Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 6, 2013

Relógio atômico conecta diretamente o tempo à matéria

Mesclando mecânica quântica e relatividade, físicos demonstraram que a massa pode ser usada para medir o tempo e vice-versa. [Imagem: Pei-Chen Kuan]

Tempos e relógios

O tempo é algo que todos damos por certo, quase um senso comum.

Mas, há muito tempo, filósofos e cientistas tentam entender o que é o tempo.

Eles falam na seta do tempo, em viajar no tempo, reverter o tempo, fazer buracos no tempo, cristais do tempo que possam sobreviver ao fim do Universo e até mesmo em influências escondidas além do espaço-tempo - mas ninguém sabe exatamente o que é o tempo, ou mesmo se o tempo é real ou é uma ilusão.

Por exemplo, quando perguntaram a Einstein o que era o tempo, ele respondeu: "Tempo é aquilo que os relógios marcam, nada mais."

Uma resposta animadora, porque traz uma esperança de saída desse beco na forma de uma nova questão que se coloca imediatamente: "E o que é um relógio?"

Medições do tempo

Ao longo da história, os homens têm medido o tempo contando oscilações d…

Chegam os Extraterrestres!!! Programa especial do canal 33, Madrid (2012)

OBSERVAÇÃO: O VÍDEO APRESENTADO NO PROGRAMA TARATANDO DO CASO VARGINHA, DA POSSÍVEL CAPTURA E INTERROGATÓRIO DA CRIATURA, É FALSO. INICIA-SE NOS MINUTOS 1:00:59

Maior galáxia já vista é identificada por astrônomas brasileiras

Embora se acredite que as galáxias cresçam engolindo vizinhas menores, a interação entre a NGC 6872 e a IC 4970 parece estar agindo no sentido oposto, espalhando estrelas (no sentido noroeste na imagem) que poderão formar uma nova galáxia de pequeno porte. [Imagem: NASA/ESO/JPL-Caltech/DSS]

Coroamento

Uma equipe internacional, integrada por três astrônomas brasileiras, coroou a galáxia NGC 6872 com o título de maior galáxia espiral que se conhece.

Duília de Mello, atualmente na Universidade Católica de Washington, e Fernanda Urrutia-Viscarra e Claudia Mendes de Oliveira, da USP (Universidade de São Paulo), integram a equipe, que conta ainda com cientistas da NASA e do ESO (Observatório Europeu do Sul).

O trabalho ganhou destaque no site da NASA nesta quinta-feira.

Medida de ponta a ponta de seus dois braços espirais, a NGC 6872 se estende por mais de 522.000 anos-luz, o que a torna mais de cinco vezes maior do que a Via Láctea.

Maior galáxia conhecida

A NGC 6872 é conhecida há décadas…

Ovni filmado na Colômbia em 16 de dezembro (2012)

Um suposto Ovni foi avistado por moradores do município de Puerto Libertador, Córdoba (Colômbia).




FONTE: MERIDIANO COLOMBIA

Humanidade deve começar a se preocupar com descoberta de vida alienígena, diz relatório

Fórum Econômico Mundial listou cinco fatores X, problemas sérios e ainda remotos que devem ter impacto na vida na Terra

Enquanto o mundo concentra suas preocupações na crise nos países desenvolvidos e no aquecimento global, o Fórum Econômico Mundial alerta para os chamados “fatores X”, que, segundo a organização, já deveriam estar na pauta de discussão de países e organizações internacionais por terem consequências incertas e, por isso, poder de desestabilizar a atual ordem mundial — entre eles, a descoberta de vida alienígena. O abuso da tecnologia para aumentar a produtividade no trabalho e nos estudos também é citado.
Com o ritmo da exploração do espaço nas últimas décadas, diz o documento, é possível considerar que a humanidade pode descobrir vida em outros planetas. A maior preocupação seria sobre os efeitos nos investimentos em ciência e sobre a própria imagem do ser humano. Supondo que seja encontrado um novo lar em potencial para a humanidade ou a existência de vida em nosso s…

Supercometa poderá brilhar tanto quanto a Lua Cheia

Ainda é cedo para determinar a trajetória do supercometa com exatidão, o que é necessário para calcular seu brilho aparente. [Imagem: Planetary Society/Mario A.Valdez-Ramirez]

Maior cometa já visto da Terra

Se o final do ano de 2012 foi pleno de tensão para muitos crentes em catástrofes, 2013 promete não acabar sem sua própria dose de expectativas no ar - ou no espaço.

Astrônomos descobriram aquele que poderá se tornar o maior cometa já visto da Terra.

O supercometa, chamado ISON - ou C/2012 S1 - foi descoberto em Setembro por Vitali Nevski (Belarus) e Artyom Novichonok (Rússia).

Ainda é cedo para determinar sua trajetória com exatidão, o que é necessário para calcular seu brilho aparente.

Mas os mais entusiasmados afirmam que o supercometa ISON poderá ser tão brilhante quanto a Lua Cheia, podendo até mesmo ser visível a olho nu.

Sua aproximação máxima do Sol ocorrerá no dia 29 de Novembro de 2013, cálculo feito com uma margem de erro de um dia.

Cometa estreante

Os cometas normalmente…

Astrônomos descobrem cinturão de asteroides em torno da estrela Vega

Descoberta sugere existência de planetas orbitando ao redor da estrela.
Cinturão foi detectado pelos telescópios Spitzer e Herschel.

Astrônomos detectaram evidências da existência de um cinturão de asteroides ao redor da estrela Vega – a segunda estrela mais brilhante no céu noturno do norte. Os cientistas utilizaram dados do Telescópio Spitzer, da Nasa, e do Telescópio Herschel, da Agência Espacial Europeia.

A descoberta de um cinturão de asteroides torna a estrela semelhante a outra, chamada Fomalhaut. Os dados são consistentes quanto ao fato de as duas estrelas terem no interior de seus sistemas cinturões quentes e, no exterior, cinturões frios, separados por um espaço. Esta estrutura é semelhante à do nosso próprio sistema solar.

Mas, o que está mantendo o espaço entre os cinturões quentes e frios em torno de Vega e Fomalhaut? Os resultados dos estudos sugerem que ele é sustentado por vários planetas.
O cinturão de asteroides do nosso sistema solar, que fica entre Marte e Júpiter,…

17 bilhões de Terras derrotam conservadorismo científico

A Via Láctea pode abrigar pelo menos 17 bilhões de planetas do tamanho da Terra, com condições para manter água em estado líquido em sua superfície.[Imagem: PHL/UPR Arecibo]

Conservadorismo científico

Há alguns meses, a renomada revista Nature Geoscience causou desconforto na comunidade científica ao defender uma posição ultraconservadora.

Em um editorial intitulado One and only Earth - Uma, e uma única Terra, em tradução livre - a revista usou dados do telescópio espacial Kepler, que pesquisa planetas fora do Sistema Solar, para defender uma posição tipicamente geocêntrica, vencida séculos atrás pela própria ciência.

"Relatórios da missão Kepler aumentaram as esperanças de encontrar um planeta como a Terra. No entanto, a nossa Terra é provavelmente única - não apenas por causa de sua distância do Sol, mas também porque tem coevoluído com as formas de vida que tem hospedado," diz a revista.

Muitos afirmaram que a posição da revista era a defesa do conservadorismo científico …

Surpresa em Zarzal Valle, Colômbia, por aparições de Ovnis e seres Extraterrestres

Objetos Voadores Não Identificados (Ovnis), pelo qual viram descer extraterrestres de 2 metros de altura, que tem olhos vermelhos e produzem sons de robôs, tem sido o tema dos zarzalenhos nestes últimos dias, tudo porque em La Vereda Guasimal, localizada a 5 kilometros da região minicipal de Zarzal, vários de seus 300 habitantes relatam haver visto Ovnis e seres extraterrestres que se moviam a velocidades assombrosas mas não lhes fazendo nenhum mal.

O Secretário de Governo da localidade, Abelardo Cabrera, disse que tem conhecimento do assunto mas que não há uma só prova que documente a presença de seres de outro planeta em solo zarzalenho, o funcionário relatou que uma vez correu pela cidade sobre a visita de presuntos seres extraterrestres. Na ultimas noites, uma caravana de veículos têm se dirigido a trilha dos avistamentos com a esperança de contatar-los, acabando com a tranquilidade dos seus moradores.

A econômia de La Vereda Guasimal, se move em torno dos cultivos de cana-de-áç…

Descobertos 19 exoplanetas na zona habitável

O telescópio Kepler já descobriu 2.740 exoplanetas, orbitando 2.036 estrelas, e continua em busca das exoluas habitáveis. [Imagem: NASA/Ames/JPL-Caltech]

Muitas terras

Cientistas do telescópio espacial Kepler anunciaram a descoberta de 461 novos candidatos a planetas.

O termo "candidato a planeta" é usado para os corpos celestes cuja descoberta exigirá novas observações ou novos detalhamentos para confirmação dos dados.

Desses 461 exoplanetas, quatro encontram-se na zona habitável, uma distância da estrela que garante que a atmosfera não seja muito fria e nem muito quente, com as condições adequadas para a manutenção de água em estado líquido na superfície do planeta.

Os dados revelam uma tendência de aumento constante na descoberta de planetas de dimensões menores do que os tradicionais gigantes gasosos, assim como do número de estrelas com mais de um planeta.

Com os novos resultados, o telescópio Kepler já descobriu 2.740 exoplanetas, orbitando 2.036 estrelas.

O número de …

Conheça a nova roupa espacial da NASA

A roupa espacial Z-1 permite que o astronauta passe diretamente da nave para o espaço. [Imagem: NASA]

Roupa espacial flexível

A NASA apresentou uma nova versão de roupa espacial, que seus astronautas deverão usar a partir de 2014.

A agência espacial norte-americana está em um momento de indefinição, não tendo ainda oficializado se sua próxima grande missão será a um asteroide, a Marte ou mesmo o estabelecimento de uma estação espacial lunar.

Por isso seus engenheiros estão tendo que pensar em todas as possibilidades.

"É como sair de férias sem saber se você está indo para a Antártica, para a praia ou visitar museus," disse Amy Ross, do Centro Espacial Johnson.

Cabide externo

O resultado desse esforço para construir uma roupa espacial polivalente é a Z-1, que possui todo o aparato necessário para flutuar no espaço, andar na superfície da Lua, de Marte ou de um asteroide, e suportar a radiação do espaço profundo.

A grande inovação da roupa espacial é ter seu próprio ambiente d…

Caso sobre avistamento de um OVNI em Sorocaba, SP

Entrevistado Cícero Cosmo
Um Filme de Bruno Cecim



FONTE: BRUNO CECIN/FOTÓGRAFO/CINEGRAFISTA/EDITOR DE VÍDEO NA EMPRESA Fotografo Freelance

NASA estuda inserir um asteróide em órbita da Lua

A agência espacial norte-americana estuda um plano de 2,6 bilhões de dólares que propõe colocar um pequeno asteróide em órbita lunar por volta de 2025. A idéia é capturar uma pequena rocha espacial de cerca de sete metros de extensão e 500 toneladas de peso para poder estudá-la de perto, e com isso desenvolver técnicas para visitar outros asteróides, Marte, e ir além.

O estudo foi realizado por uma equipe do Instituto Keck para Estudos Espaciais na Califórnia. A NASA ainda está nos estágios iniciais de análise da proposta. Se realizada, a missão envolveria uma sonda não tripulada que manobraria o asteróide até colocá-lo em órbita da Lua. A missão desenvolveria técnicas de precisão para serem usadas em um futuro voo tripulado a um asteróide maior.

A proposta também defende a possibilidade de extrair água da rocha espacial, uma habilidade que em missões de longa duração poderia servir tanto para blindar uma nave da radiação quanto para obter água potável e combustível. De acordo com a …

Suposto UFO fotografado por companhia petrolífera

Surgiu no site da MUFON um caso relacionado à foto de um misterioso objeto, publicado na área para testemunhas no site da entidade norte-americana. O suposto UFO com três luzes teria sido fotografado por uma câmera de segurança instalada no equipamento de prospecção de petróleo de uma companhia local.

A testemunha não identificada afirma ser de Cotulla, uma pequena cidade do contado de La Salle, no Texas, que explica: "Meu pai trabalha em uma companhia de petróleo aqui no Texas, e percebeu que algumas pessoas estavam roubando óleo cru durante a noite. Por isso eles começaram a instalar câmeras na área ocupada pela empresa. E em uma noite uma das câmeras flagrou um UFO".

A imagem do objeto foi publicada no site da MUFON em 05 de janeiro último, e alegadamente foi obtida em 06 de julho de 2012. Ainda segundo o informante: "As notícias se espalharam pelos trabalhadores, e eles mandaram comentários para meu pai, que os repassou a mim, e agora estou postando as informações …

Alcançada temperatura abaixo do zero absoluto

Devido à forma como a temperatura é definida, não há uma transição suave entre as temperaturas absolutas positivas e negativas - tão logo a distribuição de energia é invertida, atinge-se um calor descomunal.[Imagem: LMU/MPG Munich]

Além da escala Kelvin

A escala de temperaturas absolutas - conhecida como escala Kelvin - é um dos conceitos centrais da física.

Por definição, nada pode ser mais frio do que o zero absoluto, estabelecido em 0 Kelvin, ou -273,15 °C.

Contudo, há muito os físicos sabem que, abaixo do zero absoluto, há todo um reino de temperaturas absolutas negativas.

Em 2011, um grupo de físicos teóricos alemães demonstrou que, se não é possível passar suavemente pelo zero absoluto, como acontece na escala Celsius, é possível saltar pelo 0 K e ir diretamente para esse reino ainda inexplorado.

Temperaturas abaixo do zero absoluto podem ser alcançadas
Agora, uma outra equipe alemã fez os experimentos e demonstrou na prática como ir abaixo do zero absoluto.

E a realidade mostro…

Suíça fabricará primeiro robô-humanóide doméstico em 2013

Cientistas suíços esperam construir, em 2013, o primeiro robô doméstico da história especializado em cuidados de pessoas idosas. O ajudante mecânico já tem um nome preliminar - Roboy.
A máquina terá 1,2 m de altura. Por dentro, o robô terá um esqueleto e músculos sintéticos, por fora estará coberto de couro elástico. O Roboy não só fará as tarefas domésticas como também identificará as pessoas por seus rostos.

Os autores do projeto consideram que a produção de tais robôs permitirá à Humanidade resolver uma série de problemas relacionados com o envelhecimento. Por exemplo, esses ajudantes darão aos velhos a possibilidade de cuidarem da casa até uma idade muito avançada.

Entretanto, as despesas com a criação de um único exemplar são ainda muito elevadas. O Roboy custará 500 mil euros.

FONTE: http://portuguese.ruvr.ru