Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 7, 2014

Programa Mercury

O Projeto Mercury ou Projecto Mercury foi o primeiro projeto tripulado de exploração espacial da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos). Ele tinha como um de seus objetivos estabelecer a superioridade dos Estados Unidos no espaço, e suplantar as conquistas espaciais soviéticas. A médio e longo prazo, um dos objetivos era preparar a tecnologia que iria levar homens a Lua. O projeto foi seguido pelo Projeto Gemini e o Projeto Apollo.

Nave espacial e lançador

A nave Mercury tinha capacidade apenas para um astronauta e manobras na órbita terrestre. O projeto usou inicialmente os foguetes Little Joe e Mercury-Redstone, e a seguir o Atlas, o mesmo que seria usado no Projeto Gemini.

Missão e objetivos
Inicialmente a Nasa pretendia mandar, imediatamente após o Projeto Mercury, uma missão tripulada para orbitar a Lua. No entanto, o discurso de Kennedy com o desafio de pousar na Lua antes do fim da década, mudou estes planos, e levou a criação do Projeto Apollo.

O Projeto Mercury foi bem s…

Laika, vítima da crueldade humana

Os cientistas sabiam que Laika correria perigo, a começar pela nave que a cadela iria viajar, a Sputnik II, construída as pressas. O final da história não foi feliz, e Laika morreu poucas horas depois do lançamento. O governo soviético afirmou durante décadas que a cachorra teria conseguido viajar durante algumas horas, porém em 2002 a história verdadeira foi descoberta.

Laika (em russo Лайка, 1954 — 1957) foi uma cadela russa que se tornou conhecida por ser o primeiro ser vivo terrestre a orbitar o planeta Terra. Ela foi lançada ao espaço a bordo da nave soviética Sputnik 2, em 3 de novembro de 1957, um mês depois do lançamento do satélite Sputnik 1, o primeiro objeto artificial a entrar em órbita. Laika é o nome russo para várias raças de cães similares ao husky, oriundas da Sibéria. A sua raça verdadeira é desconhecida, mas considera-se que ela teria sido um cruzamento entre um husky ou outra raça nórdica com um terrier da raça Laika.

Laika morreu entre cinco e sete horas depois d…

Rover Curiosity encontra pistas de como a água ajudou a moldar a paisagem marciana

Esta ilustração mostra um lago que preenche parcialmente a Cratera Gale em Marte, recebendo água de neve que derrete na orla norte da cratera.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/ESA/DLR/FU Berlin/MSSS

Observações do rover Curiosity da NASA indicam que o Monte Sharp de Marte foi construído por sedimentos depositados num grande lago ao longo de dezenas de milhões de anos.

Esta interpretação dos achados do Curiosity na Cratera Gale sugere que no passado Marte terá mantido um clima que poderá ter produzido lagos de longa duração em muitos locais do Planeta Vermelho.

"Se a nossa hipótese para o Monte Sharp se mantiver, desafia a noção de que as condições quentes e úmidas foram transitórias, locais ou apenas subterrâneas em Marte," afirma Ashwin Vasavada, cientista adjunto do projeto Curiosity no JPL da NASA em Pasadena, no estado americano da Califórnia. "Uma explicação mais radical é que a antiga e mais espessa atmosfera de Marte elevou as temperaturas acima de zero globalmente, ma…

Cientistas encontram possível sinal de existência de matéria escura

Estranho sinal de raio-x não pode ser explicado por nenhuma partícula conhecida

Um pico estranho verificado nos dados coletados pelo telescópio XMM-Newton, da ESA (Agência Espacial Europeia, na sigla em inglês), e que não pode ser explicado por nenhuma partícula ou átomo conhecido pode ser a primeira detecção de um sinal da existência da chamada matéria escura -- substância que não pode ser diretamente observada porque não absorve ou emite luz. Até agora, os cientistas eram capazes apenas de deduzir a sua existência pelos efeitos que causa na gravidade da matéria visível. Esse é hoje um dos maiores mistérios da física moderna e estima-se que esse material componha 80% de todo o universo, ou 26,8% de sua densidade.

Assinada por uma equipe de pesquisadores internacionais do Laboratório de Física das Partículas e Cosmologia da EPLF e da Universidade de Leiden, na Holanda, a descoberta será publicada na próxima semana na Physical Review Letters. Apesar de a matéria escura nunca ter sido …

Formas de vida alienígena podem ser artificiais

O próximo estágio da evolução humana pode ser a inteligência artificial, passo que os alienígenas já podem ter tomado

É crescente no meio científico de que a humanidade pode no futuro próximo encontrar vida inteligente fora da Terra, porém esta seria composta por seres artificiais ou robôs

Em um recente simpósio sobre astrobiologia, realizado no Centro John W. Kluge na Biblioteca do Congresso, em Washington, os especialistas presentes deixaram claro ser muito provável que em breve encontraremos vida extraterrestre. O cientista sênior do SETI, a busca por inteligência extraterrestre, SEth Shostak, afirmou que essa é uma corrida sendo disputada por três métodos. O primeiro é a pesquisa por vida microbiana em planetas e luas de nosso Sistema Solar. O segundo é a possibilidade de detectar as assinaturas de vida, compostos químicos ou gases, na atmosfera de exoplanetas. E, finalmente, está a busca por sinais de rádio de civilizações alienígenas realizada pelo SETI.

Evidentemente não se sa…

O incrível caso "Donato Cervantes"

Nascido em Chancallan, Peru ao 07 de Agosto de 1943, Donato Cervante começou a trabalhar muito cedo oque não lhe permitiu cursar o colégio, na adolescência trabalhou como ajudante de mecânico até os 18 anos de idade, se casou aos 22 anos com a senhora Victoria Alvarado com quem teve 5 filhos.





Em 8 de setembro de 1975 a 24 Km próximo ao povoado de Aricanga tem seu primeiro contato de terceiro grau. Segundo relata o Sr. Donato, estava dirigindo sua caminhonete transportando uma carga para a empresa em que trabalhava quando apareceu uma forte luz que provinha do cerro que automaticamente faz com que ele detenha o veículo sendo que também ficou totalmente imóvel, a porta do veículo se abre e a luz ou energia retira seu corpo totalmente imóvel, inexplicavelmente foi levado 20 metros e transportado a uma certa distância, um caminhão que passava pelo lugar percebeu o acontecimento, foi então quando a luz desaparece e Donato cai 20 metros ao solo encima de uma pedra onde se lesiona e cai inc…

Estação espacial Skylab

Skylab designa a estação espacial norte-americana que foi lançada ao espaço em 14 de maio de 1973, a uma altitude de 435 km, e reentrou na atmosfera, destruindo-se prematuramente, em 1979. O nome também designa a missão Skylab I, que colocou a estação em órbita, e as três missões tripuladas, Skylab II, III e IV que foram lançadas para trabalhar na estação espacial e usavam a nave Apollo.

A Skylab era composta de cinco partes: um telescópio (ATM); um adaptador para acoplagem múltipla (MDA); um módulo selado (AM); uma unidade de instrumentos (IU); e um espaço de trabalho orbital (OWS).

A missão Skylab I foi a responsável por colocar em órbita a estação/laboratório espacial Skylab. Foi uma missão não tripulada que usou o foguete Saturno V.

As três missões tripuladas da Skylab foram:

Skylab II - 22 de maio até 22 de junho de 1973 - Charles Conrad, Paul Weitz e Joseph Kerwin
Skylab III - 28 de julho até 25 de setembro de 1973 - Alan Bean, Jack Lousma e Owen Garriott
Skylab IV - 16 de nove…

O que o catolicismo sempre quis esconder: Museu das almas do Vaticano

Um segredo guardado há pelo menos 104 anos pela Igreja Católica, onde os espíritos se comunicam também no seio da própria Igreja. No Museu das Almas do Purgatório, em Roma, estão registrados, silenciosamente, fatos incontestáveis que legitimam a comunicação de espíritos.

Tudo começou com um incêndio misterioso na inauguração de um altar, em 1897. Os fiéis, ao apagarem o fogo, perceberam do surgimento das chamas um rosto desenhado pelos resíduos da fumaça que se encontravam no mármore. O curioso é que não havia nada de combustível no local. Concluíram, juntamente com o padre Victory Juet, que a materialização daquele rosto, cujos resíduos estão intactos até hoje, se tratava de um fenômeno paranormal insólito.

Com o tempo, o acervo neste sentido foi se ampliando, com peças vindas de outras igrejas. As relíquias são imagens surpreendentes que revelam que as comunicações espirituais na Igreja são evidentes e acontecem em muitas épocas. Diversos padres não só admitem a comunicabilidade co…

Novos feudos? Empresa japonesa cria projeto de 'cidade sustentável' no fundo do mar

Uma empresa de engenharia japonesa aposta nas profundezas do oceano para garantir um futuro “verdadeiramente sustentável” à vida humana. Por isso, divulgou um projeto ambicioso de uma cidade debaixo d’água. (Foto: Shimizu Corporation)

Segundo a companhia, o oceano oferece recursos ilimitados de comida, água e energia; projeto custaria mais de R$ 66 bilhões.

Uma empresa de engenharia japonesa aposta nas profundezas do oceano para garantir um futuro "verdadeiramente sustentável" à vida humana. Por isso, divulgou um projeto ambicioso de uma cidade debaixo d’água.
O plano da Shimizu Corporation é de uma cidade dentro de um globo flutuante de 500 metros de diâmetro onde existiriam hotéis, espaços residenciais e complexos comerciais.

Sob o globo, uma estrutura espiral localizada a 3 km ou 4 km abaixo da superfície se estenderia por 15 km até o fundo do mar.
O conceito apresentado pela empresa procura tirar vantagem das possibilidades ilimitadas do fundo do mar, ligando juntos ver…

Rosetta: Água da Terra não veio de cometas

A medição baseou-se na leitura dos "vapores" exalados pelo cometa e medidos por um espectrógrafo a bordo da sonda Rosetta. [Imagem: ESA/Rosetta/NAVCAM]

Assinatura da água

Um dos instrumentos da sonda Rosetta descobriu que a água expelida pelos jatos do cometa 67P é muito diferente da água da Terra.

Isto complica a ideia que os cientistas vinham acalentando há alguns anos de que a água dos oceanos da Terra teria sido trazida pelos cometas, uma vez que as temperaturas escaldantes no período de formação do nosso planeta fizeram qualquer água primordial evaporar-se.

A água na Terra tem uma assinatura distinta: embora consista primariamente de oxigênio e hidrogênio, ocasionalmente um átomo de hidrogênio é substituído por seu isótopo deutério - a proporção é de três átomos de deutério para cada 10.000 moléculas de água. Essa água tem as mesmas propriedades físicas da molécula H2O normal, mas é mais pesada.

Já a água expelida pelo cometa 67P têm uma proporção de deutério três veze…

Ovnis: Mistério das luzes em Aparecida fará 20 anos sem explicação

Por Júlio Ottoboni/DefesaNet

Inicio de setembro de 1995. Mistério no céu de Aparecida, no Vale do Paraíba, é registrado e visto por centenas de pessoas por vários dias. Estranhas luzes surgiram no trecho da Serra do Mar, denominado de Quebra Cangalha, na divisa com Cunha, e aterrorizaram moradores da região. O fenômeno aparecia no crepúsculo e seguia até dentro da madrugada.

O alarde foi tanto que o fenômeno acabou por atrair a atenção de curiosos, incrédulos e especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e de entidades de ufologia de todo o país. Essa foi a primeira vez que o Inpe concluiu tratar-se de um objeto voador não identificado, após quase um mês de muita pesquisa, feita pelo pesquisador e especialista em balões atmosféricos e em eventos deste tipo, Ricardo Varela Correia.

No começo de 1995, o sitiante Roberto Augusto da Silva e então funcionário de um posto de gasolina, avistou as luzes. Ele voltava para sua casa no Bairro do Mota, zona rural de Apareci…

O quanto nada somos: Sistema Solar em escala

Por Carlos Macedo/site Fliperama Tilt

Toda vez que eu lembro da grandiosidade infinita do universo, eu reavalio mentalmente a minha própria vida e a minha relação com o que está ao meu redor. E esta ilustração 3D feita por Roberto Ziche me fez pensar sobre isso hoje. É simplesmente fantástica e surpreendente!

A escala obedece fielmente as proporções. O sol e os planetas postos no chão tornam a comparação ainda mais impressionante.
A estrela central do nosso Sistema Solar fica, obviamente, em segundo plano. Em primeiro plano aparecem Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e os planetas anões, Plutão, Haumea, Makemake e Eris.

Aos interessados, aqui tem o link da imagem em alta resolução para download.





Roberto Ziche mora em São Francisco e é um artista com mais de 20 anos de experiência em grandes empresas. Você pode acompanhar o trabalho do cara clicando aqui.

FONTE: http://www.fliperamatilt.com.br/

Terapia genética restaura visão de ratos e cães cegos e pode ajudar humanos

Estudo da Universidade da Califórnia, nos EUA, cria nova terapia genética que faz ratos cegos desenvolverem sensibilidade à luz

Uma nova terapia genética não só ajudou ratos cegos a recuperarem a visão o suficiente para ter sensibilidade à luz intermitente, distinguindo flashes da escuridão, como também restaurou a resposta de luz para retinas de cães que não enxergavam. A descoberta é um avanço para os cientista que estudam este tipo de terapia em humanos cegos.

O método utiliza um vírus para inserir um gene no canal das células cegas da retina, aquelas que sobrevivem depois que as células fotorreceptoras (sensíveis a luz) morreram.

Nos humanos, essas células fotorreceptoras morrem como resultado de doenças --como a retinite pigmentosa, um distúrbio raro no qual a retina degenera de modo lento e progressivo, levando finalmente à cegueira.

Os cientistas colocaram photoswitches (produtos químicos que mudam de forma quando recebem estímulos de luz) nos canais iônicos dos olhos, para de…

Curta metragem "The Landing"

Sinopse do filme descreve, "um homem que retorna para a fazenda do centro-oeste onde viveu sua infância em uma desesperada missão para desvendar a verdade sobre fato ocorrido nos anos de 1960."
O filme retrata um acidente com um objeto voador não identificado, testemunhado por um pai e seu filho. Quando o pai investiga o acidente, ele descobre que piloto da estranha aeronave ainda está vivo. Ele arrasta esse piloto para o celeiro e o deixa lá.
O filho curioso vai até o celeiro para vislumbrar o piloto que esta preso e descobre algo completamente inesperado.

* * SPOILER * *
O filho descobre que o piloto da nave é um astronauta Soviético, não é um extraterrestre.
The Landing fala mais sobre a paranóia da guerra fria durante a corrida espacial do que se trata de OVNIs. Ainda assim, é uma das muitas histórias que sugerem que a nave espacial soviética poderia potencialmente ser responsável por alguns avistamentos confundidos de OVNIs.

The Landing foi dirigido por Josh Tanner e p…

Viagem espacial é mais segura do que se esperava

Durante a exposição no espaço aberto, o manequim foi coberto por um invólucro que oferece uma proteção similar à das roupas que os astronautas usam durante as caminhadas espaciais. [Imagem: DLR]

Riscos da radiação cósmica

Há cerca de 10 anos uma equipe da ESA (Agência Espacial Europeia) vem usando manequins especiais para estudar os efeitos da radiação cósmica sobre a saúde dos astronautas.

Foram divulgados agora os resultados das medições de longo prazo desse projeto, chamado Matroshka, que usou manequins colocados do lado de dentro e de fora da Estação Espacial Internacional. Cada manequim era dotado de milhares de sensores capazes de detectar partículas de várias energias.

E os resultados foram animadores: parece que os efeitos da radiação cósmica no espaço não são tão severos como se imaginava.

"Pode-se dizer que nós descobrimos que o espaço aberto é um pouco menos hostil para os humanos do que o esperado. As doses efetivas, relacionadas ao risco à saúde dos astronautas e ca…

Coco Chanel foi espiã nazista, diz nova biografia sobre a estilista

Gabrielle Bonheur Chanel, a estilista francesa que revolucionou o mundo da moda sob o nome de Coco Chanel, foi uma espiã nazista, segundo uma nova biografia lançada nesta terça-feira nos Estados Unidos. Segundo a editora Knopf, "Chanel era mais do que uma simples simpatizante e colaboradora dos nazistas. Era uma agente numerada que trabalhava para a Abwehr, a inteligência militar alemã".

Sleeping with the Enemy: Coco Chanel's Secret War (Dormindo com o Inimigo, com lançamento pela Companhia das Letras previsto para meados de setembro), livro escrito pelo jornalista americano Hal Vaughan, aborda detalhes do envolvimento da francesa com os nazistas, como seu número de agente na Abwehr, o F-7124.

Após buscar material em arquivos no Reino Unido, Alemanha, França e Estados Unidos, o jornalista, que integrou o Exército americano na Segunda Guerra Mundial, revela pela primeira vez documentos que detalham as extensas atividades de Chanel durante o conflito ocorrido entre 1939-1…

Dawn captura a sua melhor imagem, até agora, de Ceres

A sonda Dawn vislumbrou Ceres, o maior corpo na cintura de asteroides, numa nova imagem obtida a 1,2 milhões de quilômetros do planeta anão. Esta é a melhor imagem de Ceres obtida pela Dawn à medida que faz o seu caminho até este mundo inexplorado.

"Agora, finalmente, temos uma nave espacial à beira de desvendar este misterioso mundo alienígena. Em breve irá revelar os inúmeros segredos que Ceres esconde desde o início do Sistema Solar," afirma Marc Rayman, do JPL da NASA em Pasadena, no estado americano da Califórnia, diretor da missão Dawn.

A Dawn entrará em órbita de Ceres em Março, tornando-se na primeira sonda a visitar um planeta anão. Até à data, as melhores imagens de Ceres foram obtidas pelo Telescópio Espacial Hubble. No entanto, no início de 2015, a Dawn começará a capturar imagens numa resolução muito maior.

Desde o seu lançamento em 2007, a Dawn já visitou Vesta, um protoplaneta gigante atualmente localizado a 168 milhões de quilômetros de Ceres. A distância en…