Pular para o conteúdo principal

'A ideia da existência de vida extraterrestre é completamente científica', diz astrofísico


O KEPLER-186 - O PLANETA É O MAIS SEMELHANTE À TERRA JÁ ENCONTRADO (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Nesta quinta-feira, 22, os leitores da REVISTA GALILEU tiraram suas dúvidas sobre a possibilidade de vida extraterrestre com o astrofísico Gustavo F. Porto de Mello. Professor da UFRJ, Gustavo respondeu a questões relacionadas a gêmeas solares, zonas habitáveis e a possibilidade de haver vida no espaço através de um #FaceToFace - uma nova ferramenta do Facebook que permite que várias pessoas façam perguntas a alguém, como em uma entrevista coletiva.

Várias questões pertinentes foram levantadas - e as respostas foram bastante interessantes. Por isso, separamos algumas das perguntas e respostas mais bacanas do evento online. Confira:

Os cientistas procuram formas de vida dentro do que conhecem no nosso planeta. Mas os planetas, em sua maioria, tem condições muito diferentes do nosso planeta Terra. Será que a vida lá existente também não seria diferente, e de certa forma imperceptível a nós? Assim como temos animais que enxergam mais cores ou tem um olfato muito mais apurado do que o dos seres humanos. O que vocês pensam sobre? (Pergunta da leitora Ingrid Adachi)

GUSTAVO - Esta é uma questão relevante. Existem argumento físicos e químicos muito fortes de que a complexidade estrutural e processual da vida só pode ser obtida pela química do carbono baseadaem água líquida. Há especulações sobre possíveis vidas alternativas, mas nada ainda foi comprovado. Nesse sentido, o mais provável é que a vida extraterrestre poderia sim, ter bastante diversidade, mas dentro de um paradigma carbono/água.

Pelo que me lembro, já descobrimos formas de vida aqui na Terra não-baseadas em carbono. Talvez, silício, se estou lembrado. Como a química precisa de um solvente (líquido), papel cumprido pela água aqui na Terra, o mesmo não poderia ocorrer com o metano líquido de Titan? (Pergunta do leitor Roni Adame)

GUSTAVO - Não descobrimos ainda vida baseada em qualquer coisa que não seja carbono e água. Solvente e químicas alternativas são teoricamente possíveis... mas permanecem especulação. Sobre isso, leia o livro do biólogo americano Peter Ward" "Life as we do not know it". Sensacional!

Se houvesse alguma catástrofe na Terra e precisássemos partir para outro planeta imediatamente, haveria essa possibilidade com a tecnologia que temos atualmente? (Pergunta do leitor Lucas Rodrigues)

GUSTAVO - Em princípio sim... Marte é o único destino razoável. Ou algum asteróide grande. Temos a tecnologia e os recursos para salvar a existência de nossa civilização, se realmente viesse uma crise dessa magnitude.

Quais são as principais alterações que teríamos de fazer para que Marte se tornasse habitável? (Pergunta da leitora Iana Chan)

GUSTAVO - Teríamos que espessar a sua atmosfera pelo menos umas 50 vezes, e introduzir oxigênio. Essas são as questões fundamentais.

Minha pergunta e procuramos ou somos procurados... da mesma forma que nós achamos inteligentes pode haver uma espécie superior ou inferior? (Pergunta do leitor Michel Martinez)

GUSTAVO - Ambas as coisas. Emitimos sinais de rádio e TV que podem ser captador por quem possui a tecnologia. Se alguma civilização não muito distante possui este equipamento e já o apontou para o Sol, sabe que estamos aqui.

Tenho uma opinião muito bem definida sobre a vida fora da Terra, e tenho a plena convicção que ela é um fato. Gostaria que você comentasse sobre o Paradoxo de Fermi, onde é conflitada a grande possibilidade da existência de vida fora da Terra com a total falta de evidências para a existência de tais civilizações. Acredito que uma das possibilidades dessa falta de evidências, esteja no fato de que as possíveis civilizações sejam muito mais avançadas que a nossa, e assim, não teriamos '' nada a oferecer '' a eles. Em outras palavras, eles nos veriam como uma civilização primitiva e por isso não faria sentido o contato. Talvez sejamos um '' zoologico '' para outras civilizações. Deixo claro que esta minha opinião não tem nenhum tipo de embasamento cientifico, apenas vejo como uma teoria, bem provável, ao meu ver (Pergunta do leitor Tarcísio Renan)

GUSTAVO - A sua opinião é mais do que plausível. Existem explicações ainda mais exóticas para o chamado "Grande Silêncio". Tudo que vc jamais quis saber sobre o tema está no livro "The Eerie Silence", do cosmólogo Paul Davies. A verdade é que ainda não buscamos com a profundidade suficiente para podermos afirmar algo, mas por outro lado a ausência de qualquer tipo de evidência sugere no mínimo que as civilizações extraterrestres seriam raras, ou - pior - de curta duração. Algo a se pensar...

Hipoteticamente, seria possível utilizar pontes de Einstein-Rosen para "cruzar" parte do espaço tempo? O que o meio acadêmico tem a dizer atualmente sobre ssa teoria? (pergunta do leitor Luiz Roberto Dos Santos)

GUSTAVO - A viagem à velocidade próxima da da luz ainda é tecnologicamente impossível... Nossos melhores motores não conseguem impulsionar uma nave espacial sequer a um milésimo da velocidade da luz. Uma viagem às estrelas mais próximas duraria milhares de anos. Precisamos de novas tecnologias...


GUSTAVO F. PORTO DE MELLO, ASTROFÍSICO E PROFESSOR DA UFRJ - CONVIDADO DO PRIMEIRO #FACETOFACE DA GALILEU (FOTO: ACERVO)

FONTE: http://revistagalileu.globo.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s