Pular para o conteúdo principal

A nave mais ambiciosa da NASA usa um processador de 2002 tão poderoso quanto o do seu smartphone


A nave Orion da NASA tem sido proclamada como a salvadora dos incansáveis pioneiros que observam estrelas em todo mundo. E por bons motivos! É a primeira tentativa real em décadas de levar nossas viagens espaciais ao limite. E qual feito da engenharia está por trás da materialização das maiores ambições da humanidade? Um processador obsoleto de 2002.

Claro, a NASA costuma lidar com peças que já passaram da sua época, mas no caso da Orion não é apenas pelas circunstâncias. Na realidade, tecnologias datadas contribuem para o potencial de sucesso de todo o projeto, como explica a Computer World:

“Os processadores já são obsoletos, mas eles têm a propriedade de ficarem apenas estressados pela radiação, em vez de permanentemente danificados,” diz [Matt Lemke, vice-gerente de aviação da Orion], notando que a NASA usa esses processadores há mais de dez anos. “Você poderia fazer isso com algo mais novo, mas toda a engenharia necessária para fazê-lo funcionar direito tornaria a missão muito mais cara para nós.”



Como a nave foi atingida por muita radiação no espaço e por um período extenso (especialmente quando voando em uma área conhecida como cinturão de Van Allen), quanto mais robustos seus sistemas forem, melhor. Como Lemke explicou:

[A Orion ainda é] muito mais capaz do que a estação espacial ou do que quaisquer ônibus espaciais já foram. É o estado da arte em comparação, mas não em relação ao que você compra numa Best Buy.

Só que o que você compra na Best Buy não precisa resistir às extremas vibrações do lançamento, ao vácuo do espaço com variações enormes de temperaturas e depois retornar à Terra com muita pirotecnia e milhares de milhares de impactos gravitacionais e, enfim, pousar na água e ficar potencialmente submerso – e ainda assim funcionar.

Em outras palavras, se tudo correr de acordo com o plano, a humanidade rumará a Marte, em algum momento dos anos 2030, usando processadores PowerPC 750FX de 900 MHz da IBM – o mesmo processador single-core apresentado ao mundo em 2002. E será o melhor para a missão.

FONTE: http://gizmodo.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz