Pular para o conteúdo principal

Mergulhadores descobrem maior caverna inundada do mundo no México



Por: George Dvorsky

A Península de Iucatã é conhecida por sua extensa rede de túneis e cavernas submersas. Agora, depois de buscar por quase duas décadas, mergulhadores do projeto Gran Acuífero Maya provaram que duas cavernas enormes estão conectadas, tornando-as a maior caverna inundada conhecida na Terra.

A extensão de baixa altitude, carregada de calcário da Península de Iucatã é o local perfeito para a formação de cavernas subterrâneas submersas — características geológicas que os antigos povos maias chamavam de “cenotas”. Nos últimos dez meses, uma equipe de mergulho liderada por Robert Schmittner tem nadado por essas passagens labirínticas, buscando uma ligação que conecte duas cavernas gigantes: o sistema Sac Actun, de 264 quilômetros de extensão e o sistema Dos Ojos, de 83 quilômetros de extensão.

Em 10 de janeiro, em um local próximo das ruínas arqueológicas de Tulum, os mergulhadores enfim encontraram a esquiva conexão, mostrando que os dois sistemas são, na verdade, só um — uma sistema de caverna submarina monstruoso, com 347 quilômetros de extensão. Acredita-se que ele seja o maior sistema de caverna submerso da Terra.

Antes dessa descoberta, o sistema Ox Bel Ha, ao sul de Tulum, era o maior do mundo, com 270 quilômetros de extensão. De acordo com a convenção de nomeação de cavernas, quando se descobre que dois sistemas se interconectam, a caverna maior absorve a menor. Então não existe mais o sistema Dos Ojos, que foi submetido ao sistema maior, Sac Actun.

Durante a pesquisa, os mergulhadores catalogaram 358 sistemas de caverna, representando cerca de 1,4 mil quilômetros de túneis inundados. Eles também descobriram um novo sistema, de 18 quilômetros de extensão e 20 metros de profundidade, chamado de “mãe de todas as cenotas”, que foi listado como um sistema individual. Mas a equipe do Gran Acuífero Maya alega estar muito perto de conectá-lo ao sistema Sac Actun também.

Esse trabalho poderia explicar melhor práticas culturais dos antigos maias, que conduziam cerimônias e ofertas de sacrifício em torno das cenotas.

“Essa caverna imensa representa o sítio arqueológico submerso mais importante do mundo, por ter mais de uma centena de contextos arqueológicos, dentre os quais estão as provas dos primeiros colonos da América, assim como uma fauna extinta e, é claro, a cultura maia”, afirmou Guillermo de Anda, pesquisador do Instituto Nacional de Antropologia e História, em um comunicado.

Na próxima fase do projeto, a equipe espera analisar a qualidade da água no sistema Sac Actun, estudar a biodiversidade de que ele depende e lançar esforços de conservação para proteger essa extraordinária característica geográfica.



[Gran Acuífero Maya]

Imagem do topo: Gran Acuífero Maya/Herbert Meyrl

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s