois planetas considerados os mais antigos de todos os conhecidos pela ciência, a 375 anos-luz da Terra. Ambos, têm a idade de 12,8 bilhões de anos.

Cientistas do Instituto de Astronomia Max-Planck descobriram esses planetas no sistema do astro HIP11952. Segundo os cálculos, um deles tem quase a mesma massa que Júpiter. O período de sua rotação é de quase 7 meses. O outro planeta, com o período de rotação de 9 meses e meio, tem uma massa de quase três vezes maior que Júpiter.

Esta descoberta prova que a formação de planetas no período inicial do surgimento do Universo era possível, embora nessa época as estrelas fossem pobres em metais. Por exemplo, a estrela HIP11952 possui 100 vezes menos ferro que o Sol. O fato de os planetas poderem nascer em torno de tais estrelas contradiz a teoria geralmente reconhecida, pois, mesmo os gigantes de gás precisam de elementos pesados para seus núcleos, sem os quais eles não se podem formar.

Estes dados foram publicados na revista As…

Fundador da Amazon diz ter achado motores que ajudaram a levar homem à Lua

Motor F-1 do Apollo 11, em foto dos anos 60 divulgada pela Nasa

O criador e diretor da empresa de vendas online Amazon, Jeff Bezos, disse ter encontrado os motores de propulsão que levaram ao espaço a missão Apollo 11 - a primeira incursão do homem à Lua.

Em seu blog, Bezos diz que uma equipe de cientistas patrocinados por ele achou os cinco motores de propulsão com ajuda de técnicas avançadas de sonar. Eles estavam 4,3 mil metros abaixo da superfície do oceano Atlântico.

Bezos, que é bilionário, dedica-se à pesquisa de assuntos relacionados a missões espaciais. Ele disse ter planos para retirar pelo menos um dos motores do fundo do mar, mas não revelou nenhum detalhe sobre como eles foram achados.
Ele também não divulgou como foi comprovado que os equipamentos de fato pertencem à missão Apollo 11.
Muitos equipamentos de missões espaciais do passado estão no fundo do mar, e são difíceis de serem localizados.
Os motores F-1 achados pela equipe de Bezos foram usados no foguete gigante Saturn …

Avião Militar Chileno tem encontro com OVNI enquanto realizava operação noturna

Na passada quinta-feira 22 de Março (2012), um avião do Exército Chileno realizava uma operação noturna nas proximidades da cidade de Copiapó.
O exercício consistia no lançamento de tropas pára-quedistas a 11.000 pés, isto é, uns 3.352 metros de altitude.

Enquanto encontravam-se nesta atividade, os pilotos observam a Este, uma “estrela” um tanto diferente pelo tamanho e Cor.

“Esta observação realiza-se às 22:03, hora local, os três pilotos comentam e determinam começando a analisar esta por sua estranha forma.
Passado um minuto, esta suposta estrela branca originalmente, passa a ser uma luz de cor vermelho com matrizes laranja aumentando o seu tamanho duas a três vezes mais, intensificando suas mudanças de cor, passando do branco ao vermelho, laranja e retornando ao vermelho, para ficar definitivamente de cor branco (amarelado)”, relata, o Maior e piloto Militar, Rodrigo Bravo.

O piloto indicou que inicialmente chamaram em frequência 128.30 ao RADAR de Santiago, que controla a Re…

Americano ganha mandíbula, dentes e língua em transplante de face

Médicos dos Estados Unidos realizaram o mais extenso transplante facial de que se tem notícia, dando ao paciente uma nova face com mandíbula, dentes e língua novos.

Os detalhes foram divulgados na última terça-feira (27/03) pela Universidade de Maryland, onde a operação foi realizada.

Richard Lee Norris, o paciente de 37 anos, vivia em reclusão após ter sido severamente ferido por um acidente com uma arma de fogo em 1997. Até o transplante, ele só saía à rua usando máscara.

Ele havia perdido seus lábios e seu nariz no acidente e tinha movimentos limitados na boca.

A cirurgia durou 36 horas, entre 19 e 20 de março, mas é parte de uma série de transplantes que, em 72 horas, usaram órgãos de um doador em cinco pacientes, incluindo Norris.

O procedimento foi financiado pela Marinha norte-americana, que tem a expectativa de que as técnicas possam ser usadas para tratar soldados feridos no Iraque e no Afeganistão.

O governo dos EUA estima que mais de 200 militares feridos em guerra possam necessi…

Luzes não identificadas aparecem em Dom Inocêncio, no Piauí

Foto do possível fenômeno. Uma claridade luminosa no meio da escuridão noturna, à direita no firmamento

Há muito tempo comenta-se, no povoado de Oitis, em Dom Inocêncio (PI), a 615km de Teresina, que um verdadeiro fato sobrenatural, até o momento inexplicável do ponto de vista lógico e racional, ocorre no período noturno e já está impregnado no imaginário local. Trata-se de uma luminosidade muito intensa e de grandes proporções que, em movimento de subida e descida, ilumina a faixa territorial que fica entre a Barragem São Raimundo Nonato e o morro do Oitis, pico mais elevado do município.

Explicações para o caso existem das mais variadas formas, desde um simples reflexo das águas da represa até fenômenos extraterrestres, como Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs). Alguns moradores mais criativos afirmam tratar-se de uma luz emitida por fantasmas que aparecem na barragem que, na época da construção, acabou inundando o cemitério local.

É bastante conhecido o fenômeno existente em cem…