Pular para o conteúdo principal

Pela 1ª vez, cientistas captam morte de estrela gigantesca


Estrelas Wolf-Rayet são os verdadeiros gigantes do espaço. Elas têm uma massa 20 vezes maior do que a do Sol e são pelo menos 5 vezes mais quentes

Pela primeira vez, cientistas tiveram a confirmação direta de que uma estrela Wolf-Rayet - localizada a 360 milhões de anos-luz da constelação de Bootes - morreu em uma supernova tipo II. A informação é do portal phys.org.

Pesquisadores do Instituto de Ciência Weizmann conduzido pelo astrofísico do departamento de partículas físicas e astrofísica, Avishay Gal-Yam, capturaram a supernova SN 2013cu apenas algumas horas antes de sua explosão. Eles usaram telescópios para observar o evento por aproximadamente 20 horas. Essas observações proporcionam novas descobertas sobre a vida e a morte das estrelas Wolf-Rayet.

"Elas (observações) nos possibilitam estudar as estrelas que se explodem de maneiras que nunca nem sonhamos. Estamos nos aproximando de fazer estudos em tempo real de supernovas", disse Gal-Yam.

"Pela primeira vez podemos dizer que esse a estrela Wolf-Rayet dá origem a esse tipo de supernova tipo II", complementa Peter Nugent, que comanda o Berkeley Lab's Computational Cosmology Center.

"Quando eu identifiquei o primeiro exemplo de supernova tirpo II em 1987, eu sonhei que algum dia nós teriamos evidência direta sobre o tipo de estrela que explode. É otimo dizer que agora podemos dizer que as estrelas Wolf-Rayet são responsáveis, ao menos em alguns casos, disse Alex Fillippenko, professor de astronomia em Berkeley.

As estrelas Wolf-Rayet são os verdadeiros gigantes do espaço. Elas têm uma massa 20 vezes maior do que a do Sol e são pelo menos 5 vezes mais quentes.

Porque elas são relativamente raras, cientistas não sabem muito bem sobre como elas se formam, vivem e morrem, contudo uma pesquisa chamada Palomar Transient Factory (PTF), que usa recursos do National Energy Research Scientific Computing Center (NERSC) e Energy Sciences Network (ESnet), ambos localizados no Departamento de Energia do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley pode expor eventos cósmicos fugazes como supernovas.

As estrelas supernovas se tornam Wolf-Rayets na fase final de suas vidas. Cientistas acham essas estrelas interessantes porque elas enriquecem as galáxias com elementos químicos pesados. "Estamos gradualmente determinando que tipo de estrelas explodem, por que, e que tipo de elementos elas produzem", disse Filippenko.

FONTE: TERRA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/