Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 14, 2018

Exoplanetas e como detectá-los

Nerdologia mostra como sabemos que existem outros planetas como o nosso pelo Universo.




Nerdologia mostra como estamos descobrindo e estudando novos planetas.



FONTE: Canal Nerdologia

Como se perdeu a fórmula do starlite, material que supostamente resistiria até à bomba nuclear

Cientistas dizem que o mundo poderia ser mais seguro com o starlite

Uma invenção revolucionária que poderia deixar o mundo mais seguro. Assim foi definido o starlite, material resistente ao fogo e altas temperaturas, cuja fórmula é desconhecida.

O material foi criado pelo britânico Maurice Ward, um ex-cabelereiro apaixonado por ciência, que deu os primeiros passos para concepção da invenção em meados dos anos 1980.

Tudo começou após uma tentativa mal sucedida de Ward de produzir capôs de plástico para a empresa Citröen. As peças foram trituradas e depositadas em uma lata de lixo até 1985, quando um avião pegou fogo após a decolagem, em Manchester, na Inglaterra, matando dezenas de pessoas.

O acidente chamou a atenção de Ward, que se propôs a criar um material capaz de resistir a altas temperaturas.

À prova de maçarico
Ward começou a fazer experimentos misturando e fundindo o material que tinha sido descartado como sucata. Testou diferentes fórmulas e foi descartando as que não davam …

Ovnis em Iporanga (SP)

Entrada da Casa de Pedra, caverna com maior boca do Mundo, 215 metros.

Iporanga em tupi significa “Rio Bonito” e foi palco da exploração de ouro no período colonial e, posteriormente da exploração de chumbo e zinco no século passado. Na região há famosas cavernas: Formação Iporanga e Formação Votuverava. Em Iporanga, efetuaram-se diversos estudos de mapeamento geológico e pesquisa mineral, sobretudo pela CPRM - Serviço Geológico do Brasil. A seção geológica mais conhecida é o famoso perfil Apiaí-Iporanga. A cidade atrai muitos visitantes por possuir lindas cachoeiras, piscinas naturais, vales, grutas e cavernas. Iporanga é a cidade que possui o maior número de cachoeiras em todo o Brasil, nas 365 cavernas cadastradas. O turista poderá praticar esportes radicais como o rapel, canyonismo e trekking. Atrativos culturais podem ser visitados como o museu da cidade, a Igreja Matriz e as casas com o estilo colonial. Por todos estes motivos, Iporanga é considerada um dos mais importantes cent…

NASA faz primeiros testes de reator nuclear que pode servir de fonte de energia em Marte

Por: Ryan F. Mandelbaum

Se os humanos têm qualquer esperança de ficar em Marte por mais do que alguns dias, vão precisar de alguma forma de energia para se sustentar. Um teste bem-sucedido feito em Nevada, nos Estados Unidos, demonstrou que essa energia pode ser nuclear.

A NASA e o Departamento de Energia dos EUA realizaram, com sucesso, seus testes iniciais com um sistema de energia nuclear em miniatura e vão fazer mais um teste desenvolvido em março. Segundo a Reuters:

Os testes de meses de duração começaram em novembro, no departamento de energia do Nevada National Security Site, visando fornecer energia para futuras missões astronáuticas e robóticas no espaço e na superfície de Marte, Lua ou outros destinos no Sistema Solar.

Talvez você se lembre que astronautas humanos andaram sobre a Lua apenas algumas vezes nas décadas de 1960 e 1970, nunca por mais do que três dias consecutivos. Missões mais longas planejadas para Marte, como a retratada no filme Perdido em Marte, de Andy Wei…

Quão massivas podem ser as estrelas de nêutrons?

Emissão de uma onda gravitacional a partir de uma estrela em colapso.
Crédito: Universidade Goethe de Frankfurt

Desde a sua descoberta na década de 1960, que os cientistas procuram responder a uma questão importante: quão massivas podem as estrelas de neutrões se tornar? Contrastando com os buracos negros, estas estrelas não podem ganhar massa arbitrariamente; após um certo limite, não há força física na natureza que possa contrariar a sua enorme força gravitacional. Pela primeira vez, astrofísicos da Universidade Goethe de Frankfurt conseguiram calcular um limite superior rigoroso para a massa máxima das estrelas de nêutrons.

Com um raio de aproximadamente doze quilômetros e uma massa que pode ser o dobro da do Sol, as estrelas de nêutrons estão entre os objetos mais densos do Universo, produzindo campos gravitacionais comparáveis aos dos buracos negros. Apesar da maioria das estrelas de nêutrons ter uma massa que ronda os 1,4 sóis, também conhecemos exemplos massivos, como o pulsar…

Artigo da Nature coloca teoria da evolução estelar de cabeça para baixo

Esta anã branca tem mais ou menos o tamanho da Terra.
Crédito: Stéphane Charpinet

A revista Nature publicou, na semana passada, um artigo que poderá desafiar a teoria da evolução estelar.

"Eu acho que, nos próximos meses, os astrofísicos estelares vão ter que refazer os seus cálculos," comenta Gilles Fontaine, professor de física da Universidade de Montreal e um dos autores do artigo.

A autora principal, Noemi Giammichele, completou o seu doutoramento em 2016 sob a supervisão conjunta de Fontaine e do seu colega Pierre Bergeron, ambos coautores do artigo, juntamente com outros seis investigadores. O artigo divulga um estudo de dados recolhidos pelo Telescópio Espacial Kepler.

"Nós conseguimos mapear o interior de uma anã branca pulsante com precisão, como se a tivéssemos cortado em secções transversais para estudar a sua composição," comenta Giammichele, agora pós-doutorada da Universidade de Toulouse, França. O mapa mostrou que as vibrações da estrela às vezes ch…

Comportamento estranho de estrela revela buraco negro solitário em enxame estelar gigante

Com o auxílio do instrumento MUSE do ESO, montado no VLT (Very Large Telescope) no Chile, os astrônomos descobriram uma estrela no enxame NGC 3201 a comportar-se de forma muito estranha. A estrela parece orbitar um buraco negro invisível com cerca de quatro vezes a massa do Sol — o primeiro buraco negro inativo de massa estelar a ser encontrado num enxame globular. Esta importante descoberta tem um forte impacto na nossa compreensão da formação destes enxames estelares, buracos negros e origem de eventos de ondas gravitacionais. Esta imagem artística mostra como é que poderão ser a estrela e o seu companheiro invisível, situados no coração rico do enxame estelar globular.
Crédito: ESO/L. Calçada/spaceengine.org


Com o auxílio do instrumento MUSE do ESO, montado no VLT (Very Large Telescope) no Chile, os astrônomos descobriram uma estrela no enxame NGC 3201 a comportar-se de forma muito estranha. A estrela parece orbitar um buraco negro invisível com cerca de quatro vezes a massa do Sol…

Massa negativa traz nova forma de gerar laser

A luz confinada interage com uma camada atômica de semicondutor para criar partículas com massa negativa.[Imagem: Michael Osadciw/University of Rochester]

Massa negativa

A quase totalidade dos objetos reage de maneira previsível quando uma força é aplicada a eles. Mas, recentemente, descobriu-se que é possível criar objetos com massa negativa, objetos que reagem exatamente do modo oposto ao que você esperaria - você tenta atraí-los e eles vão para a frente, você tenta empurrá-los e eles vão na sua direção.

Agora, físicos conseguiram criar partículas com massa negativa no interior de um material semicondutor de espessura atômica, fazendo-o interagir com luz confinada em uma microcavidade óptica - o mesmo sistema usado em larga escala para criar raios laser.

"Isso por si só é interessante e entusiasmante da perspectiva da física. Mas também resulta que o dispositivo que criamos apresenta uma maneira de gerar luz laser com uma quantidade incrementalmente pequena de energia," c…

Chip que funciona dentro d'água impulsiona bioeletrônica

Estes são os primeiros "CMOS eletroquímicos" do mundo. [Imagem: Thor Balkhed]

Bioeletrônica

Pesquisadores suecos desenvolveram os primeiros circuitos de lógica eletroquímica que podem funcionar de forma estável por longos períodos na água.

Este é um avanço altamente significativo no desenvolvimento da bioeletrônica, que promete a integração da lógica às coisas vivas usando circuitos integrados químicos.

Os primeiros transistores eletroquímicos orgânicos foram criados em 2002, e então o campo, conhecido como eletrônica orgânica, ou eletrônica de plástico, progrediu rapidamente. Vários componentes eletrônicos orgânicos, como diodos emissores de luz e monitores eletrocrômicos já estão no mercado.

O material dominante usado até agora tem sido o PEDOT:PSS, que é um semicondutor plástico tipo p (positivo), no qual os portadores de carga são lacunas. Para construir componentes eletrônicos reais, contudo, é necessário um material complementar, tipo n (negativo), no qual os portadore…

Sumiço de documentos comprova acobertamento do caso da Floresta de Rendlesham

O coronel Charles I. Halt retorna à floresta de Rendlesham.

Arquivos relacionados à principal ocorrência ufológica acontecida no Reino Unido desapareceram, e a informação oficial é de que foram "provavelmente destruídos"

O caso da Floresta de Rendlesham, também conhecido como Caso Bentwaters, é considerado o "Caso Roswell da Inglaterra". As ocorrências principais se deram nos dias 26 e 27 de dezembro de 1980, envolvendo pessoal da Força Aérea norte-americana (USAF) que naquela época da Guerra Fria utilizavam as bases de Bentwaters e Woodbridge da Real Força Aérea britânica (RAF). O principal nome da ocorrência é o do coronel Charles Halt, segundo em comando da base. Os dois governos envolvidos sempre foram acusados de acobertar as informações mais importantes sobre o evento, e recentemente surgiram ainda mais indícios nesse sentido.

No calor dos acontecimentos daqueles dias, em meio a uma onda ufológica que, conforme se sabe agora, motivou avistamentos em outras l…

Agência Central de Inteligência publica foto de UFO no Twitter

Publicação da CIA apresenta link para site em que a agência indica como pesquisar casos ufológicos e alguns fazem uma ligação com a recente revelação do programa de pesquisa ufológica do Pentágono

Em sua conta no Twitter a Agência Central de Inteligência (CIA) publicou no último 28 de dezembro a foto de um UFO, acompanhada de um link para o site da instituição, que tem o título "Tentando Fotografar um UFO?". A página disponibiliza dois arquivos em PDF: o primeiro é um guia para fotógrafos de discos voadores e o segundo é um formulário para ser preenchido pelo profissional com informações sobre a imagem e o local onde a foto foi obtida.

A página do site da CIA ainda conta com outros links: um para o visitante conferir os "Arquivos-X da CIA" e outro com sugestões a respeito de como investigar casos de discos voadores. Trata-se de um material já conhecido dos pesquisadores, que foi liberado pela agência ainda no início de 2017, consistindo em cerca de 13 milhões de p…

Mergulhadores descobrem maior caverna inundada do mundo no México

Por: George Dvorsky

A Península de Iucatã é conhecida por sua extensa rede de túneis e cavernas submersas. Agora, depois de buscar por quase duas décadas, mergulhadores do projeto Gran Acuífero Maya provaram que duas cavernas enormes estão conectadas, tornando-as a maior caverna inundada conhecida na Terra.

A extensão de baixa altitude, carregada de calcário da Península de Iucatã é o local perfeito para a formação de cavernas subterrâneas submersas — características geológicas que os antigos povos maias chamavam de “cenotas”. Nos últimos dez meses, uma equipe de mergulho liderada por Robert Schmittner tem nadado por essas passagens labirínticas, buscando uma ligação que conecte duas cavernas gigantes: o sistema Sac Actun, de 264 quilômetros de extensão e o sistema Dos Ojos, de 83 quilômetros de extensão.

Em 10 de janeiro, em um local próximo das ruínas arqueológicas de Tulum, os mergulhadores enfim encontraram a esquiva conexão, mostrando que os dois sistemas são, na verdade, só um …

Imitando metais transparentes no espaço

Esta imagem mostra como pode se comportar uma liga metálica conforme ela se solidifica - usando um material transparente para imitar os metais.[Imagem: E-USOC]

Melhorando as ligas metálicas

Os astronautas da Estação Espacial Internacional começaram a realizar um experimento que poderá dar uma nova perspectiva sobre como as ligas metálicas são fabricadas.

A maioria dos metais utilizados hoje são misturas de diferentes elementos - as ligas - , combinando propriedades de cada metal para produzir materiais mais leves e mais fortes.

Contudo, assim como fazer um bolo, o resultado depende de mais do que simplesmente adicionar os ingredientes certos: a fusão dos metais é influenciada pelas temperaturas do forno e pelo processo de aquecimento e resfriamento - alguns metais são até mesmo postos em centrífugas na busca da liga perfeita.

Metais transparentes

A ideia do experimento no espaço é observar como o processo de mistura dos metais funciona sem a gravidade, uma vez que as características …

Quais eram os três segredos de Fátima?

(Murilo Araújo/Mundo Estranho)

Há 100 anos, três crianças de Portugal relataram ter ouvido profecias apocalípticas de uma aparição da Virgem Maria. Milagre, delírio ou golpe da Igreja?

Por Marcelo Testoni

1) LIÇÕES DO ALÉM
Em 1916, um ano antes das aparições da santa, as crianças Lúcia (10 anos), Francisco (9 anos) e Jacinta (7 anos) teriam vislumbrado um anjo enquanto pastoreavam ovelhas na zona rural da cidade de Fátima, em Portugal. Segundo o suposto mensageiro divino, suas visitas eram para ensinar a elas orações de perdão e de invocação da Virgem Maria.


(Murilo Araújo/Mundo Estranho)

2) ENCONTRO MARCADO
Em 13 de maio de 1917, por volta do meio-dia, as crianças rezavam no pasto quando foram surpreendidas por um forte clarão. Prestes a fugirem, viram flutuando sobre uma pequena árvore uma santa “mais brilhante que o Sol”. Ao se aproximarem, Virgem Maria teria lhes dito que deveriam orar pelo mundo e voltar àquele lugar todo dia 13 para receber três profecias sagradas.


(Murilo Araú…

O que são raios gamas?

(Denis Freitas/Mundo Estranho)

Essas ondas eletromagnéticas têm várias utilizações práticas. A indústria de alimentos, por exemplo, a usa para descontaminar frutas e legumes

São ondas eletromagnéticas de alta frequência semelhantes à luz e aos raios X. A diferença é que eles carregam muito mais energia. Com alto poder de penetração na matéria, os raios gama só podem ser barrados por elementos extremamente densos, como o chumbo. Sua origem vem do processo chamado decaimento radioativo, no qual um átomo em nível nuclear emite energia para o ambiente até ganhar estabilidade.

Os raios gama têm diversos usos práticos. Conheça alguns deles.


(Denis Freitas/Mundo Estranho)

A irradiação com raios gama é usada na indústria alimentícia para descontaminar e aumentar a durabilidade dos produtos. Alimentos irradiados demoram mais para amadurecer e ficam esterilizados contra microrganismos. Assim, eles podem ficar mais tempo nas prateleiras dos supermercados.


(Denis Freitas/Mundo Estranho)

A radiaç…

Câmara recém-descoberta da grande Pirâmide poderia abrigar "Trono de ferro"?

Pesquisador sugere que móvel feito de material colhido de meteoritos pode estar escondido sob o ápice da pirâmide

No começo de novembro de 2014, a revista Nature publicou os resultados do projeto "Scan Pyramid", destinado à exploração das pirâmides, liderado por Mehdi Tayoubi, do Instituto Hip de Paris, e por Kunihiro Morishima, da Universidade de Nagoya. Segundo os resultados do projeto, há um "grande vazio", de pelo menos 30 metros de comprimento, dentro da grande pirâmide de Quéops.

Descobrir a função desse espaço e o que nele abriga é claramente o desafio mais animador para os arqueólogos agora. Giulio Magli, Diretor do Departamento de Matemática e Professor de Arqueoastronomia da Universidade Politécnica de Milão, formulou uma das primeiras hipóteses.

A Pirâmide de Quéops, construída por volta de 1550 A.C, é um dos maiores, mais largos e complexos monumentos da história da arquitetura. Seus cômodos internos são acessíveis através de túneis estreitos. Um del…

As descobertas mais recentes do Hubble

Os astrônomos que se reuniram na 231.ª reunião da Sociedade Astronômica Americana em National Harbor, Washington, D.C., tiveram a oportunidade de aprender mais sobre investigações inovadoras levadas a cabo pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA. As novas descobertas científicas com o observatório em órbita terrestre vão de regiões de formação estelar próximas, passando pelo coração da nossa própria Via Láctea e estendendo-se até ao horizonte do universo observável. Todos estes achados exploram as extraordinárias capacidades de resolução, sensibilidade e amplitude de onda do telescópio em recolher informações sobre o universo a partir do espaço.

Voo Sem Precedentes Combina Luz Visível e Infravermelha do Hubble e do Spitzer

Ao combinar as capacidades visíveis e infravermelhas dos telescópios espaciais Hubble e Spitzer, os astrônomos e especialistas em visualização do programa "Universe of Learning" da NASA criaram um espetacular voo tridimensional pela magnífica Nebulosa de …

Telescópio Hubble faz registro sem precedentes de uma das galáxias mais antigas do Universo

Fenômeno conhecido como lente gravitacional permitiu observar detalhes inéditos de galáxia | Foto: NASA/Esa/B. Salmon (StScI)

Paul Rincon
BBC News

O telescópio Hubble fez um registro com detalhes sem precedentes de uma das galáxias mais antigas do Universo.

Objetos espaciais deste tipo costumam aparecer apenas como um ponto vermelho nas imagens captadas por telescópios, mas, neste caso, a imagem foi ampliada e esticada por um fenômeno natural conhecido como lente gravitacional.

Essa distorção ocorre quando a luz contorna um corpo de grande massa que fica no caminho entre um objeto, no caso esta galáxia surgida apenas 500 milhões de anos após o Big Bang, e seu observador, o Hubble.

Na astronomia, a distância e a idade de um corpo celeste estão interligados. Por causa do tempo que a luz leva para percorrer uma grande distância, esta galáxia está sendo observada como existia há mais de 13 bilhões de anos. Os detalhes observados neste registro permitirão aos cientistas testar teorias sob…

Viagem à nebulosa de Órion

POR SALVADOR NOGUEIRA

Imagens dos telescópios Hubble e Spitzer ajudam a criar viagem 3D pela nebulosa de Órion.

ARTE E CIÊNCIA

A nebulosa de Órion é uma das figurinhas mais fáceis do céu. A olho nu, ela parece apenas uma estrela, próxima às famosas Três Marias. Ao telescópio, é um espetáculo de cores — um berçário estelar de 2 milhões de anos, localizado a 1.350 anos-luz daqui. E agora astrônomos e artistas da Nasa se reuniram para nos propiciar uma visita a um dos lugares mais maravilhosos de nossa vizinhança cósmica.

HUBBLE E SPITZER

A renderização 3D da nebulosa é baseada em observações feitas pelos telescópios espaciais Hubble e Spitzer. O Hubble, com seus filtros em luz visível, revela a visão aproximada de nossos próprios olhos, caso estivessem lá.

INVISÍVEL

Já o Spitzer se concentra em colher luz que é invisível aos nossos olhos, infravermelha — a mesma que sai do controle da TV. Ela revela os segredos da nebulosa em meio a seu ambiente empoeirado, onde estrelas e sistemas pla…

Como ver a Terra do espaço pode transformar a sua vida, segundo três astronautas

Impressão artística da sonda europeia Rosetta em órbita ao redor da Terra, em novembro de 2009 | Foto: ESA

"Minha primeira vista da Terra foi alguns segundos após o lançamento", diz a cientista Helen Sharman, a primeira astronauta britânica.

"Assim que a carenagem se separou do foguete, a luz invadiu a cabine pela janela e eu tive uma vista do Oceano Pacífico. Foi absolutamente divino, maravilhoso."

Sharman tinha 27 anos quando foi lançada ao espaço para passar oito dias na estação espacial soviética Mir, em 1991.

Durante a missão, passou todo o tempo possível observando o Planeta Azul pelas portinholas da estação.

Na sua última noite em órbita, deixou a persiana aberta para assistir ao nascer do sol repetidamente a cada 90 minutos, enquanto a estação espacial girava ao redor do planeta.


Experiência é reveladora, afirmam os astronautas | Foto: Nasa

Sharman falou à BBC para nova série em vídeo 360 graus e realidade virtual, em que astronautas descrevem suas impress…

Céu da Semana - 15/01 a 21/01/2018

Charles Messier

Todas as semanas, Gustavo Rojas, do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da UFSCar, apresenta dicas de como olhar para o céu, quais constelações estão em destaque, fases da lua e os principais fenômenos astronômicos.



FONTE: UNIVESP TV




Ununênio, o novo elemento químico que cientistas japoneses tentam criar

A tabela periódica foi criada pelo químico russo Dimitri Mendeléiev em 1869

Uma equipe de cientistas japoneses embarcou recentemente em um projeto tão fascinante quanto complexo: a busca pelo elemento 119 da tabela períodica.

Em 2016, a tabela criada pelo químico russo Dimitri Mendeléiev em 1869 ganhou quatro novos elementos: o 113 (nihônio), o 115 (moscóvio), o 117 (tennessino) e o 118 (oganessono).

Agora, o físico Hideto Enyo e sua equipe querem inaugurar a oitava fileira da tabela com um metal chamado - até agora - de ununênio (um, um e nove, em latim), que ninguém, até o momento, conseguiu sintetizar.

Os elementos da tabela periódica são organizados pelo número de prótons no núcleo do átomo de cada um, pela distribuição de seus elétrons e pela recorrência de suas propriedades periódicas.

Plano
Os elementos mais leves, como o hélio (2) e o lítio (3), se formaram imediatamente após o Big Bang. O restante, a partir de uma fusão nuclear no coração das estrelas.

Os elementos que têm u…