(Murilo Araújo/Mundo Estranho)
Há 100 anos, três crianças de Portugal relataram ter ouvido profecias apocalípticas de uma aparição da Virgem Maria. Milagre, delírio ou golpe da Igreja?
Por Marcelo Testoni
1) LIÇÕES DO ALÉM
Em 1916, um ano antes das aparições da santa, as crianças Lúcia (10 anos), Francisco (9 anos) e Jacinta (7 anos) teriam vislumbrado um anjo enquanto pastoreavam ovelhas na zona rural da cidade de Fátima, em Portugal. Segundo o suposto mensageiro divino, suas visitas eram para ensinar a elas orações de perdão e de invocação da Virgem Maria.
(Murilo Araújo/Mundo Estranho)
2) ENCONTRO MARCADO
Em 13 de maio de 1917, por volta do meio-dia, as crianças rezavam no pasto quando foram surpreendidas por um forte clarão. Prestes a fugirem, viram flutuando sobre uma pequena árvore uma santa “mais brilhante que o Sol”. Ao se aproximarem, Virgem Maria teria lhes dito que deveriam orar pelo mundo e voltar àquele lugar todo dia 13 para receber três profecias sagradas.
(Murilo Araújo/Mundo Estranho)
3) HOMENS DE POUCA FÉ
Os encontros com data marcada em frente à árvore acabaram levantando suspeitas na vizinhança. O então administrador da região, Artur de Oliveira Santos, prendeu as crianças em uma dessas ocasiões. Interrogadas, elas revelaram as aparições da santa, mas nada sobre seus segredos. A notícia repercutiu pelo país e o caso passou a ser acompanhado a distância, mas sem interferências.
4) O SOL QUE BAILA
Para 13 de outubro, o trio previu um milagre no Sol. Segundo o jornal O Século, 40 mil romeiros foram a Fátima nessa data, e teriam avistado no céu um globo luminoso que girava sobre si mesmo e movia-se em ziguezague do nascente para o poente, por cerca de dez minutos. Luzes coloridas refletiram na paisagem e nas pessoas, que também relataram curas inexplicáveis.
(Murilo Araújo/Mundo Estranho)
5) DIÁRIOS DA NOVIÇA
Encerradas as aparições, em 1918 os irmãos Francisco e Jacinta contraíram gripe espanhola ao mesmo tempo e morreram logo depois. Eles se tornaram os mais jovens santos não mártires na história da Igreja Católica. Lúcia, que era prima deles, tornou-se freira. Na década de 1940, entregou ao arquivo secreto do Vaticano quatro livros de memórias em que relatou, além das aparições do anjo e da Virgem Maria, suas supostas profecias.
(Murilo Araújo/Mundo Estranho)
6) VINDE A MIM OS RUSSOS
A Igreja revelou as duas partes do segredo pouco após a sua entrega. Intituladas respectivamente de “A visão do inferno” e “O imaculado coração de Maria”, descreviam a destruição das almas pecadoras e uma súplica à Rússia para que se convertesse à Virgem Maria. Do contrário, os erros dessa nação trariam guerras para o mundo e perseguições aos cristãos.
(Murilo Araújo/Mundo Estranho)
7) PAPA EM PERIGO
O terceiro segredo, “O atentado ao papa”, foi revelado só em 2000, a pedido de João Paulo 2º. Embora abordasse o extermínio de todo o clero católico, a profecia foi tratada pelo Vaticano apenas como um livramento (salvação por interferência divina) ao atentado que o papa sofreu na Praça de São Pedro, em 13 de maio de 1981, mesmo dia e mês em que teria ocorrido a primeira aparição.
Referências: Livros The Vatican Billions, de Avro Manhattan, e As Memórias de Irmã Lúcia, de Lúcia de Jesus Santos; sites Santuário de Nossa Senhora de Fátima e Vatican.va
FONTE: Mundo Estranho/Canal Youtube Luis Peres
Comentários
Postar um comentário