Pular para o conteúdo principal

Ondas de Kelvin quânticas são vistas pela primeira vez


A descoberta deverá ajudar no estudo de supercondutores, computadores quânticos e até das estrelas de nêutrons.[Imagem: Enrico Fonda]

Reconexão

Quando você tira o tampão da pia, surge um tornado perfeito conforme a água escapa pelo ralo.

Esse vórtice, que emerge conforme a velocidade da água aumenta, obedece às leis da mecânica clássica.

Troque a água por hélio líquido - extremamente frio - e você observará o fluido girando em torno de uma linha invisível, formando um vórtice que obedece não às leis da mecânica clássica, mas da mecânica quântica.

E é aí que coisas interessantes acontecem.

Quando dois desses tornados quânticos se aproximam, eles flexionam e dançam, algumas vezes cruzando-se em um formato de X.

Quando suas pontas se tocam, contudo, eles se retraem violentamente, em um processo chamado reconexão.

As teorias e as simulações de computador sugeriam que, depois de se afastarem um do outro, os vórtices desenvolvem ondulações chamadas "ondas de Kelvin", para se livrar rapidamente da energia gerada pela reconexão e trazer o sistema novamente para o equilíbrio.

Contudo a existência dessas ondas nunca tinha sido comprovada experimentalmente.

Foi o que conseguiu agora Enrico Fonda e seus colegas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, que obtiveram evidências visuais confirmando que a reconexão de vórtices quânticos emite ondas de Kelvin.

Supercondutores e estrelas de nêutrons

Embora a turbulência em fluidos clássicos seja bem compreendida, o entendimento da turbulência em fluidos quânticos pode oferecer informações não apenas sobre sistemas de átomos aprisionados - importantes para a computação quântica - e materiais supercondutores, mas também sobre fenômenos extremos, como as estrelas de nêutrons.

No caso dos supercondutores, onde os vórtices são particularmente importantes, as informações poderão ajudar a desenvolver materiais que permaneçam supercondutores sob densidades de corrente mais altas.

"Estas primeiras observações das ondas de Kelvin certamente vão levar a novas experiências interessantes que ultrapassam os limites do nosso conhecimento destes movimentos quânticos exóticos," disse o professor Daniel Lathrop, coordenador da equipe.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s