Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 10, 2014

Biochip, você ainda vai usar um

Implantado no organismo, o dispositivo eletrônico do tamanho de um grão de arroz promete ajudar em diagnósticos e tratamentos sofisticados. Por ora, ganha usos curiosos

Os wearables — gadgets usados como acessórios pessoais, como óculos, relógio e pulseira inteligentes — vêm ganhando terreno no planejamento das gigantes de tecnologia e também no coração dos usuários. Itens de fabricantes como LG, Motorola e Samsung (Apple também deve entrar no mercado em breve) já vêm equipados com sensores para coletar dados sobre a frequência cardíaca, consumo calórico e hábitos de sono. A ideia é cruzar informações e ajudar o usuário a levar uma vida mais saudável, além, é claro, de reunir detalhes sobre rotinas e preferências (de consumo, inclusive), o que pode render muito dinheiro. A oferta é, sem dúvida, atraente. Mas é pouco se comparado ao que vem por aí com os chamados biochips: este são, em certo sentido, a evolução dos wearables.

Com as dimensões de um grão de arroz, esses gadgets — na pr…

Um modelo esquecido de Einstein descreve o Big Crunch

Lá em 1931, Albert Einstein visitou os EUA por três meses. Inspirado por encontros com Edwin Hubble, ele começou a pensar sobre o Universo de uma maneira diferente, escrevendo um artigo em quatro dias para fixar seus pensamentos — e agora, estes manuscritos foram traduzidos para o inglês pela primeira vez.

“Sobre o problema cosmológico da teoria geral da relatividade” explica um modelo de universo que primeiro se expande e depois contrai, com uma singularidade no começo e no fim. Em outras palavras, um Big Bang seguido de um Big Crunch.

Um precursor do trabalho publicado por Einstein e pelo matemático Willem de Sitter em 1932, este artigo é uma peça vital no pensamento. O blog arXiv explica que ele dá uma boa visão do trabalho de um físico feito às pressas:

Ele presume um universo no qual o tecido do espaço-tempo tem uma curvatura positiva. Isso foi necessário no modelo estacionário do universo de Einstein. Mas depois ele descobriu que isso era desnecessário num modelo em expansão, q…

Interessantes relatos da amiga de Ufos Wilson, Eliane S Moraes de Oliveira

Os relatos a seguir foi nos enviado pela nossa grande amiga Eliane S Moraes de Oliveira, que reside com sua família na cidade do interior paulista de Jaú.

Eliane S Moraes de Oliveira
Cidade: Santo Antonio da Platina PR
Ano: 1994


Experiência 1....Avistamento
Eu tinha 12 anos, era acostumada a brincar em uma aldeia indígena que tem ao redor da cidade de Santo Antonio da Platina.
Voltava para casa a tardinha pelas 17 hs, andava por uma estrada de chão eu e um amigo...
Quando algo no céu nos chamou a atenção..era algo fora do normal, era lindo..
Era como um prato fundo em cima de outro prato fundo, tinha varias janelas, cada uma de uma cor
Paramos e ficamos olhando ela atravessar o céu na nossa frente, ate a mesma passar atrás do monte e não sair do outro lado..sumir..
Ficamos ali uns instante para tentar vê-la novamente, porém não a vimos mais..
Sei que era criança na época.. jamais vamos esquecer oque vimos..
Quando chegamos em casa contamos aos nossos pais, por sermos criança não deram…

Cientistas da NASA encontram primeiras partículas do espaço interestelar

A NASA identificou pela primeira vez sete partículas microscópicas e raras de poeira interestelar, com idade próxima à do sistema solar.

As partículas foram identificadas entre amostras obtidas pela sonda Stardust da NASA, que retornou à Terra em 2006. Ela continha uma bandeja de aerogel de sílica, que capturou as pequenas partículas de poeira interestelar enquanto viajava pelo espaço em sua jornada de 5 bilhões de quilômetros, que durou sete anos.

Por que demoraram tanto para encontrar as novas partículas? Bem, porque elas são pequenas. Muito, muito pequenas. A NASA explica:

Duas partículas, cada uma com diâmetro de apenas dois mícrons (milésimos de milímetro), foram isoladas após seus rastros serem descobertos por um grupo de cientistas voluntários. Eles se intitulam “espanadores” e digitalizaram mais de um milhão de imagens, como parte de um projeto de ciência cidadã…

O terceiro rastro, seguindo a direção do vento durante o voo, foi deixado por uma partícula que aparentemente esta…

Chile declara que OVNIs não representam uma ameaça

Uma reunião do governo no Chile esta semana concluiu que OVNIs não representam uma ameaça para outras aeronaves.

A reunião, que ocorreu na sede do Departamento de Aviação Civil do Chile, foi comandada pelo diretor general Ricardo Bermudez e dezenove especialistas de diferentes campos para discutir o fenômeno e avaliar a ameaça potencial que Objetos Voadores Não Identificados podem representar para outro tráfego aéreo.

O tema dos OVNIs é considerado um problema sério mesmo entre os funcionários do governo do Chile, um país que tem visto inúmeros avistamentos ao longo das últimas décadas.

Entre os presentes à Assembléia, estavam astrônomos, físicos nucleares, chefes de aeronáutica civil e agentes de segurança, eventualmente, chegou à conclusão de que os OVNIs não representam um risco para a outra aeronave, mas que algo poderia ser feito para informar os pilotos sobre o que fazer ou esperar no caso de um encontro.

Também foram solicitados mais estudos para determinar a natureza e as int…

Refrigeração magnética gela à distância

Além de momentos magnéticos, as quasipartículas chamadas magnons também transportam calor. [Imagem: Jose-Luis Olivares/MIT]

Frio à distância

Que tal esfriar as coisas à distância? - Sua cerveja ou seu notebook, por exemplo.

Ainda não dá para falar em um "raio congelante", mas físicos do MIT, nos Estados Unidos, descobriram que pode ser possível usar ímãs como "agentes de refrigeração".

Por enquanto é só uma teoria, mas uma teoria embasada em fenômenos bem conhecidos e testados.

Bolin Liao e seus colegas conseguiram descrever o movimento dos magnons, quasipartículas presentes em ímãs que podem ser entendidas como excitações coletivas dos momentos magnéticos, ou "spins", de um material.

Recentemente os magnons foram explorados para construir um componente capaz de armazenar e processar dados. Já há indícios também dos eletromagnons, a conexão que faltava entre o "eletro" e o "magnetismo".

Ocorre que, além dos momentos magnéticos, os mag…

O que há na matemática de Artur Avila?

O trabalho do matemático brasileiro Artur Avila, ganhador da Medalha Fields, provavelmente não vai mudar o mundo ou produzir alguma revolução na nossa compreensão dos fenômenos que ocorrem à nossa volta. Até porque as abstrações em que ele trabalha muitas vezes não têm relação alguma com a realidade. São construções abstratas e lógicas de difícil apreensão – exercícios ultrassofisticados para a mente. Mas isso não o incomoda nem um pouco.
“Eu sou uma pessoa que faz matemática porque gosta, não sou ligado às aplicações”, declarou o pesquisador logo após a cerimônia de premiação, em Seul, na Coreia do Sul.
Aplicando sua criatividade, intuição e incrível capacidade para resolver problemas, Avila destravou impasses na matemática que já duravam décadas e envolviam as mais diferentes questões ligadas aos chamados sistemas dinâmicos, aqueles que obedecem a certas regras matemáticas e evoluem com o passar do tempo.
Avila demonstrou um interesse particular por sistemas que, mesmo que assentad…

Plutão à vista!

Ilustração mostra a sonda New Horizons se aproximando de Plutão e a maior de suas luas, Caronte.

POR SALVADOR NOGUEIRA
14/08/14 03:09

Como se fazia nas antigas caravelas, este seria um bom momento para gritar a plenos pulmões: “terra à vista!” A sonda americana New Horizons acaba de produzir uma série de fotografias de seu alvo, Plutão, pela primeira vez identificando junto com ele a maior de suas luas, Caronte.

A espaçonave da Nasa viaja desde 2006 com destino ao planeta anão (no momento da partida, inclusive, Plutão ainda era considerado pelos astrônomos o nono planeta) e está a um ano de fazer um voo rasante por esse misterioso mundo.

O objetivo das novas imagens é identificar com precisão a posição do planeta anão e da maior de suas luas, de forma a ajustar com precisão o curso da New Horizons para obter os melhores resultados científicos sem o risco de colidir com nenhum dos objetos ali presentes. E as imagens já revelam uma das mais curiosas peculiaridades desse sistema: Caron…

Implacável, cometa C/2013 A1 Siding Spring ruma contra Marte

Embora o risco de colisão esteja descartado, a aproximação máxima do cometa será extremamente pequena. Para exemplificar melhor esse evento, o Apolo11 preparou uma simulação que mostra como será a passagem do cometa, mas vista da superfície de Marte!

Atualmente, C/2013 A1 Siding Spring está a cerca de 300 milhões de quilômetros do Planeta Vermelho, mas está se aproximando rapidamente.

Em 19 de outubro de 2014 a rocha deverá fazer um verdadeiro rasante na superfície marciana, possivelmente injetando toneladas de material orgânico na alta atmosfera do planeta.

De acordo com os últimos dados computados pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, JPL, Siding Spring deverá chegar a apenas 130 mil quilômetros da superfície e as consequências de uma aproximação tão estreita ainda são desconhecidas.

O vídeo abaixo mostra, de forma simulada, como será a passagem do cometa no dia da aproximação máxima, vista por um hipotético observador que contempla o nascer do Sol no horizonte marciano. O …

ALMA confirma: cometas forjam moléculas orgânicas em suas atmosferas empoeiradas

Localização aproximada do cometa ISON em nosso sistema solar, no momento das observações do ALMA

Uma equipe internacional de cientistas que usam o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) fez incríveis imagens em 3D de atmosferas fantasmagóricas que cercam os cometas ISON e Lemmon. Estas novas observações forneceram importantes informações sobre como e onde cometas forjam novas substâncias químicas, incluindo compostos orgânicos intrigantes.

Os cometas contêm alguns dos materiais mais antigos e mais puros do nosso Sistema Solar. Entender sua química única poderia revelar muito sobre o nascimento do nosso planeta e a origem de compostos orgânicos que são os blocos de construção da vida. Observações de alta resolução do ALMA forneceram uma tentadora perspectiva em 3D da distribuição das moléculas dentro das atmosferas, ou comas, desses dois cometas.

“Conseguimos verdadeiramente o primeiro mapeamento do tipo das moléculas importantes que nos ajudam a compreender a natureza do…

Anãs brancas que colidem com estrelas de neutrons explicam supernovas mais solitárias

Uma equipe de investigação liderada por astrônomos e astrofísicos da Universidade de Warwick descobriu que algumas das supernovas mais solitárias do Universo são provavelmente criadas por colisões de anãs brancas com estrelas de neutrons.

O artigo científico foi publicado a semana passada na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

"O nosso trabalho examina as chamadas supernovas transientes 'ricas em cálcio'", afirma o Dr. Joseph Lyman, da Universidade de Warwick. "Estas são explosões luminosas com a duração de semanas. No entanto, não são tão brilhantes nem duram tanto tempo quanto as supernovas tradicionais, o que as torna difíceis de descobrir e estudar em detalhe."

Estudos anteriores haviam mostrado que o cálcio compreendia até metade do material expelido nestas explosões, em comparação com apenas uma pequena fracção em supernovas normais. Isto significa que estes curiosos eventos podem, em verdade, ser os principais produtores de cá…

Em busca do estado quântico puro da matéria

Estruturas conhecidas como vacâncias de nitrogênio permitem que nanocristais de diamante funcionem como depósito de qubits a temperatura ambiente.[Imagem: Cortesia Element Six]

Mistura estatística

A primeira transmissão de dados quântica via satélite já foi realizada, o teletransporte quântico já é prático e confiável e equipes e mais equipes de cientistas se debruçam para tentar entender o primeiro computador quântico a chegar ao mercado.

Mas há que se admitir que o sonho da computação quântica ainda não atingiu o que se espera dela, e continuamos a fabricar nossos supercomputadores com a velha e boa eletrônica.

Uma das principais razões para isso é que os sistemas quânticos - os qubits aí incluídos - são muito frágeis, sofrendo uma considerável influência do meio ambiente.

Para que atinjam seu máximo potencial, acreditam os físicos, é necessário preservar o "estado quântico puro", desses sistemas, tornando os qubits imunes à influência do meio.

Este que é o grande gargalo…

Álcool precisa de vida para surgir. Como ele apareceu no espaço?

A nuvem Sagittarius B2 tem bilhões de litros de álcool flutuando ao seu redor. A maior parte disso é intragável, mas uma certa quantidade é formada de etanol, que é bebível por humanos. Cientistas ainda não sabem o motivo exato de ter bebida por lá, mas eles têm uma teoria.

Para conseguir um drink na Terra, precisamos de organismos biológicos. Precisamos de algo capaz de produzir um certo tipo de açúcar, como mel ou frutas. Essas moléculas são complexas, e precisam ser formadas por coisas vivas. Então o que bilhões de galões de álcool fazem no espaço? Parte do álcool encontrado na nuvem é metanol, que por aqui costumamos usar como anticongelante. Ele é feito por um processo mais simples do que o álcool consumível. Esse material tem de ser fervido durante a produção de álcool, e durante a Lei Seca nos EUA, o fato de muitos contrabandistas não saberem ou não se importarem com isso fez com que muita gente morresse. Outra parte desse álcool espacial é álcool vinílico (ou etenol), que tam…

Arquivo Ovni: Ovni nos Céus de Jequié, Bahia

Primeiro Caso

Quinta-feira,após o carnaval,em 1968.Um fazendeiro,sua esposa,filhos e a empregada,totalizando oito pessoas,saíram de Vitória da Conquista por volta de duas horas da manhã,com destino a Feira de Santana,numa caminhoneta tipo Rural de marca Toyota(diesel,portanto).Cerca de cinqüenta quilômetros antes de Jequié,o fazendeiro,que dirigia o veículo viu uma nuvem mais clara à sua frente e ao longe,em meio à escuridão do céu,logo depois sua mulher comentou que ia cair um temporal,pois haviam muitos raios em uma nuvem à sua frente.A impressão de ambos era então de que a nuvem clareava e apagava,mas já naquele momento estranhavam que não houvessem trovões.De repente uma luz que mudava de intensidade saiu da nuvem em direção ao carro,onde todos viram como uma bola luminosa de grandes dimensões e girando,aproximar-se como se fosse cair nas proximidades do automóvel.O fazendeiro teve a impressão de que haviam pontos luminosos de maior intensidade que TALVEZ respondessem pela outra …

Trajetória quântica esclarece morte do Gato de Schrodinger

A definição entre a vida e a morte do Gato de Schrodinger não é instantânea, ainda que não seja tão suave e contínua quanto um evento clássico. [Imagem: Irfan Siddiqi/UC Berkeley]

Rota entre morto e vivo

Se você joga uma bola para outra pessoa, a bola seguirá sua rota de forma contínua e direta.

Mas se a bola for pequena demais - um átomo ou uma molécula, por exemplo - ela obedecerá às leis da mecânica quântica, e não da mecânica clássica, o que tornará as coisas um pouco mais complicadas.

Partículas quânticas podem existir em uma sobreposição de estados, como estarem em dois lugares ao mesmo tempo, só "escolhendo" um deles quando se tenta medir onde elas realmente estão.

Assim, parecia impossível estabelecer uma trajetória contínua para uma partícula quântica, parecendo que só era possível localizar pontos bem discretos de sua rota - ou lá ou cá.

O exemplo mais conhecido disso é o famoso experimento mental conhecido como Gato de Schrodinger, em que um gato é posto em uma c…

Nosso Universo pode ter emergido de um universo numa dimensão mais alta

O que nós consideramos ter sido o ‘big bang’, físicos do Instituto Perimeter conjecturam que poderia ter sido uma ‘miragem’ tridimensional de uma estrela entrando em colapso, num universo profundamente diferente do nosso. A compreensão convencional diz que o ‘big bang‘ começou com uma singularidade – um fenômeno de espaço/tempo inimaginavelmente quente e denso, onde os padrões das leis de físicas são quebrados. Singularidades são bizarras e a nossa compreensão delas é limitada.
O nosso Universo pode ter emergido de um buraco negro, num universo dimensional mais alto, propôs o trio de pesquisadores do Instituto Perimeter, na história de capa da última edição do Scientific American. “O grande desafio da cosmologia é o de compreender o próprio ‘big bang’ “, escreveu Niayesh Afshordi, membro do corpo docente do Instituto Perimeter.
O ‘big bang‘ apresenta uma grande questão: se ele foi realmente um cataclismo que colocou o Universo em existência há 13.7 bilhões de anos, então o que o c…

Luz misteriosa causa medo em Canindé (Ceará); População acredita que seja disco voador

A comunidade de Salgado Ingá, no município de Canindé, tem se impressionado cada vez mais com luzes que aparecem à noite e chamam a atenção dos moradores. Nas últimas semanas o fenômeno tem aparecido, e a suspeita é que seja um disco voador.

Os residentes da cidade estão preocupados, já que não sabem de onde vem aquela luz. Uma das moradoras ligou para a rádio local muito aflita, quando o episódio acontecia. Ela contou por telefone que na hora ficou muito quente e muitos moradores deixaram de sair de casa com medo.

“Eu vi uma tocha vermelha muito forte, e ela ficou parada. Eu poderia descrever como um disco voador, uma coisa que eu nunca vi”, conta uma residente, ao ficar de cara com a luz. Já a mulher que ligou para a rádio relatou que tentou clarear a luz com uma lanterna, mas ela aumentou e tentou “descer à terra”.

FONTE: TRIBUNA DO CEARÁ

Naves dos Estados Unidos e Índia se aproximam de Marte

Concepção artística da chegada da sonda Maven da NASA a Marte

Veículo indiano MOM se prepara para a chegada em 14 de setembro; sonda Maven da NASA entra em órbita uma semana depois

Dois veículos espaciais não tripulados prosseguem para sua chegada a Marte no próximo mês de setembro. A nave indiana Missão Orbital a Marte (MOM), tem sua chegada programada para 14 de setembro, enquanto a norte-americana Evolução Volátil da Atmosfera de Marte (Maven) deve chegar ao Planeta Vermelho uma semana depois. Ambas foram lançadas em novembro de 2013, e a MOM é a primeira missão interplanetária da Agência Espacial Indiana. Lembrando que esse país iniciou seu programa espacial ao mesmo tempo que o Brasil, nos anos 60.

A NASA passou os últimos meses realizando diversas checagens nos oito instrumentos científicos da Maven, que estão no momento sendo desligados a fim de preparar a crítica queima de combustível para a inserção em órbita. O objetivo da missão é estudar a história e evolução da atmosfera…

Brasileiro registra espetacular imagem da Galáxia de Andrômeda

A Galáxia de Andrômeda é a rainha das galáxias no céu. Nenhuma outra galáxia aparece de forma tão espetacular como ela. Andrômeda pode ser vista até mesmo a olho nu, mas para registrar uma imagem tão espetacular assim precisa entender muito de astrofotografia!

A foto que ilustra esse artigo não foi feita pelo telescópio Hubble ou por grandes observatórios. Também não foi feita por estrangeiros com equipamentos dignos de filmes de ficção científica. Foi registrada por um brasileiro, Rodrigo Andolfato, durante um encontro de astrônomos amadores.

Andolfato é um astrofotógrafo bastante conhecido entre os amantes da astronomia e dedica boa parte do seu tempo para registrar as belezas de céu noturno.

Recentemente, durante o VII Encontro Brasileiro de Astrofotografia, realizado na Chapada dos Veadeiros, Andolfato fez diversos retratos do firmamento, incluindo essa maravilhosa imagem da Galáxia de Andrômeda, ou M31, localizada a mais de 2.5 milhões de anos-luz de distância.


Para registrar An…

Via Láctea é mais leve do que se considerava anteriormente

Uma equipe científica, chefiada por um investigador da Universidade de Edimburgo, revelou que o peso da Via Láctea é cerca de metade da massa da galáxia vizinha, Andrômeda.

A BBC informa que as estimativas dos pesquisadores têm como base o estudo da massa da matéria invisível que se encontra nas regiões externas de ambas as galáxias. Os cientistas chegaram à conclusão de que a matéria escura é responsável pela massa maior da Andrômeda.
A matéria escura é uma substância invisível e não pesquisada que se encontra, de acordo com as teorias existentes, na maioria das regiões externas das galáxias. Os pesquisadores reputam que a Andrômeda contém duas vezes mais matéria escura do que a Via Láctea e, portanto, é duas vezes mais pesada.
A Andrômeda e a Via Láctea têm estruturas semelhantes – são as duas maiores galáxias na região galáctica, chamada Galáxias do Grupo Local. Os astrônomos esperam que o seu trabalho ajude a obter mais informações sobre a estrutura das regiões externas das galáx…

Espaço – novo palco de disputa entre o Japão e a China

Os planos do Japão quanto à criação de Forças Militares Espaciais tornar-se-á em um factor de forte irritação nas relações sino-nipónicas e agudizará a concorrência das duas potências no espaço.

Esta é a opinião do investigador do Centro de Estudos Nipónicos, Viktor Pavliatenko. A aprovação, pelo Ministério da Defesa, da criação de uma Unidade de Defesa Espacial, é um novo passo para reforçar a capacidade militar do Japão, considera ele.
O principal objetivo declarado da nova Unidade prende-se com a monitorização do lixo espacial. Ou seja, evitar colisões entre satélites fpra de serviço e fragmentos de mísseis com aparelhos da Unidade Japonesa que se encontram em funcionamento. Contudo, os japoneses não estão a criar a Unidade de Defesa Espacial apenas para combater o lixo. A tensão política no relacionamento com Pequim cria todas as condições para que sejam utilizadas as capacidades da nova Unidade para monitorizar a atividade militar da China, considera Viktor Pavliatenko:
“Este pr…

Divulgado primeiro trailer de filme sobre Stephen Hawking

Stephen Hawking: atualmente com 72 anos, ele é considerado um dos cientistas mais famosos desde Einstein (Getty Images/VEJA)

O longa tem estreia prevista no Reino Unido para o dia 2 de janeiro de 2015

O primeiro trailer do filme sobre a vida de Stephen Hawking foi divulgado nesta quarta-feira. O longa vai se chamar The Theory of Everything (A teoria de tudo, em tradução livre) e será dirigido por James Marsh, conhecido por O Equilbrista.

A trama trata do romance do físico inglês, interpretado por Eddie Redmayne (Os Miseráveis e Sete Dias com Mariyn), com Jane Wilde (Felicity Jones, de O Espetacular Homem-Aranha 2), estudante de artes e sua colega na Universidade de Cambridge, e do diagnóstico, dado quando ele tinha 21 anos, da doença de Lou Gehrig (também conhecida como esclerose lateral amiotrófica).

O filme tem estreia prevista para o dia 2 de janeiro de 2015 no Reino Unido. Atualmente com 72 anos, Hawking é considerado um dos cientistas mais famosos desde Einstein.

Biografia — …

Formas de vida alienígena podem estar vivendo em substâncias oleosas

Habitats extremamente pequenos encontrados dentro de petróleo podem expandir o potencial para vida no Universo, dizem os pesquisadores.

Cientistas descobriram micróbios vivendo em gotículas d’água dentro de lagos gigantes de asfalto na Terra, o que sugere que a vida alienígena poderia existir dentro de lagos de lodo em paisagens distantes, tais como Titã, a maior lua de Saturno.
Os pesquisadores investigaram o maior lago asfáltico natural da Terra, chamado de Lago Pitch, na ilha caribenha de Trinidade. Lá, uma gosma negra escorre por uma área de aproximadamente 90 campos de futebol.
Estudos anteriores descobriram que os micróbios prosperam na beiradas, onde o óleo e a água se encontram na natureza, ajudando a degradar o óleo. Porém, os investigadores pensavam que o óleo era muito tóxico para a vida, e que os níveis de qualquer água dentro do óleo estariam abaixo do necessário para vida na Terra.
“O óleo era considerado morto“, disse o autor principal do estudo, Rainer Meckenstock, …