Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 12, 2017

Aviões da Gol e Avianca envolvidos em avistamentos ovnis

O primeiro caso teria ocorrido no mês de dezembro de 2016 na área do Centro Recife, estando envolvida duas aeronaves das empresas Gol e Avianca Brasil, porém as datas não são exatas:




Outro caso também envolvendo uma aeronave da Gol Linhas Aéreas na observação de outro objeto não identificado, teria se dado sobre Goiás não havendo uma data confirmada:



Importante salientar que os dois casos foram divulgados pelo site TrafegoAereo em sua página no Facebook, site este que mantem um radar aéreo em tempo real

FONTE: TrafegoAereo

Guia básico da astronomia amadora

(FOTO: THOMÁS ARTHUZI)

O céu é para todos: reunimos 20 dicas para você dar os primeiros passos

Graças a Carl Sagan, a astronomia chegou de modo didático no lar de milhares de pessoas ao redor do mundo. Leia nosso especial sobre a vida do mestre, clicando aqui. Inspirada nele, a GALILEU criou este guia que dá um panorama geral do que você precisa fazer e conhecer para dar os primeiros passos.

Mas antes de começar a ler as dicas numeradas abaixo, decore os nomes das coordenadas astronômicasusadas para determinar a posição dos astros. Astrônomos não dizem, por exemplo, “olhe para cima”. Dizem “olhe para o zênite”.


(ILUSTRAÇÃO: MARCUS PENNA)

Zênite
Ponto do céu acima da cabeça do observador

Nadir
Ponto do céu na direção oposta à do zênite

Eclíptica
Círculo imaginário que representa a trajetória aparente do Sol e dos planetas na esfera celeste durante o ano.

SISTEMA EQUATORIAL CELESTE
Usado no mundo todo. Suas duas coordenadas, ascensão reta (ar) e declinação (dec), têm a mesma função que…

Hubble identifica sinais de 'última ceia' e 'arroto' de buraco negro no centro da Via Láctea

As bolhas de Fermi (no centro da imagem) se formaram a partir do gás emanado do buraco negro e têm uma massa equivalente a dois milhões de sóis (Foto: NASA/DOE/Fermi LAT/D. Finkbeiner et al.)

Dados do telescópio espacial mostram que 'refeição' ocorreu há pelo menos 6 milhões de anos; desde então, o buraco negro só faz pequenos 'lanches'.

o vasto buraco negro no centro da Via Láctea fez sua "última ceia" há cerca de 6 milhões de anos, quando ingeriu uma enorme massa de gás, absorvida por sua implacável força gravitacional.
O banquete deve ter causado uma forte indigestão, uma vez que o buraco estufado logo "arrotou" uma bolha de gás gigante, que pesa o equivalente a milhões de sóis e vaga agora acima e abaixo do centro da nossa galáxia.
As estruturas gigantescas, conhecidas como bolhas de Fermi, foram descobertas em 2010 pelo telescópio espacial de raios gama Fermi, da Nasa. Mas pouco se sabia, até agora, sobre sua origem e idade.
Com o auxílio do t…

Por que a NASA construiu um telescópio dentro de um Boeing 747 modificado?

A NASA fez uma adaptação bem curiosa em um Boeing 747. A fuselagem foi cortada na parte de trás para fazer uma abertura grande o suficiente para que fosse possível operar dali um telescópio de 2,5 m de diâmetro. Esse aparelho funciona no espectro infravermelho de luz, ideal para analisar estrelas do tipo supernova, planetas e tudo mais. O projeto é na verdade uma parceria entre a NASA e a DLR, a agência aeroespacial alemã.

Mas por que essas duas organizações resolveram cortar um avião grandalhão e montar um telescópio voador? Isso aconteceu porque o espectro de luz infravermelho é o mais adequado para fazer observações no espaço profundo, mas o vapor de água abundante na atmosfera terrestre impede que telescópios em solo consigam utilizar esse padrão.

Por isso, existe a necessidade de levar esse dispositivo para a maior altitude possível, deixando nuvens e praticamente todo tipo de água em vapor para trás. É aí que entra o 747, que consegue voar a 11 mil metros de altitude. A essa di…

Protoestrela ganha brilho resplandecente, remodelando o seu berçário estelar

No interior da Nebulosa Pata de Gato, vista numa imagem infravermelha obtida pelo Telescópio Espacial Spitzer da NASA (esquerda), o ALMA descobriu que uma estrela jovem está a sofrer um surto de crescimento intenso, brilhando quase 100 vezes do que antes e remodelando o seu berçário estelar (direita).
Crédito: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), T. Hunter; C. Brogan, B. Saxton (NRAO/AUI/NSF); NASA Spitzer

Uma protoestrela gigante, profundamente aninhada no seu berçário estelar poeirento, recentemente "rugiu" para a vida, brilhando quase 100 vezes mais do que antes. Esta explosão, aparentemente desencadeada por uma avalanche de gás formador de estrelas que chocou contra a superfície da estrela, apoia a teoria de que as estrelas jovens podem sofrer surtos de crescimento intenso que remodelam o seu ambiente.

Os astrônomos fizeram esta descoberta comparando novas observações do ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array), no Chile, com observações anteriores do SMA (Submillimeter Arra…

Polo sul de Encélado é mais quente por baixo da superfície

Imagem a cores falsas de Encélado, que relça as listras de tigre a azul.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute

Ao longo da última década, a missão internacional da Cassini revelou uma intensa atividade no polo sul da gelada lua de Saturno, Encélado, com fraturas quentes que expelem jatos ricos em água e que sugerem um mar subterrâneo. Um novo estudo, baseado em observações de micro-ondas dessa região, mostra que a lua é mais quente do que o esperado apenas alguns metros abaixo da sua superfície gelada. Isto sugere que o calor é produzido sobre uma ampla área nesta região polar, transportado sob a crosta e que o reservatório de água líquida de Encélado pode estar à espreita apenas alguns quilômetros abaixo.

Em 2005, observações da missão Cassini revelaram plumas de vapor de água e gelo libertadas para o espaço a partir do polo sul de Encélado, a sexta maior lua de Saturno. Estes jatos têm origem nas "listras de tigre" - quatro fraturas quentes na superfície gelada da lua.…

Vento meridional de Vênus foi detectado pela primeira vez em ambos os hemisférios

A cúpula do Telescópio Canada-France-Hawaii.
Crédito: CFHT e Jean-Charles Cuillandre

A primeira evidência científica de que existe em Vénus uma circulação de vento entre o equador e os polos, ou vento meridional, foi reunida por uma equipa internacional liderada por Pedro Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Este resultado foi publicado anteontem num artigo da revista científica Icarus, publicação de referência na área de estudo do Sistema Solar.

Através do estudo da radiação solar refletida no topo das nuvens de Vénus, Pedro Machado e a sua equipa identificaram, em ambos os hemisférios, uma componente de vento perpendicular ao equador, concordante com a circulação atmosférica característica de uma célula de Hadley (uma célula de Hadley, pela primeira vez identificada na atmosfera da Terra por George Hadley no século XVIII, é uma circulação atmosférica caracterizada pela ascensão de ar quente na re…

Quem é a mulher que Einstein classificou como 'gênia' e cujo teorema revolucionou a Física

Emmy Noether foi considerada por Albert Einstein como 'o gênio matemático criativo mais importante que já existiu desde que as mulheres passaram a ter acesso à educação superior' (Foto: Wikimedia Commons)

Emmy Noether passou por diversas provações antes de se tornar a 'mãe da álgebra moderna'.

Quando a alemã Emmy Noether quis estudar matemática, as mulheres ainda eram proibidas de entrar na universidade.
Anos depois, quando conseguiu finalmente autorização para que pudesse dar aulas a estudantes universitários, não recebia salário.
Apesar disso, para Albert Einstein, "Emmy Noether foi o gênio matemático criativo mais importante que já existiu desde que as mulheres passaram a ter acesso à educação superior".
Emmy é considerada a mãe da álgebra moderna, a partir de suas teorias sobre anéis e corpos, mas seu aporte às ciências não se restringe à matemática.
Seu trabalho é fundamental para entender a teoria da relatividade.
Mas tampouco se limita a ela.
Emmy é a…

Nick Pope alerta que chegada dos alienígenas pode ocasionar uma guerra

Ex-funcionário do MoD afirma que, se a humanidade agir racionalmente diante da chegada dos ETs, esse fato pode nos unir

Ex-funcionário do Ministério da Defesa britânico afirma, contudo, que se conduzido racionalmente esse evento pode ter um efeito de união sobre a humanidade

Nick Pope foi funcionário do Ministério da Defesa britânico (MoD) entre 1991 e 1994, analisando ocorrências ufológicas no chamado UFO Desk. O encargo lhe rendeu o apelido de "verdadeiro Fox Mulder", em alusão ao personagem do seriado de imenso sucesso Arquivo-X. Desde então ele tem sido um dos mais eloquentes defensores da abertura ufológica, tendo inclusive denunciado de forma contundente que os governos sabem muito mais do que se pensa a respeito.

Recentemente, falando a respeito do lançamento para o mercado doméstico do filme A Chegada, que concorreu ao Oscar e mostra várias naves alienígenas surgindo sobre a Terra, além dos esforços para comunicação com os visitantes, Pope foi enfático ao dizer que …

Ministério da Defesa da Espanha libera arquivos sobre UFOs

Um dos casos descritos envolveu o avião que levava o primeiro-ministro da Espanha em 1980

São milhares de páginas disponíveis abrangendo um período de 1962 a 1995

O Ministério da Defesa espanhol acaba de liberar a consulta, em seu site, de 80 documentos antes classificados relatando casos ufológicos ocorridos sobre aquele país entre 1962 e 1995. Em um total de 1.900 páginas os informes descrevem o local do avistamento, a data e um resumo dos fatos, além de considerações, conclusões e as propostas de desclassificação de cada documento. O processo de liberação teve início em 1991, quando o Ministério da Defesa decidiu analisar cada documento e reduzir sua classificação diante da demanda do público para ter acesso aos arquivos.

Um dos casos, surpreendentemente, envolveu Adolfo Suarez, que na época era primeiro-ministro. A bordo de uma aeronave de transporte do Esquadrão 401, em viagem da Alemanha para a Espanha, Suarez e os demais passageiros e tripulação observaram estranhas luzes que …