Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 30, 2016

Astros da astrofísica

(FOTO: TOMÁS ARTHUZZI)

Livro conta a história do trio de cientistas que deu início à jornada em busca das ondas gravitacionais — a sinfonia do Cosmo que explicará os grandes mistérios da astronomia

Às 6h51 do dia 14 de setembro de 2015, o universo “tocou a sua música” para o homem pela primeira vez. Quer dizer, não foi bem isso. Na verdade, por bilhões de anos o espaço seguiu e segue tocando a própria trilha sonora, mas foi só há pouco mais de um ano que a humanidade conseguiu escutá-la pela primeira vez e comprovar aquilo que o cientista alemão Albert Einstein (1879-1955) previu há cerca de cem anos: a existência de ondas gravitacionais.

A “sinfonia” tocada pelo universo foi ouvida por alguns poucos segundos nas duas sedes do Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferometria a Laser (LIGO, na sigla em inglês) nos Estados Unidos. Mas as cinco décadas anteriores à descoberta astronômica mais expressiva deste século foram tão ruidosas quanto o estrondo de dois buracos negros que…

Céu da Semana 07/11 a 13/11/2016 - Antares

FONTE: UNIVESP TV

Pesquisador denuncia que governo britânico ainda esconde fatos ufológicos

Malcolm Robinson, no detalhe, tem apresentado seguidos questionamentos ao gabinete do primeiro-ministro

Malcolm Robinson fundou um grupo para investigar fenômenos estranhos, e tem questionado o governo sobre arquivos ainda mantidos ocultos

O Ministério da Defesa Britânico (MoD) fechou o Projeto UFO, ou UFO Desk, oficialmente em 2009, encerrando 30 anos de investigação ufológica. Comunicados oficiais afirmam que todos os arquivos de pesquisas e análises de avistamentos comunicados ao órgão ao longo desse período já se encontram disponíveis nos Arquivos Nacionais, e que a continuidade do projeto não teria significado para a Defesa, devendo esses recursos serem melhor utilizados.

Contudo, o pesquisador Malcolm Robinson tem questionado essa decisão. Ele tem colhido inúmeros testemunhos sobre casos ufológicos, e no ano passado chegou a questionar o escritório de Downing Street, o próprio gabinete do primeiro-ministro, para abrir uma investigação a respeito. Robinson até enviou ao primeiro…

Satélite abandonado no espaço em 1967 volta a transmitir sozinho

Terra: o LES1 falhou em sua missão antes mesmo de entrar em órbita (Divulgação/NASA/)

Até agora, a NASA achava que o LES1 já tinha virado lixo espacial há muito tempo, e não imaginava que ainda fosse capaz de transmitir qualquer sinal

Depois de quase quatro décadas flutuando sozinho no espaço, um satélite abandonado volta à ativa e começa a enviar sinais sonoros fantasmagóricos para a Terra – ninguém sabe exatamente o por quê.

Essa história parece o começo de um filme da franquia Alien, mas o satélite é real e tem nome: é o LES1, largado em órbita pelos americanos em 1967.

Até agora, a NASA achava que o tal satélite já tinha virado lixo espacial há muito tempo, e não imaginava que a lata velha ainda fosse capaz de transmitir qualquer sinal, por mais fraco que fosse.

Isso porque o LES1 falhou em sua missão antes mesmo de entrar em órbita: desenvolvido pelo MIT como um teste militar, ele foi lançado em janeiro de 1965, junto com outros oito satélites (nomeados de LES1 a LES9), mas teve …

Arquivo Ovni: Avistamento de uma estranha luz em Bauru SP nos anos 90

A luz após se dividir em duas

O fato teria ocorrido em 1996 numa fazendo próxima a cidade de Bauru SP, tendo sido registrado pelo câmera da rede globo que se encontrava com sua equipe no local. Na época o senhor Mário e a senhora Olvaniri, residiam no local a mais de 30 anos e disseram nunca terem visto fenômeno semelhante. "As luzes se cruzavam, passavam de um lado para o outro, aumentava de intensidade. Ai ela sumia, ia la pro fundo e logo depois voltava, num determinado momento ela chegou bem próximo da gente, a gente ainda saiu correndo porque a claridade era bem forte", disse seu Mário.



FONTE: Canal Youtube "Canal OVNI Wagner Moloch"

Estudo confirma que novas são a principal fonte de lítio no Universo

Concepção artística de um sistema binário parecido com o que deu origem à nova Sagittarii 2015 N.2.
Crédito: David A. Hardy e PPARC

O lítio, o elemento sólido mais leve existente [à temperatura ambiente], desempenha um papel importante nas nossas vidas, tanto ao nível biológico como tecnológico. Tal como a maioria dos elementos químicos, as suas origens remontam aos fenômenos astrofísicos, mas o seu ponto de origem era, até agora, incerto. Recentemente, um grupo de investigadores detetou quantidades enormes de berílio-7 - um elemento instável que decai para lítio em 53,2 dias - na nova Sagittarii 2015 N.2, o que sugere que as novas são a principal fonte de lítio na Galáxia.

Praticamente todos os elementos químicos têm uma origem astronômica. A primeira gênese teve lugar no que é conhecido como Nucleosíntese Primordial, pouco tempo depois do Big Bang (entre os 10 segundos e vinte minutos). Os elementos leves foram então formados: hidrogênio (75%), hélio (25%) e uma quantidade muito p…

Encontro galáctico deixa para trás buraco negro supermassivo "quase nu"

Concepção artística da origem do buraco negro supermassivo "quase nu".
Crédito: Bill Saxton, NRAO/AUI/NSF

Astrônomos que usaram a visão rádio super nítida do VLBA (Very Long Baseline Array) do NSF (National Science Foundation) descobriram os restos de uma galáxia que passou por uma outra galáxia maior, emergindo dessa fusão apenas um buraco negro supermassivo com uma velocidade de mais de 2000 km/s.

As galáxias fazem parte de um enxame a mais de 2 mil milhões de anos-luz da Terra. O encontro, que ocorreu há milhões de anos atrás, despojou a galáxia mais pequena de quase todas as suas estrelas e gás. O que resta é o seu buraco negro e um pequeno remanescente galáctico com apenas 3000 anos-luz. Em comparação, a nossa Via Láctea mede aproximadamente 100.000 anos-luz de diâmetro.

A descoberta foi feita como parte de um programa para detetar buracos negros supermassivos, com milhões ou milhares de milhões de vezes mais massivos que o Sol, que não estão no centro de galáxias. Os …

Calamidade cósmica: o que dizem as impressionantes imagens dos 'pilares da destruição' no espaço

Observações foram feitas na nebulosa de Carina, centro de formação de estrelas que se encontra a aproximadamente 7.500 anos luz (Foto: ESO)

Imagens de estruturas imensas de gás e poeira mostram estrelas maciças que destroem a nuvem em que nasceram.

Pilares gigantescos que simbolizam, ao mesmo tempo, criação e destruição.
As recém-descobertas estruturas foram observadas na nebulosa de Carina a partir de um instrumento instalado no Very Large Telescope (VLT), localizado no observatório astronômico europeu mais avançado do mundo, no Paranal, no Deserto do Atacama, no Chile.
Ao contrário dos famosos "pilares da criação" da nebulosa de Águia, uma das imagens mais icônicas do universo, as estruturas que aparecem nestas imagens poderiam ser chamadas de "pilares de destruição", de acordo com o Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês).
As torres e pilares que aparecem nas novas imagens da nebulosa de Carina são enormes nuvens de poeira e gás dentro de um centr…

Astrônomos da USP descobrem dois novos planetas

E eles revelam a trágica história de um terceiro planeta engolido por sua estrela

Uma equipe do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) acaba de descobrir uma dupla do exoplanetas na órbita de uma estrela gêmea do Sol. A HIP 68468 está localizada a 300 anos-luz da Terra. No céu, fica próxima à constelação de Centauro.

Um de seus planetas, HIP 68468c, é um gigante gasoso com características semelhantes às de Netuno, mas com o dobro da massa. O outro, HIP 68468b, é um planeta rochoso três vezes maior que a Terra. Eles são classificados respectivamente como um super-Netuno e uma super-Terra.

As observações utilizaram o HARPS, um sofisticado instrumento para a detecção de exoplanetas que está acoplado ao telescópio de 3,6 metros do Observatório Europeu do Sul (ESO) no Observatório La Silla, no deserto do Atacama. Os cientistas foram liderados pelo professor Jorge Melendez, e os resultados estão disponíveis no site arXiv.org.

Ap…

Ué, cadê as estrelas na foto?

POR SALVADOR NOGUEIRA

Esta é uma das perguntas mais comuns ao ver aquelas imagens todas dos astronautas na Lua, ou mesmo ao observar fotos e vídeos divulgados pelas agências espaciais do mundo: por que as estrelas de fundo nunca aparecem nessas imagens?

As teorias da conspiração que giram ao redor disso, claro, não fazem o menor sentido. Mas a dúvida é legítima. Por que as estrelas não aparecem? Vamos agora entender essa história, que já é velha conhecida de quem manja de fotografia.

Todos os dispositivos para registro visual, desde os olhos até as câmeras digitais modernas, são basicamente bacias de luz. Ali você vai recolher as partículas de luz que incidem sobre uma superfície — seja ela um sensor digital ou as células da sua retina — e transformá-las numa imagem.

Dependendo do brilho, cada objeto emite uma certa quantidade de partículas de luz. Objetos mais brilhantes emitem mais, objetos menos brilhantes emitem menos. E o que vai determinar quanta luz vai incidir sobre sua super…

Avião espanhol precisou fazer pouso de emergência devido a um UFO

Caso Manises aconteceu em Valencia em 1979, e é considerado o mais bem documentado da Ufologia Espanhola

Aconteceu em 11 de novembro de 1979 o caso que é considerado um dos mais importantes já ocorridos na Espanha. Um jato Super Caravelle da extinta companhia aérea TAE decolou normalmente às 22h47 do Aeroporto son Sant Joan, em Palma de Mallorca, com destino a Los Rodeos em Tenerife. Havia 109 passageiros a bordo, e o comandante era Javier Lerdo de Tejada, com 14 anos de experiência e mais de 8.000 horas de voo, acompanhado pelo copiloto Ramón Zuazu, com experiência de 3.000 horas de voo.

O avião sobrevoava a ilha de Ibiza, quase no meio do Mediterrâneo, quando receberam um sinal no canal de emergência do rádio. O controle aéreo de El Prat, Barcelona, avisou sobre um possível voo próximo deles, e o comandante apagou as luzes da cabine para ver melhor. Foi nesse momento que a tripulação observou luzes vermelhas ao lado esquerdo da aeronave, parecendo se aproximar a grande velocidade. …

Se toda a humanidade vivesse em uma cidade, qual seria o tamanho dela?

Por: Ubiratan Leal

As metrópoles crescem cada vez mais, o espaço urbano se torna mais valorizado e muitas pessoas e empresas investem no desenvolvimento de soluções que permitam que toda essa gente consiga viver junta e ter qualidade de vida. Uma indústria que deve aumentar nas próximas décadas, mas… até que ponto? O canal do YouTube Real Life Lore fez um vídeo muito interessante projetando a situação extrema: se toda a humanidade vivesse em uma só cidade, qual seria o tamanho dessa super-hiper-mega-ultra-metrópole?

Não é uma conta tão fácil assim de se fazer. A população da Terra é conhecida, mas a área dessa cidade depende de sua densidade demográfica. Assim, o autor fez várias simulações, de acordo com a densidade do país mais denso do mundo (Cingapura), da metrópole mais densa (Manila), do bairro mais denso (Dharavi, uma favela em Mumbai, Índia) e do local mais denso já conhecido (a Cidade Murada de Kowloon, em Hong Kong, já destruída), além de várias cidades norte-americanas (No…

General Paulo Roberto Uchôa (Filho do falecido General Uchôa) comenta as investigações do seu pai no campo da Ufologia e Parapsicologia

General do Exército Brasileiro e filho do General Moacyr Uchoa.








FONTE: Canal Youtube Pozati Filmes

Como aconteceu a abertura do túmulo de Jesus

Entrada do local que, acredita-se, seja o túmulo de Jesus Cristo, em Jerusalém. (Thomas Coex/AFP)

O local, que fica na Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, foi aberto no início da semana para ser investigado por arqueólogos e passar por restauração

No início desta semana, o túmulo onde o corpo de Jesus Cristo foi sepultado, segundo a tradição cristã, foi aberto pela primeira vez desde 1555. Arqueólogos e pesquisadores da Universidade Nacional e Técnica de Atenas, que tiveram acesso ao local sagrado descobriram que a cama funerária onde o corpo teria sido colocado permaneceu intacta – uma das grandes questões que a abertura da tumba poderia esclarecer. O local, dentro da Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, foi aberto para que sejam colhidas informações para futuras pesquisas e também para dar início ao projeto de restauração do local.

Os trabalhos começaram em 26 de outubro, quando a edícula que recobre o túmulo foi aberta e uma placa de mármore que recobre a tumba foi remo…

‘Vida longa e próspera’: alienígenas podem estar enviando sinais

Na franquia de ficção científica, Jornada das Estrelas, Spock (na foto) faz parte da primeira espécie que teria feito contato com os humanos em 2063 (CBS/Getty Images)

Seriam 234 civilizações de alienígenas na Via Láctea tentando enviar mensagens para a Terra, segundo astrônomos de universidade no Canadá

Dois astrônomos da Universidade Laval, em Quebec, no Canadá, afirmam ter encontrado evidências da existência de 234 civilizações alienígenas na Via Láctea. A precisão numérica da possível federação galáctica apareceu depois que os pesquisadores analisaram 2,5 milhões de estrelas de um dos maiores mapeamentos do céu, o Sloan Digital Sky Survey.

Um grupo de estrelas chamou a atenção dos cientistas por emitirem o mesmo padrão da emissão de luz. Para os cientistas, só pode significar existência de extraterrestres nesses sistemas estelares e uma tentativa de comunicação com os seres humanos.

“Os sinais foram encontrados apenas em uma pequena fração de estrelas. A estreita faixa espectral …

Sonda Curiosity encontrou um meteorito metálico perdido em Marte

A sonda Curiosity da NASA está atualmente escalando o Monte Sharp enquanto se aventura em direção ao local da sua próxima exploração. No começo da semana, a sonda encontrou um pequeno meteorito metálico que conta com algumas características bastante peculiares.

Usando a ChemCam Remote Micro-Imager, a Curiosity capturou uma imagem detalhada do objeto, que está sendo chamada de “rocha ovo”. Pesquisadores da Universidade do Estado do Arizona, nos EUA, sugerem que o meteorito é feito de ferro níquel. Apesar de parecer algum tipo de artefato alienígena descartado, este meteorito metálico provavelmente é originado do núcleo planetário de um planetesimal. Ele provavelmente veio de um cinturão de asteroides.



Não é a primeira vez que a Curiosity encontra meteoritos na superfície marciana, mas esse objeto tem algumas características únicas. Sua superfície é bem suave, lembrando algo que passou por um kit de polimento. A rocha também conta com sulcos profundos, o que indica padrões clássicos de…

Luz estranha é registrada no céu entre Caçapava do Sul e São Sepé RS

Caso aconteceu na noite desta segunda-feira

Está se tornando comum ler notícias sobre luzes estranhas no céu do Rio Grande do Sul e desta vez, o caso aconteceu em São Sepé. Conforme informado pelo produtor rural, Lamar Donatto, o fato foi registrado na noite desta segunda-feira, 31 de outubro, por volta das 22h30min.

Em uma conversa com nossa redação, ele contou que estava chegando em sua propriedade, na localidade do Boqueirão, às margens da BR 290, quando notou uma luz laranja no céu. O que mais lhe chamou a atenção, foi a intensidade da luz, diferente das estrelas normais. "O céu não tinha muitas estrelas, e por isso aquela luz se destacava mais", conta.

Logo em seguida, ele chamou outras pessoas para presenciar a cena, que não durou mais que cinco minutos. Lamar contou que aos poucos a luz foi ficando mais fraca ou talvez se distanciando, até sumir completamente.

"Só tirei uma foto porque não é uma coisa normal, não vemos isso todos os dias. Não sei o que pode t…

Documentos vazados comprovam negociações sobre UFOs na ONU em 1978

A discussão sobre UFOs na ONU é tema de mais vazamentos de informações do siter Wikileaks

Nova série de documentos publicados pelo site Wikileaks revela a movimentação de bastidores quanto ao assunto dos discos voadores

O pesquisador Lee Spiegel revelou, em sua coluna no periódico Huffington Post, uma série de documentos publicados pelo site Wikileaks revelando os bastidores de um famoso fato da Ufologia Mundial, a discussão sobre UFOs na ONU patrocinada pelo governo de Grenada. A proposta foi apresentada pelo então primeiro-ministro desse país, Eric Gairy, para que fosse criado um comitê a fim de pesquisar ocorrências ufológicas em todo o mundo.

Os documentos são em sua maioria de origem norte-americana, e revelam como o governo dos Estados Unidos acompanhava de perto as atividades do governo de Grenada quanto aos UFOs. Um dos papéis mostra o envolvimento do próprio Lee Spiegel, que auxiliou os diplomatas daquele país a elaborar uma apresentação com casos ufológicos de alta credibil…

Crescem dúvidas sobre aceleração da expansão do Universo

O Universo parece estar se expandindo, mas os indícios de que essa expansão esteja se acelerando estão sendo postos em dúvida.[Imagem: JHUAPL/SwRI]

Expansão acelerada

Cinco anos atrás, o Prêmio Nobel de Física foi concedido a três astrônomos pela descoberta, no final dos anos 1990, de que o Universo está se expandindo a um ritmo que se acelera com o tempo.

Suas conclusões foram baseadas na análise das supernovas Tipo Ia - explosões termonucleares espetaculares que marcam a morte de algumas estrelas - captadas pelo telescópio espacial Hubble e por telescópios terrestres.

Isto levou à aceitação generalizada da ideia de que o Universo é dominado por uma substância misteriosa que, por ser desconhecida e não ter sido ainda detectada, recebeu o nome de "energia escura" - a energia escura é o "algo" que estaria acelerando a expansão do Universo.

Não tão rápido

Agora, uma equipe liderada pelo professor Subir Sarkar, da Universidade de Oxford, lançou dúvidas sobre este con…

As mais lindas cenas de vídeo em órbita da Lua, cortesia da agência espacial japonesa

POR SALVADOR NOGUEIRA

Já pensou como seria ir à órbita da Lua e observar de pertinho a “magnífica desolação” de sua superfície esburacada? Ainda não há voos turísticos até nosso satélite natural, mas a Jaxa, agência espacial japonesa, promoveu a segunda melhor coisa depois disso — enviou uma câmera de TV de alta definição para captar imagens da órbita lunar.

A missão é antiga. A sonda Kaguya, também conhecida como Selene, foi despachada para a órbita lunar em 2007 e passou um ano e oito meses operando por lá, antes de ser comandada a impactar contra a superfície, em junho de 2009. Mas só agora, pela primeira vez, todos os arquivos de imagens coletados pela câmera HDTV — resultado de uma parceria entre a agência espacial japonesa e a NHK, rede de televisão nipônica — estão disponíveis pela internet.

O cenário é de tirar o fôlego (e não é pelo vácuo do espaço). Há diversas preciosidades dentre os segmentos de um minuto de duração, que revelam as incríveis variedades de terreno na Lua, …

O maior telescópio do mundo enfrenta um grande problema para ser construído

Há anos se fala do Telescópio de Trinta Metros (TTM) – um megatelescópio com resolução dez vezes maior do que o Hubble – e até agora ele não saiu do papel. Existe uma batalha judicial a respeito do local da construção do equipamento e aparentemente um caminho alternativo começou a surgir para solucionar esse entrave.

O maior telescópio do mundo talvez não seja construído em Mauna Kea, no Havaí, mas em vez disso pode ser que se estabeleça nas Ilhas Canárias, na Espanha. Seria uma grande perda para a astronomia, mas uma grande vitória para a preservação da cultura havaiana, já que muitas pessoas não querem que a montanha sagrada seja ocupada novamente. Além disso, há problemas com a preservação ambiental da ilha.

O Telescópio de Trinta Metros foi orçado em US$ 1,4 bilhão e será projetado para pesquisar regiões do espaço que até agora não puderem ser observadas. Ele é o maior de uma série de telescópios terrestres extremamente grandes (ELTs, na sigla em inglês) que junto com o Telescópi…

Flutue por todos os detalhes da Estação Espacial Internacional neste belíssimo vídeo

O espaço é inquestionavelmente legal, mas você sabe outra coisa bem bacana? Equipamentos do espaço. Fazer um tour pela Estação Espacial Internacional num belíssimo vídeo 4K é uma das melhores formas de ver todos os fios, medidores, monitores e estações de controle com os quais os astronautas precisam lidar.

Permeada de cenas que mostram o nosso planeta visto pelas janelas da Estação, este vídeo está entre as melhores produções que a NASA já liberou no seu canal do YouTube.

A bela trilha também dá um clima especial. São 18 minutos de um belíssimo passeio:



FONTE: GIZMODO BRASIL