Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 10, 2019

Top 5: turismo ufológico (Parte 2)

Programa onde comentamos sobre os 5 lugares no Brasil onde a incidência de OVNIs é intensa:

5 – ESTADO DA BAHIA: Chapada Diamantina;
4 – ESTADO DO AMAZONAS E PARÁ: Regiões ribeirinhas;
3 – ESTADO DO RIO DE JANEIRO: Serra da Beleza;
2 – ESTADO DE MINAS GERAIS: Serra do Cipó;
1 – ESTADO DE SÃO PAULO: Ilhabela, Guarujá e Peruíbe.



FONTE: Enigmas e Mistérios

Veja também:

Top 5: turismo ufológico

Veja o céu do hemisfério sul nesta bela imagem divulgada pela NASA

Por Daniele Cavalcante

O telescópio espacial Transess Exoplanet Survey Satellite (TESS), da NASA, registrou imagens que permitiram a criação de um mosaico do mar de estrelas da Via Láctea, mais precisamente no céu do hemisfério sul, a partir de 208 imagens capturadas pelos seus sensores. O panorama foi criado durante o primeiro ano de operações científicas da missão e revela detalhes incríveis da paisagem cósmica.

Ethan Kruse, cientista da NASA que montou o mosaico, explicou que "a análise dos dados do TESS se concentra em estrelas e planetas individuais, uma de cada vez”, mas o pesquisador queria uma visão mais panorâmica, e então decidiu criar um jeito de “destacar tudo de uma só vez, enfatizando realmente a vista espetacular que o TESS nos dá de todo o céu".

Para criar esse panorama, o TESS dividiu o sul celeste em 13 setores e fotografou cada um deles por quase um mês usando quatro câmeras, cada uma delas com 16 dispositivos de carga acoplada (CCD, da sigla em inglês, u…

O que é energia escura, um dos grandes mistérios do Universo

A aceleração da expansão do universo não pode ser explicada, no contexto da relatividade geral de Einstein, sem a existência de uma forma desconhecida de energia - NASA

Alejandra Martins
Da BBC News Mundo

A energia escura, maior componente do universo em que vivemos, ainda é um enigma para nós.

Os átomos compõem tudo o que é conhecido: os planetas, as estrelas e nós, seres humanos. Mesmo assim, tudo isso representa apenas 5% de todo o universo.

O restante é formado pelo que os cientistas chamam de energia escura (a maior parte) e de matéria escura.

Os astrônomos agora têm um novo e poderoso instrumento para estudar essa energia escura, o Instrumento Espectroscópico de Energia Escura (conhecido como Desi, na sigla em inglês).

Esse equipamento vai permitir a produção de um mapa mais detalhado do universo depois de observar cerca de 35 milhões de galáxias em cinco anos.

Mas o que se sabe até agora sobre a energia escura e como o Desi vai estudá-la?

A BBC News Mundo, serviço em espanhol …

Estudo tenta desvendar se a matéria escura pode interagir com a matéria e a antimatéria de formas diferentes

Stefan Ulmer, porta-voz do CERN, ao lado do BASE. Foto: CERN

Por Ryan F. Mandelbaum

Um novo artigo pergunta: e se a antimatéria for o portal para um universo sombrio? Ok, não é bem isso, mas ela pode nos ajudar a entender o que é a tal da matéria escura que ninguém conseguiu detectar até agora.

As medições do universo revelam que a maior parte de sua massa parece ser “matéria escura”. Este é o nome dado a um material invisível que interage com a matéria comum através das leis da gravidade, mas que não foi diretamente detectado, apesar dos grandes esforços para encontrá-lo.

Os cientistas estão caçando a matéria escura em várias frentes. Uma equipe está procurando o áxion, que é considerado por muitos cientistas como um dos mais prováveis constituintes da matéria escura por causa da maneira como ele interage com um tipo de matéria chamado antimatéria.

Os áxions são, talvez, o segundo candidato mais popular à matéria escura. Eles estão depois de uma classe de partículas chamada WIMPs, s…

Mais um mistério em Marte: oxigênio aparece e some sem explicações

"Acho que há algo aí. Ainda não tenho as respostas. Ninguém tem."
[Imagem: Melissa Trainer/Dan Gallagher/NASA Goddard]

Oxigênio que vai, oxigênio que vem

Com o mistério do metano de Marte ainda sem solução à vista, o robô espacial Curiosity trouxe aos cientistas um novo enigma: o oxigênio marciano.

A informação veio com a medição dos níveis sazonais de todos os gases na atmosfera diretamente acima da superfície da Cratera Gale, onde está o Curiosity. O resultado é desconcertante.

Em Marte, o oxigênio, o gás que a maioria das criaturas da Terra usa para respirar, se comporta de uma maneira que até agora os cientistas não conseguem explicar através de nenhum processo químico conhecido.

Ao longo de três anos marcianos (quase seis anos da Terra), um instrumento do Curiosity, chamado SAM (Sample Analysis at Mars), inalou o ar da Cratera Gale e analisou sua composição.

Os resultados confirmaram a composição da atmosfera superficial marciana: 95% em volume de dióxido de carbono (C…

O que pode tornar a inteligência artificial realmente inteligente?

Exemplo de um agente de aprendizado em um jogo de computador: o personagem é controlado por um jogador humano. Os olhos são os agentes. O jogador deve guiar os agentes de tal maneira que eles executem uma tarefa, por exemplo, sem bater em um obstáculo. O treinamento é baseado em um processo de aprendizado de máquina - tudo o que o jogador faz é delinear requisitos grosseiros.
[Imagem: RUB/Institut für Neuroinformatik]

Estupidez automatizada

Apesar das muitas preocupações com a inteligência artificial e seu crescente papel na sociedade, o fato é que a geração atual de programas de inteligência artificial não é nem um pouco inteligente.

Existem basicamente dois tipos de aprendizado de máquina: as redes neurais profundas, as responsáveis pelo famoso "aprendizado profundo", e as redes de aprendizado por reforço. Ambos são baseados no treinamento do sistema, usando quantidades enormes de dados, para executar uma tarefa específica, por exemplo tomar uma decisão.

Durante o treinam…

Apollo 12: NASA celebra 50 anos da missão após "o grande salto da humanidade"

Por Felipe Junqueira

O ano do 1969 foi repleto de grandes avanços científicos e muita emoção para a humanidade. Primeiro, a Apollo 11 levou os primeiros astronautas à superfície da Lua. Quatro meses depois, a Apollo 12 era lançada para expandir ainda mais nossos conhecimentos sobre o satélite natural da Terra.

O comandante Charles “Pete” Conrad e os pilotos Richard F. Gordon e Alan L. Bean decolaram do Kennedy Space Center no final da manhã do dia 14 de novembro (13h22 em Brasília). E a história da missão quase foi marcada por uma tragédia: quarenta segundos após a decolagem, o foguete foi atingido por um raio — duas vezes seguidas.

Felizmente, nada grave aconteceu. Alguns instrumentos perderam dados, mas a equipe em solo rapidamente buscou soluções para reiniciar os sistemas elétricos. O Saturn V seguiu seu curso normalmente e a missão acabou bem sucedida. A Apollo 12 pousou na Lua em 19 de novembro.

O tempo de permanência foi maior do que o da Apollo 11, chegando a 31,5 horas, dura…

Buraco negro expulsa estrela da Via Láctea a uma velocidade absurda

Ilustração da Sociedade Astronômica Real que mostra a localização da estrela S5-HVS1 e sua direção (Imagem: Sergey Koposov/PA)

Por Daniele Cavalcante

Uma estrela está deixando a Via Láctea a uma velocidade impressionante: mais de 6 milhões de quilômetros por hora, o que corresponde a cerca de 1.700 km por segundo. O motivo? O encontro com o buraco negro supermassivo Sagittarius A*, que fica no centro da galáxia.

Essa descoberta é animadora para os astrônomos porque comprova uma teoria de 30 anos atrás, proposta por Jack Hills. Ele previu que buracos negros poderiam lançar estrelas para fora de suas galáxias em velocidades fenomenais, e o processo ficou conhecido como Mecanismo de Hills. Essa é, no entanto, a primeira vez que um evento do tipo é registrado.

Considerando a velocidade atual da estrela, estima-se que ela sairá da Via Láctea em cerca de 100 milhões de anos e passará o resto de sua existência vagando pelo espaço intergaláctico até que se torne uma anã branca.

Gary Da Costa…

Top 5: turismo ufológico

Programa onde comentamos sobre os 5 lugares no Brasil onde a incidência de OVNIs é intensa:

5 – ESTADO DE MATO GROSSO: Chapada dos Guimarães, Serra do Roncador e Barra do Garças;
4 – ESTADO DE GOIÁS: Chapada dos Veadeiros;
3 – ESTADO DE MINAS GERAIS: Varginha, São Thomé das Letras e Aiuruoca;
2 – ESTADO DO PARÁ: Colares;
1 – ESTADO DE SÃO PAULO: Iporanga (Vale do Ribeira).



FONTE: Enigmas e Mistérios

Comentando vídeo de tripulante de OVNI (Romênia - 2018) - 02

Programa onde comentamos sobre um vídeo realizado por testemunha anônima, em janeiro de 2018, na cidade de Targoviste, na Romênia. Ao assistir este programa você saberá detalhes inéditos sobre a história desta surpreendente filmagem realizada com um Smartphone.



FONTE: Enigmas e Mistérios

Cientistas revelam segredos do maior macaco que já existiu, que chegava a 3 m de altura e 600 kg

Parte da mandíbula do 'Gigantopithecus blacki': primata gigante foi extinto quando as florestas em que viviam se transformaram em savana - PROF WEI WANG

By Helen Briggs
@hbriggs

O dente fossilizado de um primata que viveu na China há 1,9 milhão de anos permitiu que cientistas descobrissem que o maior macaco que já existiu é "primo distante" do orangotango.

A análise do material genético do fóssil, encontrado em uma caverna, indica que o Gigantopithecus blacki tinha quase 3 metros de altura, pesava cerca de 600kg e divide um ancestral em comum — que viveu 12 milhões de anos atrás — com o primata que hoje habita florestas tropicais do planeta.

Publicado neste mês de novembro na revista Nature, o estudo contou com uma técnica inovadora, que comparou a sequência de aminoácidos de uma proteína extraída do esmalte do dente do primata extinto, provavelmente uma fêmea, com espécies que habitam o planeta hoje.

A extração de proteína de um fóssil de dois milhões de anos é alg…

Por que é revolucionária a descoberta de fósseis de primatas com 'pernas humanas'

Danuvius guggenmosi tinha braços similares ao de um bonobo, mas pernas como de hominídeos - VELIZAR SIMEONOVSKI

Uma antiga incógnita sobre o bipedismo, a capacidade de andar de pé, ganhou resposta nos fósseis de um símio que viveu há 11,6 milhões de anos.

Os resquícios deste animal, o primeiro símio com capacidade de ficar ereto, foram encontrados no solo argiloso da região de Allgäu, na Bavária, Alemanha.

O símio, chamado Danuvius guggenmosi, tinha braços semelhantes aos de um bonobo (também chamado chimpanzé-pigmeu), mas pernas como de ancestrais dos humanos.

Andar ereto é uma das características distintivas da espécie humana.

O Danuvius podia se pendurar nas árvores, mas seus membros posteriores se mantinham retos e podem ter sido usados ​​para caminhar.


Pesquisadores trabalharam com quatro fósseis: um macho e duas fêmeas adultos, e um indivíduo mais jovem - CHRISTOPH JÄCKLE

Elo perdido entre humanos e primatas
Os pesquisadores descobriram ossos de quatro exemplares: um macho e du…

Astronautas que visitarão Marte poderão fazer a viagem em estado de hibernação

Estudo rendeu até um logo de hibernação no espaço (Imagem: ESA)

Por Felipe Junqueira

A realidade vai se aproximando cada vez mais da ficção científica. A Agência Espacial Europeia (ESA) pediu alguns estudos sobre a possibilidade de viagens espaciais em que a tripulação humana hiberna. São várias preocupações que precisam ser levadas em consideração, como o projeto na nave e os efeitos desse período de sono prolongado nos seres humanos. Além do principal: há alguma vantagem?

O foco do estudo foi em uma viagem até Marte. A Instalação de Design Simultâneo (CDF, na sigla em inglês) analisou e concluiu que há vantagens, sim. Com a ajuda de especialistas em hibernação, a equipe responsável entendeu que já temos bastante conhecimento sobre o assunto. Isso inclui a indução e manutenção do estado de hibernação em grandes mamíferos, e há expectativa de grandes avanços na questão para os próximos 10 anos.

Com essa etapa concluída, chegou a hora de analisar a viabilidade de uma missão desse tipo…

Luz estruturada permite comunicação com alfabeto infinito

Ilustração mostra a criação de fótons entrelaçados híbridos combinando polarização com um padrão de luz torcida que carrega momento angular orbital. Essa luz estruturada permite usar protocolos quânticos para criar um alfabeto de codificação maior, mais segurança e melhor resistência ao ruído.
[Imagem: Forbes/Nape - 10.1116/1.5112027]

Luz estruturada

A criação de feixes de luz estruturada - luz em padrões exóticos, como espirais - revelou não apenas um estranho mundo novo da luz, como também abriu novos campos de exploração tecnológica do campo da fotônica.

E parece que essas possibilidades de aplicação não foram sequer arranhadas.

Dois pesquisadores da África do Sul demonstraram já ser possível explorar feixes helicoidais de luz para criar um alfabeto, o que promete não apenas maior segurança e mais robustez nas comunicações, como também criar uma nova forma de explorar a física que está por trás dos computadores quânticos.

"O que nós realmente queremos é fazer a mecânica quânt…

O maior átomo do Universo

Quando pensamos em átomos, geralmente pensamos em uma unidade, algo que por muito tempo acreditamos ser indivisível. Só que felizmente vivemos em um Universo interessante o suficiente para nos proporcionar átomos maiores do que montanhas: eu apresento a vocês os condensados de Bose-Einstein.



FONTE: Ciência Todo Dia

Universo pode ser curvo, aponta novo estudo

A radiação cósmica de fundo em micro-ondas, vista pelo satélite Planck da Agência Espacial Européia. Crédito: ESA/Planck Collaboration

Teoria do “Universo fechado”, que descreve o espaço como um balão em expansão, ganhou forças com nova análise de dados. Mas não convenceu a todos.

Tudo o que achamos que sabemos sobre o formato do Universo pode estar errado. Em vez de ser plano como um lençol, nosso Universo pode ser curvado como um balão enorme e inflado, de acordo com um novo estudo.

Essa é a conclusão de um novo artigo publicado em 4 de novembro na revista Nature Astronomy, que analisa dados da chamada radiação cósmica de fundo em micro-ondas (CMB), um fraco eco proveniente do Big Bang. Mas nem todos ficaram convencidos com a pesquisa; as novas descobertas, baseadas em dados divulgados em 2018, contradizem anos de conhecimentos convencionais, além de outro estudo recente baseado no mesmo conjunto de dados relacionados à CMB.

Se o Universo de fato é curvado, essa curva é suave, de a…

Noite Oficial dos OVNIs: F5-E persegue OVNIs (Pesquisas 39)

Programa com o áudio completo da fita cassete nº 8 das 15 fitas desclassificadas pela FAB – Força Aérea Brasileira no Arquivo Nacional (COREG – DF), contendo o registro das conversações de perseguição de OVNIs pelo piloto do caça F-5E (Jambock 17), 1º Tenente Aviador Kleber Caldas Marinho com seu controle na Defesa Aérea, o Sargento Roaneli durante seu vôo de tentativa de aproximação e interceptação.


Northrop F-5E Tiger II FAB

Data de Início: 19/05/1986 – Horário: 01:36:20 Zulu

Data de Final: 20/05/1986 – Horário: 02:27:42 Zulu

Código de referência no Arquivo Nacional: BR DF ANBSB ARX.0.0.698

OBS.: Áudio legendado pelo ex-militar da FAB, Rodrigo Moura Visoni



FONTE: Enigmas e Mistérios

Veja também:

Acesse os demais links da série "Pesquisas" no link abaixo (Pesquisas 30):

Blue Book se interessou por caso ufológico brasileiro? (Pesquisas 30)

OVNI foi fotografado em duas cidades diferentes? (Pesquisas 31)

Depoimento inédito de policial sobre OVNI em São Paulo - SP (Pesquisas 32)

O…

Microsoft desenvolve pedaço de vidro super-resistente para armazenar grandes arquivos

Microsoft

Por Adam Clark Estes

Parece um pouco ridículo à primeira vista. Dezenas de gigabytes de dados agora podem ser codificados em um disco rígido de vidro praticamente indestrutível, com o tamanho e o formato de uma bolacha de chope.

A Microsoft revelou uma prova de conceito. Ela consiste em um vidro quadrado com formas geométricas chamadas de “voxels”, que contêm 75,6 gigabytes de dados combinados, com o filme Superman, de 1978, armazenado. O anúncio é um “truque de publicidade”, é claro, mas a ideia de armazenar nossos dados mais importantes em pedaços de vidro é inegavelmente comovente e prática.

A Microsoft chama este novo sistema de armazenamento de vidro de Project Silica. O anúncio desta semana rolou em conjunto com a Warner Bros, o estúdio que produziu o filme Superman. De acordo com o comunicado enviado à imprensa, essas pequenas “bolachas de chope” de vidro poderiam ajudar a Warner Bros a transferir seus arquivos de um vulnerável filme de 35 milímetros para um meio que…

Esta é a proposta da Boeing para a missão de 2024 da NASA que voltará a levar astronautas à Lua

Imagem conceitual mostra elemento de ascensão — com astronautas dentro — deixando a superfície lunar. O elemento de descida, após deixar os astronautas, ficaria para trás. Crédito: Boeing

Por George Dvorsky

A Boeing submeteu sua proposta para NASA de um conceito de módulo lunar para a próxima missão da NASA em direção à Lua, e a companhia promete com sua proposta que o processo ocorrerá com o “mínimo de passos” possíveis.

Sob ordem do presidente Donald Trump, a NASA está trabalhando para levar astronautas dos EUA à Lua em 2024. Desde setembro, a agência espacial tem aceitado propostas de um sistema para pouso lunar para ser usado neste programa, chamado Artemis.

Até o momento, a NASA recebeu apenas uma proposta formal, no caso uma colaboração entre a Blue Origin, de Jeff Bezos, Lockheed Martin e Northrop Grumman. A SpaceX também está trabalhando em algo, mas nada formal foi tornado público. Agora podemos adicionar outro concorrente, já que a Boeing enviou uma proposta nesta semana pa…