Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 6, 2018

Avistamentos incríveis: OVNIs interativos no povoado de Marimbondo (MG)

“Era uma coisa estranha, muito diferente de tudo o que eu já vi nas minhas andanças por aí", disse Antônio Gontijo, que testemunhou um disco voador com luzes multicoloridas pairando sobre um pasto.

Na região Centro-Oeste de Minas Gerais há histórico de que pessoas de um pequeno povoado interagem com discos voadores e objetos luminosos estranhos. E alguns dos casos mais fantásticos do lugar nos foram contados por uma de suas testemunhas.

Por Pepe Chaves*
Para VF/UFOVIA
ESPECIAL DO ACERVO VF

Para sintetizar ilustrativamente a interatividade dos OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados, ou UFO, do inglês) com a psique humana, seguem breves histórias reais, três casos vindos de uma fonte de índole e idoneidade indiscutíveis: o ex-vice prefeito e ex-vereador itaunense, professor Antônio Gontigo, figura bastante querida e respeitável na sua comunidade.

O professor - que nunca se aprofundou na ufologia - nos contou casos da região onde nasceu, chamada Marimbondo, distrito do município…

Seremos algum dia capazes de teletransportar? - Sajan Saini

Teletransporte é possível? Uma bola de beisebol poderia se transformar em algo como uma onda de rádio, atravessar prédios, virar esquinas e voltar a ser uma bola de beisebol? Surpreendentemente, graças à mecânica quântica, a resposta pode na verdade ser sim...mais ou menos! Sajan Saini explica.



FONTE: TED-Ed

Projeto secreto britânico dos anos 90 auxiliou a encerrar investigação oficial

Foto de UFO triangular que está no relatório final do Projeto Condign

Nick Pope, ex-funcionário do Ministério da Defesa britânico (MoD) afirmou ter participado do projeto, mas descreve os resultados como decepcionantes

Em 1996, em meio a uma onda mundial de interesse pela questão ufológica, motivada pelo sucesso do seriado Arquivo-X e pela proximidade, também fartamente explorada pela mídia, do aniversário de 50 anos do Caso Roswell, o Ministério da Defesa britânico (MoD) encomendou de um contratante a produção de um relatório a respeito de avistamentos de UFOs na Grã-Bretanha. Não era utilizada a sigla UFO, usando-se ao invés disso fenômeno aéreo não identificado (UAP em inglês). Projeto Condign era o codinome da iniciativa, que estou casos ocorridos entre 1987 e 1997, e foi entregue em 2000, com o título Unidentified Aerial Phenomena (UAP) in the UK Air Defence Region (Fenômenos Aéreos Não Identificados na Defesa Aérea da Região do Reino Unido).

O relatório afirmava que os avistame…

Estações do ano em exoplanetas podem ajudar a encontrar vida alienígena

Alterações atmosféricas coincidindo com estações do ano em exoplanetas podem ser indicativos de vida

Novo trabalho recentemente publicado aponta que modificações sazonais poderão ser observadas pelos próximos telescópios a entrar em serviço, facilitando a busca por seres vivos em mundos alienígenas

Com o lançamento do telescópio espacial Tess da NASA, o futuro lançamento do James Webb também da agência espacial norte-americana, além dos grandes telescópios em terra que devem entrar em serviço nos próximos anos, está se intensificando a busca por vida extraterrestre em exoplanetas. Um estudo muito promissor, publicado no periódico The Astrophysical Journal Letters, aponta que o estudo das atmosferas de mundos alienígenas, bem como suas alterações sazonais, dependendo das estações do ano nesses astros, poderão ser de grande auxílio na busca pelos alienígenas.

O estudo fez uma comparação com o que acontece na Terra, onde o hemisfério norte tem mais terras e mais vegetação. Assim no verã…

Nasa planeja enviar 'helicóptero' para explorar Marte

Pequena aeronave de asas rotativas está prevista para ser incorporada à missão que partirá em julho de 2020 rumo ao Planeta Vermelho.

A Nasa divulgou nesta sexta-feira (11) que vai enviar uma pequena aeronave autônoma de asas rotativas para explorar a atmosfera de Marte. O chamado "Mars Helicopter" deve ser embarcado pela agência espacial americana junto do robô Mars 2020, que atualmente tem previsão de lançamento ao Planeta Vermelho em julho de 2020.

Anunciado em 2012, o projeto Mars 2020 foi desenvolvido com base nas descobertas do robô Curiosity. A missão é um passo para enviar humanos na década de 2030.

Agora, com o helicóptero inserido na missão, a agência espera mostrar que é possível realizar voos controlados de veículos mais pesados que o ar no Planeta Vermelho.

“A idéia de um helicóptero voando pelos céus de outro planeta é emocionante. O Mars Helicopter é muito promissor para as nossas futuras missões de ciência, descoberta e exploração em Marte”, disse Jim Briden…

Para os fãs de Arquivo X! Agente Dana Scully (Gillian Anderson) em Arquivo X – Action Figure Perfeita 1:6 Threezero

Por Dado Ellis em 8 de Maio de 2018

A ThreeZero Toys, de Hong Kong, colocou em pré-venda uma nova action figure perfeita da série de televisão The X-Files (Arquivo X). A agente especial do FBI Dana Scully vem se juntar ao Agente Mulder (David Duchovny) 1:6.

A Agent Dana Scully X-Files ThreeZero 1:6 Scale Deluxe Collectible Figure tem o rosto da atriz Gillian Anderson com textura de pele realista, maquiagem e cabelos esculpidos. Vem vestida com roupas de tecido detalhadas, incluindo traje preto de duas peças (paletó e calças), camisa formal, saia preta, par de sapatos de salto alto e casacão sobretudo “trench coat” na versão deluxe.



A Agent Dana Scully X-Files Deluxe Collectible Figure vem com vários acessórios em escala como a identificação do FBI, pistola (SIG-Sauer P228), coldre, relógio, lanterna e telefone celular, além de 7 mãos intercambiáveis com diferentes funções e posições. A figura, em escala 1:6, mede 28 cm de altura e tem diversos pontos de articulação.

A action figure A…

NASA encontra sistema de "estrelas vizinhas" mais rápido do Universo

CONCEPÇÃO ARTÍSTICA DO SISTEMA J17062 (FOTO: NASA)

Anã branca completa órbita na estrela de nêutron J17062 em apenas 38 minutos; descoberta pode ajudar a navegação espacial

Um equipamento do tamanho de uma máquina de lavar registrou um recorde dentro do Universo conhecido pela humanidade. O NICER (sigla em inglês para “Explorador da Composição Interior de Estrelas de Nêutron), que funciona acoplado à Estação Espacial Internacional, encontrou duas estrelas que giram em torno de si a cada 38 minutos.

A J17062 é a principal delas. Extremamente densa e de rápida rotação, vive em uma constante dança cósmica com o que os astrônomos acreditam ser uma anã branca pobre em hidrogênio, separadas por 300 mil quilômetros.

É menos que a distância entre o Sol e a Lua. "Não é possível para uma estrela rica em hidrogênio, como o nosso Sol, ser a companheira do pulsar", disse Tod Strohmayer, astrofísico da Goddard e principal autor do artigo. "Você não pode encaixar uma estrela como ess…

Agora o robô bípede da Boston Dynamics faz corridas ao ar livre

Por: Leo Escudeiro

Sempre que você ouve falar em robôs da Boston Dynamics, é porque ele aprendeu alguma coisa nova que muito possivelmente vai te deixar ainda mais temeroso pelo futuro que nos aguarda. Desta vez, descobrimos que o Atlas está pronto para dar umas corridinhas pelos parques.

Em vídeo publicado nesta quinta-feira (11), a Boston Dynamics mostra seu robô bípede em uma corrida ao ar livre. Podemos ver que o Atlas já é capaz de uma corrida consistente e com firmeza nas pernas. Como não poderia faltar, ele ainda pula um pequeno obstáculo no trajeto.



O quadrúpede SpotMini foi outro que ganhou mais uma vez os holofotes nessa quinta-feira. Em seu vídeo, o robô é visto caminhando por um ambiente fechado, em uma demonstração da sua capacidade de navegação autônoma. Antes da caminhada, o robô foi conduzido manualmente pelo espaço para construir um mapa do ambiente, usando dados visuais capturados pelas câmeras nas partes de cima e dos lados do robô.



Ver vídeos dessa dupla me deixa …

Astrônomos holandeses fotografam, por acaso, possível planeta em formação

Imagem infravermelha do binário CS Cha com o recém-descoberto companheiro no círculo.
Crédito: C. Ginski & SPHERE

Um grupo de astrônomos estava examinando o disco de poeira em redor da jovem estrela dupla CS Cha, quando viram um pequeno ponto na borda das suas imagens. O ponto acabou sendo um pequeno planeta com apenas alguns milhões de anos, que se move juntamente com a estrela dupla. Ainda não está claro se é um super-Júpiter em formação ou uma anã castanha.

Uma equipe internacional de astrônomos liderada por investigadores holandeses da Universidade de Leiden encontrou, coincidentemente, um pequeno companheiro em torno da estrela dupla CS Cha. Os astrônomos estavam a examinar o disco de poeira do binário quando "tropeçaram" no objeto. Os investigadores suspeitam que é um planeta na sua infância que ainda está a crescer. Os astrônomos usaram o instrumento SPHERE no VLT (Very Large Telescope) do ESO no Chile. Em breve publicarão os seus achados num artigo aceite pela r…

Asteroide exilado descoberto nos confins do Sistema Solar

Esta imagem artística mostra o asteroide exilado 2004 EW95, o primeiro asteroide que se confirma ser rico em carbono a existir no Cinturão de Kuiper e uma relíquia do Sistema Solar primordial. Este curioso objeto formou-se muito provavelmente no cinturão de asteroides situado entre Marte e Júpiter e foi depois lançado a milhares de milhões de quilômetros de distância, instalando-se assim no Cinturão de Kuiper.
Crédito: ESO/M. Kornmesser

Com o auxílio dos telescópios do ESO, uma equipe internacional de astrônomos investigou uma relíquia do Sistema Solar primordial. A equipe descobriu que o invulgar objeto do Cinturão de Kuiper 2004 EW95 se trata de um asteroide rico em carbono, o primeiro deste tipo que se confirma existir nos frios confins do Sistema Solar. Este curioso objeto formou-se muito provavelmente no cinturão de asteroides situado entre Marte e Júpiter e foi depois lançado a milhares de milhões de quilômetros de distância, instalando-se assim no Cinturão de Kuiper.

Os primór…

"A procura de exoplanetas e a atividade magnética das estrelas" -- Jorge Luis Melendez Moreno

A procura de exoplanetas e a atividade magnética das estrelas"

Jorge Luis Melendez Moreno (IAG/USP) -- 26 de abril de 2018

RESUMO:

Já foram descobertos milhares de planetas fora do sistema solar (exoplanetas), porem nenhum dos sistemas planetários conhecidos até agora se assemelha ao Sistema Solar. Discutirei os principais métodos de detecção de exoplanetas e como a atividade magnética estelar dificulta a descoberta de exoplanetas análogos à Terra. Apresentarei o trabalho desenvolvido pelo meu grupo SAMPA para a descoberta do Sistema Solar 2.0.



FONTE: Astronomia ao Meio-dia


Olhe para as estrelas | Gustavo Rojas | TEDxUnilasalleCanoas

Nos instigando a fazer como nossos antepassados e olhar para o céu e as estrelas, Gustavo nos conta a importância da Astronomia e como ela está presente no nosso cotidiano.

Gustavo Rojas é bacharel em física e doutor em Astronomia pela Universidade de São Paulo, e trabalha desde 2007 na Universidade Federal de São Carlos. Suas principais áreas de atuação são ensino de ciências e divulgação científica. É membro da comissão organizadora da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, e representante brasileiro da rede de divulgação científica do Observatório Europeu do Sul, o ESO.



FONTE: TEDx Talks

As estrelas mais velozes da Via Láctea podem resolver um mistério de 50 anos

Um remanescente de uma supernova Tipo Ia próxima, que brilhou nos céus da Terra em novembro de 1572. Hoje, os astrônomos usam supernovas Tipo Ia para medir vastas distâncias cosmológicas.

Estrelas que se movem 1.200 km/s sugerem novo mecanismo para explosões estelares

Ken Shen estava disputando uma corrida com o Sol. Eram 3 da manhã do dia 25 de abril, e Shen - um astrônomo da Universidade da Califórnia, em Berkeley - estava sentado à mesa da cozinha de pijama. Naquele exato momento, os cientistas que trabalhavam no projeto da espaçonave Gaia, da Agência Espacial Europeia, divulgaram a segunda parte dos dados da missão. Shen tinha como tarefa vasculhar esses dados e encontrar as estrelas que se movessem mais rapidamente na Via Láctea e, em seguida, verificar suas identidades via observações independentes, em telescópios terrestres. Faltando 30 minutos para que o Sol começasse a atingir a costa oeste, Shen conseguiu encontrar seu primeiro alvo e enviar suas coordenadas para um colabor…

Bill Gates em busca do Nirvana Nuclear

Empresa nova do bilionário dono da Microsoft quer criar reator nuclear capaz de fornecer energia abudante e renovável

Bill Gates ficou famoso (e rico) por ser um dos co-fundadores da Microsoft; recentemente, ele se tornou mais conhecido através da Fundação Bill e Melinda Gates, como um filantropo trabalhando para desenvolver a saúde global e o crescimento econômico sustentável. Mas Gates também quer lutar contra o aquecimento global, e se tornou um dos principais proponentes de um projeto revolucionário de reator nuclear. Sua empresa TerraPower prevê um reator com energia nuclear inesgotavelmente renovável e extremamente econômica em quantidades suficientes para...abastecer 10 bilhões de pessoas com níveis per capita (de consumo) iguais aos dos Estados Unidos". Em resumo, Gates procura construir um reator que quase não gere lixo nuclear e que não contribua para a proliferação de armas nucleares.

A TerraPower foi fundada em 2008, 54 anos depois da primeira aplicação de energia nu…

Casuística ufológica na zona rural de Guaratinguetá (SP) próximo a Serra da Mantiqueira

A equipe de investigação paranormal, Kid Boy Checheu, foi investigar relatos de avistamentos de bolas de luzes multicoloridas vindo da zona rural do município de Guaratinguetá, localizado no Vale do Paraíba e próximo a Serra da Mantiqueira. Os relatos partem de moradores locais que dizem serem seguidos por estas luzes ao se utilizarem da estrada vicinal. O material foi gravado em julho de 2017 e expõe a rica casuística naquele local.



FONTE: Kid Boy Checheu

Projeto Breakthrough Listen lança nova campanha de busca por civilizações extraterrestres

O radiotelescópio Parkes, na Austrália, é o principal instrumento utilizado pelo Breakthrough Listen

O projeto Breakthrough Listen teve início em 2016, sendo anunciado pelo bilionário russo Yuri Milner, que financia essa e outras das Breakthrough Iniciatives, e pelo saudoso astrofísico Stephen Hawking. O projeto de 100 milhões de dólares tem utilizado radiotelescópios, principalmente o observatório Parkes em New South Wales, Austrália, para observar um grande número de estrelas em nossa galáxia, a Via Láctea. Entre outras observações eles analisaram o asteroide interestelar Oumuamua, onde não descobriram sinais de atividade inteligente extraterrestre, mas obtiveram importantes informações a respeito de sua composição.

No telescópio Parkes foi instalado um novo receptor que utiliza 13 faixas para observar largas regiões do céu. Assim, pelos próximos 60 dias, serão investigados milhões de estrelas no plano galáctico de forma muito mais depressa que qualquer outra busca SETI, o que de a…

Sombra de um céu limpo - astrônomos encontram um exoplaneta sem nuvens

Ilustração do "Saturno quente" WASP-96b. Um observador distante veria WASP-96b com um tom azulado, porque o sódio absorve a luz amarelo-laranja do espectro total do planeta.
Crédito: Engine House

Cientistas detetaram uma atmosfera exoplanetária livre de nuvens, marcando um avanço fundamental na busca por uma maior compreensão dos planetas para lá do nosso Sistema Solar.

Uma equipa internacional de astrônomos, liderada pelo Dr. Nikolay Nikolov da Universidade de Exeter, Reino Unido, descobriu que a atmosfera do "Saturno quente" WASP-96b não tem nuvens.

Usando o VLT (Very Large Telescope) de 8,2m no Chile, a equipa estudou a atmosfera de WASP-96b quando o planeta passou em frente da sua estrela-mãe. Isto permitiu com que a equipe medisse a diminuição da luz estelar provocada pelo planeta e pela sua atmosfera e, assim, determinar a composição atmosférica do planeta.

Assim como as impressões digitais de um indivíduo são únicas, os átomos e as moléculas têm uma caracte…

Tumba de 3.300 anos de antigo general é encontrada no Egito

ARQUEÓLOGOS ESTÃO ANALISANDO O MATERIAL ENCONTRADO NA TUMBA DE SAQQARA, QUE CONTA A HISTÓRIA DO GENERAL IWRHYA (FOTO: PHOTO COURTESY EGYPTIAN ANTIQUITIES MINISTRY)

Hieróglifos do local retratam os feitos do militar que serviu aos faraós Seti I e Ramsés II

Pesquisadores do sítio arqueológico de Saqqara, no Egito, encontraram a tumba de 3.300 anos pertencente ao general egípcio Iwrhya. De acordo com as transcrições dos hieróglifos, Iwrhya fazia parte da elite do exército do Império Novo e era alto representante de Ámon, o deus egípcio mais cultuado na época, e das propriedades de Ramsés II, “sob o domínio de Ámon”.

Além de Ramsés II, que governou o Egito entre 1279 e 1213 a.C., o general também serviu ao regime anterior, do faraó Seti I, que controlou o império entre 1294 e 1279 anos a. C..

Todas as informações conhecidas sobre Iwrhya estão nas inscrições da tumba, que ainda esta sendo estudada. Algumas partes das escrituras sugerem que o general tenha ascendência estrangeira.

Por enqu…

Observatório de Campinas (SP) grava imagens de queda de meteoro na noite de segunda-feira

Imagens mostram o que seria um meteoro caindo na região de Campinas

De acordo com o astrônomo Júlio Lobo, fenômeno foi visto nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Imagens do Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini mostram a queda de um meteoro por volta das 20h15 da noite de segunda-feira (7).

O astrônomo Júlio Lobo informou que o meteoro foi visto em dois estados, São Paulo e Minas Gerais. Ainda segundo o especialista, não há informação de onde o corpo celeste caiu e informações suficientes para estimar o tamanho do corpo celeste. Seriam necessárias mais imagens para triangular o diâmetro.

Os meteoros são restos de cometas e asteroides e que deixam uma trilha com estes detritos no céu.

"Estes detritos podem ser desde um grão até o tamanho de um carro pequeno. Acima de 10 metros já é um pequeno asteroide ", explica Lobo.

E para ver meteoros?

O astrônomo do Obsrvatório de Campinas lembra que para ver os meteoros, que ocorrem todas as noites, não é preciso estar n…

Fóssil de réptil que viveu há mais de 230 milhões de anos é descoberto no Rio Grande do Sul

Como seria o Pagosvenator candelariensis no seu habitat da época (Foto: Ilustração Renata Cunha/UFRGS/Divulgação)

Pesquisadores acreditam que a nova espécie, denominada como 'Pagosvenator candelariensis', tenha sido encontrada em Candelária. Conforme o estudo, animal faria parte da linhagem que deu origem aos crocodilos.

m grupo de pesquisadores do Rio Grande do Sul descobriu uma nova espécie de réptil fóssil pré-histórico, que viveu há aproximadamente 237 milhões de anos. O estudo foi feito por paleontologistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e um artigo foi publicado no periódico britânico Zoological Journal of the Linnean Society, em abril deste ano.

A nova espécie foi denominada como "Pagosvenator candelariensis", e teria sido encontrada no município de Candelária, no Vale do Rio Pardo, distante cerca de 190 km de Porto Alegre. Como o fóssil foi doado anonimamente para o Museu Mun…

Arqueólogos não encontram câmaras escondidas na tumba de Tutancâmon

ARQUEÓLOGOS ESCANEANDO AS PAREDES DA TUMBA DE TUTANCÂMON (FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK)

Ao contrário do que se pensava, não há câmaras escondidas no local, e nem resquícios do corpo da rainha Nefertiti

Após anos de especulação, arqueólogos conseguiram chegar o mais perto possível da tumba de Tutancâmon para analisar a possibilidade de haver câmaras escondidas no local. A conclusão foi de que não há nada ali além do que os pesquisadores já tinham conhecimento.

A descoberta foi decepcionante. Ao longo dos últimos anos, a empolgação pela possibilidade de encontrar novos segredos de Tut, jovem faraó do Egito Antigo, foi alimentada por diversos arqueólogos, chegando até a afirmarem que tinha 90% de certeza de que encontrariam uma câmara escondida.

O britânico Nicholas Reeves colocou ainda mais fogo na fogueira: especialista em Egito Antigo, o pesquisador afirmou que a tumba de Tutancâmon teria uma passagem para os aposentos de sua madrasta, a rainha Nefertiti. Segundo Reeves, o corpo da mon…

Ex-engenheiros da NASA criam “Transformer” submarino

O ROBÔ AQUANAUT EM SUA VERSÃO FECHADA (FOTO: HOUSTON MECHATRONICS)

Submarino-robô foi projetado para trabalhar de longas distâncias, mudando sua forma de acordo com a necessidade

Se, como afirmam os cientistas, o fundo dos oceanos é menos conhecido do que a superfície da Lua, que tal colocar a tecnologia da NASA para mudar esse panorama, e investigar essa parte tão importante do planeta Terra?

É o que está fazendo um grupo de antigos engenheiros da agência espacial norte-americana. fundadores da Houston Mechatronics. “Nossa equipe desenvolveu alguns dos robôs mais avançados que a NASA já produziu e vem desenvolvendo tecnologia avançada de robótica submarina há anos”, disse em nota à imprensa o CEO da empresa, Matthew Ondler.

A empresa se inspirou nos Tranformers para desenvolver um robô submarino que muda sua configuração de acordo com a necessidade, tudo de baixo d’água. Nasceu assim o Aquanaut, um robô de uma tonelada que, quando fechado, assume um formato hidrodinâmico para se mov…

Matéria de Capa | O futuro | 06/05/2018

Quais surpresas nos aguardam nos próximos vinte anos, com todos os avanços tecnológicos que prometem transformar de maneira radical o modo como vivemos hoje? Você está preparado para ter um nanochip implantado em seu neocórtex para permitir a ligação direta entre seu cérebro e os computadores? Aceitaria que o seu diagnóstico médico fosse feito por uma máquina? Considera a hipótese de viver 30 ou 40 anos a mais do que as pessoas vivem hoje?

Há quem acredite que as mudanças no universo digital vão se acelerar a partir da próxima década e trarão um futuro onde carros voadores circularão pelos céus das cidades e as pessoas vão conviver com robôs em casa ou no trabalho. Quando a inteligência artificial vai superar a capacidade humana?



FONTE: Matéria de Capa

Cientistas detectam possível sinal de comunicação extraterrestre

Sinal detectado em maio de 2015 pelo radiotelescópio RATAN-600,operado pela academia de ciências da Rússia.

Uma equipe internacional de cientistas está investigando um misterioso pico de radiofrequência emitido a mais de 95 anos-luz da Terra. O sinal foi detectado há mais de dois anos, mas só agora foi tornado público.

O estranho sinal foi detectado em 15 de maio de 2015 através do radiotelescópio RATAN-600, operado pela academia de ciências da Rússia e de acordo com os cientistas do projeto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), tem todas as características que os pesquisadores esperam de um sinal emitido por uma fonte inteligente.

Segundo um comunicado do Instituto SETI, o sinal é extremamente forte e veio da direção de HD164595, uma estrela parecida com nosso Sol, ao redor da qual gira o exoplaneta HD 164595 b, similar a Netuno. No entanto, outros planetas ainda não descobertos podem orbitar essa estrela.

O sinal detectado é um pico de alta energia com 2.5 segundos de du…