Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 18, 2014

Aglomerados cósmicos lançam as sombras mais escuras

Astrônomos descobriram aglomerados de poeira e gás tão escuros e densos que provocam as sombras mais profundas já registadas. Os aglomerados foram descobertos dentro de uma enorme nuvem cósmica.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Universidade de Zurique

Astrônomos descobriram aglomerados cósmicos tão escuros, densos e poeirentos que lançam as sombras mais profundas já registadas. Observações infravermelhas destas regiões com o Telescópio Espacial Spitzer da NASA paradoxalmente iluminam o caminho para compreender como as estrelas mais brilhantes se formam.

Os aglomerados representam as áreas mais escuras de uma nuvem cósmica de gás e poeira localizada a cerca de 16.000 anos-luz de distância. Um novo estudo aproveita as sombras provocadas por estes aglomerados para medir a estrutura e massa da nuvem.

Os resultados sugerem que a nuvem de poeira provavelmente irá evoluir para um dos mais massivos enxames estelares na nossa Galáxia. Os aglomerados mais densos vão resultar nas maiores e mais podero…

Arquivo Ovni: O Caso Turíbio Pereira

Desenho de Turíbio Pereira

Era 02/10/1968, uma quarta-feira. Toríbio Pereira acorda e se prepara para mais um dia de trabalho. Funcionário da Prefeitura de Lins, SP, o Toríbio tinha a função de tratorista. Um homem de estatura mediana, de origem indígena, olhos negros e cabelos também negros. Não tinha muito estudo. Morava em uma casa bem simples, juntamente com a esposa e filhos, na periferia da cidade. Turíbio saiu de casa e foi para o final da Avenida da Saudade, já quase fora da cidade. Lá estava o trator com que trabalhava, onde tinha deixado no dia anterior. Tinha um enorme barranco para rebaixar.

Por volta das 06:00 horas da manhã, ao subir na esteira do trator para examinar o nível do óleo do diferencial, notou um pequeno veículo, não maior que um automóvel de passeio, flutuando próximo e mais abaixo do trator, quase tocando o solo. Tinha uns cinco metros de comprimento e uns três metros de largura. Era meio “ovalado”. Tinha a cor do ouro. Tinha uma plataforma ao seu redor e …

Nick Pope, ex-funcionário do Ministério da Defesa do Reino Unido, revela tudo sobre as alegações do caso ovni Rendlesham

Esqueça Roswell. De acordo com Nick Pope, ex investigador sobre o fenômeno dos OVNIs para o governo britânico, o mistério que ocorreu numa clareira da Floresta de Rendlesham, em Suffolk – Inglaterra, no final de dezembro de 1980, se tornou o caso de mais significativo da história dos OVNIs.
Pope trabalhou por três anos como oficial do gabinete de OVNIs do Ministério da Defesa, entre 1991 e 1994. Desde então, uma série de eventos ficaram para ele como sendo uma constante fonte de intriga, resultando na publicação de um novo livro, Encounter in Rendlesham Forest – escrito com os ex aviadores dos EUA, John Burroughs e Jim Penniston.
Agora escritor e comentarista sobre OVNIs, Pope diz que aquilo que os dois militares testemunharam no Portão Leste da base Woodbrigde da RAF foi uma aterrissagem e decolagem controlada, e “não somente luzes no céu“.
Ele também ridiculariza as alegações populares de que a aparição foi causada pelo brilho do Farol Orfordness, e discorda com a especulação de q…

'A ideia da existência de vida extraterrestre é completamente científica', diz astrofísico

O KEPLER-186 - O PLANETA É O MAIS SEMELHANTE À TERRA JÁ ENCONTRADO (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Nesta quinta-feira, 22, os leitores da REVISTA GALILEU tiraram suas dúvidas sobre a possibilidade de vida extraterrestre com o astrofísico Gustavo F. Porto de Mello. Professor da UFRJ, Gustavo respondeu a questões relacionadas a gêmeas solares, zonas habitáveis e a possibilidade de haver vida no espaço através de um #FaceToFace - uma nova ferramenta do Facebook que permite que várias pessoas façam perguntas a alguém, como em uma entrevista coletiva.

Várias questões pertinentes foram levantadas - e as respostas foram bastante interessantes. Por isso, separamos algumas das perguntas e respostas mais bacanas do evento online. Confira:

Os cientistas procuram formas de vida dentro do que conhecem no nosso planeta. Mas os planetas, em sua maioria, tem condições muito diferentes do nosso planeta Terra. Será que a vida lá existente também não seria diferente, e de certa forma imperceptível a nós? Assim com…

Astrônomos nos Estados Unidos disseram ao Congresso dos EUA que a busca por vida extraterrestre é "plausível e merece investigação científica".

O anúncio inesperado não foi esquecido na mídia americana, especialmente quando muitos acreditam que há uma reserva forte para fazer muito público dos dados que estão chegando semelhante ao primeiro planeta descoberto 500 anos-luz da Terra.

O presidente do núcleo de parlamentários convocantes - Comitê de Ciência, Espaço e Tecnologia da Câmara de Representantes- foi consultado sobre as causas do tratamento do inesperado tema, ao que respondeu: “O achado de outras formas de vida consciente no universo seria o descobrimento mais significativo na historia humana”. Lamar Smith, republicano pelo estado do Texas, abriu ainda mais interrogantes sobre as causas do convite a especialistas que se encontram entre a nata científica norte americana.

A luta por liderar o campo da astrobiología

Mais além de especulações extravagantes sobre a vida extraterrestre que possa haver no planeta Kepler 186f –(apenas 10% mais grande que a Terra e em igual relação de distância com o Sol)- os analistas reconh…

Inteligência artificial próxima de replicar adaptação biológica

Antes de construir neurônios de silício, os cientistas precisam entender como os neurônios biológicos funcionam.[Imagem: Silvia Ferrari]

Apesar dos avanços no campo dos supercomputadores, o cérebro humano continua a ser o dispositivo de processamento de informações mais flexível e mais eficiente que se conhece.

Por isso, não é de hoje que pesquisadores tentam compreendê-lo com vistas a imitar seu poder de computação.

Embora ainda não se saiba exatamente como serão os computadores neuromórficos, tem havido um verdadeiro renascimento no campo da inteligência artificial - o que inclui a recente demonstração de que cérebros artificiais deverão ser construídos com processadores imprecisos.

Redes neurais artificiais

Os modelos de computadores e processadores neuromórficos - projetados para replicar a forma como os processos cerebrais memorizam ou recuperam informações - são chamados de redes neurais artificiais.

Há décadas, a informática tem usado redes neurais artificiais para resolver mu…

Pela 1ª vez, cientistas captam morte de estrela gigantesca

Estrelas Wolf-Rayet são os verdadeiros gigantes do espaço. Elas têm uma massa 20 vezes maior do que a do Sol e são pelo menos 5 vezes mais quentes

Pela primeira vez, cientistas tiveram a confirmação direta de que uma estrela Wolf-Rayet - localizada a 360 milhões de anos-luz da constelação de Bootes - morreu em uma supernova tipo II. A informação é do portal phys.org.

Pesquisadores do Instituto de Ciência Weizmann conduzido pelo astrofísico do departamento de partículas físicas e astrofísica, Avishay Gal-Yam, capturaram a supernova SN 2013cu apenas algumas horas antes de sua explosão. Eles usaram telescópios para observar o evento por aproximadamente 20 horas. Essas observações proporcionam novas descobertas sobre a vida e a morte das estrelas Wolf-Rayet.

"Elas (observações) nos possibilitam estudar as estrelas que se explodem de maneiras que nunca nem sonhamos. Estamos nos aproximando de fazer estudos em tempo real de supernovas", disse Gal-Yam.

"Pela primeira vez pode…

Analisando estrelas semelhantes ao Sol que se alimentam de planetas semelhantes à Terra

Os cientistas desenvolveram um modelo que estima o efeito que essa dieta tem sobre a composição química da sua estrela.

POR SALVADOR NOGUEIRA
21/05/14 06:02

Astrônomos americanos encontraram evidências de que algumas estrelas similares ao Sol escondem um terrível segredo: elas comeram seus planetas rochosos, como a Terra.

Parece uma história extraída diretamente da mitologia grega. Reza a lenda que Cronos, o líder dos titãs e ancestral dos deuses olímpicos, engolia seus filhos assim que nasciam para evitar que usurpassem seu poder. Enredo semelhante parece ter acontecido num sistema binário composto pelas estrelas HD 20781 e HD 20782.

Ambas do tipo G (anãs amarelas, como o Sol), elas giram em torno de um centro de gravidade comum, mas cada uma tem seus próprios planetas. A primeira, HD 20781, possui dois gigantes gasosos de tamanho comparável a Netuno em órbitas curtas (29 e 85 dias). Já a segunda, HD 20782, tem apenas um planeta conhecido — um gigante gasoso com duas vezes a massa …

Arquivo Ovni: Caso Ubatuba

Praia das Toninhas, local da explosão do OVNI, em Ubatuba (SP)

Em 1957, vários banhistas observaram um disco voador se aproximar da Praia das Toninhas, em Ubatuba (SP). O objeto vinha numa velocidade incrível, e quando estava prestes a se chocar contra a água, deu uma guinada subindo em seguida. Foi quando explodiu em chamas e fragmentos sobre o mar, próximo aos banhistas. Algumas testemunhas recolheram pedaços do objeto, constatando ser de um material leve, de aparência metálica. Uma das testemunhas que recolheu pedaços do objeto, enviou uma carta para o colunista do jornal O Globo, Imbrahim Sued, relatando: "Como leitor assíduo do jornal, quero proporcionar-lhes um verdadeiro furo jornalístico a respeito dos discos voadores; se é que acredita na existência deles. Até alguns dias atrás eu mesmo não acreditava. Mas enquanto pescava na companhia de vários amigos, perto de Ubatuba, vi um disco voador aproximando-se da praia numa velocidade incrível, prestes a chocar-se contra as á…

NASA: Livro sugere que a arte rupestre pode ter sido criada por extraterrestre

A cada mês, um novo planeta é descoberto, o qual possui similaridades com o nosso – e está se tornando cada vez mais aparente que a Terra não é única. Assim fica óbvio que dos bilhões de planetas similares à Terra, só em nossa galáxia, possa haver outro que abrigue a vida. Este é um pensamento que está ganhando cada vez mais credibilidade e agora a NASA liberou um livro fascinante que detalha como, ou se, poderíamos nos comunicar com alguns destes mundos.
Alguns dos capítulos mais interessantes cobrem o assunto da comunicação alienígena no passado, presente e futuro. Em uma seção, por exemplo, William Edmondson, da Universidade de Brimingham, considera a possibilidade da arte em rochas na Terra ser de origem extraterrestre.
“Podemos dizer pouco, se é que podemos, sobre o que estes padrões significam, o porquê deles terem sido gravados nas rochas, ou quem os criou”, escreveu Edmondson. “Para todos os efeitos e propósitos, eles poderiam ter sido feitos por alienígenas.”
O livro é in…

Aglomeração de estrelas ajuda a entender a estrutura da galáxia

O acúmulo acontece na constelação de Carina, a 7 500 anos-luz da Terra, e foi denominado NGC 3590 (ESO)

Uma nova imagem do espaço obtida pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) mostra um enxame estelar, nome dado a um aglomerado desses astros, que fornece pistas sobre a formação e evolução das estrelas, e pode ajudar a entender a estrutura espiral da Via Láctea.

A imagem, divulgada nesta quarta-feira, foi capturada pelo telescópio MPG/ESO, que mede 2,2 metros de diâmetro e está instalado no Observatório La Silla, no Chile. Na foto, as estrelas brilham intensamente sobre uma paisagem de zonas escuras de poeira e nuvens coloridas de gás brilhante. O acúmulo acontece na constelação de Carina, a 7.500 anos-luz da Terra, e foi denominado NGC 3590. Trata-se de um conjunto de dúzias de estrelas ligadas pela gravidade, com cerca de 35 milhões de anos.

A galáxia onde a Terra se localiza, a Via Láctea, possui "braços" em espiral, correntes longas e encurvadas de ga…

54 anos de exploração espacial mostrados em um mapa atualizado

Clicar no link a seguir para ver o mapa: http://cosmicdiary.org/fmarchis/files/2014/05/50-years-of-exploration.jpg

A história da exploração espacial ainda está em sua infância, ainda não somos o mestre dessa tecnologia, por isso tivemos muitos momentos difíceis que chamamos hoje "falhas". Por exemplo, quase quarenta missões foram lançadas para explorar Marte , mas menos da metade delas conseguiu atingir o planeta e retornar dados úteis. Os mais bem-sucedidos foram conduzidos pela NASA e ESA. Infelizmente, a estatística mostra que Marte é um lugar condenado por sondas da agência espacial russa soviética.


A recente diversidade de cores ao redor da Lua ilustra muito bem que o satélite da Terra está se tornando o novo "lugar-a-ser" para mais novas nações a navegação espacial. Dominações de órbitas (vermelho e laranja) russas e americanas antes de 1990, estão sendo substituída por um conjunto mais colorido de órbitas que inclui missões dos programas de exploração lunar…

Ondas de Kelvin quânticas são vistas pela primeira vez

A descoberta deverá ajudar no estudo de supercondutores, computadores quânticos e até das estrelas de nêutrons.[Imagem: Enrico Fonda]

Reconexão

Quando você tira o tampão da pia, surge um tornado perfeito conforme a água escapa pelo ralo.

Esse vórtice, que emerge conforme a velocidade da água aumenta, obedece às leis da mecânica clássica.

Troque a água por hélio líquido - extremamente frio - e você observará o fluido girando em torno de uma linha invisível, formando um vórtice que obedece não às leis da mecânica clássica, mas da mecânica quântica.

E é aí que coisas interessantes acontecem.

Quando dois desses tornados quânticos se aproximam, eles flexionam e dançam, algumas vezes cruzando-se em um formato de X.

Quando suas pontas se tocam, contudo, eles se retraem violentamente, em um processo chamado reconexão.

As teorias e as simulações de computador sugeriam que, depois de se afastarem um do outro, os vórtices desenvolvem ondulações chamadas "ondas de Kelvin", para se livr…

Arquivo Ovni: Caso do Moinho Curitibano

Desenho de Wilma Camargo, referente ao objeto observado no local

Um interessante caso envolvendo o avistamento de um objeto voador de formato oal, tripulado, sobre a cidade de Curitiba, em 1972

Em 1972 ocorreu um interessante caso de avistamento de um tripulante de um OVNI, em Curitiba, Paraná. A testemunha deste caso, Wilma Camargo, que na época trabalhava no Moinho Curitibano, no Bairro Bacacheri, em Curitiba. Na ocasião do avistamento, Wilma substituia outra empregada do Moinho, que estava prestes à dar à luz. Ela não lembra-se ao certo a data em que o evento ocorreu, sabendo apenas que ocorreu por volta do meio dia, pois era no horário em que os funcionários saíram para almoçar. Neste momento, todos os funcionários que saíam puderam observar um objeto que pairava imóvel, poucos metros acima de uma pereira, que tinha na ocasião 5 metros de altura que encontrava-se ao lado da fábrica. Tal objeto tinha aproximadamente 2 metros de diâmetro, tendo uma base oval, com uma espécie de bic…

Fastwalker, a prova que eles estão entre nós

Quem nunca assistiu não pode deixar de ver e para quem já viu, vale a pena rever.

Um dos mais consagrados documentários dos últimos tempos. Fastwalker tem um conteúdo arrebatador, mostrando detalhes da presença alienígena na Terra poucas vezes expostos antes. O DVD recebeu premiações em vários países, dentro e fora dos meios ufológicos. Nos EUA, foi vencedor do Festival Anual de Vídeos Sobre UFOs, realizado durante o Congresso Mundial de Ufologia, após ser julgado pelos mais ativos pesquisadores da atualidade.Com a apresentação dos mais recentes casos ufológicos, alternados com análises feitas por experts de várias nações, Fastwalker oferece a prova definitiva de que aliens já estão entre nós. O DVD vai além das produções normais e apresenta detalhes da ?agenda extraterrestre? que nossos visitantes vêm executando na Terra há milênios. Dados inquestionáveis do documentário mostram que estamos numa fase avançada do acobertamento ufológico, porque as nações envolvidas com a política de s…

Plantas conseguem crescer no espaço? A NASA quer descobrir

Ainda não encontramos formas de vida alienígena fora da Terra, mas os cientistas já estudam maneiras de como levar as formas de vida que conhecemos por aqui para outras dimensões. O último projeto da NASA é um exemplo disso e tem como objetivo descobrir se uma planta consegue crescer e sobreviver em um ambiente de microgravidade.
Segundo um comunicado da agência especial norte-americana, os membros da Expedição 39, que moram atualmente na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), começaram a testar um sistema chamado "Veggie", uma espécie de câmara que abriga pequenos compartimentos contendo sementes. O mecanismo tem um processo de cultivo um pouco mais trabalhoso do que o praticado no nosso planeta, além de desenvolvimento mais lento que os vegetais aqui da Terra.
Ainda assim, a técnica é bastante promissora. Para chegar ao espaço, o sistema foi colocado a bordo da nave SpaceX-3 e partiu da Terra em abril rumo à estação espacial. Em 8 de maio, os engenheiro…

Experimento vai criar matéria e antimatéria a partir da luz

Descrição básica do experimento - todas as tecnologias necessárias para realizá-lo já existem. [Imagem: Oliver Pike et al. - 10.1038/nphoton.2014.95]

Em 1934, os físicos Gregory Breit e John Wheeler apresentaram uma teoria que descreve como criar matéria a partir de luz pura.

Na época, eles descartaram a ideia de que tal fenômeno pudesse ser observado em laboratório por causa das dificuldades da criação do experimento necessário.

A proposta é criar matéria da forma mais básica possível, gerando partículas elementares.

Supernova em uma garrafa

Agora, Oliver Pike e seus colegas do Imperial College, de Londres, afirmam ter descoberto uma maneira de realizar este sonho.

Eles propõem usar lasers de alta energia disparados contra um invólucro especial de ouro para converter fótons em pares de partículas de matéria e antimatéria.

Em essência, o experimento deverá recriar o que se acredita acontecer em grandes explosões estelares conhecidas como supernovas.

A área é promissora: várias outras…

Nova sonda da NASA vai estudar interior de Marte

A sonda de três pernas pousará perto do equador marciano e deverá coletar informações durante 720 dias - cerca de dois anos.[Imagem: NASA]

Profundezas de marte

A NASA anunciou que vai começar a construir uma nova sonda robótica para ser enviada a Marte.

A missão da InSight (sigla em inglês para Exploração Interior Usando Investigações Sísmicas, Geodésia e Transporte de Calor) será perfurar abaixo da superfície de Marte para estudar o seu interior.

O robô Curiosity é capaz de fazer pequenos furos em rochas e no solo, mas suficientes apenas para estudar a composição química desses materiais.

Conhecer Marte profundamente

Os objetivos científicos da missão InSight são os seguintes:

Determinar o tamanho, a composição e o estado físico (líquido/sólido) do núcleo de Marte;
determinar a espessura e a estrutura da crosta;
determinar a composição e a estrutura do manto;
determinar o estado térmico do interior de Marte;
medir a magnitude, a taxa e a distribuição geográfica da atividade sísmica …

Hipótese do Zoológico

O impacto catastrófico de uma civilização evoluída tecnologicamente sobre uma civilização menos evoluída é um dos argumentos científicos que sustentam a Hipótese do Zoológico. (Cerco a Tenochtitlan, pintura asteca de 1521).

Hipótese do Zoológico (do inglês Zoo Hypothesis) é uma das diversas conjecturas que surgiram em resposta ao Paradoxo de Fermi, relacionado à aparente falta de evidências que possam confirmar a existência de civilizações extraterrestes avançadas. Foi desenvolvida pelo astrônomo John A. Ball e publicada na revista Icarus: International Journal of Solar System Studies em 1973. De acordo com esta hipótese, os extraterrestres, tecnologicamente avançados o suficiente para se comunicar com os terráqueos, já teriam encontrado a Terra, todavia, apenas observam a Terra e a humanidade remotamente, sem tentar interagir, como os pesquisadores observam animais primitivos à distância, evitando o contato direto para não perturbá-los.

A hipótese ainda sugere que poderiam estar oco…

Telescópio Hubble flagra efeitos da interação entre duas galáxias

Imagem mostra a galáxia NGC 4485, deformada pela interação com a galáxia NGC 4490; esta última não aparece no enquadramento, mas fica no canto direito inferior à imagem (Foto: Nasa/AFP)

Galáxias tiveram seu formato alterado por interação.
NGC 4485 e NGC 4490 já estão se distanciando uma da outra.

O telescópio espacial Hubble flagrou os efeitos da interação entre duas galáxias da constelação Canes Venatici (ou Cães de Caça). A imagem, divulgada pela Nasa, ressalta o formato irregular da galáxia NGC 4485, que no passado já apresentou formato espiral.

A deformação se deu porque parte da galáxia tem sido arrastada em direção a uma segunda galáxia, chamada NGC 4490.
De acordo com a Nasa, a interação entre o par de galáxias, que recebeu o nome de Arp 269, é um fenômeno interessante de ser observado para a melhor compreensão das colisões galácticas.
Segundo a agência espacial americana, as duas galáxias já chegaram à menor distância possível uma da outra e agora estão se separando. As estre…

Equação de Drake

A Equação de Drake é um argumento probabilístico usado para estimar o número de civilizações extraterrestres ativas em nossa galáxia Via Láctea nas quais poderíamos ter chances de estabelecer comunicação. Foi formulada por Frank Drake em 1961, não com o propósito de fornecer uma estimativa do número de civilizações, mas sim como um modo de estimular um diálogo científico no primeiro encontro SETI (sigla em inglês para Search for Extra Terrestrial Intelligence, que significa Busca por Inteligência Extraterrestre), em Green Bank, Virgínia. A equação resume os principais conceitos que os cientistas devem contemplar quando consideram a probabilidade de outras formas de vida serem capazes de comunicar via ondas de rádio. A Equação de Drake provou ser controversa, já que vários de seus fatores são desconhecidos, além da vasta gama de valores abrangidos. Isso levou críticos a rotularem a equação como uma palpite, ou até mesmo inexpressiva.

História

Em Setembro de 1959, os físicos Giuseppe C…

Arquivo Ovni: O Caso Alfenas, Portugal

Foto do objeto

Um dos casos mais polemicos de avistamento de um OVNI em Portugal, ocorreu em 1990 em Vilar, na freguesia de Alfena. Esta freguesia, que pertence ao concelho de Valongo, ocupa uma área de 13 Km2 e em 2005 albergava uma população de 18.000 habitantes.

O caso foi muito noticiado na época, não só pelo inusitado da situação, mas especialmente pelo elevado número de testemunhas e ainda pelas provas concretas constituídas por fotografias.

À falta do acesso a testemunhas diretas do fenômeno, a descrição é feita com base em várias notícias, investigações e depoimentos disponíveis.
De referir que alguns dados variam um pouco de fonte para fonte, como é o caso da hora a que se iniciou o avistamento, o número de testemunhas, a velocidade do objeto, etc. De modo o tornar mais o fiel possível esta revisão dos acontecimentos, foram utilizados os
dados considerados mais precisos e credíveis, como sejam os publicados no anuário “Anomalia” Vol.1 (1993), Vol.2 (1994) Vol.4 (1996) e os…