Pular para o conteúdo principal

‘Vida longa e próspera’: alienígenas podem estar enviando sinais


Na franquia de ficção científica, Jornada das Estrelas, Spock (na foto) faz parte da primeira espécie que teria feito contato com os humanos em 2063 (CBS/Getty Images)

Seriam 234 civilizações de alienígenas na Via Láctea tentando enviar mensagens para a Terra, segundo astrônomos de universidade no Canadá

Dois astrônomos da Universidade Laval, em Quebec, no Canadá, afirmam ter encontrado evidências da existência de 234 civilizações alienígenas na Via Láctea. A precisão numérica da possível federação galáctica apareceu depois que os pesquisadores analisaram 2,5 milhões de estrelas de um dos maiores mapeamentos do céu, o Sloan Digital Sky Survey.

Um grupo de estrelas chamou a atenção dos cientistas por emitirem o mesmo padrão da emissão de luz. Para os cientistas, só pode significar existência de extraterrestres nesses sistemas estelares e uma tentativa de comunicação com os seres humanos.

“Os sinais foram encontrados apenas em uma pequena fração de estrelas. A estreita faixa espectral padrão das estrelas é semelhante ao espectro do Sol”, disseram os cientistas, Ermanno Borra e Eric Trottier, no estudo publicado na revista científica Astronomical Society of the Pacific.

O suposto contato dos aliens começou a ser estudado. Borra afirmou, em uma pesquisa publicada na época, que era possível sinalizar a existência de vida inteligente emitindo dois tipos de lasers no universo. Para isso acontecer, os outros habitantes do Via Láctea precisariam estar analisando o espectro do Sol. Ao mesmo tempo, os pulsos de lasers emitidos daqui deveriam estar na direção das estrelas deles. O sinal terrestre seria detectável a até 1.000 anos-luz de distância. O Laboratório Nacional Lawrence Livermore, sediado na Califórnia, nos EUA, emite o laser mais potentes do mundo, o National Ignition Facility ( na sigla em inglês).

Os alienígenas poderiam também fazer o mesmo, mas, provar essa possibilidade dependia de cálculos matemáticos.

Sinais do céu

No novo estudo, Borra, agora em parceria com Eric, aplicou uma técnica de cálculos chamada de análise de Fourier. Quando observaram o mapeamento astronômico entre os 2,5 milhões de objetos e espectros mapeados do universo, 234 estrelas emitiam um brilho, da mesma periodicidade, na direção do nosso planeta.

“Nós descobrimos que os sinais detectados têm exatamente a forma de um sinal de uma IET [inteligência extraterrestre] predita numa publicação anterior e, portanto, em acordo com essa hipótese extraterrestre”, disseram os pesquisadores na pesquisa atual.

Implicações

Só de estrelas, a Via Láctea provavelmente tem mais de 100 bilhões, segundo os especialistas. A tarefa de olhar uma por uma não é algo simples e o método utilizado pelos pesquisadores do Canadá foi elogiado por alguns cientistas.

Porém, outros astrônomos não foram convencidos pela afirmação da dupla. A maior inciativa global para encontra inteligência extraterrestre, do russo Yuri Milner, o Breakthrough Listen, resolveu analisar, com um telescópio diferente. O Automated Planet Finder irá observar o grupo de 234 estrelas encontradas.

“Picos em análises de Fourier dos espectros solares, como esses discutidos por Borra e Trottier, podem ser causados pela óptica instrumental ou introduzidos durante a redução de dados. O movimento do telescópio, variações nas condições de observação e o processo de calibração de comprimento de onda podem facilmente introduzir sinais indesejados em níveis que são apenas precariamente detectáveis”, disseram os responsáveis pela organização, em nota oficial.

Talvez os alienígenas saibam o endereço da Terra. A chegada deles seria como a invasão descrita por Orson Welles, em A Guerra dos Mundos, ou como Steven Spielberg mostrou no filme E.T. – O Extraterrestre?

FONTE: REVISTA VEJA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s