Entrada da Casa de Pedra, caverna com maior boca do Mundo, 215 metros.
Iporanga em tupi significa “Rio Bonito” e foi palco da exploração de ouro no período colonial e, posteriormente da exploração de chumbo e zinco no século passado. Na região há famosas cavernas: Formação Iporanga e Formação Votuverava. Em Iporanga, efetuaram-se diversos estudos de mapeamento geológico e pesquisa mineral, sobretudo pela CPRM - Serviço Geológico do Brasil. A seção geológica mais conhecida é o famoso perfil Apiaí-Iporanga. A cidade atrai muitos visitantes por possuir lindas cachoeiras, piscinas naturais, vales, grutas e cavernas. Iporanga é a cidade que possui o maior número de cachoeiras em todo o Brasil, nas 365 cavernas cadastradas. O turista poderá praticar esportes radicais como o rapel, canyonismo e trekking. Atrativos culturais podem ser visitados como o museu da cidade, a Igreja Matriz e as casas com o estilo colonial. Por todos estes motivos, Iporanga é considerada um dos mais importantes centros de ecoturismo do Brasil.
Iporanga também destaca-se pelos mistérios e lendas envolvendo o aparecimento de “bolas de fogo” e de algumas criaturas incomuns que são observadas pelos moradores e turistas que visitam aquela localidade.
Desde a década de 90 é visitada por pesquisadores e ufólogos, por causa das ocorrências ufológicas que ali acontecem com significativa regularidade desde os anos de 40.
No acesso da portaria até a Caverna de Santana em Iporanga encontra a rampa de acesso ao observatório, que na verdade são dois grupos Ufologia mais intensa e a Eubiose com menor intensidade. fica no acesso de Iporanga para Apiai aproximadamente 10 Kilometros após o Bairro Serra.
O apresentador Geraldo Lúiz fez uma reportagem especial falando sobre os OVNIS em Iporanga no programa "Balanço Geral" da TV Record.
Pesquisa de campo realizada pelo G.E.P.U.S. em Iporanga,revela vários relatos de testemunhas que tiveram vários avistamentos de Ovnis na região.
FONTES: www.guiadoturismobrasil.com - www.ovaledoribeira.com.br - Balanço Geral - G.E.P.U.S.
boa tarde wilson vc tb estuda ufologia vc mora em iporanga , eu fui ai a muito tempo lembro que descemos uma montanha morava o pai da minha cunhada
ResponderExcluirNão moro lá, estou em outra região do estado, mas tive um amigo já falecido, que ia muito para lá e ouviu relatos interessantes de gente simples.
ExcluirEu sou da Região.. e nessa área de Iporanga e Barra do Turvo sempre se tem pessoas comentando sobre essas luzes, os mais antigos(70~80 anos) dizem ser Boitatas do folclore caboclo caipira. Agora eu digo.. perdem tanto tempo com Varginia sendo que o PETAR tem muito mais atividades... Vale ser estudada a região.
ResponderExcluirEu morei em Iporanga nos anos 90, conheci o Sr. Nadier, e vi dois seres de aparência gray serem lançados de um globo de luz que pairava no céu à terra, próximo a mim, num taboal, no bairro da Serra. Essa ocorrência foi presenciada por mim, que na época trabalhava como Investigador de Polícia, por um Delegado de Polícia, por um Escrivão.
ResponderExcluirPoderia nos contar com mais detalhes? UfosBahia, no face, me conte no in box por favor.
Excluiroi vc estuda ufologia e mora ai em iporanga
ResponderExcluir