Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 26, 2010

Brasil assina acordo para entrada no Observatório Europeu do Sul, no Chile

O Ministério da Ciência e Tecnologia assinou em Brasília na quarta-feira, 29, o acordo que formaliza a entrada do Brasil no European Southern Observatory (ESO). A adesão - que custará cerca de R$ 555 milhões - prevê a participação do País na construção do observatório ELT, o maior telescópio do mundo, com um espelho refletor de 42 metros de diâmetro.

Para entrar em vigor, o acordo ainda precisa ser aprovado pelo Congresso. Segundo informações do Ministério, a adesão prevê a possibilidade de empresas brasileiras disputarem as licitações ligadas à instituição.

A ESO é responsável pela construção e operação de vários telescópios de grande porte nos Andes chilenos. Entre eles, o Very Large Telescope (VLT), um conjunto de quatro telescópios de 8 metros de diâmetro que podem funcionar como um enorme telescópio de 32 metros.

Polêmica

Em fevereiro, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, escreveu para a cúpula da European Southern Observatory (ESO) dizendo que o País estava &q…

Sonda Cassini captura imagem de tempestade em Saturno

Imagem captada pela sonda Cassini, da Nasa, mostra em branco a tormenta no hemisfério norte de Saturno
Foto: AFP

A sonda espacial Cassini capturou a imagem de uma gigantesca tempestade em Saturno. A foto obtida no dia 24 de dezembro mostra em branco a tormenta no hemisfério norte do planeta. As informações são da agência AFP.

As tormentas em Saturno são comuns, mas segundo o site Space.com, a tempestade captada pela sonda Cassini, da Nasa, é maior que o normal e bilha mais que os próprios anéis do planeta.

FONTE: G1.COM

Argentina acaba de confirmar decisão de criar comissão oficial de pesquisa ufológica

Informações referentes a aeronave da foto:
FMA IA-63 Pampa
Procedencia: Argentina
Fabricante: FMA
Tipo: Entrenador
Envergadura: 9,68 m
Longitud: 10,90 m
Altura: 4,29 m
Peso vacío: 2.627 kg
Peso máximo decolaje: 3.800 kg
Planta motriz y Potencia: Turboreactor Garrett TFE731-2-2N, de 1.588 kg
Velocidad máxima: 819 km/h
Velocidad crucero: 747 km/h
Alcance: 720 km

Após outro militar ter comentando há poucos dias o assunto nos bastidores de uma reportagem, agora vem o comunicado verbal oficial.

Segundo as agências de notícias AFP e Terra, um porta-voz da Força Aérea Argentina (FAA) teria confirmado nesta quarta-feira (29) a decisão de criar uma comissão para registrar e investigar denúncias de aparecimento de objetos voadores não identificados no espaço aéreo do país.

Outro militar, comodoro Guillermo Tealdi, havia dado sinais desta iniciativa no dia 22, nos bastidores de matéria televisiva.

"A Comissão de Investigação de Fenômen…

Uma familía inteira fotografa um Ovni na Argentina

O regresso a casa depois de uma reunião teve para familía de Daniel Dominguez, um feito inesperado. Enquanto se aproximavam do bairro Jardín del Milagro, onde vivem, pela rua Colón passando pela 25 de Mayo, viram luzes de distintas cores no céu que piscavam e por momentos brilhavam com mais ou menos intensidade. "Entramos na casa e pegamos as câmeras para sacar fotos e filmar. Foram vários minutos que permaneceram as luzes no céu e pela forma que se viam, parecia ser um objeto semi circular que girava permanentemente". Relatou Daniel Dominguez, membro da família.

Longe de terém medo, os filhos maiores (de 11, 9 e 7 anos) se intusiasmaram com a observação. Dominguez contou que chamou a polícia, para saber se eles estavam vendo o mesmo, mas lhe recomendaram chamar um observatório astronômico. "Pensamos em irmos até o observatório que esta no complexo Ceferino Namuncurá, em San Martín, fizemos uma chamada telefonica, mas como ninguém atendia pensamos que estava fechado&qu…

Cientistas israelita descobrem Homo sapiens com 400 mil anos

Arqueólogos de Israel anunciaram hoje que poderão ter descoberto a mais antiga prova da existência do homem moderno, o que, a confirmar-se, pode alterar as teorias sobre a origem do homem, mas a hipótese suscita dúvidas.

Uma equipe da Universidade de Telavive que fez escavações nas grutas de Qesem, no centro de Israel, anunciou ter encontrado dentes com cerca de 400 mil anos, idênticos a outros vestígios do homem moderno, ou Homo sapiens, encontrados no país. Os mais antigos vestígios de Homo sapiens encontrados até agora tinham metade dessa idade.

«É muito excitante chegar a esta conclusão», disse o arqueólogo Avi Gopher, cuja equipa examinou os dentes com raios X e TAC, datando-os de acordo com os estratos de terra onde foram encontrados.
O cientista sublinhou que é necessário aprofundar a investigação para confirmar a hipótese. Se for confirmada, "muda toda a história da evolução".

A teoria cientificamente aceite é que o Homo sapiens é originário de África e migrou para …

Telescópio Hubble capta explosão demográfica em centro galáctico

Localizada a 12 milhões de anos-luz de distância na direção da Ursa Maior, a galáxia M82 se destaca não só pela sua beleza ímpar. A galáxia é pelo menos cinco vezes mais brilhante que a Via Láctea e ao longo do seu centro as jovens estrelas nascem pelo menos 10 vezes mais rápido que em nossa Galáxia.

Essa rápida taxa de crescimento resulta da própria concentração de estrelas encravadas na região central. Ali, o poderoso vento galáctico gerado a partir dessa concentração comprime de modo descomunal o gás da vizinhança, com força suficiente para a criação de novas estrelas, que por sua vez ionizam o hidrogênio circundante e geram o forte brilho central.

Em M82, as jovens estrelas estão amontoadas em pequenos aglomerados super maciços que formam pequenos pontos brilhantes na região central. Apesar de altamente energéticos, esses aglomerados não podem ser vistos a olho nu, mas são perfeitamente distinguíveis na imagem mostrada, captada pelo telescópio espacial Hubble.

Na cena, a maioria dos…

Estranho animal desconhecido é avistado no parque Serengueti na Tanzania

Uma espécie de animal desconhecido, "mezcla de antílope e leão", segundo seus descobridores, foi avistado no Parque Nacional Serengueti, na Tanzania, informou o jornal tanzanio The Guardian. | Nairobi, EFE.

O jornal explica que a criatura, batizada como, "O Enigma do Serengueti", parece uma gazela de grandes dimensões, com certas similaridades ao camelo e com uma polvoada melena, além de abundante pelo de cor escura. O responsável de comunicação de Autoridade dos Parques Nacionais da Tanzania, Paschal Shelutete, indicou que enviariam grupos de especialistas para determinar "se é uma nova espécie animal ou mutação".

O primeiro avistamento se produziu em outubro, mas foi até o mes de novembro passado quando o viajante, Robert Berntsen, conseguiu fotografar o animal com êxito, oque ha dado lugar a hipóteses que se trate do cruzamento entre duas espécies distintas.

Shelutete confia que o achado aumente o numero de visitantes do ja famoso Parque Nacional de Ser…

Arquivo Ovni: O Caso do Sítio Quebra Perna

Caso de pouso de OVNI e avistamento de tripulantes em artigo originalmente publicado no Boletim Especial 1975, da Sociedade Brasileira de Estudos de Discos Voadores (SBEDV).

Nos meses de junho e julho de 1972 ocorreram numerosos casos ufológicos na região de Baldim (MG), especialmente entre as localidades de Batista e Quebra Perna, próximo à Jequetibá onde dezenas de ocorrências foram registradas.

Em noite enluarada, ao retornar de um sítio vizinho ao seu, o lavrador João Alves Sobrinho, morador da região de Quebra-Perna, município de Jequetibá (MG), observou, bem à margem do caminho que ia trilhando entre a vegetação rasteira, um vulto claro,imóvel, no solo.

Ao se aproximar, percebeu que se tratava de um aparelho pouco maior do que uma Kombi, da altura desta e com as bordas "despontadas". Era de cor branca, tinha um farol (então apagado) na frente e, visto de perfil, parecia um barco com dois pequenos vôos retangulares, lembrando janelinhas, próximos à sua base,que parecia…

Em 2011 será construída uma colónia “marciana” no deserto chileno de Atacama

A construção desta base pretende simular uma colónia em Marte. Entre os impulsionadores do projecto estão a NASA, Mars Society, Instituto SETI, a Agência Espacial da China e mais de 40 empresas.

No próximo ano será inciada a construção de uma base espacial no deserto chileno de Atacama, o deserto mais árido do mundo. Esta base pretende simular, no nosso planeta, uma colónia em Marte, com plataformas de lançamento móveis e estufas.

A informação divulgada no jornal chileno El Mercurio refere que se tratará do Centro de Investigação Lua-Marte, um complexo científico, tecnológico e turístico implantado numa zona reconhecida pelos cientistas como uma das mais parecidas com Marte. Esta zona é caracterizada por apresentar radiação solar e temperatura extremas, baixa humidade e ventos fortes.

A estação espacial será construída na planície de Chajnantor, situada a 55 km a leste da cidade de San Pedro de Atacama, a 5150 metros de altitude.

A investigadora Carmen Gloria Jiménez, da Universidade de A…

“Eu vi um óvni”: jornalista que passou pela experiência conta detalhes à Marie Claire sul-africana

“Como o objeto que vi poderia desafiar as leis de gravidade e velocidade e arrancar sem fazer nenhum som?”

A edição de novembro da Marie Claire sul-africana entrou na polêmica sobre a existência de vida extraterrestre e publicou o relato de uma jornalista que esteve perto de um óvni (objeto voador não identificado). Em uma viagem ao Peru, a mulher foi acordada no meio da noite por um ruído de trovão e um tremor de terra e, ao sair da barraca onde dormia, viu o estranho objeto. “Vi uma estrela brilhante pairando sobre uma montanha a uns cem metros de distância”, disse ela, que é leitora da revista.
Depois de descer sobre o vale de montanhas, o foco de luz subiu rapidamente e desapareceu no horizonte sem fazer barulho. “Como o objeto que vi poderia desafiar as leis de gravidade e velocidade e arrancar sem fazer nenhum som?”, se perguntou a leitora. Ao relatar o episódio aos moradores da região, a repórter descobriu que aparições como essas são comuns no Peru. Entre os locais, acredita-se …