Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 24, 2016

Céu da Semana de 1 a 7/08/2016 - César Lattes e o Píon

FONTE: UNIVESP TV

Casos Ovnis ocorridos em Piracicaba (SP) e em seu entorno (9)

UFO X BALÃO.

No dia 27/11/1991, novamente o policial Costa me procurou, dessa
vez para contar o que teria se passado com alguns de seus colegas. Ele
alertou para o fato de que ainda não tinha certeza do que realmente sucedera,
mesmo assim passou a narrar.
A informação que ele obtivera, era de que na cidade paulista de
Tietê, na madrugada do dia anterior, um carro da patrulha rodoviária
trafegava pela estrada que liga Tietê a Piracicaba, onde dois guardas
observaram um OVNI, ao passo que o carro parou e ficou inoperante. Neste
momento, o entranho objeto pairou acima da viatura, sendo que os dois
ocupantes fugiram a pé na direção da base, que não ficava muito distante. Lá
chegando contaram o que se passara e rapidamente todos correram para ver o
objeto. Alguém teve tempo para chamar a Rede Globo de Televisão. O Disco
Voador se afastou, então, numa velocidade espantosa.
Dias depois, a TV exibiu uma reportagem do que deveria ser o mesmo
caso, porém narrado de modo diferente. …

A estrela jovem mais solitária, vista pelo Sptizer e pelo WISE

Um invulgar objeto celeste chamado CX330, foi detetado pela primeira vez como uma fonte de raios-X em 2009. Tem vindo a lançar "jatos" de material para o disco de gás e poeira em seu redor.
Crédito: NASA/JPL-Caltech

Sozinha na estrada cósmica, longe de qualquer outro objeto celeste conhecido, uma jovem estrela independente está passando por um tremendo surto de crescimento.

O objeto invulgar, de nome CX330, foi detectado pela primeira vez como uma fonte de raios-X em 2009 pelo Observatório de raios-X Chandra da NASA enquanto examinava o bojo na região central da Via Láctea. Outras observações indicaram que este objeto estava também emitindo luz no visível. Com apenas estas pistas, os cientistas não faziam ideia que objeto era.

Mas quando Chris Britt, investigador pós-doutorado da Universidade Texas Tech em Lubbock, e colegas examinaram imagens infravermelhas da mesma área obtidas com o WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer) da NASA, aperceberam-se que este objeto tinha …

OVNIs Sobre A Terra

FONTE: CANAL YOUTUBE FATO OU FICÇÃO

Como construir uma máquina do tempo

O gerador buraco de minhoca/rebocador foi imaginado pelo artista futurista Peter Bollinger. Esta pintura descreve um gigantesco acelerador de partículas espacial capaz de criar, aumentar e mover o buraco de minhoca para ser usado como máquina do tempo

Paul Davies

Viagens no tempo são um tema popular da ficção científica desde que H.G. Wells escreveu A Máquina do Tempo, em 1895. Mas esses deslocamentos são possíveis? Está dentro das possibilidades do homem a construção de uma máquina capaz de transportá-lo para o passado e o futuro?

Durante muitas décadas as viagens no tempo ficaram fora dos limites da ciência mais respeitável. Mas, nos últimos anos, o assunto começou a ser discutido com freqüência cada vez maior pelos físicos teóricos. Em parte, eles fazem isso para se distrair - é divertido pensar sobre viagens no tempo. Mas há um lado sério. Compreender a relação entre causa e efeito é parte das tentativas para a formulação de uma teoria unificada para a física. Se as viagens do te…

Tripulação observou UFO próximo a Las Vegas

Pilotos de aeronaves, as mais confiáveis testemunhas, apresentam relatos coerentes substanciados por evidências físicas

Caso ocorrido em 2010 no estado de Nevada teve ainda confirmação do avistamento por meio de radares

Em 26 de dezembro de 2010 a tripulação de um avião de carreira que havia acabado de decolar de Las Vegas teve um encontro estranho nos céus. Eram cerca de 17h30 pelo horário local e a aeronave seguia no rumo norte, na região da cidade de Pahrump, quando os pilotos observaram uma luz não identificada se movendo do noroeste para o sudeste. A velocidade é descrita como superior a de um avião, mas inferior a de um meteoro.

Um dos pilotos descreve: "Parecia maior que um avião, e emitia um brilho azul esverdeado. Sua trajetória era horizontal, passando de nossa posição uma hora (a frente e a direita) para a de três horas (diretamente a direita do avião). Nessa última posição pareceu ficar estacionária entre 3 a 5 segundos quando desapareceu, como se alguém tivesse simp…

Astronautas que foram à Lua têm mais chances de morrer do coração

Os astronautas Neil Armstrong (esq.), Michael Collins (centro) e Edwin "Buzz" Aldrin da Missão Apollo 11 (Nasa / Reuters/VEJA)

Estudo revela que quem viaja ao espaço profundo está exposto a radiações cósmicas que aumentam em até 5 vezes o risco de morrer de doenças cardiovasculares

Viajar para Lua, Marte ou qualquer lugar mais afastado do Terra pode aumentar em até cinco vezes o risco de morrer de doenças cardiovasculares. De acordo com o primeiro estudo a acompanhar a saúde dos astronautas do programa Apollo, que enviou nove missões à Lua durante os anos 1960 e 1970, a radiação cósmica do espaço profundo seria o responsável pelo alto risco de desenvolver os distúrbios. A pesquisa, feita por cientistas americanos, foi publicado nesta quinta-feira na revista Scientific Reports.

“Conhecemos muito pouco sobre os efeitos da radiação no espaço profundo sobre a saúde humana, particularmente sobre o sistema cardiovascular”, afirmou o principal autor do estudo, Michael Delp. “Esse …

Estrelas binárias disparam raio pulsante misterioso

A anã branca em rotação rápida (à direita) acelera elétrons até quase a velocidade da luz. Estas partículas atingem a anã vermelha (à esquerda), fazendo com que todo o sistema pulse drasticamente a cada 1,97 minuto. [Imagem: M. Garlick/University of Warwick/ESO]

Binário misterioso

Astrônomos descobriram um novo tipo de sistema binário tão exótico que está difícil desvendar o que realmente está acontecendo por lá.

O sistema estelar AR Scorpii, ou AR Sco, situado na constelação do Escorpião, a 380 anos-luz de distância da Terra, é composto por uma anã branca, do tamanho da Terra mas com cerca de 200 mil vezes mais massa, e por uma anã vermelha fria, com um terço da massa do Sol. Elas estão muito próximas uma da outra, orbitando-se mutuamente a cada 3,6 horas.

Desse sistema emerge um pulso de radiação de espectro muito largo, indo do ultravioleta até as ondas de rádio. Esse pulso brilha como um farol, surgindo e desaparecendo a cada 1,97 minuto (pouco mais de 118 segundos).

Tudo ainda é…

Casos Ovnis ocorridos em Piracicaba (SP) e em seu entorno (8)

CASO "DESPERTADOR".


Em 21/11/1990, às 23h55min, o Prof. Renato se preparava para
dormir quando notou que seu rádio-relógio de
cabeceira "ameaçava" ligar, como se estivesse despertando sem estar
programado para isso. A princípio ele não deu atenção ao fato, mas quando sua
esposa, Luzia, disse que pensou ter visto um clarão no corredor antes de
fechar a porta do quarto, instintivamente ele olhou para o radio-relógio que
marcava 23h55min.
Este relógio digital, marca "Cobra", com rádio AM/FM, já
apresentava um defeito: o despertador não funcionava. Assim, o Prof. Renato
tomou nota da hora que marcava o relógio e também notou que o mesmo
apresentava um ruído de rádio fora de estação. Em seguida correu para o
Detector Alfa (nosso aparelho medidor de campos eletromagnéticos e
magnéticos), quando pode averiguar que este indicava um sinal forte na
intensidade do campo eletromagnético (sensível ao espectro entre 100KHz e
200MHz).
O próximo passo foi c…

UFO luminoso gravado na França no último sábado

UFO gravado em Rezonville, França, no último sábado

GEIPAN, órgão oficial de pesquisa ufológica francês, aponta que objeto pode ter sido uma lanterna chinesa

ezonville é uma pequena comunidade de 300 habitantes, situada no norte da França na região de Alsácia e Lorraine. A principal testemunha do caso, Loris Faraboschi, recebeu amigos para um jantar e depois levou uma das convidadas para casa em seu carro. Conversaram por alguns minutos diante da residência, quando um objeto luminoso no céu lhes chamou a atenção.

Eles rapidamente chamaram os demais convidados, e com eles veio o filho de Loris, Robin, que conseguiu obter um curto vídeo, disponibilizado abaixo, com seu smartphone. O anfitrião explicou: "Nunca vi coisa parecida na minha vida. Era uma espécie de esfera amarela, cor de fogo, que não fazia barulho nenhum". De acordo com as testemunhas, a observação durou um total de cinco minutos, durante os quais o UFO se movia lentamente.

O UFO em seguida partiu rapidamente par…

Cientistas descobriram uma bolha roxa brilhante misteriosa no fundo do oceano

Uma equipe de cientistas encontrou uma esfera roxa brilhante no fundo do mar que é realmente muito estranha e assustadora.

Um navio de investigação científica operado pela Ocean Exploration Trust, E/V Nautilus, está atualmente parado na costa da Califórnia, nos EUA, explorando uma das margens tectônicas mais ativas do nosso planeta. No começo da semana, o Nautilus usou um robô de mergulho chamado ROV para observar o fundo do mar e, quando estava espionando o que tem por lá, encontrou essa coisa roxa brilhante com alguns poucos centímetros de diâmetro.

Depois de algumas especulações sobre a natureza dessa bolha, os cientistas que comandavam o robô da Nautilus decidiram pegar a coisa e trazê-la para superfície, para que seja analisada cientificamente. Se for uma nova forma de vida, pode ser que eles demorem anos para identificar.

Uma coisa ainda mais estranha que aconteceu foi que, logo após a coleta da coisa, “a bolha começou a se desdobrar e revelou dois lóbulos distintos.” É realmen…

Bactérias intestinais têm ao menos 15 milhões de anos

Estudos recentes mostram que em nosso corpo há dez bactérias para cada célula. (iStockphoto/Getty Images)

Segundo estudo publicado na 'Science', elas são anteriores ao surgimento do homem. Os micro-organismos afetam a imunidade, humor e comportamento

Certas bactérias de nosso intestino surgiram há pelo menos 15 milhões de anos, muito antes dos humanos. De acordo com uma pesquisa publicada na edição desta sexta-feira da revista Science, a descoberta sugere que a evolução tem um papel maior na composição do microbioma intestinal do que se pensava anteriormente.

Estudos recentes mostram que, em nosso corpo, há dez bactérias para cada célula. Há algum tempo os cientistas sabem que essas bactérias estão presentes em humanos e em chimpanzés, principalmente no intestino, compondo um conjunto chamado microbioma. Elas contribuem para as fases iniciais de desenvolvimento do corpo, treinam o sistema imunológico para combater patógenos e podem ainda afetar o humor e comportamento.

Os pes…

Alinhamento de cinco planetas no céu será visível até setembro

Melhor momento para observação será em agosto, quando as condições para a observação de Mercúrio serão mais favoráveis (iStockphoto/Getty Images)

O posicionamento de Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno poderá ser visto até o início de setembro, logo após o pôr do sol

Após ter sido observado no início deste ano, o incrível alinhamento dos cinco primeiros planetas do nosso Sistema Solar poderá ser visto a olho nu no horizonte novamente. A partir desta semana, astrônomos e entusiastas poderão observar Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno visíveis no céu pouco depois do pôr do sol, por volta das 18h30. O fenômeno deve se repetir até a primeira semana de setembro e promete ser um belo espetáculo celeste.

“A grosso modo esse é o mesmo fenômeno visto em janeiro, pois os cinco planetas visíveis a olho nu também estavam no céu todos ao mesmo tempo. A diferença é que em janeiro essa configuração aconteceu no final da madrugada, antes de amanhecer, e agora acontece logo após o entard…

Leite de barata: o suplemento alimentar do futuro?

A espécie de barata analisada pelos pesquisadores produz cristais com os quais alimenta os filhotes. A análise mostrou que eles contêm todos os aminoácidos essenciais à alimentação humana, como um "superalimento". (Istock/Getty Images)

A proteína encontrada na ‘Diploptera punctata’ é três vezes mais nutritiva que a do leite de búfala

Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu que um tipo de barata pode ser uma incrível fonte de nutrientes no futuro: a Diploptera punctata, espécie de barata, é capaz de produzir uma substância riquíssima em proteínas. De acordo com pesquisa publicada em junho na revista especializada International Union of Crystallography, o conteúdo calórico dos “cristais” com os quais esse animal alimenta seus filhotes é três vezes maior que o de leite de búfala, hoje considerado o alimento com as proteínas mais nutritivas.

Segundo os pesquisadores, a maioria dos insetos que recebe o nome de baratas põe ovos e, portanto, não sustenta seus filhotes …

Faça um espetacular passeio pelo módulo da Apollo 11

Columbia, como é chamado o módulo de comando, trouxe Neil Armstrong e seus companheiros, Michael Collins e Edwin 'Buzz' Aldrin, de volta à Terra (Smithsonian Institution/Divulgação)

Página na internet permite explorar em 3D detalhes do interior de Columbia, o módulo de controle da missão Apollo 11, que levou o homem à Lua

Na última semana, a Nasa comemorou o aniversário de 47 anos da chegada do homem à Lua. Para celebrar o feito, o Instituto Smithsonian, um complexo americano de museus e entidades de pesquisa, disponibilizou um mapa interativo em 3D do módulo de comando da missão Apollo 11. Columbia, como é chamado o módulo, levou os astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin ‘Buzz’ Aldrin até a Lua.

A missão, que durou oito dias, pousou no satélite em 20 de julho de 1969 e retornou à Terra quatro dias depois. Columbia trouxe os astronautas e foi a única parte do módulo recuperada. Desde então, ele está no Instituto Smithsonian, nos Estados Unidos.

Em conjunto com a…

Cientistas descobriram que teias de aranha têm propriedades que podem manipular som e calor

Um time de pesquisadores descobriu que teias de aranhas contam com uma importante propriedade dos semicondutores — mas em vez de explorar essa propriedade para manipular elétrons, é possível manipular som e calor.

Segundo o estudo publicado na Nature Materials, a teia de aranha é capaz de bloquear certas quasipartículas do som (chamadas de “fônons”) dependendo da frequência, da mesma forma que semicondutores podem bloquear determinados elétrons. “Há uma gama de frequências que são bloqueadas”, disse Edwin Thomas, da Rice University, em um comunicado. “Se você transmitir um som em uma determinada frequência, ela não passará pelo material.”

O fenômeno é conhecido como “gap de energia“, e é o que permite que cientistas “afinem” materiais com essa propriedade, para aplicações específicas. Cristais fotônicos fazem isso com ondas de luz — o mineraloide opala é uma ocorrência natural disto. Cristais fonônicos fazem o mesmo com o som, mas é a primeira vez que que alguém consegue encontrar um…

Brasileiros controlam interações da luz que atrapalham chips fotônicos

Nas figuras à esquerda, nanofio de silício com diâmetro menor do que o comprimento de onda da luz. Na figura da direita, a luz está confinada no interior do nanofio.[Imagem: O. Florez/P. Dainese/Unicamp]

Chips fotônicos

Físicos brasileiros conseguiram um avanço importante no controle da interação entre a luz e as vibrações "mecânicas" no interior dos materiais, um passo importante para o desenvolvimento de chips que integram a eletrônica com a fotônica, além de sensores ópticos e outros dispositivos.

O desenvolvimento dessa nova tecnologia - que promete aumento de velocidade e redução no consumo de energia dos aparelhos - depende, contudo, do avanço no conhecimento sobre a forma como a luz interage com a matéria - os componentes eletrônicos e fotônicos - e como é possível controlar essa interação.

Um dos desafios é fazer com que a luz possa viajar sem ser importunada pelas vibrações naturais, ou induzidas por ela própria, no interior do material usado para fabricar os compo…

Astronautas treinam para missão espacial em caverna

O treinamento envolveu todos os aspectos de uma missão espacial real, da liderança à realização de experimentos e coleta de amostras. [Imagem: ESA/V. Crobu]

Cavernas alienígenas

Uma equipe de seis astronautas da China, Espanha, EUA, Japão e Rússia completou um treinamento de seis dias para a simulação de uma missão de exploração em outro planeta.

O exercício foi feito em uma série de cavernas na região da Sardenha, na Itália.

O ambiente nas cavernas é de fato um tanto "alienígena" em comparação com as paisagens da superfície, mas será muita sorte se os astronautas encontrarem ambientes tão espetaculares em outros planetas e luas.

A ESA (Agência Espacial Europeia) se esmerou em recriar o que se pode esperar de uma missão espacial real com a maior fidelidade possível.

O programa de treinamento incluiu caminhadas nas irregulares trilhas subterrâneas, conferências de planejamento diárias, como as realizadas na Estação Espacial Internacional, realização de experimentos científic…