Pular para o conteúdo principal

Terapia genética restaura visão de ratos e cães cegos e pode ajudar humanos


Estudo da Universidade da Califórnia, nos EUA, cria nova terapia genética que faz ratos cegos desenvolverem sensibilidade à luz

Uma nova terapia genética não só ajudou ratos cegos a recuperarem a visão o suficiente para ter sensibilidade à luz intermitente, distinguindo flashes da escuridão, como também restaurou a resposta de luz para retinas de cães que não enxergavam. A descoberta é um avanço para os cientista que estudam este tipo de terapia em humanos cegos.

O método utiliza um vírus para inserir um gene no canal das células cegas da retina, aquelas que sobrevivem depois que as células fotorreceptoras (sensíveis a luz) morreram.

Nos humanos, essas células fotorreceptoras morrem como resultado de doenças --como a retinite pigmentosa, um distúrbio raro no qual a retina degenera de modo lento e progressivo, levando finalmente à cegueira.

Os cientistas colocaram photoswitches (produtos químicos que mudam de forma quando recebem estímulos de luz) nos canais iônicos dos olhos, para deixá-los abertos para as respostas aos flashes de luz. Isto ativa as células da retina e restaura a sensibilidade da visão.

Em um artigo publicado na edição antecipada da revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências da Universidade da Califórnia (EUA), os cientistas que relataram a terapia de photoswitch, enquanto pesquisadores da visão humana da Escola de Medicina Veterinária da Universidade da Pensilvânia (PennVet) contaram que ratos cegos recuperaram a capacidade de percorrer os labirintos até encontrar água sem ter dificuldades.

Segundo os pesquisadores, a versão mais recente do photoswitch foi rápida o suficiente para transformar a atividade dos neurônios da retina em uma taxa que se aproxima de um vídeo de 30 quadros por segundo.

O tratamento funcionou também para restaurar a resposta de luz para as retinas degeneradas de cães, indicando que o tratamento pode ser viável na recuperação de alguma sensibilidade de luz em seres humanos que não pode ver.

"O cão tem uma retina muito semelhante à nossa, muito mais do que os ratos. Por isso, agora temos que investir em reanimar retinas de cachorros cegos e analisar se o tratamento tem a mesma velocidade de resposta e garante a mesma sensibilidade", disse o principal pesquisador do estudo Ehud Isacoff, professor de biologia molecular e celular na Universidade de Berkeley.

Os cães foram escolhidos porque herdaram uma doença genética causada pelo mesmo defeito genético que a retinite pigmentosa provoca em humanos.

Vários deles foram tratados e estão em fases de testes para determinar qual o grau de sensibilidade à luz alcançado. "Camundongos não são animais muito visuais, o comportamento deles é em grande parte determinados por impulsos de outros sentidos. Os cachorros têm um sistema visual muito sofisticado e por isso são usados para testes de terapia genética oftálmica", explica John Flannery, professor de ciência da visão e biologia celular e molecular na Universidade de Berkeley envolvido no projeto.

Os pesquisadores continuam a estudar os efeitos do tratamento nos animais, tanto em ratos quanto em cães, para melhorar o photoswitch e desenvolver outras formas de fixar o produto químico a outros receptores, incluindo alguns que poderiam ajudar na percepção de locais com luzes mais fracas.

FONTE: http://noticias.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz