Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 19, 2014

Caso Rússia 1965

Em um dia de verão de 1965, os militares soviéticos organizaram, no mais alto sigilo, um contato com seres extraterrestres, em conjunto com o grupo especial "LOTOS", o equivalente soviético do Majestic 12. O UFO pousou e graças ao desejo de contato por parte dos extraterrestres, ele aconteceu como havia sido predito.





FONTE: PROGRAMA FENÔMENO UFO

Menino de dez anos torna-se a pessoa mais jovem a descobrir uma supernova

Exemplo de uma supernova vista do espaço. Ainda não há imagens disponíveis da supernova descoberta por Nathan (Foto: NASA, ESA, Zolt Levay / STScI)

Quem diz por aí que a ciência é reservada aos adultos não lê CHC, é claro. Nossos leitores sabem que as crianças podem se envolver com temas de ciências desde cedo. Vez ou outra, fazem descobertas de cair o queixo! Veja, por exemplo, o caso do canadense Nathan Gray: com apenas dez anos, ele se tornou a mais jovem pessoa no mundo a descobrir uma supernova.

Supernovas são enormes explosões que marcam o final da vida de uma grande estrela. Elas espalham partes do corpo da estrela pelo espaço, e criam um visual fantástico, com muita luminosidade. O fenômeno, por outro lado, é muito destrutivo, e pode acabar até com planetas que estiverem por perto.
Embora sejam eventos raros, muitas supernovas já foram observadas – afinal, em um universo com milhões de galáxias, quem procura… acha! O surgimento de um ponto brilhante muito próximo a alguma gal…

Exército dos EUA planeja substituir 25% de seus soldados por robôs

Em entrevista ao site DefenseNews, o general Robert Cone, responsável pelo Treinamento do Exército e Controle de Doutrina do exército dos Estados Unidos, disse que a instituição pretende substituir 25% de seus soldados por robôs inteligentes nos próximos anos.

A intenção, ainda segundo Cone, é diminuir o tamanho máximo de uma brigada para 3 mil, sendo que atualmente o número máximo de soldados é 4 mil.

Mas antes que você pense que os Estados Unidos vão construir um Robocop de verdade ou que o país será dominado por máquinas, um aviso: não é bem assim. Os combatentes serão trocados por robôs e sistemas não tripulados, como drones, para operações que não exigem, necessariamente, força humana, como por exemplo, o transporte de uma carga.

Sendo assim, robôs e outros sistemas não terão armas letais nas mãos, mas servirão como uma forma de diminuir a quantidade de pessoas envolvidas em guerras, algo que já tem sido feito pelo atual governo do país.

“Quando você vê o sucesso que a Marinha t…

Astronautas estudam água que provoca fogo

A água supercrítica não é nem sólida, nem líquida e nem gasosa - é algo melhor descrito como um "gás tipo líquido". [Imagem: NASA]

Água supercrítica

Apagar fogo com água parece bem trivial.

Já um tipo de água que faz o contrário, iniciando uma combustão, é bem menos comum.

Mas é justamente com essa água, que ajuda a fazer fogo, que os astronautas da Estação Espacial Internacional estão trabalhando.

"Nós a chamamos de 'água supercrítica'," explica Mike Hicks, do Centro de Pesquisa Glenn, da NASA. "E ela tem algumas propriedades interessantes."

A água se torna supercrítica quando é comprimida a uma pressão de 217 atmosferas e aquecida acima de 373º C.

Acima desse ponto crítico, as moléculas de H2O se transformam em algo que não é nem sólido, nem líquido e nem gás. É algo melhor descrito como um "gás tipo líquido".

Nesse estado, a água pode se tornar extremamente corrosiva, a ponto de escavar sulcos em diamantes.

Bem domada, contudo, ela p…

Isto é para quem ainda me toma como louco: Livro defende tese de que Hitler foi enterrado em cidade de Mato Grosso

Foto obtida pela pesquisadora mostra o senhor Adolf Leipzig com a companheira em Livramento no ano de 1982, quando Hitler teria 93 anos de idade. (Foto: Simoni Guerreiro Dias / Arquivo Pessoal)

Dissertação aponta que o nazista viveu seus últimos anos no estado.
Versão é contestada por professor de História Contemporânea da UFMT.

O ditador Adolf Hitler, marcado na história pela execução de milhões de judeus no século passado, pode ter escapado da invasão soviética a Berlim em 1945 e forjado o próprio suicídio a fim de fugir para a América do Sul, onde teria vivido e morrido com cerca de 95 anos na pequena cidade de Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá. Pelo menos é o que defende o livro “Hitler no Brasil – Sua Vida e Sua Morte”, dissertação de mestrado em jornalismo de Simoni Renée Guerreiro Dias, que subverte a versão conhecida dos últimos dias do nazista. A pesquisadora deve realizar um exame de DNA em Israel com um suposto descendente do nazista.

Ainda em desenvolvimento,…

O caso Friendship italiano (legendado)

Professor Stefano Breccia, uma das principais testemunhas do caso












FONTE: TERCER MILENIO

Cientistas descobrem água em forma de vapor em planeta-anão

Com o uso do telescópio Herschel, astrônomos observaram duas fontes de vapor em Ceres
Foto: IMCCE-Observatoire de Paris / CNRS / Y.Gominet, B. Carry / Divulgação

Cientistas anunciaram nesta quarta-feira a descoberta de água em forma de vapor no planeta-anão Ceres. Pesquisadores acreditam há mais de 30 anos que exista água em Ceres, mas é a primeira vez que a substância é registrada diretamente. O estudo foi divulgado na revista especializada Nature.

Ceres, que é considerado por alguns astrônomos como um asteroide (o que faz dele o maior asteroide conhecido), tem uma quantidade abundante de água no planeta-anão (ele jorra seis quilos de vapor por segundo). A descoberta influencia diversas áreas de pesquisa, da origem da água e da vida na Terra, à formação e possível migração dos planetas gigantes gasosos.

Uma das questões afetadas é a de por que Ceres e outro asteroide gigante, chamado de Vesta, são tão próximos, mas tão diferentes? Eles são grandes corpos que ficam no Cinturão de As…

Foto com pedra branca misteriosa na superfície de Marte intriga cientistas

Imagens feitas na superfície de Marte por equipamento da Nasa mostra pedra branca brilhante (à direita) que tem intrigado os cientistas. Na combinação de fotos, é possível ver que a pedra não estava no local em determinado momento (Foto: Nasa/Reuters)

Imagem foi feita por robô explorador Opportunity.
Cientistas suspeitam que a pedra foi virada por uma das rodas do robô.

Cientistas estão intrigados sobre como uma pedra apareceu misteriosamente numa foto enviada de Marte pelo robô explorador Opportunity.
O robô, que aterrissou há uma década na região chamada Meridiani Planum, explora a borda de uma cratera por sinais de existência de água no passado.
Um outro robô, o Curiosity, aterrissou do outro lado do planeta em 2012 para a mais ambiciosa missão de procurar lugares habitáveis no passado. Contudo, no momento, os cientistas tratam de uma questão mais imediata.
Em 8 de janeiro, quando se preparava para uma investigação científica, o Opportunity enviou uma foto do seu trabalho na área.

Primeiro canhão de antimatéria está pronto e disparando

O disparo de átomos de anti-hidrogênio - ou antiátomos de hidrogênio - pode ajudar a desvendar o mistério da antimatéria e estabelecer uma nova física. [Imagem: Cern]

Canhão de antimatéria

Cientistas do CERN, a instituição que comanda o LHC, conseguiram pela primeira vez produzir um feixe de antimatéria.

O disparo de átomos de anti-hidrogênio - ou antiátomos de hidrogênio - foi feito pela equipe ASACUSA, sigla em inglês para "Espectroscopia Atômica e Colisões Usando Antiprótons Lentos".

A antimatéria primordial nunca foi observada no Universo, e sua ausência continua sendo um grande enigma científico - o modelo cosmológico do Big Bang estabelece que foram criadas quantidades iguais de matéria e antimatéria.

A antimatéria cai para cima ou para baixo?
No entanto, é possível produzir quantidades significativas de anti-hidrogênio no CERN, em experimentos misturando antielétrons (pósitrons) e antiprótons.

O feixe de antimatéria produzido, por enquanto, é bastante ralo: a equipe …

Esta é a primeira imagem da teia cósmica que une o Universo

Teia cósmica que conecta todo o Universo.

Cientistas da Universidade da Califórnia conseguiram a primeira imagem da história da teia cósmica que liga todo o universo. É uma rede que conecta todas as galáxias ao redor do universo – então é algo realmente grande.

Em um estudo publicado na Nature no domingo, os astrônomos descreverem como capturaram a imagem usando o telescópio de 10 metros no Observatório W. M Keck, no Havaí:

Esta imagem profunda (a da esquerda, acima) mostra uma nebulosa (em ciano) se estendendo ao longo de 2 milhões de anos-luz que foi descoberta ao redor do quasar brilhante UM287 (no centro da imagem). A radiação energética do quasar faz com que o gás intergalático circundante brilhe, revelando propriedades morfológicas e físicas do filamento de teia cósmica.

De acordo com Sebastiano Cantalupo, líder do estudo, o filamento da Teia Cósmica de 2 milhões de anoz-luz “é um objeto excepcional: é enorme, ao menos duas vezes maior do que qualquer nebulosa já detectada, e s…

Cientistas descobrem água em poeira estelar, sugerindo que não estamos sozinhos

Cientistas observaram, pela primeira vez, que a poeira estelar contém água. Isto pode ser mais um indício de que a vida como a conhecemos existe em outras partes do universo.

Para essa descoberta, John Bradley – do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (EUA) – olhou bem de perto a camada externa de partículas de poeira estelar, encontradas na estratosfera da Terra. Elas são compostas por minerais que saíram de estrelas e se condensaram.

Com microscopia de alta resolução, Bradley descobriu pequenos bolsões de água nos já minúsculos grãos de poeira, e cada um deles tinha menos de 25 micrômetros – metade da largura de um cabelo humano. A New Scientist explica como a água se forma:

A poeira é composta principalmente de silicatos, que contêm oxigênio. À medida que viaja através do espaço, ela encontra o vento solar. Esta corrente de partículas carregadas, incluindo íons de hidrogênio de alta energia, é ejetada da atmosfera do Sol. Quando os dois se chocam, hidrogênio e oxigênio se combi…

I Movimento Ufológico de Belo Horizonte, MG

FONTE: http://www.viafanzine.jor.br/

Família alega ter avistado ovnis próximo de Montreal, Canadá

Uma família de Quebec, no Canadá, tem avistado luzes estranhas no céu por três anos, e a Agência QMI também observou o fenômeno este mês.

Às 18h00 do dia 9 de janeiro, um repórter da QMI viu seis luzes em movimento sobre uma área florestal na região de Laurentians, que fica uma hora ao noroeste de Montreal. Os objetos apareceram no horizonte e cruzaram o céu, um após o outro, separados por menos de um minuto. Eles vieram do oeste e se moveram na direção leste em silêncio total.

O espetáculo de luz aconteceu não muito longe da casa de um empresário local, Benoit Meilleur, que lembra ter avistado luzes pela primeira vez em 2011. Ele diz não acreditar em alienígenas e insistiu que a QMI gravasse o fenômeno antes dele concordar em publicar sua entrevista.

O empresário diz que estava retornando para casa uma noite, quando viu um objeto triangular se movendo vagarosamente, próximo de sua casa.
“Primeiramente eu pensei que era um avião“, disse ele. “Ele estava baixo e tão lento que eu po…

Universo é medido com 1% de precisão

Como régua padrão para medir distâncias intergalácticas, a equipe usou um fenômeno chamado BAO, sigla em inglês para oscilações acústicas bariônicas. [Imagem: Z.Rostomian/LLNL]

Oscilações acústicas bariônicas

Astrônomos conseguiram medir as distâncias entre as galáxias no universo com uma precisão de 1%.

Este levantamento incrivelmente preciso - feito ao longo de seis bilhões de anos-luz - é a chave para mapear o cosmos e determinar a natureza da energia escura.

O novo padrão ouro de distâncias cósmicas foi definido pela colaboração BOSS (Baryon Oscillation Spectroscopic Survey).

"Vinte anos atrás, os astrônomos estavam discutindo sobre estimativas que diferiam em até 50%. Cinco anos atrás, nós tínhamos refinado aquela incerteza para 5%; Um ano atrás era de 2%. Agora, 1% de precisão será o padrão por um longo tempo," estima o professor David Schlegel, do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley.

Como régua padrão para medir distâncias intergalácticas, a equipe usou um fenômen…

Oxygène 7, a canção do Cosmos

Meus agradecimentos ao amigo Francisco Dantas por ter enviado a canção Oxigene 7" de Jean Michel Jarre, que nos remete a patamares espaciais, grato amigo!!

FONTE: FRANCISCO DANTAS

Os 18 anos do caso Varginha

O Caso Varginha continua sendo um grande mistério que ainda gera muita polêmica, muitos investigadores que estiveram dentro do caso que se originou um livro, diga-se de passagem, com muitas falhas e desrespeito às testemunhas, deram a conhecer oque seria muita mais incrível que o caso Roswell. As falhas apontadas no livro vão desde o desrespeito com as pessoas (Em suma, gente simples) que muitas contra vontade cederam seus depoimentos que na obra foram postos em xeque, ou pelo fato de um ceticismo cientifico que o fez refutar fatos sabido possíveis mas jogados no lixo. Uma amiga me relatou que na época seu irmão fazia parte do corpo da polícia militar do estado de Minas Gerais, seu posto era na cidade de Três Corações MG, onde esta localizado a ESA (Escola de Sargentos Das Armas), local onde uma das criaturas teria sido levada. Este policial como também seus companheiros que ali atuavam, foram ameaçados pelo delegado que usou a típica frase: "Aquele que relatar o ocorrido, levar…